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PublicouJoãovictor Frausto Alterado mais de 9 anos atrás
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Repensando o Projeto Político Pedagógico Curso de Ciência Política – IPOL – Universidade de Brasília – 1.2014
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Sugestões para o novo PPP: Fluxo Metodologia Perfil Profissional Aproximação com Ciências Sociais O estudo da História O estudo do Direito Atividades Complementares Pesquisa Monografia Extensão
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O que já temos? Perfil Profissional: Disciplina de Instituições : Instituições Políticas e Accountability - Graziela Teixeira. Dinâmica das Políticas Públicas no Federalismo - Suely Vaz. Necessidade de estudos sobre a dinâmica política intraestatal: Dinâmica Legislativa Municipal - Rodrigo Luz Metodologia: Fortalecer Metodologia, criar disciplina de metodologia qualitativa: Introdução a Teoria e Análise do Discurso - Felipe Corral
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Fluxo Tirar o pré-requisito de TPCla, para que ela possa ser adiantada para o primeiro semestre e TPM para o segundo. Desmembrar TPC em TPC1 e TPC2 por sua extensão?
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Metodologia Fortalecer metodologia Criar disciplina de metodologia qualitativa Adiantar Técnicas no fluxo e criar mais disciplinas de metodologia no início do curso Mais disciplinas com estatística: optativas.
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Ciências Sociais Construir uma aproximação com as ciências sociais Conceder créditos à pesquisa em outros departamentos. TA1 como matérias optativa.
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Perfil Profissional Necessidade de presença de estudos sobre a dinâmica política intraestatal Necessidade de uma disciplina de instituições Criação de disciplinas sobre Executivo, Legislação Eleitoral, Eleições, relações governamentais, o que influencia no perfil do/a egresso/a que não é só acadêmico/a
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Perfil Profissional Validação das Disciplinas EaD do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB – Senado), disciplinas como: O Poder Legislativo Processo Legislativo Federal Introdução ao Direito Constitucional Gestão Estratégica com foco na Administração Pública Introdução ao Orçamento Público Ética e Administração Pública Direito Administrativo para Gerentes no Setor Público Fundamentos da Integração Regional: O Mercosul Doutrinas Políticas Contemporâneas
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O estudo da História Retirar IEH, considerada irrelevante para o curso HSPG: Retirar ou desmembrar em duas por sua extensão? Criar a matéria optatória: História da Ciência Política e suas Correntes
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O estudo do Direito Incluir Teoria Geral do Direito Público como obrigatória? Incluir Direito Constitucional 1 como obrigatória (implica TGDP como OBG)?
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Pesquisa Cadeia de seletividade de pesquisa: 8 créditos Incluir disciplinas do CEPPAC, CEAM e DEX, como optativas Maior contato entre graduação e pós
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Monografia Mono 1 como Seminário de Monografia – presencial para discutir os projetos Ou seguir modelo similar à Antropologia? Seminário de Monografia Monografia 1 Monografia 2
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Atividades Complementares Atividades complementares como obrigatória - participações em eventos – valendo horas
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Extensão Extensão no IPOL poderá ser relacionada à pesquisa e ao ensino : Disciplinas com temas relacionados à extensão: Sugestões: Sociologia da Educação – Política na Escola Processo Legislativo – Politéia Estrutura da disciplina: 1ª Parte – Ensino, 2ª Parte – Pesquisa
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Extensão Cadeia de seletividade de extensão: 24 créditos de extensão, segundo legislação da UnB, 10% dos créditos do curso devem ser de extensão
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Conclusão Com a nova soma, serão 198 créditos (retirando IEH, dividindo TPC e transformando Análise em OBS Manter o currículo flexível
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Tópicos Administrativos Revisar optativas no geral: Matrícula Web. Diminuir optatórias de POL – possibilitar optatórias de outros cursos
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Espaço construtivo e coletivo Além da realização de eventos, o CAPOL estará coletando sugestões, críticas, ideias e colaborações para a preparação do primeiro evento em conjunto com o IPOL. Neste primeiro evento, começaremos a discutir propostas e esboços para aquilo que pretendemos formular. Para isso, estará disponível um espaço destinado ao envio dessas contribuições para serem compiladas e discutidas no evento. Vale a pena ressaltar que durante todo o processo contribuições e colaborações serão bem-vindas e muito valiosas, este será apenas o primeiro evento. Por isso, é importante que já tenhamos algumas ideias, sugestões e propostas partindo de nós estudantes.
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Proposta de alternativa curricular Primeiro Semestre Segundo Semestre Terceiro Semestre Quatro Semestre Quinto Semestre Sexto Semestre Sétimo Semestre Oitavo Semestre ICPFEBHSPGTPC2AnáliseTécnicas Seminário Monografia Monografia INTECOIERITPC1Estatístic a ISOLTPMPartidosPB2 IANTROIEDFPP TPClaPB1IMCS
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