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Uma Visão Geral da Educação a Distância

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Apresentação em tema: "Uma Visão Geral da Educação a Distância"— Transcrição da apresentação:

1 Uma Visão Geral da Educação a Distância
Silvia Helena Cardoso, PhD Renato M.E. Sabbatini, PhD Deborah M. Bastos, PhD Aula ministrada como parte do Curso de Capacitação Docente em Educação a Distância Realização do Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde Copyright 2000 Instituto Edumed

2 tendências atuais desta modalidade de educação
Objetivos da Aula Proporcionar uma visão geral do conceito de educação a distância introduzindo os aspectos tecnológicos envolvidos desde sua criação, e focalizando as tendências atuais desta modalidade de educação

3 Tópicos Conceito Histórico Características Fundamentos lógicos
Benefícios Problemas Formas de comunicação Serviços de apoio Sincronismo Tipos de Mídia Cenário Nacional Cenário Internacional Legislação Brasileira Iniciaremos nesta aula uma discussão a respeito da visão geral de EAD apresentando as premissas básicas e conceitos, e chegando às disposições legais brasileiras e a uma visão panorâmica da situação nacional e internacional.

4 O Que é a EAD Ocorre quando o professor e o aluno estão separados fisica e temporalmente Utiliza tecnologias específicas adequadas para a ação e a interação à distância Tem indicações determinadas, não se prestando para todos os tipos de cursos e áreas Diversos são os conceitos de Educação A Distância (EAD) que se pode encontrar na literatura especializada, mas talvez a mais simples e objetiva seja aquela que a define como qualquer forma de educação em que o professor se encontra geograficamente distante do aluno. É importante enfatizar que EAD não é sinônimo de alta tecnologia. Na realidade, a definição abrange um grande número de tecnologias, algumas delas bastante antigas, como veremos nos slides seguintes (livro também é tecnologia). A tecnologia, por outro lado, deve ser encarada apenas como um meio ou ferramenta para os processos de disponibilização e interação do conteúdo educacional, e não como um fim em si. Os conceitos pedagógicos devem predominar. É importante também considerar que nem sempre a tecnologia mais nova e sofisticada é a melhor. Assim chegamos ao conceito de tecnologia mais adequada (para uma vila no Amazonas onde não existe nem telefone, mas onde chega o correio, a forma mais adequada pode ser o ensino por correspondência) Finalmente, outro conceito limitante da EAD é que nem todo tipo de educação pode ser feita a distância, havendo indicações determinadas.

5 O Que É a EAD (2) Possibilidade de combinação com ensino presencial
Comunicação em várias vias: professor estudante estudante professor professor professor estudante estudante A EAD pode (e muitas vezes, deve, chegando a existirem regras regulatórias claras a esse respeito, impostas pelo MEC) ser combinada com o ensino presencial, em várias gradações. Dessa forma pode-se aproveitar o melhor de cada forma na composição e na pedagogia de um curso. A definição da EAD deve necessariamente abranger as várias vias de comunicação entre os dois principais protagonistas do processo educacional, o estudante (ou aprendiz) e o professor.

6 Conceitos Básicos Conceito Clássico: Espacial Distância geográfica entre professor e alunos Conceito Ampliado: Espacial + Temporal Separação temporal entre professor e alunos Conceito de Sincronismo Simultaneidade da interação professor e alunos Conceito Interfacial Mídia de interface e comunicação Neste slide podemos ver que o conceito de EAD abrange também outros elementos, que serão detalhados a seguir. A definição de EAD do ponto de vista espacial (como vimos no slide inicial), precisa ser ampliada através do papel do tempo, ou seja, além da separação geográfica, também pode existir a separação temporal. Desse ponto de vista, a temporalidade da EAD pode ser de dois tipos: aquela em que a interação entre aluno e professor se dá simultaneamente, ou de forma síncrona, e aquela em que a interação se dá em momentos diferentes, ou de forma assíncrona. Por exemplo, uma aula desenvolvida através de videoconferência é um exemplo de EAD Síncrona, ao passo que uma aula disponibilizada na forma de slides na Web (como a aula que você está assistindo agora) é uma forma de EAD Assíncrona. O conceito também remete à questão do meio de interação entre professor e aluno no espaço e/ou no tempo, aspecto este hoje da maior importância dado à atual disponibilidade dos meios de comunicação possíveis de serem utilizados na interface aluno/professor: mídia impressa (texto e imagem estática), mídia falada (áudio), mídia televisada (vídeo e áudio), redes de computadores privadas como as intranets ou redes públicas como a Internet (texto, imagem, áudio e vídeo), etc. Estas últimas sofrem um desenvolvimento tecnológico acelerado, com grau de flexibilidade cada vez maior, com uma relação custo/benefício cada vez melhor e com acesso cada vez mais socializado. Fonte: Loyola, W e Prates, M. Curso de Ensino Mediado por Computador (EMDC), 2000.

