A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

5ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais Brasília: 8-10 novembro/2011 José Vinge Inmetro O Inmetro - Apoio aos APL Competitividade e Inovação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "5ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais Brasília: 8-10 novembro/2011 José Vinge Inmetro O Inmetro - Apoio aos APL Competitividade e Inovação."— Transcrição da apresentação:

1 5ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais Brasília: 8-10 novembro/2011 José Vinge Inmetro O Inmetro - Apoio aos APL Competitividade e Inovação

2 Mais qualidade para o cidadão e mais competitividade para a empresa brasileira O novo Inmetro

3 Mapa Geral de Atividades do Inmetro Apoio à eficiência Sistêmica do Estado Brasileiro Promoção da justa concorrência e proteção ao cidadão Apoio à Inovação Tecnológica na Empresa Infra-estrutura básica para a Qualidade e Compet-Metrologia e AC Metrologia Legal- verificação de instrumentos de medição e exame de produtos pré-medidos, fiscalização da qualidade de produtos regulamentados, programas de certificação compulsória Desenvolvimento de tecnologia, transferência de conhecimento, projetos de P&D, Laboratórios Associados para apoio à inovação na Empresa Conhecimento Profundo Excelência em Gestão/ Execução- 4E e Estratégia Colaboração, Articulação, Networking e Iniciativa Comprometimento Entusiasmo, Espírito de dever e Proatividade O QUE FAZEMOS COMO FAZEMOS Metrologia- padrões de medição, Acreditação de Laboratórios e Organismos de Certificação, sistemas de Avaliação da Conformidade/Certificação, Tecnologia Industrial Básica Ações voltadas para o apoio a programas de educação, relações internacionais, infraestrutura, apoio a órgãos de Governo, peritagem, etc.

4 O CONCEITO DE INOVAÇÃO E O INMETRO

5 Inovação - Manual de Oslo Inovação- Manual de Oslo Uma inovação é a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas.

6 Academia, Governo e Empresa - O paradigma original para o INM e o apoio à inovação Metrologia unindo Indústria, Ciência Básica, Tecnologia, Inovação e Governo Criação do PTB (1887)

7 Prover confiança à sociedade brasileira nas medições e nos produtos, por meio da metrologia e da avaliação da conformidade, promovendo a harmonização das relações de consumo, a inovação e a competitividade do país. Missão do Inmetro

8 O Inmetro no centro da Tripla Hélice Nosso posicionamento estratégico

9 RECONHECIMENTO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA

10 Capital humano Número de Doutores 188 Doutores e 255 mestres integram a equipe Inmetro. Os técnicos e cientistas do Inmetro atuam nos múltiplos vieses da inovação, muito além da mera transferência de tecnologia.

11 Histórico de Publicações da Diretoria de Metrologia Científica e industrial Publicações indexadas 0

12 Medalha da Ordem do Mérito Científico 2008 Instituições que também ganharam a medalha: ABC Academia Brasileira de Ciências SBPC Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência Embrapa Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Fiocruz Fundação Oswaldo Cruz Ministério da Saúde Butantan Inmetro Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia Ministério do Desenvolvimento, Industria e Comércio Exterior 2008 Instituto Butantan Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo IMPA Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada Ministério da Ciência e Tecnologia INPE Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Ministério da Ciência e Tecnologia

13 GERAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA PARA A EMPRESA

14 Transferência de Tecnologia - Processo de fabricação, blocos-padrão de dureza Desenvolvido pelo Inmetro, em parceria com o INT e o ITUC/Puc; Contrato de transferência de tecnologia para fabricação à Mitutoyo Sul-Americana Ltda.

15 Inovação Inmetro - Incubadora de Projetos Projeto: Bancada Móvel para Calibração de Medidores de Gás Empresa: CEG Distribuidora de Gás do Rio de Janeiro Situação: Produto em Uso no Laboratório da Companhia

16 INFRAESTRUTURA TIB DE ALTO NÍVEL

17 Acreditação de Organismos de Avaliação da Conformidade - OAC

18 Laboratórios bem equipados para produzir conhecimento e competitividade para a indústria nacional

19

20 Calibração em escala nano

21 Manipulação em escala nanométrica Nanofabricação e Litografia

22 INOVAÇÃO NO AMBIENTE COMERCIAL PROPICIANDO REGRAS DE COMPETIÇÃO CLARAS E JUSTAS

23 Certificação e Competitividade da Industria Brasileira "Na América Latina somente a industria de brinquedos brasileira sobreviveu a globalização graças ao programa de certificação do Inmetro, demonstrando a importância do trabalho da instituição em prol da nossa sociedade." Referencia feita durante o "Seminário Instituto Ethos de Responsabilidade Social" realizado em São Paulo, em 6 de maio de 2005 pelo Sr. Oded Grajew Presidente do Instituto Ethos e Membro da Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade do Governo Federal.

