A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uma Visão Geral da Educação a Distância Silvia Helena Cardoso, PhD Renato M.E. Sabbatini, PhD Deborah M. Bastos, PhD.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uma Visão Geral da Educação a Distância Silvia Helena Cardoso, PhD Renato M.E. Sabbatini, PhD Deborah M. Bastos, PhD."— Transcrição da apresentação:

1 Uma Visão Geral da Educação a Distância Silvia Helena Cardoso, PhD Renato M.E. Sabbatini, PhD Deborah M. Bastos, PhD

2 Objetivos da Aula Proporcionar uma visão geral do conceito de educação a distância introduzindo os aspectos tecnológicos envolvidos desde sua criação, e focalizando as tendências atuais desta modalidade de educação

3 Conceito Histórico Características Fundamentos lógicos Benefícios Problemas Formas de comunicação Serviços de apoio Sincronismo Tipos de Mídia Cenário Nacional Cenário Internacional Legislação Brasileira Tópicos

4 O Que é a EAD Ocorre quando o professor e o aluno estão separados fisica e temporalmente Utiliza tecnologias específicas adequadas para a ação e a interação à distância Tem indicações determinadas, não se prestando para todos os tipos de cursos e áreas

5 O Que É a EAD (2) Possibilidade de combinação com ensino presencial Comunicação em várias vias: –professor estudante –estudante professor –professor professor –estudante estudante

6 Conceitos Básicos Conceito Clássico: Espacial Distância geográfica entre professor e alunos Conceito Ampliado: Espacial + Temporal Separação temporal entre professor e alunos Conceito de Sincronismo Simultaneidade da interação professor e alunos Conceito Interfacial Mídia de interface e comunicação

7 Evolução das Tecnologias de EAD (1) Primeira tecnologia: o livro impresso (século XV) –Possibilitou a replicação maciça e barata do conhecimento –Possibilitou a alfabetização da população Segunda tecnologia: o correio (século XVIII) –Possibilitou a distribuição de material impresso a grandes distâncias e a comunicação bidirecional com o professor –Possibilitou o ensino por correspondência –Possibilitou a replicação maciça e barata da interação Terceira tecnologia: os meios eletrônicos (século XX) –Telégrafo, telefone, rádio, TV e redes de computadores –Tirou a necessidade de distribuição de elementos físicos (átomos) e os substituiu por ondas e elétrons (século XX) –Agilizou, facilitou e imitou melhor a instrução e a interação

8 Evolução das Tecnologias da EAD (2) EAD Geração Textual ( ) Geração Analógica ( ) Geração Digital (desde 1980)

9 Motivações para a EAD (1) Permitir que estudantes possam aprender em em qualquer área geográfica Oferecer programas que atendam a grande número de estudantes Realizar o treinamento de professores que já estão em trabalho e não podem ficar muito tempo afastados Atualizar conhecimentos e habilidades de forma mais ágil e facilitada Acelerar o desenvolvimento de força de trabalho Aumentar o rendimento dos sistemas educacionais Trazer experiências raras e personalidades estimulantes para dentro da sala de aula

10 Motivações para a EAD (2) A questão principal não é se a EAD deve ser utilizada, mas sim para que e para quem utilizar Todas as instituições educacionais devem desenvolver programas próprios de EAD para continuar no mercado Há a necessidade de desenvolver capacitação própria e adequada para essa modalidade de ensino

11 Implicações do Rompimento da Barreira Geográfica A EAD traz várias implicações para as instituições educacional tradicionais Cursos para diversas partes do país: a universidade passa de local a nacional (ou internacional) –Portanto: necessidade de uma nova logística e abertira de novos mercados Professores de várias instituições ensinando em um mesmo curso (cooperação multi-institucional) –Portanto: necessidade de novas regras, regulamentações, conceitos e modos de cooperação entre as instituições

12 O Papel da Cooperação Para melhorar o ensino, escolas e universidades devem descobrir modos de cooperação (eSchool News, Outubro 2000) Conseqüências: Melhor distribuição geográfica da qualidade Melhoria da educação como um todo

13 Características da EAD (1) Procura imitar as várias formas de comunicação usadas no processo de ensino-aprendizagem Mas também é um novo paradigma educacional

14 Características da EAD (2) EAD Liberdade Aprendiz Facilitador Projeto Crédito Conhecimento Tradicional Confinamento Aluno Professor Classe Campus Tempo

15 Formas de Comunicação um - muitos Muitos - Muitos Reunião Conferência Carta Telefone Revistas, livros Rádio TV um - um

16 Formas de Comunicação e Novas Tecnologias Publ.Eletrônicas.ÁudioVídeo Internet Lista de discussão ChatVideoconferência Ruptura dos limites tradicionais da comunicação humana Tempo Distância Facilidade Velocidade ReuniãoConferênciaTradicionalCarta Revistas, livros RádioTV

17 Benefícios da EAD Independência geográfica Independência temporal Independência de plataforma Boa relação custo-benefício Aprendiz dirige o seu aprendizado Comunicação aumentada Qualquer um pode se beneficiar Material mais estimulante Caminhos inovadores

18 Problemas da EAD Dificuldades de acesso Custos específicos da tecnologia Necessidade de treinamento dos estudantes Necessidade de adaptação aos novos métodos, resistência cultural Necessidade de treinamento dos professores Pedagogia convencional não se aplica Copyright, privacidade, segurança e e autenticação

19 Cenário Internacional EAD em franca expansão nos países de primeiro mundo (Holanda é o país campeão)franca expansão Expansão explosiva em países de grande extensão territorial (Canadá, USA, China, Austrália, México)México O número de alunos a distância nos USA cresceu de em 1998 para em 1999 (315%) USA já têm cerca de 200 instituições credenciadas que oferecem mais de mil cursos de Mestrado e Doutorado total ou parcialmente a distância

20 Cenário Nacional Em franco crescimento, principalmente nos dois últimos anos Oferta ainda muito aquém das necessidades nacionais Legislação favorável (LDBE), mas ainda com regulamentação incompleta Ofertas em todos os níveis (graduação, pós- graduação e extensão) Formação de consórcios públicos e privados

21 A Formação de Consórcios de EAD Consórcios Nacionais

22 Algumas Iniciativas Pós-graduação: UNB, UFSC, UNIFESP, PUCCAMP, UCB, Universidade Eletrônica do Paraná Graduação: licenciaturas na UFPA e UFCE (em associação com Open University UK), formação no normal superior (vários estados) Extensão: Curso TV na Escola e Inglês (Consórcio UNIREDE) Empresas Pontocom voltadas ao mercado educacional a distância Universidade corporativas: aumento na utilização de EAD

23 LDBE - Lei de Diretrizes e Bases da Educação - Em1996 regulamentou a educação à distância: “ O Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada”. MEC pedidos de criações de cursos à distância Legislação

24 Conclusões A EAD é uma forma educacional que veio para ficar e será predominante no mundo todo no novo milênio, tanto em número de cursos quanto de alunos O progresso tecnológico, a globalização e a universalização das redes, e a mudança de cultura e mentalidade do setor educacional levarão a uma crescente consolidação da EAD no cenário educacional Os educadores precisam entrar nessa nova onda, senão correm o perigo de serem ultrapassados


Carregar ppt "Uma Visão Geral da Educação a Distância Silvia Helena Cardoso, PhD Renato M.E. Sabbatini, PhD Deborah M. Bastos, PhD."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google