7 Evolução das Tecnologias de EAD (1)
Primeira tecnologia: o livro impresso (século XV) Possibilitou a replicação maciça e barata do conhecimento Possibilitou a alfabetização da população Segunda tecnologia: o correio (século XVIII) Possibilitou a distribuição de material impresso a grandes distâncias e a comunicação bidirecional com o professor Possibilitou o ensino por correspondência Possibilitou a replicação maciça e barata da interação Terceira tecnologia: os meios eletrônicos (século XX) Telégrafo, telefone, rádio, TV e redes de computadores Tirou a necessidade de distribuição de elementos físicos (átomos) e os substituiu por ondas e elétrons (século XX) Agilizou, facilitou e imitou melhor a instrução e a interação Alguns autores consideram que a primeira experiência em educação a distância no mundo deu-se com a invenção da imprensa, no século XV por Gutemberg. A partir deste fato, o acesso ao livro, e portanto ao saber e ao conhecimento acumulado passou a não mais pertencer ao professor, dono do raro manuscrito que era lido em voz alta para os alunos nas escolas. O livro possibilitou pela primeira vez o ensino de massa, ou seja, a formação de classes de muitos alunos. Antes do livro, as classes eram pequenas, e o ensino, artesanal, de discípulo para aluno. O livro também deu início à alfabetização de grande parte da população, alavancando os processos educacionais. Modernamente, a origem da EAD encontra-se nos cursos por correspondência iniciados no final do século XVIII que floresceram a partir dos meados do do século XIX. A grande “invenção” tecnológica, neste caso, foi o sistema de correios, no qual os protagonistas do processo educacional contratavam um serviço para entrega do material (livros, apostilas, cartas) entre as pontas do elo de comunicação da EAD. A introdução de projetos de educação a distância através do rádio, já no século XX, favoreceu a população rural e mostrou a potencialidade do ensino de massa utilizando-se da tecnologia de comunicação. Projetos bem sucedidos de EAD em várias partes surgiram a partir da década de 60. Finalmente o advento da TV contribuiu de forma poderosa para a educação a distância, ao aliar imagens em movimento aos sons. A partir da década dos 50s, tornou-se a grande promessa da educação para todos, principalmente com as tecnologias de TV baseadas em satélite. A partir daí, com o desenvolvimento da informática e da telecomunicação outras formas de ensino a distância estão ganhando espaço, adquirindo credibilidade e abrindo um novo mundo de oportunidades e democratização do saber e da informação. Não apenas as instituições de ensino têm lançado mão da EAD via internet, mas as empresas que investem pesado em treinamento, consideram -na uma alternativa bastante interessante de educação continuada de seu staff. Podemos dizer, sem medo de errar, que a EAD via internet terá papel fundamental na formação das novas gerações e na atualização dos profissionais de todas as áreas. A EAD baseada na utilização da internet como ambiente é o assunto específico deste curso.

8 Evolução das Tecnologias da EAD (2)
Geração Textual ( ) Geração Analógica ( ) EAD A EAD tem sido utilizada há mais de um século, desde que William Harper, Reitor e fundador da Universidade de Chicago, ofereceu em 1881 um bem sucedido curso de Hebraico por correspondência. Em 1889 o Queen’s College do Canadá começou a oferecer uma série bem sucedida de cursos remotos e de baixo custo, como forma de compensar as grandes distâncias entre os centros urbanos daquele país. Desde então a EAD tem crescido vertiginosamente através do uso de uma larga gama de ferramentas pedagógicas e tecnológicas que foram surgindo e se viabilizando ao longo do tempo. Em função das tecnologias adotadas para a transmissão da informação, a evolução da educação a distância pode ser dividida em três fases, ou gerações não mutuamente excludentes. A primeira pode ser denominada de GERAÇÃO TEXTUAL (1890 a 1960), que foi baseada numa atitude isolada de auto-aprendizado e suportada apenas por textos impressos. A Segunda pode ser denominada de GERAÇÃO ANALÓGICA (1960 a 1980), que foi baseada numa atitude de auto-aprendizado com suporte, não somente por textos impressos, mas também por tecnologias de mídia tais como recursos de áudio e vídeo. A terceira e atual pode ser denominada de GERAÇÃO DIGITAL, que é baseada numa atitude de auto-aprendizado fortemente suportada por recursos tecnológicos altamente diferenciados, que podem ser balizados pelos seguintes fatores: o alto grau de interatividade através dos computadores pessoais, o baixo custo de aquisição dos computadores pessoais, a grande amplitude e o baixo custo de acesso às redes de computadores locais e remotas (Internet , Intranets e Extranets) e a eficiência e o baixo custo dos modernos satélites e da telecomunicação digital. Fonte: Loyola, W e Prates, M. Curso de Ensino Mediado por Computador (EMDC), 2000. Geração Digital (desde 1980)

