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Manual de Normas e Funcionamento Escola Coopep 2015 Coordenação Pedagógica.

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Apresentação em tema: "Manual de Normas e Funcionamento Escola Coopep 2015 Coordenação Pedagógica."— Transcrição da apresentação:

1 Manual de Normas e Funcionamento Escola Coopep 2015 Coordenação Pedagógica

2 ENSINO FUNDAMENTAL 6° ao 9° ANO Entrada: 7h30 Saída: 12h30

3 Intervalo Manhã: 30 minutos das 9h45 às 10h15 ENSINO FUNDAMENTAL 6° ao 9° ANO

4 Retorno às salas de aula na entrada e no intervalo: DOIS SINAIS 1º sinal: para a organização dos estudantes (ir ao banheiro, tomar água, retirar o material da sala, etc) 2º sinal: para entrada nas salas de aula. ENSINO FUNDAMENTAL 6° ao 9° ANO

5 Entrada: 7h30 Atraso Não poderá entrar após o sinal das 7h30. Chegue à escola 05 minutos antes do sinal de entrada. Imprevisto Os responsáveis devem se dirigir à secretaria da escola para justificar o atraso. Três justificativas por trimestre. O estudante deverá aguardar, na recepção, o início da segunda aula para entrar.

6 PROVA AGENDADA? Perderá a prova e deverá pedir a prova substitutiva. Prova substitutiva As datas e horários das provas substitutivas estão fixadas no Calendário Escolar. Solicitar um requerimento de prova substitutiva na secretaria da Escola, no prazo máximo de 3 dias úteis antes da data da prova substitutiva.

7 PROVA SUB Saúde Atestado médico Não há custo Outros motivos Taxa de R$ 15,00 Duas provas por trimestre

8 MATERIAIS ESCOLARES Aparelhos eletrônicos como máquina fotográfica, celular, IPod, IPad, entre outros, NÃO fazem parte dos materiais necessários para o uso escolar. Sugerimos que os estudantes não tragam os mesmos para a Escola, pois tumultuam o trabalho pedagógico. A escola não se responsabiliza pela perda ou danos de tais objetos.

9 TAREFA DE CASA PARA QUE SERVE? Rever conteúdos. Conhecimentos anteriores sobre o assunto. Fazer sozinho e EM CASA. SE NÃO FIZER.... CARIMBO no caderno/fichário/livro: # realização total # parcial # não realização Professor informará a Coordenação: # chamará o estudante para uma orientação # caso não seja suficiente, entrará em contato com a família.

10 TRABALHOS Manual de Normas para Entrega de Trabalhos da Escola Coopep Seguir as orientações dos professores Devem ser entregues na data combinada. Não serão aceitos trabalhos trazidos pelos pais/responsáveis durante o período de aula, exceto quando o trabalho for em grupo e o estudante não estiver presente. Os trabalhos devem ser trazidos pelos estudantes. Somente poderá ser feita no horário do intervalo. A solicitação de impressão deve ser feita com a Rachel (biblioteca) ou Gislaine/Susi (secretaria). Cor preta é de R$ 0,10 e colorida, R$ 1,00. EntregaImpressão

11 SALA AMBIENTE Trocas de salas durante as aulas são feitas pelos estudantes e não pelo professor Observar a grade de horários dos componentes curriculares para saber em qual sala terá aula. Após o sinal, o estudante terá três minutos para dirigir-se à outra sala. Nesse momento, não é hora de ir ao banheiro, nem de conversar nos corredores. Caso precise ir ao banheiro, o estudante deverá antes pedir licença ao professor da próxima aula. O estudante deverá dirigir-se à sala de aula andando. A nova turma deverá aguardar a saída da anterior para entrar.

12 SALA AMBIENTE Trocas de salas durante as aulas são feitas pelos estudantes e não pelo professor Os combinados que o professor fizer com o grupo, em relação ao lugar onde cada um deverá sentar-se e a rotina da aula, deverão ser respeitados. Na hora do intervalo, a mochila deverá estar arrumada e deixada na sala em que o estudante estiver na 3ª aula.

13 PROCESSO DE AVALIAÇÃO Atividades de classe Tarefas de casa Trabalhos feitos em grupo ou individualmente Cadernos Atividades que são chamadas de “provas” A participação no grupo. Envolvimento com os estudos Organização dos materiais individuais e coletivo

14 PROCESSO DE AVALIAÇÃO O instrumento de avaliação, nesse caso, perderá seu valor e, a critério equipe pedagógica, nova data poderá ser agendada para a realização de uma nova avaliação. O estudante pego em atitudes não condizentes com o momento de avaliação (“cola”, por exemplo) será encaminhado à Coordenação, onde receberá o atendimento necessário.

15 CONCEITOS ConceitoDefinição Operacional P O estudante atingiu, de modo PLENAMENTE SATISFATÓRIO, os avanços necessários à continuidade do processo educativo. S O estudante atingiu, de modo SATISFATÓRIO, os avanços necessários à continuidade do processo educativo. PS O estudante atingiu, de modo PARCIALMENTE SATISFATÓRIO, os avanços necessários à continuidade do processo educativo. PI O estudante atingiu, de modo PARCIALMENTE INSATISFATÓRIO, os avanços necessários à continuidade do processo educativo, por revelar dificuldades no domínio dos objetivos essenciais. Ele estará sujeito à retenção por não atingir os objetivos. I O estudante atingiu, de modo INSATISFATÓRIO, os avanços necessários à continuidade do processo educativo, por não atingir os objetivos mínimos previstos. Ele estará sujeito à retenção por não atingir os objetivos.

