A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Elaboração Projeto de Pesquisa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Elaboração Projeto de Pesquisa"— Transcrição da apresentação:

1 Elaboração Projeto de Pesquisa
Prof. Esp. Elgonzales Almeida (99)

2 CAPA A capa é um elemento obrigatório e deve ser na seguinte ordem:
nome da instituição, nome do curso, nome do autor, título, subtítulo (caso haja), local (cidade da instituição onde o trabalho) Ano da entrega.

3 Folha de rosto Instituição Curso Aluno Tema Descrição do projeto
Local e ano

4 DEDICATÓRIA A dedicatória está no grupo dos elementos opcionais e segue após a ficha catalográfica. Segundo Furasté (2003, p. 39), serve para o autor dedicar o trabalho a alguém de suma importância para ele, ou, para expressar uma homenagem a um grupo de pessoas que ele deseje. Você deve cuidar para que o número de pessoas não seja muito elevado; também, evite palavras exageradas; não colocar o título dedicatória.

5 AGRADECIMENTOS A página de agradecimentos é também um dos elementos opcionais em trabalhos acadêmicos, de acordo com a NBR 14724:2002 e Furasté (2003, p.40), eles são menções que o autor faz a pessoas e/ou instituições as quais eventualmente colaboraram de maneira relevante para a realização do trabalho. Deve ser breve, mas sincero, indicando o motivo da gratidão. Devem ser apresentados de forma distinta, logo após a folha de dedicatória.

6 Sumário

7 1 Identificação 1.1 Tema: (Tema do Projeto)
1.2 Instituição: (Nome da Instituição) 1.3 Órgão Executor: Departamento do curso de Biologia 1.4 Orientando: (Nome do aluno) 1.5 Orientador: Elgonzales Almeida

8 2 Problematização O problema é a mola propulsora de todo o trabalho de pesquisa. Depois de definido o tema, levanta-se uma questão para ser respondida através de uma hipótese, que será confirmada ou negada através do trabalho de pesquisa. O Problema é criado pelo próprio autor e relacionado ao tema escolhido. O autor, no caso, criará um questionamento para definir a abrangência de sua pesquisa. Não há regras para se criar um Problema, mas alguns autores sugerem que ele seja expresso em forma de pergunta. Tema: A educação da mulher: a perpetuação da injustiça. Problema: A mulher é tratada com submissão pela sociedade?

9 Problematização

10 3 Justificativa A Justificativa num projeto de pesquisa, como o próprio nome indica, é o convencimento de que o trabalho de pesquisa é fundamental de ser efetivado. O tema escolhido pelo pesquisador e a Hipótese levantada são de suma importância, para a sociedade ou para alguns indivíduos, de ser comprovada. A Justificativa exalta a importância do tema a ser estudado, ou justifica a necessidade imperiosa de se levar a efeito tal empreendimento.

11 Justificativa

12 4 Objetivos A definição dos Objetivos determina o que o pesquisador quer atingir com a realização do trabalho de pesquisa. Objetivo é sinônimo de meta, fim. Alguns autores separam os Objetivos em Objetivos Gerais e Objetivos. Um macete para se definir os Objetivos é colocá-los começando com o verbo no infinitivo: esclarecer tal coisa; definir tal assunto; procurar aquilo; permitir aquilo outro, demonstrar alguma coisa etc..

13 Objetivos

14 Fundamentação Teórica
Levantamento Bibliográfico, fundamentado por citações Diretas e Indiretas.

15 5 Procedimentos Metodológicos
A Metodologia é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ação desenvolvida no método (caminho) do trabalho de pesquisa. É a explicação do tipo de pesquisa, do instrumental utilizado (questionário, entrevista etc), do tempo previsto, da equipe de pesquisadores e da divisão do trabalho, das formas de tabulação e tratamento dos dados, enfim, de tudo aquilo que se utilizou no trabalho de pesquisa.

16 5.1 Tipo de Estudo 5.2 Local e Período de estudo 5.3 Tipo da Pesquisa 5.4 População e Amostra 5.5 Coleta e Análise de Dados

17 Procedimentos Metodológicos

18 Cronograma O Cronograma é a previsão de tempo que será gasto na realização do trabalho de acordo com as atividades a serem cumpridas. As atividades e os períodos serão definidos a partir das características de cada pesquisa e dos critérios determinados pelo autor do trabalho.

19 Os períodos podem estar divididos em dias, semanas, quinzenas, meses, bimestres, trimestres etc.. Estes serão determinados a partir dos critérios de tempo adotados por cada pesquisador. Exemplo:

20 Referências As referências dos documentos consultados para a elaboração do Projeto é um item obrigatório. Nela normalmente constam os documentos e qualquer fonte de informação consultados no Levantamento de Literatura.

21 Referências

22 Anexos Elemento opcional, não elaborado pelo autor, que documenta, esclarece, prova ou confirma as idéias expressas no texto. Os anexos são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos, devem ser enumerados, identificados e referenciados no texto. Exemplo: Anexo A - Plano de Carreira da Empresa. Apêndice Elemento que consiste em um texto ou documento elaborado pelo autor, com o intuito de complementar sua argumentação, sem prejuízo do trabalho. São identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos. Os Apêndices devem ser enumerados, identificados e referenciados no texto. Exemplo: Apêndice A - Questionário aplicado aos professores.

23 ANEXO APÊNDICE

24 Observações: Fonte: Times New Roman, tamanho 12, contendo entre 9 e 15 páginas. Papel: formato A4. Espaçamento entre parágrafos: 0. Espaçamento entre linhas: 1,5. Margens inferior e direita de 2 cm, e esquerda e superior de 3 cm; Alinhamento: justificado. Recuo especial da primeira linha: 2 cm.

25 Observações: Ilustrações e tabelas apresentadas com títulos, fontes e legendas completas, nas cores preta, branca ou tons de cinza em Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples entre linhas. Devem apresentar boa resolução, de modo que possam ser reduzidas sem perder a legibilidade.


Carregar ppt "Elaboração Projeto de Pesquisa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google