9 Motivações para a EAD (1)
Permitir que estudantes possam aprender em em qualquer área geográfica Oferecer programas que atendam a grande número de estudantes Realizar o treinamento de professores que já estão em trabalho e não podem ficar muito tempo afastados Atualizar conhecimentos e habilidades de forma mais ágil e facilitada Acelerar o desenvolvimento de força de trabalho Aumentar o rendimento dos sistemas educacionais Trazer experiências raras e personalidades estimulantes para dentro da sala de aula Porque ter educação a distância? A educação a distância foi introduzida como uma resposta às crescentes necessidades educacionais que não podem ser facilmente atendidas ou que são impossíveis de serem atendidas pelas formas tradicionais de educação. Neste slide vemos quais são as motivações da EAD, ou seja, o que justifica a sua existência, e quais são os seus principais impactos, em relação à educação presencial. A EAD não é nova, mas está crescendo exponencialmente devido ao surgimento da sociedade baseada em informação, e da explosão do conhecimento. A sociedade demanda cada vez mais novas habilidades e conhecimentos por parte da força produtiva, assim como novos “produtos” do sistema (novas profissões, interdisciplinariedade, etc.). Somente a educação presencial não dá mais conta dessa demanda.

10 Motivações para a EAD (2)
A questão principal não é se a EAD deve ser utilizada, mas sim para que e para quem utilizar Todas as instituições educacionais devem desenvolver programas próprios de EAD para continuar no mercado Há a necessidade de desenvolver capacitação própria e adequada para essa modalidade de ensino A EAD tem o perigo de se tornar um modismo? Sim, principalmente por causa do seu apelo tecnológico e econômico. Muita gente está querendo ganhar dinheiro fácil com essa nova modalidade. A questão principal então é SE ela deve ser utilizada, mas sim PARA QUE e PARA QUEM utilizar. O surgimento poderoso da EAD no cenário educacional tornou praticamente obrigatório que as instituições desse setor desenvolvam seus programas próprios de EAD, para que possam continuar competitivas no mercado. O domínio territorial e a antiguidade no mercado deixam de ter sentido na EAD, e universidades estrangeiras, ou universidades virtuais recém formadas podem derrotar instituições nacionais e antigas com muita velocidade. Mas, querer fazer não é suficiente! É necessário capacitar os professores e montar um sistema de apoio na instituição que a habilite a ofertar EAD de forma eficiente e efetiva.

11 Implicações do Rompimento da Barreira Geográfica
A EAD traz várias implicações para as instituições educacional tradicionais Cursos para diversas partes do país: a universidade passa de local a nacional (ou internacional) Portanto: necessidade de uma nova logística e abertira de novos mercados Professores de várias instituições ensinando em um mesmo curso (cooperação multi-institucional) Portanto: necessidade de novas regras, regulamentações, conceitos e modos de cooperação entre as instituições Rompimento da barreira Institucional: Cooperação Inter-institucional Unirede Este rompimento de barreiras (geográfica, temporal) está provocando uma tendência cada vez maior de cooperação inter-institucional. Isto está possibilitando às instituições oferecerem cursos para diversas partes do país, e não estarem restritas somente aos seus alunos locais, bem como participarem de iniciativas onde professores de várias instituições poderão ensinar em um mesmo curso. Essas duas possibilidades (difíceis de implementar no mundo não virtual), trazem uma enorme série de conseqüências, que vão desde as legais (regulamentação de cooperação, avaliação, co-certificação, reconhecimento mútuo de créditos) até as logísticas e operacionais (estabelecimento de redes, estrutura local e remota de suporte, credenciamento de campi remotos, etc.) O mais importante é uma mudança radical de mentalidade com relação ao mercado: o alargamento da base de alunos potenciais, e a atuação não mais em nível nacional, mas também em nível regional, nacional e internacional (globalização da educação). São poucos ainda os líderes universitários capazes de enfrentar essa nova visão, com toda sua ousadia e futurismo.

