A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo CREMESP

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo CREMESP"— Transcrição da apresentação:

1 Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo CREMESP
Programa de Educação Médica Continuada “A Natureza Jurídica, Administrativa e Médica do Laudo Médico Pericial”

2 Natureza Jurídica, Administrativa e Médica do Laudo Médico Pericial
Laudo: texto contendo parecer técnico. Perícia: exame técnico de caráter especializado Laudo pericial: texto conclusivo, resultado de um exame técnico, especializado. Laudo pericial médico: texto conclusivo, resultado de um exame técnico médico. Natureza jurídica: o Laudo é um documento que contém informações técnicas sobre determinada situação, com objetivo de auxiliar a tomada de uma decisão, judicial ou administrativa. Principais características: absoluta isenção, imparcialidade e opinativo.

3 Natureza Jurídica, Administrativa e Médica do Laudo Médico Pericial
Consulta CREMESP nº  /09: O exame médico pericial constitui-se em ato médico e seu objetivo não busca finalidade terapêutica ou preventiva, mas o interesse social e legal, seja judicial ou da administração pública. O profissional médico deve gozar de plena autonomia, liberdade, isenção e imparcialidade, não devendo sofrer pressões externas de qualquer natureza, que possam caracterizar coação ou coerção, devendo atuar com responsabilidade pessoal e intransferível. Deve dispensar o tempo que achar necessário e suficiente para a realização de cada exame pericial e, neste sentido, embora com a ressalva inicialmente apontada, aplica-se no espírito o disposto nos princípios fundamentais e do direito do médico, do Código de Ética Médica:

4 Natureza Jurídica, Administrativa e Médica do Laudo Médico Pericial
Resolução CREMESP 126/05: Art. 1º - Perito médico é a designação genérica de quem atua na área médica legal, realizando exame de natureza médica em procedimentos administrativos, e processos judiciais, securitários ou previdenciários; atribuindo-se esta designação ao médico investido por força de cargo/função pública, ou nomeação judicial ou administrativa, ou ainda por contratação como assistente técnico das partes. Art. 4º - O exame médico pericial deve ser pautado pelos ditames éticos da profissão, levando-se em conta que a relação perito/periciando não se estabelece nos mesmos termos da relação médico/paciente. § 1º - É vedado ao médico, na função de perito, divulgar suas observações, conclusões ou recomendações, fora do procedimento administrativo e processo judicial, devendo manter sigilo pericial, restringindo as suas observações e conclusões ao laudo pericial, exceto por solicitação da autoridade competente. § 2º - É vedado ao médico, na função de perito, modificar procedimentos propedêuticos e/ou terapêuticos, salvo em situação de indiscutível perigo de vida ou perda de função fisiológica, devendo, neste caso, fundamentar e comunicar por escrito o fato ao médico assistente, devendo ainda declarar-se suspeito a partir deste momento.

5 Natureza Jurídica, Administrativa e Médica do Laudo Médico Pericial
Resolução CFM nº 1.488/98 Art. 6º - São atribuições e deveres do perito-médico de instituições providenciarias e seguradoras: (...) II - subsidiar tecnicamente a decisão para a concessão de benefícios; Art. 9º - Em ações judiciais, o prontuário médico, exames complementares ou outros documentos poderão ser liberados por autorização expressa do próprio assistido. discussão quanto ao termo “autorização expressa”

6 Natureza Jurídica, Administrativa e Médica do Laudo Médico Pericial
Conclusões: É um ato médico, submetido aos ditames éticos da profissão. O laudo pericial pode fazer parte do prontuário médico do paciente, mas não pode ser considerado como tal. O prontuário médico é constituído de um conjunto de documentos padronizados, contendo informações geradas a partir de fatos, acontecimentos e situações sobre a saúde do paciente e a assistência prestada a ele, de caráter legal, sigiloso e científico, que possibilita a comunicação entre membros da equipe multiprofissional e a continuidade da assistência prestada ao indivíduo. O laudo médico pericial é um elemento de subsídio a uma decisão judicial ou administrativa, com caráter de opinião técnica especializada, imparcial e absolutamente desvinculado do resultado prático do procedimento. É um documento que analisa o momento, o fato concreto, a situação específica; não há a clássica relação médico-paciente.

7 CREMESP – Depto. Jurídico
Osvaldo Pires Simonelli Chefe do Departamento Jurídico Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo CREMESP.


Carregar ppt "Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo CREMESP"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google