A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mapa Conceitual. Origem: Teoria Construtivista ( Ausubel) Usado por Joseph D. Novak em 1960.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mapa Conceitual. Origem: Teoria Construtivista ( Ausubel) Usado por Joseph D. Novak em 1960."— Transcrição da apresentação:

1 Mapa Conceitual

2 Origem: Teoria Construtivista ( Ausubel) Usado por Joseph D. Novak em 1960

3 O que é: É um recurso de auto-aprendizagem através de mapeamentos de conceitos. Conceitos 2 Frase ou palavras de ligação Conceitos 1

4 Podem ser aplicados: Explorar o que alunos já sabem; Para sintetizar, simplificar informações; Rever e refrescar a memória; Estratégia de (auto) aprendizagem; Como meio de avaliação; Como preparação de trabalhos escritos ou exposições orais. Compreensão de livros, textos, artigos, jornais e revistas.

5 O Uso dos Mapas Conceituais no Ensino (Professores) Ensinando através de tópicos: -Organizar e hierarquizar conceitos relacionados a um determinado assunto de forma sistemática; Reforçar a compreensão: -Reforça a aprendizagem permitindo a compreensão de conceitos chave e resume suas inter-relações.

6 Verificar a aprendizagem e identificar conceitos mal compreendido: Organizar e hierarquizar conceitos relacionados a um determinado assunto de forma sistemática; Avaliação A aprendizagem do aluno (alcance dos objetivos, compreensão dos conceitos e suas interligações, etc.) podem ser testadas ou examinadas através das construção de mapas conceituais.

7 Fazer anotações; Resolver problemas; Planejar o estudo e/ou anotações de grandes relatórios; Preparar-se para avaliações; Identificando a integração dos tópicos. O Uso dos Mapas Conceituais na Aprendizagem (Aluno)

8 Construção de Mapas Conceituais Anotar os principais conceitos; Identificar os conceitos mais gerais, os intermediários e os específicos; Localizar o conceito mas geral no topo ou centralizado; Colocar os conceitos intermediários abaixo do geral

9 CmapTools Programa

10 Área de criação do Mapa

11 Dê um duplo clique para iniciar o mapa

12 Clique entre as setas e arraste para criar um novo conceito Conceito Palavra ou frase de ligação

13 Para formatar seu mapa: Formata a fonte como tipo e tamanho da letra, cor, negrito, itálico e sublinhado Formata a cor, coloca a sombra e o formato da caixa de texto.

14 Formata a cor, espessura, estilo, formato da linha. Formata a área do mapa com opção para inserir imagem de fundo

15 Salvando o mapa: Para salvar o mapa conceitual clique em arquivo e escolha a opção salvar Mapa Conceitual como. Escolha um nome e depois clique em salvar.

16 Exportando Mapa: Para abrir o mapa conceitual é necessário ter o programa instalado no seu computador. Sem o programa você deve exportar o mapa como figura: Arquivo  Exportar Mapa como  Escolha a opção Arquivo de Imagem

17 Núcleo de Tecnologia Educacional Coordenadora: Nájla Cristina Maciel Bezerra Equipe: Francisca de Magalhães Melo Marcia Sulamita Maciel de Araújo Nájla Cristina Maciel Bezerra Uilians Correia Costa Tecnico/Multiplicador: Anailton Magalhães Cruzeiro do Sul - Acre


Carregar ppt "Mapa Conceitual. Origem: Teoria Construtivista ( Ausubel) Usado por Joseph D. Novak em 1960."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google