12 O Papel da Cooperação Para melhorar o ensino, escolas e universidades devem descobrir modos de cooperação (eSchool News, Outubro 2000) Conseqüências: Melhor distribuição geográfica da qualidade Melhoria da educação como um todo Cooperação multi- e inter-institucional, portanto, é o novo paradigma. Nesse sentido, a EAD levará a uma melhora da educação como um todo, e com uma melhor distribuição geográfica de qualidade. A tecnologia permite um verdadeiro “sistema de vasos comunicantes”.

13 Características da EAD (1)
Procura imitar as várias formas de comunicação usadas no processo de ensino-aprendizagem Mas também é um novo paradigma educacional A EAD pode ser encarada de duas maneiras distintas: uma forma revolucionária ou diferente de educar e aprender, ou uma nova mídia para os paradigmas tradicionais da educação. Na realidade, veremos que é uma mistura de ambas as coisas. O processo ensino-aprendizagem não muda substancialmente com a educação a distância, e ela procura também imitar as várias formas de comunicação tradicional, como veremos a seguir.

14 Características da EAD (2)
Tradicional Confinamento Aluno Professor Classe Campus Tempo EAD Liberdade Aprendiz Facilitador Projeto Crédito Conhecimento Mas a EAD não só imita aspectos do ensino presencial tradicional. Ela também cria novos paradigmas, como mostra este slide: O aluno não está mais confinado no espaço e no tempo para se habilitar a receber os conteúdos educacionais. Ao invés de ser um aluno (conceito ligado à passividade em relação ao professor), ele passa a ser um aprendiz (conceito ligado à autonomia no aprendizado) O professor passa a ser um facilitador, e perde o papel tradicional de “válvula” de toda a informação que chega ao aluno A classe (no sentido tradicional) é destruida, e o aprendizado passa a ser um projeto do aluno e professor. O conjunto de classes, que é o campus, também é destruído. No seu lugar, aparece o crédito educacional, que pode ser tomado em qualquer lugar, não necessariamente na mesma instituição educacional, ou num campus específico (físico) Finalmente, o conceito de que a educação é intimamente associada ao conceito de tempo (tantas horas de duração de uma disciplina, tantos anos de duração de um curso…), é substituido pela ênfase da aquisição de conhecimento. Fonte: Adaptado de Fuchs, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

15 Formas de Comunicação Carta Telefone Revistas, livros Rádio TV Reunião
um - um um - muitos Revistas, livros Rádio TV As três formas básicas de comunicação, especificadas em termos do número de pessoas que estão nas duas pontas. Segundo a teoria da comunicação, podemos considerar que existem sempre os comunicadores (que podem ser ativos ou passivos), e o enlace de comunicação, também chamado de meio, ou mídia (aportuguesamento do termo “media” em inglês). Muitos - Muitos Reunião Conferência

16 Formas de Comunicação e Novas Tecnologias
Publ.Eletrônicas. Áudio Vídeo Internet Lista de discussão Chat Videoconferência Reunião Conferência Tradicional Carta Revistas, livros Rádio TV Ruptura dos limites tradicionais da comunicação humana As redes de computadores, particularmente a Internet, provocaram uma revolução na educação porque, além delas possiblilitarem a convergência de todas as formas de comunicação, elas o fazem rompendo as barreiras tradicionais do ser humano adquirir a informação como o tempo, a distância, a velocidade e facilidade. Como vemos neste slide, cada forma tradicional de comunicação tem uma contraparte ou análogo eletrônico, que pode ser intermediado pela rede de computadores. Existem, no entanto, algumas novidades que fazem com que certas mídias não tenham uma analogia fácil no mundo tradicional. Por exemplo: vídeo sob demanda, que não existe no mundo da TV (a analogia seria um clube de vídeo). Tempo Distância Facilidade Velocidade

