A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DAS MÚMIAS DO ATACAMA AO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE RIBEIRÃO PRETO (UMA HISTÓRIA SINGULAR) Ulysses G. Meneghelli Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DAS MÚMIAS DO ATACAMA AO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE RIBEIRÃO PRETO (UMA HISTÓRIA SINGULAR) Ulysses G. Meneghelli Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto."— Transcrição da apresentação:

1 DAS MÚMIAS DO ATACAMA AO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE RIBEIRÃO PRETO (UMA HISTÓRIA SINGULAR) Ulysses G. Meneghelli Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP)

2 HISTÓRIA DO MEGAESÔFAGO CHAGÁSICO FASES 1. A DOENÇA NA ANTIGUIDADE 2.A ERA DO MAL DE ENGASGO 3.O ESTABELECIMENTO DA ETIOLOGIA 4.A DEFINIÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS MACROSCÓPICA (DILATAÇÃO), MICROSCÓPICA (DESNERVAÇÃO) E FISIOPATOLÓGICAS DA DOENÇA (ACALÁSIA E APERISTALSE) 5.O DECLÍNIO DA OCORRÊNCIA E A "GERIATRIZAÇÃO"

3 FASES DA HISTÓRIA DO MEGAESÔFAGO CHAGÁSICO 1. A DOENÇA NA ANTIGÜIDADE

4

5

6

7

8

9

10

11 Resultados da pesquisa do DNA do cinetoplasto do T. cruzi em múmias humanas encontradas no norte do Chile e sul do Peru. Aufderheide e col. Proc Natl Acad Sci 17: , A 9,000-year record of Chagas´ disease

12 FASES DA HISTÓRIA DO MEGAESÔFAGO CHAGÁSICO 2. A ERA DO MAL DE ENGASGO

13 MANUSCRITO DE PARACATU

14

15

16 REISE IN BRASILIEN ( ) Spix JB und Martius CFP München, 1823 Januária (MG): " Sintomas de apepsia...ao que aqui se costuma chamar de engasgo, são não raro indícios de tais inflamações... quando o organismo já está gravemente prejudicado com endurecimento das glândulas ou da cárdia e dos intestinos " Oeiras (PI): " Além disso, consultaram-nos aqui... e observamos muitos casos de fraqueza gástrica, flatulência, dispepsia, cardialgia e mal de engasgo que consiste ora na irritação da cartilagem do processo xifóide, curvada para dentro, ora no endurecimento da cárdia ".

17

18 Dr. Joseph Cooper Reinhardt (1809/ ) Médico norte-americano que clinicou em Limeira e Campinas. Foi o informante de Kidder e Fletcher, em entrevista em seu consultório em Limeira (SP), em 1855, acerca das características clínicas de Uma nova doença, no interior do Estado de São Paulo. O nome do médico foi mantido no anonimato na publicação O Brasil e os Brasileiros, dos dois missionários. Só em 1998 foi perfeitamente identificado *. * Meneghelli e col. Um nome que faltava na história do megaesôfago. Arq. Gastroenterol 35: 1 - 8, 1998

19 Relato do Bel. Alfredo D'Escragnole Taunay, no dia 3 de julho de 1867, acerca da passagem pelo rancho do Sr. Manoel Coelho, em sua volta da Retirada da Laguna, junto com alguns militares, após ter deixado a fazenda do Váo: " A filha de Manoel Coelho era uma moça que captivava os olhares de todos os passageiros e cuja formosura era o orgulho d'aquellas localidades. O pai era um pobre homem opilado, que sofria de mal de engasgo, moléstia que lavra no sertão em concurrencia com as feridas bravas e as maleitas. O mal de engasgo são sempre irritações do estomago exasperadas sem duvida pelos remédios dos curandeiros..." In: Viagem de regresso de Mato-Grosso à Corte. Revista Trimestral do Instituto Histórico, Geographico e Ethnográphico do Brasil, 3 º trimestre de 1869, p

20

21

22

23 FASES DA HISTÓRIA DO MEGAESÔFAGO CHAGÁSICO 3. O ESTABELECIMENTO DA ETIOLOGIA

24 MEGAESÔFAGO ENDÊMICO DO BRASIL - A ETIOLOGIA

25

26 FASES DA HISTÓRIA DO MEGAESÔFAGO CHAGÁSICO 4.A DEFINIÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS MACROSCÓPICA (DILATAÇÃO), MICROSCÓPICA (DESNERVAÇÃO) E FISIOPATOLÓGICAS DA DOENÇA (ACALÁSIA E APERISTALSE)

27

28

29

30

31 FASES DA HISTÓRIA DO MEGAESÔFAGO CHAGÁSICO 5. O DECLÍNIO DA OCORRÊNCIA E A "GERIATRIZAÇÃO"

32 DISTRIBUIÇÃO DE CASOS DE MEGAESÔFAGO CHAGÁSICO OCORRIDOS EM DIFERENTES ÉPOCAS EM REGIÕES ENDÊMICAS DA DOENÇA NO BRASIL, SEGUNDO TRÊS FAIXAS ETÁRIAS NAS QUAIS OCORREU O DIAGNÓSTICO.

33 Número de pacientes com megaesôfago chagásico atendidos no Ambulatório de Doenças Motoras do Tubo Digestivo do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (Divisão de Gastroenterologia do Departamento de Clínica Médica da FMRP) de março de 2008 a novembro de 2011, distribuídos segundo as décadas dos seus respectivos nascimentos.

34 FMRP FMRP

35

36


Carregar ppt "DAS MÚMIAS DO ATACAMA AO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE RIBEIRÃO PRETO (UMA HISTÓRIA SINGULAR) Ulysses G. Meneghelli Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google