24 Número de certificados válidos de produtos

25 Enquiry Point Website Serviços disponíveis aos Exportadores

26 CAPACIDADE DE ARTICULAÇÃO, COM GOVERNO, ACADEMIA E EMPRESA

27 Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do Inmetro - RBMLQ-I (26 unidades) Rede de Organismos de Inspeção (489 unidades) Redes de Análise Química de Biocombustíveis (Cenpes, UFRJ e UNICAMP) Rede de Caracterização de Biomassa de Cana-de-Açúcar (Centro Tecnológico da cana- de-açúcar, INT e UFRJ) Rede de Metrologia Forense, apoiada pelo MCT e Ministério da Justiça (12 entidades) Rede Nacional de Laboratórios Associados Rede Biotecnológica para o Etanol de Segunda Geração,(UFRJ, UFJF, Embrapa, UENF e Laboratório Nacional de Computação Científica) Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaio e de Calibração (761 unidades) e Rede de Organismos de Certificação (161 unidades) Capacidade de Articulação e Governança em Redes Complexas

28 Experiência de Articulação e Governança em Redes Complexas Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do Inmetro - RBMLQ-I Estrutura nos 26 estados; 23 órgãos públicos estaduais; 1 órgão público municipal; 2 superintendência - Inmetro; servidores; 79 sedes regionais; 29 postos (verificação veículos tanque); 55 laboratórios pré-medidos; veículos; 65 caminhões (balanças de grande porte); 54 tele centros; 10 postos de verificação de cronotacógrafos. Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do Inmetro - presente nos 26 estados e DF; Rede Brasileira de laboratórios de Ensaio e de calibração (761 unidades) e Rede de Organismos de Certificação (161 unidades) e Rede de Organismos de Inspeção (489 unidades)

29 Acordos de Cooperação Técnica do Inmetro O Inmetro atua significativamente no estabelecimento de laços de cooperação técnica com diversos institutos congêneres em todo mundo. Desde 2006, houve um crescimento de 50% do número de Acordos de Cooperação firmados. Os temas de crescente interesse por cooperação estão relacionados à Metrologia, Avaliação da Conformidade, Acreditação, Nanotecnologia, Energia, Biotecnologia e Superação de Barreira Técnicas ao Comércio. Merecem destaque o Nist dos Estados Unidos, com quem desenvolvemos vários projetos, sobretudo na área de biocombustíveis, o PTB da Alemanha, o INRIN da Itália, o LNE da França o NPLI da Índia, o TUBITAK da Turquia o INTI da Argentina e o NIM da China, entre outros. A instituição mantem ainda intensa colaboração com instituições congêneres da América Latinae vem dando apoio especial para a consolidação da área da metrologia em Cuba e em Moçambique.

30 Laboratórios e Organismos de Certificação - Reconhecimentos Internacionais

31 Painéis Setoriais - o diálogo de aproximação Inmetro/Indústria

32 INOVAÇÃO NAS GRANDES QUESTÕES NACIONAIS

33 Apoio a Compras Públicas - Vetor de Inovação Carteiras escolares. Requisitos técnicos foram estabelecidos e realizados os ensaios de Avaliação da Conformidade em carteiras escolares. Programa Caminho da Escola. Requisitos foram estabelecidos para inspeções dos ônibus escolares das redes públicas de ensino. Um computador por aluno. Requisitos técnicos foram estabelecidos e realizados os ensaios de Avaliação da Conformidade. Laboratórios Móveis Profissionalizantes e Consultórios Oftalmológicos e Odontológicos. Execução do projeto de controle de qualidade.

34 Biomateriais

35 Parceria Inmetro/Indústria Desenvolvimento de dispositivos para uso de óleo vegetal in natura em motores de ciclo Diesel – parceria com FIAT.

