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GERAÇÃO DIESEL NO HORÁRIO DE PONTA

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Apresentação em tema: "GERAÇÃO DIESEL NO HORÁRIO DE PONTA"— Transcrição da apresentação:

1 GERAÇÃO DIESEL NO HORÁRIO DE PONTA
Apresentação preliminar do problema Osório de Brito - Péricles Pinheiro Filho - Fernando C. S. Milanez GERAÇÃO DIESEL NO HORÁRIO DE PONTA

2 GIZ EPE - INEE 27/11/2014 Histórico Em 2001, fruto do racionamento, instalou-se, no país, um parque diesel com o fito de, na época, suportar os compromissos afetados pelo uso restrito da energia elétrica. A esse parque se somaram os geradores instalados para fins emergenciais. A geração própria é uma parcela significativa da chamada Geração Distribuída, onde unidades geradoras menores são instaladas próximo à carga.

3 A EXPANSÃO Da geração própria a Diesel
GIZ EPE - INEE 27/11/2014 A EXPANSÃO Da geração própria a Diesel A equação “preço do óleo diesel x preço da eletricidade na hora da ponta”, vem pendendo para o lado do preço do óleo diesel (preço do óleo diesel sensivelmente menor que o da eletricidade na hora da ponta). O Consumidor percebeu a possibilidade de obter custos menores quando gera sua própria energia no horário de ponta. Como consequência, vem sendo constatado um significativo crescimento na venda/aluguel de unidades geradoras a diesel.

4 Os mais propensos ao uso do diesel
GIZ EPE - INEE 27/11/2014 Os mais propensos ao uso do diesel A economia é, majoritariamente usufruída pelos consumidores atendidos em nível A-4, faturados na tarifa horo-sazonal verde, que, no horário de ponta, incide fortemente no consumo (a demanda contratada é um valor único ao longo das 24 horas).

5 OS reflexos na rede da Distribuidora
GIZ EPE - INEE 27/11/2014 OS reflexos na rede da Distribuidora A decisão de gerar energia na ponta, como resposta ao sinal financeiro favorável, é tomada pelo consumidor independentemente da Distribuidora; a saída da carga da rede ocorre, pois, à sua revelia. Da mesma forma, ao constatar desvantagem na geração própria a diesel, o retorno do consumidor ao suprimento pela Distribuidora também ocorrerá à sua revelia. Se a saída é um alívio para a rede da Distribuidora, o retorno poderá ocasionar problemas operacionais a ela.

6 Curva Diária para todas as distribuidoras – ANEEL -2012/2014
GIZ EPE - INEE 27/11/2014 Curva Diária para todas as distribuidoras – ANEEL -2012/2014

7 Eventuais causas da redução da ponta
GIZ EPE - INEE 27/11/2014 Eventuais causas da redução da ponta O fim do expediente em inumeros consumidores O uso racional de controle da demanda O uso da cogeração O uso de geradores a diesel O uso de geradotres com outros combustiveis, como o gás, por exemplo.

8 O TAMANHO DA GERAÇÃO DIESEL NA PONTA
GIZ EPE - INEE 27/11/2014 O TAMANHO DA GERAÇÃO DIESEL NA PONTA Esses fatos – pré-existência de um parque gerador diesel e a sua utilização em situações de emergência e a reconhecida expansão da compra/aluguel de geradores - permitem supor que o valor estimado da geração a diesel na ponta está localizado na faixa de: 7.000 MW a MW A seguir serão apresentadas as metodologias de avaliação dos valores limites citados.

9 Avaliação do limite inferior
GIZ EPE - INEE 27/11/2014 Avaliação do limite inferior Fonte de dados Foi utilizada a pasta enviada pela ANEEL, denominada “Consumidores_tipo A4 ajustados”, contendo um arquivo para cada uma das 60 Empresas de Distribuição em operação Limitações É importante caracterizar que os dados se referem exclusivamente aos consumidores do nível A-4, englobando aqueles submetidos às tarifas Binômia e Horo sazonais Verde e Azul. Metodologias Regressão Linear e Média Móvel

10 Reduções da demanda na ponta – A4 – HS-Verde
GIZ EPE - INEE 27/11/2014 Reduções da demanda na ponta – A4 – HS-Verde Região Ponta ajustada (MW) Redução (MW) Redução % Norte 330 159 52% Nordeste 2.511 1.677 33% Sudeste 10.073 3.661 64% Sul 4.329 1.989 54% Centro Oeste 820 428 48% total 18.063 7.914 56%

11 Avaliação do limite superior
GIZ EPE - INEE 27/11/2014 Avaliação do limite superior Dados da ONS Apresentação de Péricles Pinheiro Filho


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