A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora Verônica Souto Maior Monitora Priscilla Melo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora Verônica Souto Maior Monitora Priscilla Melo."— Transcrição da apresentação:

1 Professora Verônica Souto Maior Monitora Priscilla Melo

2 Professora Verônica Souto Maior Monitora Priscilla Melo

3 Lei das Sociedades por Ações: Art As contas serão classificadas do seguinte modo: II – No Realizável a Longo Prazo: os direitos (*) realizáveis após o término do exercício social seguinte, assim como os derivados de vendas, adiantamento ou empréstimos a sociedades coligadas ou controladas (art. 243), diretores, acionistas ou participantes no lucro da companhia, que não constituírem negócios usuais na exploração do objeto da companhia. (*) “Direitos” em sentido amplo: incluem contas e títulos a receber, estoques, créditos, valores etc.

4  São classificáveis no RLP as contas da mesma natureza das do Ativo Circulante que, no entanto, tenham sua realização, certa ou provável, após o término do exercício social seguinte.  Se o saldo total do RLP for irrelevante em relação à posição patrimonial e financeira da entidade, o mesmo poderá ser indicado por um único valor no Balanço. Quando uma das contas tiver maior relevância, deve ser destacada no Balanço.

5 1. Ativo Circulante 1.1. Disponibilidades 1.2. Clientes 1.3. Outros Créditos 1.4. Estoques 1.5. Despesas Pagas Antecipadamente 2. Ativo Não Circulante 2.1. Realizável a Longo Prazo Créditos e Valores Bancos – contas vinculadas Contas a receber Títulos a receber

6 Crédito de acionistas, diretores, coligadas e controladas – transações não correntes Adiantamentos a terceiros Perdas estimadas com créditos de liquidação duvidosa (credora) Impostos e contribuições a recuperar Depósitos restituíveis e valores vinculados Investimentos temporários a longo prazo Despesas antecipadas

7  Independentemente do vencimento e época do recebimento, esses créditos, quando oriundos de transações não correntes, devem ser classificados no RLP. Conservadorismo  Exemplos de transações não correntes: - venda de bens do Imobilizado; - adiantamentos ou empréstimos a empresas coligadas ou controladas; - adiantamentos ou empréstimos a diretores, acionistas ou outros participantes no lucro.

8 Obs.: as duplicatas e contas a receber dessas mesmas pessoas, oriundas de vendas normais da empresa, serão classificadas no Ativo Circulante – Contas a Receber, a menos que seu vencimento seja a longo prazo.

9  Valor líquido de realização: Custo – perda estimada: ajuste ao valor recuperável  Contas mais sujeitas a tais perdas: - Contas a Receber - Títulos a Receber - Adiantamentos a Terceiros

10  Classificam-se os casos cuja recuperação, seja por meio de compensação ou restituição, é prevista após o exercício seguinte à data do Balanço.  Exemplos: - tributos com legalidade questionada, cujo desfecho depende de decisões ou de julgamento judiciais.

11  Estão nela classificados: a) As aplicações de recursos em títulos com vencimento superior ao exercício seguinte, em “Títulos e Valores Mobiliários” b) Os investimentos em outras sociedades que não tenham caráter permanente, inclusive os feitos com incentivos fiscais.

12  É composto de pagamentos antecipados de itens que se converterão em despesa após o exercício seguinte à data do Balanço.

13  Lei das S.A. (incluído pela Lei nº /07): Art No Balanço, os elementos do ativo serão avaliados segundo os seguintes critérios: VIII – os elementos do ativo decorrentes de operações de longo prazo serão ajustados a valor presente, sendo os demais ajustados quando houver efeito relevante.  CPC 12: valor presente é a estimativa do valor corrente de um fluxo de caixa futuro.  O registro do ajuste a valor presente deverá ocorrer no momento inicial da transação.  A apropriação (ao resultado) do ajuste a valor presente deve ser realizada pro rata temporis.

14  O ajuste será feito por meio de conta retificadora para que não se percam os valores originais.  O método utilizado é o da taxa efetiva de juros: - Taxa de juros explícita; - Taxa de juros implícita.  Determinada a taxa de ajuste a valor presente, ela permanecerá a mesma até o vencimento da operação.  Valor presente ≠ Valor justo

15  Contabilização: I – Pela venda: D - Contas a Receber a Longo Prazo C - AVP – Receita Financeira a Apropriar (conta redutora da conta Contas a Receber a L.P.) C – Receita de Vendas (conta de resultado) II – Mês a mês (apropriação ao resultado): D - AVP – Rec. financeira a apropriar C - Receita Financeira (conta de resultado)


Carregar ppt "Professora Verônica Souto Maior Monitora Priscilla Melo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google