A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desafio das Operações – Finalidade Educacionais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desafio das Operações – Finalidade Educacionais"— Transcrição da apresentação:

1 Desafio das Operações – Finalidade Educacionais
Projeto Rede Jogos no Ensino da Matemática a partir de sucata APRESENTAÇÃO Desafio das Operações – Finalidade Educacionais EQUIPE Evanilson Landim Alves Bruno Leite Dierson Carvalho José Ivanildo F. de Carvvalho Orientação: Iolanda A. C. Almeida Franck Bellemain

2 Desafio das Operações Um tabuleiro constituído com dois conjuntos de números: O primeiro com números que serão combinados usados pelos alunos para realizar uma das quatro operações; O resultado a ser obtido faz parte do segundo conjunto de números do tabuleiro; Quatro (4) peões (um representado cada operação: adição, subtração, multiplicação, divisão); Nove (9) fichas que serão utilizadas para indicar o ganhador de uma rodada. Ganha quem tiver o maior número de fichas

3 Desafio das Operações Os jogadores decidem quem vai começar o jogo (pode tirar no “par ou ímpar”, jogar a moeda cara e coroa, etc); O primeiro jogador (ou equipe) escolhe uma operação e marca com o peão dessa operação um dos números do tabuleiro; O segundo jogador deve dizer dois números da linha superior (3, 6, 12) e com a operação indicada fazer uma operação que resulte no número marcado pelo primeiro jogador;

4 Desafio das Operações Se os números pronunciados estiverem corretos, o segundo jogador retira da mesa (captura) uma das nove fichas a sua escolha; caso contrário, o primeiro jogador retira uma das nove fichas; A jogada seguinte será realizada pelo segundo jogador, independente dele ter acertado ou não os números que pronunciou.

5 Desafio das Operações Exemplo:
Eduarda e Davi estão jogando uma partida do Desafio das Operações. Eduarda marcou no tabuleiro o número 15 com o peão adição . Davi deve dizer que 15 é o resultado da adição entre 3 e 12 ou 12 e 3. Se Davi pronunciar os valores esperados (corretos) por Eduarda, ele captura uma das nove fichas dispostas na mesa. Caso, ele erre, Eduarda captura uma ficha da mesa. Vence o jogo o primeiro que capturar 5 das 9 fichas disponíveis na mesa.

6 Desafio das Operações Obs.: pode ocorrer do jogador que está propondo o desafio tenha feito uma operação de forma errada. Nessa situação a pontuação será do outro jogador. Para essas situações, o professor funcionará como mediador.

7 Finalidades Educacionais
Ao escolher uma operação e um número como resultado, o primeiro jogador. faz diversas operações a fim de conseguir identificar uma operação que ele considere um desafio para vencer o seu colega; Utiliza diferentes combinações nessas operações e, pouco a pouco, elabora esquemas para mapear tais operações.

8 Finalidades Educacionais
Ao escolher uma operação e um número como resultado, o primeiro jogador. trabalha a memorização de operações básicas, fatos básicos das operações, necessários a maior agilidade na realização de calculo escrito ou mental.

9 Finalidades Educacionais
Ao escolher dois números que com a operação escolhida pelo jogador 1 para chegar ao resultado apontado, o segundo jogador. Realiza diversas operações buscando decomposições aditiva e multiplicativa ou operações de subtração e divisão que levem ao número; Trabalha os fatos básicos das operações;

10 Finalidades Educacionais
Ao escolher uma ficha numérica para retirar, o jogador vencedor da jogada: Busca identificar os números mais difíceis de realizar a conta e os retira, caso a próxima vez seja ele que vai adivinhar; Busca identificar os números que acha mias fáceis de conseguir, caso a próxima vez seja ele que vai propor a operação.

11 Finalidades Educacionais
Ao realizar as diversas combinações da contas, cada jogador: Começa a desconfiar que algumas das contas não podem ser feitas com os resultados nos naturais, criando uma oportunidade de extensão dos campos numéricos, para os inteiros ou para os racionais.

12 Finalidades Educacionais
Ao organizar o tabuleiro para iniciar a jogar, os jogadores: ordenam de forma crescente os números

13 Variações Ampliação dos campos numéricos envolvidos no desafio:
Ampliar o campo numérico nas respostas incluindo as operações com resultados negativos; Ampliar o campo numérico nas respostas incluindo as operações com resultados racionais. Ampliação dos campos numéricos envolvidos nos números a serem operados; Incluir nos três números, negativos ou racionais, zeros, unidade.

14 Variações A quantidade de números que serão utilizados para compor as operações. Não incluir todos os valores possível no tabuleiro. ADIÇÃO SUBTRAÇÃO MULTIPLICAÇÕ DIVISÃO 1 + 3 = 4 1 + 6 = 7 = 13 3 + 6 = 9 = 15 = 18 3 – 1 = 2 6 – 1 = 5 6 – 3 = 3 12 – 1 = 11 12 – 3 = 9 12 – 6 = 6 1 x 3 = 3 1 x 6 = 6 1 x 12 = 12 3 x 6 = 18 3 x 12 = 36 6 x 12 = 72 3 : 1 = 3 6 : 1 = 6 6 : 3 = 2 12 : 1 = 12 12 : 3 = 4 12 : 6 = 2 Incluir números advenham de dificuldades que os alunos em geral apresentam e sejam impossíveis de serem obtidos a partir de operações com os números dados – distratores.

15 Variações Reduzir o número de operações nos anos iniciais, empregando apenas a adição e a subtração.


Carregar ppt "Desafio das Operações – Finalidade Educacionais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google