A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lição 1 3 de janeiro de 2015. «Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel;» (provérbios 1:1) «Palavras de Agur, filho de Jaque, o masaíta, que.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lição 1 3 de janeiro de 2015. «Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel;» (provérbios 1:1) «Palavras de Agur, filho de Jaque, o masaíta, que."— Transcrição da apresentação:

1 Lição 1 3 de janeiro de 2015

2 «Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel;» (provérbios 1:1) «Palavras de Agur, filho de Jaque, o masaíta, que proferiu este homem a Itiel, a Itiel e a Ucal» (provérbios 30:1) «Palavras do rei Lemuel, a profecia que lhe ensinou a sua mãe.» (provérbios 31:1) A maior parte do livro de provérbios foi escrito pelo rei Salomão nos primeiros anos do seu reinado. Salomão foi o rei de maior sabedoria que o mundo conheceu (1 Reis 3:5-14). Alguns destes provérbios foram recompilados nos tempos do rei Ezequias (provérbios 25:1). Junto com os de Agur e Lemuel, estes ditos sábios foram inspirados pelo Espírito Santo e preservados para nossa instrução e ensino.

3 Segundo provérbios 1:2-6, para que serve a sabedoria?

4 Qual é o princípio, o fundamento, da sabedoria? «O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução. » (provérbios 1:7) Temer a Deus significa:  Temer entristecê-lo.  Respeita-lo e respeitar sua vontade, tomando todas nossas decisões considerando sua Palavra.  Ama-lo e obedece-lo.  Ser consciente de sua presença pessoal em todo momento e lugar.

5 «Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe, Porque serão como diadema gracioso em tua cabeça, e colares ao teu pescoço. » (provérbios 1:8-9) Os sábios modela sua personalidade (representada pela cabeça e pescoço) escutando o conselho de seus pais. Isto os desviará do caminho dos insensatos que desprezam o conselho e seguem o ditado por seu próprio coração (representado pelos pés nos versículos 15-16). A responsabilidade dos pais na educação de seus filhos para a eternidade é uma tarefa sagrada. O tempo passado com nossos filhos será de muito mais valor que o tempo que passamos em nossos negócios. A educação é mais importante que as riquezas materiais.

6 «A grande obra dos pais e dos mestres, é a formação do caráter — procurar restaurar a imagem de Cristo nos que se acham sob seus cuidados. O conhecimento das ciências torna-se insignificante em comparação com esse grande objetivo; mas toda verdadeira educação se pode tornar auxiliar no desenvolvimento de um caráter reto. A formação do caráter é obra de toda a existência, e fica para a eternidade. Pudessem todos compreender isto, despertando para o fato de que estamos individualmente decidindo nosso próprio destino e o de nossos filhos para a vida eterna ou a eterna ruína, que mudança se operaria! Quão diversamente seria empregado nosso tempo de prova, e de que nobres caracteres estaria cheio o nosso mundo!!» E.G.W. (Conselhos aos pais, alunos e professores, pg. 61)

7 «Até quando amareis a inexperiência, achareis prazer em vosso escárnio e desprezareis o saber? Prestai atenção às minhas correções» (provérbios 1:22-23) O que não escuta seu chamado (provérbios 1:28-32) «… me chamarão, e não responderei; me buscarão de manhã, e não me acharão» «Comerão do fruto de seu caminho, e serão cheios de seus próprios conselhos» O que escuta seu chamado (provérbios 1:33) «… habitará confiadamente e viverá tranquilo, sem temor do mal» Quando rejeitamos a sabedoria divina, ficamos só com as falácias que nós fabricamos, ou que outros fabricam para nós.

8 A.COMO ACHAR A SABEDORIA: 1.Escutar (v. 1-2) 2.Pedir (v. 3) 3.Esquadrinhar (v. 4) B.OBTENDO A SABEDORIA: 1.Deus a dá a quem a busca (v. 5-6) 2.Somos protegidos (v. 7-8) 3.Entendemos a justiça (v. 9) C.BENEFICIOS DA SABEDORIA: 1.Bom siso e inteligência (v ) 2.Livra do mau caminho (v ) 3.Livra da mulher estranha (v ) D.NOSSO DESTINO: 1.Andar em retidão (v. 20) 2.Habitar na Nova Terra (v. 21) 3.Evitar a morte eterna (v. 22)

9 Guardar a lei de Deus escrita no coração (v. 1-2) Viver o amor e a verdade externa (« atá- las no pescoço ») e internamente (« na tábua do coração ») (v. 3-4) Confiar em Deus e dar testemunho dEle (v. 5-6) Não depender da nossa própria sabedoria e apartar-nos do mal (v. 7) «E acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e do homem» (provérbios 3:4) Receber o dom da sabedoria implica:

10 BENEFÍCIOS PRESENTES Saúde física. Abundância de bens. Largura de dias, riquezas e honra. Paz. Árvore de vida: vida e graça para a alma. Andar confiadamente e não ter temor. Comunhão íntima com Deus. BENEFÍCIOS FUTUROS Uma morada eterna. Ser exaltado pela graça divina. Herdar honra. «Confia no Senhor de todo teu coração…» porque «os sábios herdarão honra, mas os loucos levarão vergonha» (provérbios 3:5, 35)

11 «Em Sua Palavra enumera o Senhor os dons e graças indispensáveis a todos aqueles que estão ligados com Sua obra. Ele não nos ensina a passar por alto o conhecimento ou desprezar a educação; pois, uma vez controlada pelo amor e pelo temor de Deus, é a cultura intelectual uma bênção; no entanto, não é ela apresentada como requisito mais importante para o serviço de Deus. Jesus deixou de lado os sábios de Seu tempo, os homens de educação e posição, por serem tão orgulhosos e presumidos em sua alardeada superioridade que não podiam simpatizar com a humanidade sofredora, e tornar-se colaboradores do Homem de Nazaré. Em seu fanatismo desdenhavam ser ensinados por Cristo. O Senhor Jesus quer que os homens ligados à Sua obra a apreciem como sagrada; então poderão eles cooperar com Deus. Poderão ser canais livres pelos quais Sua graça poderá fluir. Os atributos do caráter de Cristo só poderão ser comunicados àqueles que não confiam em si mesmos. A mais elevada educação científica não pode por si mesma desenvolver caráter semelhante ao de Cristo. Os frutos da verdadeira sabedoria só vêm de Cristo.» E.G.W. (Testemunho para ministros, pg. 259)


Carregar ppt "Lição 1 3 de janeiro de 2015. «Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel;» (provérbios 1:1) «Palavras de Agur, filho de Jaque, o masaíta, que."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google