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A SECRETÁRIA E OS DESAFIOS DO TERCEIRO MILÊNIO DENIZE DUTRA CONSULTORA DO INSTITUTO MVC ESTRATÉGIA E HUMANISMO.

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1 A SECRETÁRIA E OS DESAFIOS DO TERCEIRO MILÊNIO DENIZE DUTRA CONSULTORA DO INSTITUTO MVC ESTRATÉGIA E HUMANISMO

2 O CENÁRIO DE MUDANÇAS Revolução tecnológica Globalização Econômica Gestão Natureza Humana Dilema curto prazo X longo prazo Concorrência = mercado competitivo Ambigüidade e incerteza O poder na mão dos clientes O papel do ESTADO sendo questionado O CONHECIMENTO É A NOVA MOEDA

3 O cliente bem tratado volta sempre. O profissional de atendimento tem 70% da responsabilidade sobre a satisfação do cliente. Nem sempre se tem uma segunda chance de causar boa impressão. Relações eficazes com os clientes, aliadas à qualidade técnica e preço justo, fortalecem a opinião pública favorável à Empresa. Opinião pública favorável suscita lucros e boas relações profissionais geram produtividade. RAZÕES PARA UM BOM ATENDIMENTO:

4 PASSADO HOJE...FUTURO EXECUTORA DE ROTINAS GERENCIADORA DE EXECUÇÃO DATILÓGRAFA EDITORA DE TEXTOS ARQUIVISTA PLANEJADORA, ORGANIZADORA E MANTENEDORA DE DADOS E INFORMAÇÕES RM ARQUIVOS ( INCLUSIVE ELETRONICOS)

5 PASSADO HOJE...FUTURO ATENDENTE DE TELEFONE INTERMEDIADORA DE ACONTECIMENTOS, NEGOCIADORA, FACILTADORA QUEBRA-GALHOS ATENDIMENTO GLOBAL AOS CLIENTES MECÂNICA CRIATIVA SUBMISSAEMPREENDEDORA DEPENDENTE AUTÔNOMA

6 PASSADO HOJE...FUTURO DISPONÍVEL LÍDER SEGUIDORA CARTÃO DE VISITAAGENTE DO MARKETING ORGANIZACIONAL E DO ENDOMARKETING ACESSÍVEL RESOLVEDORA DE PROBLEMAS REALIZADORA DE PREVISÕES OBJETIVAS

7 COMPETÊNCIAS CRÍTICAS... INOVAÇÃO GESTÃO DO FLUXO DE INFORMAÇÃO DOMÍNIO DE NO MÍNIMO DOIS IDIOMAS INICIATIVA CRIATIVIDADE DINAMISMO POLIVALENTE - MULTIPROFISSIONAL NEGOCIAÇÃO

8 COMPETÊNCIAS CRÍTICAS... CULTURA GERAL CONHECIMENTO DE TECNOLOGIAS CONHECIMENTO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DISCRIÇÃO ÉTICA VISÃO SISTÊMICA FACILIDADE DE PERCEPÇÃO ESPÍRITO DE EQUIPE

9 COMPETÊNCIAS CRÍTICAS... ATUALIZAÇÃO MATURIDADE ADAPTABILIDADE ÀS SITUAÇÕES CAPACIDADE DE ORGANIZAÇÃO HABILIDADE DE COMUNICAÇÃO CAPACIDADE DE GESTÃO DO TEMPO CONHECIMENTO DE CERIMONIAL DE ETIQUETA CAPACIDADE DE RESOLVER PROBLEMAS

10 EXECUTIVO + SECRETÁRIA = PARCERIA DE SUCESSO Conheçam a sua missão de gerente e de secretária Busquem o diálogo Busquem a compreensão reciproca = empatia Estejam abertos ao aprendizado Desenvolvam o respeito profissional mútuo

11 EXECUTIVO + SECRETÁRIA = PARCERIA DE SUCESSO Enfrentem mudanças e conflitos apoiando um ao outro Assumam as próprias limitações e erros Desenvolvam a flexibilidade e a confiança recíproca Transformem a subordinação em pró-ação Desenvolvam tarefas conjuntas para a melhoria do seu trabalho

12 Um trabalho em equipe só se torna viável se houver uma meta comum, quando todos os projetos visam a um determinado fim. Só está integrado à Empresa, aquele que age coerente e lealmente em relação às normas e critérios adotados pela direção, respeitando suas prioridades e empenhando-se pelo bom desenvolvimento do trabalho. ÉTICA PROFISSIONAL PARA SECRETÁRIAS Relações entre a Secretária e a Empresa

13 O empregado dedicado cativa, mas o servil e bajulador cria antipatia. Compete à secretária mostrar-se atuante por convicção e não simplesmente para agradar o chefe. A secretária deve ter sempre o cuidado de tratar os assuntos diretamente com quem compete, seja para sugerir, reivindicar ou contestar. ÉTICA PROFISSIONAL PARA SECRETÁRIAS Relações entre a Secretária e a Empresa

14 A autoridade representada pela direção deve ser encarada como natural, já que a hierarquia se faz necessária para qualquer organização Acatar ordens não tem nada a ver com despersonalização. A hierarquia pode ser respeitada sem desrespeito à nossa individualidade. ÉTICA PROFISSIONAL PARA SECRETÁRIAS Relações entre a Secretária e a Empresa

15 O empenho no trabalho pressupõe o sigilo exigido pelo cargo de secretária. Saber calar é uma arte tão importante quanto saber ouvir. É importante não comentar assuntos relativos à empresa fora dela. ÉTICA PROFISSIONAL PARA SECRETÁRIAS Relações entre a Secretária e a Empresa

16 As pessoas com quem convivemos diariamente em nossa empresa merecem o nosso respeito. A conquista do próprio espaço depende das capacidades e oportunidades aproveitadas por cada um.. O ser humano faz parte de uma engrenagem, onde cada peça é responsável pelas demais. ÉTICA PROFISSIONAL PARA SECRETÁRIAS Relações entre a Secretária e os Colegas

17 Desprestigiar outro colega gera seu próprio descrédito. O voto de confiança deve ser base de toda ação, até prova em contrário. A supervalorização do próprio trabalho leva ao desconhecimento do valor da equipe. Ridicularizar colegas é atestado de insegurança. ÉTICA PROFISSIONAL PARA SECRETÁRIAS Relações entre a Secretária e os Colegas

18 Erros são comuns no ser humano. Jamais devem ser comentados em público, principalmente na ausência de quem errou. A dedicação e a iniciativa devem ser sempre ressaltados, de preferência publicamente. O espírito de equipe deve ser estimulado, mas deve- se evitar a formação de panelinhas. ÉTICA PROFISSIONAL PARA SECRETÁRIAS Relações entre a Secretária e os Colegas

19 obrigadadesculpe por favor Usando mais as palavras obrigada, desculpeepor favor tornaremos o relacionamento entre colegas mais fácil e amistoso. Boa vontade e humildade fazem a vida em grupo mais prazerosa. A base de uma equipe de trabalho sólida e verdadeira, formada por elementos com diferentes capacidades, mas com uma só meta, é a certeza doEU mais VOCÊ formando o NÓS. ÉTICA PROFISSIONAL PARA SECRETÁRIAS Relações entre a Secretária e os Colegas


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