17 Benefícios da EAD Independência geográfica Independência temporal
Independência de plataforma Boa relação custo-benefício Aprendiz dirige o seu aprendizado Comunicação aumentada Qualquer um pode se beneficiar Material mais estimulante Caminhos inovadores Independência geográfica - Estudantes podem estudar em qualquer lugar. Isto significa que as atividades instrucionais sejam dadas obrigatoriamente na mesma área física. Independência temporal - A combinação de possibilidades de distribuição de informação, comunicação assíncrona e pedagogia apropriada não depende do tempo. Por exemplo, um estudante pode assistir a uma aula gravada na Web ou em videocassete na hora em que quiser, e não quando o professor determinar uma data e horário. Plataforma independente - Muitas aplicações existentes como CD Roms, treinamento baseado em computador, etc. são específicas a uma plataforma particular (Windows ou Mac, marcas de computador, etc.). A natureza plataforma-independente da web remove este problema, exceto alguns sistemas multimídia como shockwave (não-Unix) Comunicação aumentada - falam um com o outro, individualmente ou em grupo, enviam questões. É comumente reportado que que pessoas falam mais eletronicamente por , chat do que face-a-face. Educação não é mais privilégio de poucos.Qualquer um se beneficia e ganha conhecimento e experiência Dirige o seu aprendizado. Ele necessita de um guia, um conselheiro, mas ele deve ter a responsabilidade para participar em programas, fazer avaliações, desenvolver habilidades Alta relação de custo-benefício, pois pode treinar um maior número de pessoas e com maior freqüência, reduz custos de deslocamentos de pessoal, e Novos alunos podem ser incluídos no sistema sem custo adicional;

18 Problemas da EAD Dificuldades de acesso
Custos específicos da tecnologia Necessidade de treinamento dos estudantes Necessidade de adaptação aos novos métodos, resistência cultural Necessidade de treinamento dos professores Pedagogia convencional não se aplica Copyright, privacidade, segurança e e autenticação Aulas baseadas na Internet, como qualquer meio tem um número de limitações que devem ser consideradas Acesso e recursos - Em muitas áreas do país o acesso ainda é difícil e lento, ou não existe. Custo - Para alguns estudantes não vinculados a uma instituição que farão o curso em casa, o custo da conexão pode limitar o acesso do estudante, principalmente em localidades muito remotas. Treinamento - Muitos estudantes ainda não sabem como usar o ferramental da EAD, principalmente devido a problemas de tecnologia (uso eficiente de computadores). Além disso, os alunos precisam se adaptar aos novos métodos úsados pela EAD, o que muitas vezes é demorado e encontra resistências Copyright, privacidade, segurança e autenticação - ainda não existem soluções para estes problemas. As leis são inconsistentes ao se aplicarem ao mundo eletrônico, não existe jurisprudência, os legisladores não entendem do assunto A segurança dos dados e a necessidade de autenticacao do usuário de forma inambígua ainda são difíceis e podem causar probelmas

19 Cenário Internacional
EAD em franca expansão nos países de primeiro mundo (Holanda é o país campeão) Expansão explosiva em países de grande extensão territorial (Canadá, USA, China, Austrália, México) O número de alunos a distância nos USA cresceu de em 1998 para em 1999 (315%) USA já têm cerca de 200 instituições credenciadas que oferecem mais de mil cursos de Mestrado e Doutorado total ou parcialmente a distância Em todo o mundo, em particular nos países denominados de “primeiro mundo”, a EAD está em franca expansão, sendo largamente implantada por meio de programas de grande porte. Isto tem ocorrido com mais intensidade nos países de grande extensão territorial, como Canadá, Estados Unidos e Austrália, que estão na fronteira avançada do uso extensivo e intensivo dos processos de EAD, com um sem número de programas, a maioria promovido por suas melhores e maiores universidades e empresas. Somente nos Estados Unidos registrou-se alunos de EAD em 1998, números este que cresceu para em 1999, o que demonstra a explosiva aceitação desta forma educacional naquele país. Chega a mais de 200 o número de instituições norte-americanas de renome internacional que oferecem cursos regulares de pós-graduação stricto sensu à distância, cursos estes credenciados (accreditation) por uma ou mais das seguintes organizações não-governamentais como: Distance Education & Training Council (DETC), Middle States Association of Colleges & Schools (MAS), Western Association of Schools & Colleges (WASC), New England Association of Schools & Colleges (NEASC), Southern Association of Colleges & Schools (SACS), North Central Association of Colleges & Schools (NCACS), Northwest Association of Schools & Colleges (NASC), American Psychological Association (APA), Accrediting Board of Engineering & Technology (ABET) e National League for Nursing (NLN).