16 CONCEITOS Os estudantes do 6º ao 9º ano que não atingirem os objetivos propostos no trimestre: # Receberão um Roteiro de Estudos para Recuperação do Trimestre, que deverão ser assinados pelos pais e devolvidos na Coordenação pelos estudantes. # Os estudantes realizarão novas avaliações em períodos descritos no Calendário escolar.

17 PROMOÇÃO O estudante é promovido para ano subsequente, ou ainda é considerado concluinte do Ensino Fundamental quando: Obtiver conceito final ''P'' (Plenamente Satisfatório), "S" (Satisfatório) ou ''PS'' (Parcialmente Satisfatório) em todos os Componentes Curriculares. Obtiver conceito final ''PI'' (Parcialmente Insatisfatório), após a realização da Recuperação Final, em até dois componentes curriculares, desde que aprovado pelo Conselho de Classe.

18 RECUPERAÇÃO Recuperação Paralela: a Recuperação Paralela será oferecida àqueles que apresentarem ritmos e processos de aprendizagem diferentes em Português e/ou Matemática. Recuperação final: A Recuperação Final, a ser realizada em período específico e conforme o Calendário Escolar, será oferecida para os estudantes do 6º ao 9º ano que: # Obtiverem conceito “PI” em mais de um trimestre e em até no máximo quatro Componentes Curriculares, com ponderação do Conselho de Classe. # Obtiverem conceito “PI” em um trimestre e em até no máximo cinco Componentes Curriculares, com ponderação do Conselho de Classe.

19 RETENÇÃO Obtiver CONCEITO FINAL "PI" em qualquer componente curricular, exceto Educação Física. Obtiver conceito “I” (Insatisfatório) em qualquer Componente Curricular, exceto Educação Física, nos três trimestres.

20 PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES NA ESCOLA NO PERÍODO DA TARDE Avisar a coordenação. Preencher um formulário próprio para esse fim junto à coordenação. Esse formulário deverá ser preenchido até às 10h do dia da permanência. Se organizar junto às famílias para esse fim.

21 TELEFONE Orelhão, para ser utilizado pelos estudantes. As ligações só poderão ser realizadas durante o intervalo e com autorização da Direção ou Coordenação. Caso o estudante necessite, por algum motivo, utilizar-se do telefone da Escola deverá pagar uma taxa de R$1,00 para telefone fixo e celular.

22 ACHADOS E PERDIDOS Todo material perdido pelos estudantes na escola será levado aos “Achados e Perdidos da Escola Coopep” e poderá ser consultado. Na última sexta-feira do mês, nos horários de entrada e saída, a escola deixará expostos os itens dos “Achados e Perdidos”. Após esses dias, os objetos serão doados a uma instituição.

23 NÃO É PERMITIDO NO AMBIENTE ESCOLAR Fazer uso de palavras e gestos ofensivos e obscenos. Colocar apelidos ofensivos e grosseiros. Agredir física e moralmente funcionários, professores e colegas. Apresentar comportamento obsceno. Realizar brincadeiras agressivas utilizando mãos, pés ou corpo. Destruir ou danificar o patrimônio da Escola: cadeiras, carteiras, murais, bebedouros, banheiros, etc. Portar objetos impróprios ao uso escolar.

24 NÃO É PERMITIDO NO AMBIENTE ESCOLAR Usar patins, skates, patinetes e bicicletas dentro do espaço escolar. Desrespeitar a autoridade e os limites determinados pelo professor em sala de aula. Sair do espaço escolar sem permissão escrita dos pais ou responsáveis. Utilizar saias ou shorts curtos de uniforme. Conta-se com o bom senso de todos. Pegar ou fazer uso de materiais ou dinheiro de colegas ou da Escola sem permissão. Mascar chiclete.

25 NÃO É PERMITIDO NO AMBIENTE ESCOLAR Ter falas e atitudes discriminatórias, preconceituosas. Fazer uso de brinquedos e aparelhos eletrônicos sonoros individuais em sala de aula. Trazer máquina fotográfica, exceto quando for solicitado pelo professor. Utilizar o celular para tirar fotos no ambiente escolar.

26 CONSEQUÊNCIAS DO NÃO CUMPRIMENTO DAS REGRAS Advertência Verbal/Aconselhamento O estudante será chamado para refletir sobre sua(s) atitude(s) inadequada(s), buscando uma reflexão do comportamento apresentado. Será registrada no prontuário e somente escola e estudante terão acesso. Cada estudante poderá ter no máximo duas advertências verbais registradas.

27 CONSEQUÊNCIAS DO NÃO CUMPRIMENTO DAS REGRAS Advertência Escrita Aplicada quando ultrapassar o limite da advertência verbal ou conforme a avaliação da gravidade da ocorrência. Será registrada no prontuário do estudante e comunicada aos pais ou responsáveis. A assinatura dos pais ou responsável é condição para que o estudante frequente as aulas do dia seguinte ao do recebimento da advertência. Máximo duas advertências escritas comunicadas.

28 CONSEQUÊNCIAS DO NÃO CUMPRIMENTO DAS REGRAS Suspensão Aplicada quando o estudante ultrapassar o limite da advertência escrita ou conforme a avaliação da gravidade da ocorrência e poderá ser de até 5 dias. Será de 1 a 3 dias úteis, conforme a avaliação da gravidade da ocorrência. O limite de duas suspensões não poderá ser ultrapassado.

29 CONSEQUÊNCIAS DO NÃO CUMPRIMENTO DAS REGRAS Transferência compulsória O estudante será transferido compulsoriamente da Escola quando ultrapassar o limite das suspensões.


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