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Projeto Rede Jogos no Ensino da Matemática a partir de sucata APRESENTAÇÃO Desafio das Operações – Finalidade Educacionais EQUIPE Evanilson Landim Alves.

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1 Projeto Rede Jogos no Ensino da Matemática a partir de sucata APRESENTAÇÃO Desafio das Operações – Finalidade Educacionais EQUIPE Evanilson Landim Alves Bruno Leite Dierson Carvalho José Ivanildo F. de Carvvalho Orientação: Iolanda A. C. Almeida Franck Bellemain

2 Universidade Federal de Pernambuco Centro de Educação PROJETO REDE JOGOS NA EDUCAÇÂO MATEMÁTICA Desafio das Operações  Um tabuleiro constituído com dois conjuntos de números: ◦ O primeiro com números que serão combinados usados pelos alunos para realizar uma das quatro operações; ◦ O resultado a ser obtido faz parte do segundo conjunto de números do tabuleiro;  Quatro (4) peões (um representado cada operação: adição, subtração, multiplicação, divisão);  Nove (9) fichas que serão utilizadas para indicar o ganhador de uma rodada. Ganha quem tiver o maior número de fichas

3 Universidade Federal de Pernambuco Centro de Educação PROJETO REDE JOGOS NA EDUCAÇÂO MATEMÁTICA Desafio das Operações  Os jogadores decidem quem vai começar o jogo (pode tirar no “par ou ímpar”, jogar a moeda cara e coroa, etc);  O primeiro jogador (ou equipe) escolhe uma operação e marca com o peão dessa operação um dos números do tabuleiro;  O segundo jogador deve dizer dois números da linha superior (3, 6, 12) e com a operação indicada fazer uma operação que resulte no número marcado pelo primeiro jogador;

4 Universidade Federal de Pernambuco Centro de Educação PROJETO REDE JOGOS NA EDUCAÇÂO MATEMÁTICA Desafio das Operações  Se os números pronunciados estiverem corretos, o segundo jogador retira da mesa (captura) uma das nove fichas a sua escolha; caso contrário, o primeiro jogador retira uma das nove fichas;  A jogada seguinte será realizada pelo segundo jogador, independente dele ter acertado ou não os números que pronunciou.

5 Universidade Federal de Pernambuco Centro de Educação PROJETO REDE JOGOS NA EDUCAÇÂO MATEMÁTICA Desafio das Operações  Exemplo: ◦ Eduarda e Davi estão jogando uma partida do Desafio das Operações. Eduarda marcou no tabuleiro o número 15 com o peão adição. Davi deve dizer que 15 é o resultado da adição entre 3 e 12 ou 12 e 3. ◦ Se Davi pronunciar os valores esperados (corretos) por Eduarda, ele captura uma das nove fichas dispostas na mesa. Caso, ele erre, Eduarda captura uma ficha da mesa.  Vence o jogo o primeiro que capturar 5 das 9 fichas disponíveis na mesa.

6 Universidade Federal de Pernambuco Centro de Educação PROJETO REDE JOGOS NA EDUCAÇÂO MATEMÁTICA Desafio das Operações  Obs.: pode ocorrer do jogador que está propondo o desafio tenha feito uma operação de forma errada. Nessa situação a pontuação será do outro jogador. Para essas situações, o professor funcionará como mediador.

7 Universidade Federal de Pernambuco Centro de Educação PROJETO REDE JOGOS NA EDUCAÇÂO MATEMÁTICA Desafio das Operações Finalidades Educacionais  Ao escolher uma operação e um número como resultado, o primeiro jogador. ◦ faz diversas operações a fim de conseguir identificar uma operação que ele considere um desafio para vencer o seu colega; ◦ Utiliza diferentes combinações nessas operações e, pouco a pouco, elabora esquemas para mapear tais operações.