20 Cenário Nacional Em franco crescimento, principalmente nos dois últimos anos Oferta ainda muito aquém das necessidades nacionais Legislação favorável (LDBE), mas ainda com regulamentação incompleta Ofertas em todos os níveis (graduação, pós-graduação e extensão) Formação de consórcios públicos e privados No Brasil, talvez em função de uma cultura de concepção educacional muito conservadora e obsoleta, amplamente disseminada em nosso meio acadêmico, a EAD está longe de atender às reais necessidades do país. Apesar disso, tem se notado um franco crescimento nas iniciativas de EAD em todo o país, crescimento este que tem sido alavancado recentemente pelo surgimento de consórcios educacionais em EAD. A oferta se distribui por todos os níveis de ensino, com predominância para os cursos de extensão e de pós-graduação lato-sensu. A legislação brasileira sobre EAD, balizada pela LDBE, ainda está incompleta quanto à regulamentação e reconhecimento dos cursos ministrados a distância.

21 A Formação de Consórcios de EAD
Consórcios Nacionais Estão se formando também importantes consórcios de EAD no Brasil. Os dois principais, lançados quase que simultaneamente em novembro de 1999 são: Universidade Virtual Pública do Brasil, com 61 universidades federais, estaduais e municipais Universidade Virtual Brasileira: com 10 universidades particulares em diversos estados Também estão se formando os primeiros consórcios verticais de EAD, ou seja, especializados em um domínio do saber. O consórcio Edumed é da área de medicina e saúde. Outra tendência interessante é a das universidades corporativas - universidades dentro de uma empresa - técnicas, conhecimento, capacitação. Elas podem utilizar intensamente a EAD, através da cooperação com as universidades tradicionais.

22 Algumas Iniciativas Pós-graduação: UNB, UFSC, UNIFESP, PUCCAMP, UCB, Universidade Eletrônica do Paraná Graduação: licenciaturas na UFPA e UFCE (em associação com Open University UK), formação no normal superior (vários estados) Extensão: Curso TV na Escola e Inglês (Consórcio UNIREDE) Empresas Pontocom voltadas ao mercado educacional a distância Universidade corporativas: aumento na utilização de EAD Ainda há poucos programas importantes e completos de EAD, curiosamente com exceção de alguns poucos programas de pós-graduação stricto sensu, como os da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), da Universidade Católica de Brasília (UCB), e alguns de pós-graduação lato sensu como os da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e da PUC-Campinas. Em cursos de graduação, embora esteja já regulamentados pelo MEC, existem poucos, como os realizados em matemática e ciências (graduação em licenciatura) implantados pelas Universidades Federais do Ceará e Pará, em conjunto com a Open University inglesa. Os consórcios atuais de universidades também estão ativos, como a UNIREDE (Universidade Virtual Pública do Brasil), que oferece cursos de grande impacto, como um sobre uso da TV na Escola, que teve inscritos e alunos aceitos. Finalmente, a explosão da chamada “nova economia” levou a um grande aumento de empresas “pontocom” especificamente voltados para oferecer cursos a distância pela Internet.

23 Legislação LDBE - Lei de Diretrizes e Bases da Educação - Em1996 regulamentou a educação à distância: “O Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada”. MEC pedidos de criações de cursos à distância LDBE (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) - lei elaborada pelo MEC - normatiza a educação em todos os níveis. Favoreceu o ensino à distância e deu status igual ao ensino presencial. Permite os cursos à distância em todos os níveism inclusive graduação, mas vários desses níveis permanecem sem regulamentação específica para a EAD, como é o caso da pós-graduação stricto-sensu. A explosão nas tecnologias de comunicação digital, como Internet e videoconferência tem provocado um enorme crescimento na demanda e na oferta de cursos a distância em todo o mundo. No Brasil isso se reflete no grande número de pedidos de credenciamento de cursos a distância para o MEC.

24 Conclusões A EAD é uma forma educacional que veio para ficar e será predominante no mundo todo no novo milênio, tanto em número de cursos quanto de alunos O progresso tecnológico, a globalização e a universalização das redes, e a mudança de cultura e mentalidade do setor educacional levarão a uma crescente consolidação da EAD no cenário educacional Os educadores precisam entrar nessa nova onda, senão correm o perigo de serem ultrapassados


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