36 Biocombustíveis - Parceria Inmetro/Nist Padrões Metrológicos Production of high-quality measurement standard Inmetro and NIST- exchange CRMs- ethanol (Inmetro) e soy biodiesel(NIST) for validation Project BIOREMA- CRMs with UE

37 CAPACIDADE DE EXECUÇÃO E GERAÇÃO DE RESULTADOS RECONHECIDOS PELA SOCIEDADE

38 Receita Inmetro *Valores R$ em milhões

39 Reconhecimentos- Gestão Superbrands Uma marca é considerada Superbrand quando oferece uma forte e significativa vantagem emocional e física sobre as suas concorrentes. Esta vantagem é percebida e reconhecida pelos consumidores, que estão dispostos a pagar por ela um valor superior Superbrands Reconhecimento e Troféu OURO PQGF- 2010

40 Pesqui de Opinião Pesquisa IBOPE * Dados de fevereiro de 2011

41 IMPACTOS DA NOVA LEI DO INMETRO E PROJETOS DENTRO DO PLANO BRASIL MAIOR

42 O Plano Brasil Maior e a MP com a nova Lei do Inmetro...O objetivo do Plano, idealizado para o período , é aumentar a competitividade da indústria nacional, a partir do incentivo à inovação tecnológica e à agregação de valor... Marco legal da inovação:..... Modernização do Marco Legal do Inmetro: - Ampliação no controle e fiscalização de produtos importados. - Ampliação do escopo de certificação do Inmetro. - Implementação da Rede de Laboratórios Associados para Inovação e Competitividade. - Maior facilidade em parcerias e mobilização de especialistas externos. Inmetro- sintonia com os grandes temas nacionais

43 -Ampliação no controle e fiscalização de produtos importados: anuência de todos os produtos regulamentados pelo Inmetro; possivelmente acesso à alfândega de portos e aeroportos para fiscalização. -Extensão no escopo da nossa competência para regulamentar, incluindo combate a práticas enganosas de comércio. -Viabilização da implementação de uma rede de laboratórios associados para apoio à inovação na empresa. -Viabilização de amplas parcerias, incluindo empresas. -Maior segurança jurídica, definindo claramente várias atribuições e competências que necessitavam de interpretação. -Modernização geral, levando a mais 4E. IMPACTOS DA NOVA LEI DO INMETRO

44 -Ampliação no controle e fiscalização de produtos importados. -Implantação do Centro de Tecnologia Automotiva. -Difusão de conhecimentos técnicos em TIB. -Regulamentação e normalização técnica para competitividade e inovação (em parceria com a ABNT e o CBR). -Certificação e fiscalização para apoio à competitividade e proteção ao consumidor. -Programa nacional de certificação de compras públicas para apoio à competitividade e inovação. -Rede Inmetro de Laboratórios Associados. -Metrologia para apoio à competitividade e inovação- ampliação dos laboratórios e serviços de metrologia científica e industrial. -Transferência de tecnologia e assessoria científica e tecnológica a empresas. PROJETOS DO INMETRO DENTRO DO PLANO BRASIL MAIOR

45 -Modernização de marcos legais e infra-legais de instituições públicas visando mais eficiência e eficácia na promoção da inovação. -Certificação e Acreditação de sistemas de gestão, ações inovativas e agentes para apoio à Inovação -Programa Pós-Doc (Rec. Dr., Doutorado Sanduíche, etc.) Empresa- Inmetro- curso no Inmetro; assistência externa (KRISS, NPL,...); ataca gargalos de Metrologia e AC na Empresa; residência na Empresa,... -Novas Medições para Inovação e Competitividade- apoio a pesquisadores em universidades e cetros de pesquisa para trabalhos em Metro e AC impactantes e portadores de futuro -Consórcios Pré-Competitivos -Metrologia e AC para sustentabilidade -Apoio à pequena e média empresa. PROJETOS DO INMETRO DENTRO DO PLANO BRASIL MAIOR

46 OBRIGADO PELA ATENÇÃO! !


Carregar ppt "5ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais Brasília: 8-10 novembro/2011 José Vinge Inmetro O Inmetro - Apoio aos APL Competitividade e Inovação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google