A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DO AÇAFRÃO DE MARA ROSA E REGIÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DO AÇAFRÃO DE MARA ROSA E REGIÃO."— Transcrição da apresentação:

1 ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DO AÇAFRÃO DE MARA ROSA E REGIÃO.

2 PROJETO DE PESQUISA. – Desde 1986 já existia um grupo de parceiros desenvolvendo um trabalho de pesquisa com os seguintes participantes; –UFG/CNPQ e AGENCIARURAL. –SECTEC –SEAGRO –SIC/SEPLAN –MAPA/MDA –SEBRAE.

3 CARACTERIZAÇÃO DO ARRANJO O APL do Açafrão de Mara Rosa e Região se deu a partir da necessidade de organização do processo produtivo de açafrão. – Despertar da Comunidade. –Criação do Consórcio Intermunicipal. –Criação de grupo de produtores organizados. –Criação da Cooperaçafrão. –Criação de um grupo de parceiros apoiadores.

4 IMPLANTAÇÃO DO PROJETO Com o projeto de desenvolvimento e diagnóstico da atual realidade local, a cooperativa e demais parceiros dão início ás ações para a implantação do projeto.

5 EXECUÇÃO DO PROJETO Formação e capacitação de atores locais. Busca de melhorias para o processamento do açafrão. Busca de informações de mercado. Implantação de uma base de processamento. Venda em conjunto praticando o cooperativismo.

6 ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE EXPANSÃO. Com o aprendizado do trabalho em grupo e a prática do cooperativismo, a atividade tomou novo rumo. A demanda aumentou e o número de cooperados passou de 23 para 80. A direção, juntamente com os parceiros decidiram então que era chegado o momento de preparar a Cooperativa para uma nova era. E para isso foi elaborado um plano de expansão, onde prevê as seguintes ações:

7 AÇÕES I mplantação de uma nova base industrial. Criação do selo de indicação geográfica. Pesquisa de tecnologias para extração e utilização do açafrão. Pesquisa em melhoramento genético do açafrão. Obtenção de linhas de crédito para o açafrão.

8 AÇÕES EM DESENVOLVIMENTO Projeto de Captação de Recursos junto ao BNDES para a construção da nova base industrial, pelo programa DRS do Banco do Brasil. Processo de Indicação Geográfica. Projeto de pesquisas de extração de curcumina, melhoramento genético e tecnologias de produção. Linhas de crédito específica para o açafrão no PRONAF do Banco do Brasil.

9 COOPERATIVA DOS PRODUTORES DE AÇAFRÃO DE MARA ROSA EM 2011 A Cooperativa conta hoje com 103 cooperados, e atua em vários municípios do norte goiano e sul do Tocantins. Desde 2007 parte da safra é processada em uma pequena base industrial. Em cada safra gera de 1000 a 1500 empregos diretos e indiretos. O produtor de açafrão está sendo melhor remunerado e com melhor qualidade de vida.

10

11

12

13

14

15

16

17

18


Carregar ppt "ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DO AÇAFRÃO DE MARA ROSA E REGIÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google