8 Universidade Federal de Pernambuco Centro de Educação PROJETO REDE JOGOS NA EDUCAÇÂO MATEMÁTICA Desafio das Operações Finalidades Educacionais  Ao escolher uma operação e um número como resultado, o primeiro jogador. ◦ trabalha a memorização de operações básicas, fatos básicos das operações, necessários a maior agilidade na realização de calculo escrito ou mental.

9 Universidade Federal de Pernambuco Centro de Educação PROJETO REDE JOGOS NA EDUCAÇÂO MATEMÁTICA Desafio das Operações Finalidades Educacionais  Ao escolher dois números que com a operação escolhida pelo jogador 1 para chegar ao resultado apontado, o segundo jogador. ◦ Realiza diversas operações buscando decomposições aditiva e multiplicativa ou operações de subtração e divisão que levem ao número; ◦ Trabalha os fatos básicos das operações;

10 Universidade Federal de Pernambuco Centro de Educação PROJETO REDE JOGOS NA EDUCAÇÂO MATEMÁTICA Desafio das Operações Finalidades Educacionais  Ao escolher uma ficha numérica para retirar, o jogador vencedor da jogada: ◦ Busca identificar os números mais difíceis de realizar a conta e os retira, caso a próxima vez seja ele que vai adivinhar; ◦ Busca identificar os números que acha mias fáceis de conseguir, caso a próxima vez seja ele que vai propor a operação.

11 Universidade Federal de Pernambuco Centro de Educação PROJETO REDE JOGOS NA EDUCAÇÂO MATEMÁTICA Desafio das Operações Finalidades Educacionais  Ao realizar as diversas combinações da contas, cada jogador: ◦ Começa a desconfiar que algumas das contas não podem ser feitas com os resultados nos naturais, criando uma oportunidade de extensão dos campos numéricos, para os inteiros ou para os racionais.

12 Universidade Federal de Pernambuco Centro de Educação PROJETO REDE JOGOS NA EDUCAÇÂO MATEMÁTICA Desafio das Operações Finalidades Educacionais  Ao organizar o tabuleiro para iniciar a jogar, os jogadores: ◦ ordenam de forma crescente os números

13 Universidade Federal de Pernambuco Centro de Educação PROJETO REDE JOGOS NA EDUCAÇÂO MATEMÁTICA Desafio das Operações Variações  Ampliação dos campos numéricos envolvidos no desafio: ◦ Ampliar o campo numérico nas respostas incluindo as operações com resultados negativos; ◦ Ampliar o campo numérico nas respostas incluindo as operações com resultados racionais.  Ampliação dos campos numéricos envolvidos nos números a serem operados; ◦ Incluir nos três números, negativos ou racionais, zeros, unidade.

14 Universidade Federal de Pernambuco Centro de Educação PROJETO REDE JOGOS NA EDUCAÇÂO MATEMÁTICA Desafio das Operações Variações  A quantidade de números que serão utilizados para compor as operações.  Não incluir todos os valores possível no tabuleiro. ADIÇÃOSUBTRAÇÃOMULTIPLICAÇÕDIVISÃO = = = = = = 18 3 – 1 = 2 6 – 1 = 5 6 – 3 = 3 12 – 1 = – 3 = 9 12 – 6 = 6 1 x 3 = 3 1 x 6 = 6 1 x 12 = 12 3 x 6 = 18 3 x 12 = 36 6 x 12 = 72 3 : 1 = 3 6 : 1 = 6 6 : 3 = 2 12 : 1 = : 3 = 4 12 : 6 = 2  Incluir números advenham de dificuldades que os alunos em geral apresentam e sejam impossíveis de serem obtidos a partir de operações com os números dados – distratores.

15 Universidade Federal de Pernambuco Centro de Educação PROJETO REDE JOGOS NA EDUCAÇÂO MATEMÁTICA Desafio das Operações Variações  Reduzir o número de operações nos anos iniciais, empregando apenas a adição e a subtração.


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