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Repensando o Projeto Político Pedagógico Curso de Ciência Política – IPOL – Universidade de Brasília – 1.2014.

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1 Repensando o Projeto Político Pedagógico Curso de Ciência Política – IPOL – Universidade de Brasília – 1.2014

2 Sugestões para o novo PPP:  Fluxo  Metodologia  Perfil Profissional  Aproximação com Ciências Sociais  O estudo da História  O estudo do Direito  Atividades Complementares  Pesquisa  Monografia  Extensão

3 O que já temos? Perfil Profissional:  Disciplina de Instituições :  Instituições Políticas e Accountability - Graziela Teixeira.  Dinâmica das Políticas Públicas no Federalismo - Suely Vaz.  Necessidade de estudos sobre a dinâmica política intraestatal:  Dinâmica Legislativa Municipal - Rodrigo Luz Metodologia:  Fortalecer Metodologia, criar disciplina de metodologia qualitativa:  Introdução a Teoria e Análise do Discurso - Felipe Corral

4 Fluxo  Tirar o pré-requisito de TPCla, para que ela possa ser adiantada para o primeiro semestre e TPM para o segundo.  Desmembrar TPC em TPC1 e TPC2 por sua extensão?

5 Metodologia  Fortalecer metodologia  Criar disciplina de metodologia qualitativa  Adiantar Técnicas no fluxo e criar mais disciplinas de metodologia no início do curso  Mais disciplinas com estatística: optativas.

6 Ciências Sociais  Construir uma aproximação com as ciências sociais  Conceder créditos à pesquisa em outros departamentos.  TA1 como matérias optativa.

7 Perfil Profissional  Necessidade de presença de estudos sobre a dinâmica política intraestatal  Necessidade de uma disciplina de instituições  Criação de disciplinas sobre Executivo, Legislação Eleitoral, Eleições, relações governamentais, o que influencia no perfil do/a egresso/a que não é só acadêmico/a

8 Perfil Profissional  Validação das Disciplinas EaD do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB – Senado), disciplinas como:  O Poder Legislativo  Processo Legislativo Federal  Introdução ao Direito Constitucional  Gestão Estratégica com foco na Administração Pública  Introdução ao Orçamento Público  Ética e Administração Pública  Direito Administrativo para Gerentes no Setor Público  Fundamentos da Integração Regional: O Mercosul  Doutrinas Políticas Contemporâneas

9 O estudo da História  Retirar IEH, considerada irrelevante para o curso  HSPG: Retirar ou desmembrar em duas por sua extensão?  Criar a matéria optatória: História da Ciência Política e suas Correntes

10 O estudo do Direito  Incluir Teoria Geral do Direito Público como obrigatória?  Incluir Direito Constitucional 1 como obrigatória (implica TGDP como OBG)?

11 Pesquisa  Cadeia de seletividade de pesquisa: 8 créditos  Incluir disciplinas do CEPPAC, CEAM e DEX, como optativas  Maior contato entre graduação e pós

12 Monografia  Mono 1 como Seminário de Monografia – presencial para discutir os projetos  Ou seguir modelo similar à Antropologia?  Seminário de Monografia  Monografia 1  Monografia 2

13 Atividades Complementares  Atividades complementares como obrigatória - participações em eventos – valendo horas

14 Extensão  Extensão no IPOL poderá ser relacionada à pesquisa e ao ensino :  Disciplinas com temas relacionados à extensão:  Sugestões:  Sociologia da Educação – Política na Escola Processo Legislativo – Politéia Estrutura da disciplina: 1ª Parte – Ensino, 2ª Parte – Pesquisa

15 Extensão  Cadeia de seletividade de extensão: 24 créditos de extensão, segundo legislação da UnB, 10% dos créditos do curso devem ser de extensão

16 Conclusão  Com a nova soma, serão 198 créditos (retirando IEH, dividindo TPC e transformando Análise em OBS  Manter o currículo flexível

17 Tópicos Administrativos  Revisar optativas no geral: Matrícula Web.  Diminuir optatórias de POL – possibilitar optatórias de outros cursos

18 Espaço construtivo e coletivo  Além da realização de eventos, o CAPOL estará coletando sugestões, críticas, ideias e colaborações para a preparação do primeiro evento em conjunto com o IPOL. Neste primeiro evento, começaremos a discutir propostas e esboços para aquilo que pretendemos formular.  Para isso, estará disponível um espaço destinado ao envio dessas contribuições para serem compiladas e discutidas no evento.  Vale a pena ressaltar que durante todo o processo contribuições e colaborações serão bem-vindas e muito valiosas, este será apenas o primeiro evento. Por isso, é importante que já tenhamos algumas ideias, sugestões e propostas partindo de nós estudantes.

19 Proposta de alternativa curricular Primeiro Semestre Segundo Semestre Terceiro Semestre Quatro Semestre Quinto Semestre Sexto Semestre Sétimo Semestre Oitavo Semestre ICPFEBHSPGTPC2AnáliseTécnicas Seminário Monografia Monografia INTECOIERITPC1Estatístic a ISOLTPMPartidosPB2 IANTROIEDFPP TPClaPB1IMCS


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