A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capítulo 3 - Hereditariedade. Introdução A hereditariedade corresponde aos mecanismos biológicos responsáveis pela transmissão das informações genéticas,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo 3 - Hereditariedade. Introdução A hereditariedade corresponde aos mecanismos biológicos responsáveis pela transmissão das informações genéticas,"— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 3 - Hereditariedade

2 Introdução A hereditariedade corresponde aos mecanismos biológicos responsáveis pela transmissão das informações genéticas, de geração a geração, por meio da reprodução. As informações genéticas determinam as características típicas de uma espécie.

3 Conceitos Fundamentais Gene: é o fragmento de uma molécula de ADN ou DNA, responsável por uma característica biológica. O conjunto de todos os genes de uma espécie define o seu genoma.

4 Conceitos Fundamentais Alelo: cada gene é formado por dois ou mais alelos, que se encontram nos cromossomos.

5 Conceitos Fundamentais Genótipo: é um conjunto de informações contidas no genoma de um indivíduo. Geralmente identificados por letras, por exemplo, VV, Vv ou vv. As letras maiúsculas representam os alelos dominantes, e as letras minúsculas, os recessivos.

6 Conceitos Fundamentais Dominância: pode ser definida quando a característica do alelo se expressa e mascara a expressão do outro alelo. Os genótipos dominantes são identificados pela letra maiúscula. Genótipos VV ou Vv definem cor amarela e são dominantes sobre a cor verde.

7 Conceitos Fundamentais Recessividade: pode ser definida quando a característica se expressa na ausência do alelo dominante. O genótipo vv define a cor verde das ervilhas, note que a característica recessiva só se expressa quando os dois alelos recessivos se encontram unidos.

8 Conceitos Fundamentais Homozigoto: é caracterizado quando os dois alelos de um gene são idênticos. Os genótipos VV e vv são homozigotos. VV homozigoto dominante vv homozigoto recessivo

9 Conceitos Fundamentais Heterozigoto: é caracterizado quando dois alelos de um gene são diferentes. O genótipo Vv é heterozigoto, pois apresenta um alelo dominante V e um alelo recessivo v.

10 Conceitos Fundamentais Fenótipo: pode ser definido como a expressão de um gene. O fenótipo pode ser influenciado pelo meio ambiente, por exemplo: a cor da pele humana se altera quando exposta ao sol, alterando o fenótipo. Porém, outras características não sofrem influência do meio ambiente, por exemplo: o tipo sanguíneo.

11 . Lei de mendel

12 Hereditariedade Mecanismos hereditários Miopia e albinismo são características recessivas.

13 Hereditariedade Herança sexual Hemofilia e daltonismo são anomalias ligadas ao cromossomo sexual X. A chance de um homem ser afetado é maior do que uma mulher ser afetada.

14 Hereditariedade Hemofilia Daltonismo

15 Hereditariedade Daltonismo

16 Hereditariedade Heredograma Observe na sua apostila o que é um heredograma ou árvore genealógica e faça um da sua família.

17


Carregar ppt "Capítulo 3 - Hereditariedade. Introdução A hereditariedade corresponde aos mecanismos biológicos responsáveis pela transmissão das informações genéticas,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google