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A conquista da Excelência pelos Programas de Pós-Graduação: Principais Desafios; Possíveis Estratégias II Conferência da Pós-Graduação da UNESP Prof. Dr.

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1 A conquista da Excelência pelos Programas de Pós-Graduação: Principais Desafios; Possíveis Estratégias II Conferência da Pós-Graduação da UNESP Prof. Dr. Armando Corbani Ferraz Pró-Reitor de Pós-Graduação da USP 19/09/2006

2 Comissões Assessoras

3 Comissões Assessoras Comissão de Avaliação Comissão de Análise de Normas e Regulamentos Comissão de Bolsas Comissão de Auxílio Viagem Comissão de Internacionalização Comissão de Revisão do Regimento da Pós- Graduação Comissão de Cursos Interinstitucionais

4 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E A PÓS-GRADUAÇÃO DA USP AVALIAÇÃO INTERNA E EXTERNA

5 PREMISSA DO COPGR AVALIAÇÃO Instrumento de: - Aperfeiçoamento - Definição de Políticas EXCELÊNCIA DA PÓS-GRADUAÇÃO

6 Qualidade: formação dos pós-graduandos; da pesquisa Concentração dos Programas nos conceitos 5, 6 e 7. Número mínimo de programas com conceito 3.

7 CAPES / AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA USP EM RELAÇÃO AO BRASIL BRASIL USP USP %2,8%8,8%17,7%24,1%32,2%9,5 % 26,7 %

8 PESO World Rank Institution Regional Rank CountryNat. Rank Score Alumni Score Award Score HiCiScore N&SScore SCIScore Size Total Score 1Harvard Univ1USA ,4100 2Univ Cambridge1UK199,893,453,356,670,966,973,6 3Stanford Univ2USA241,172,288,570,972,36573,4 4U.California-Berkeley3USA371,87669,473,972,252,772,8 5Massachusetts I. Tech4USA47480,666,765,864,35370,1 6California Inst Tech5USA559,268,659,865,852,510067,1 7Columbia Univ6USA679,460,656,154,269,545,462,3 8Princeton Univ7USA763,476,860,948,748,559,160,9 9Univ Chicago8USA875,681,950,344,756,442,260,1 10Univ Oxford2UK264,359,148,455,668,453,259,7 139USP75Brazil10011,11163,527,819,9 160U. Nacl Autonoma Mexico81México116,607,915,14922,618,3 289UNICAMP138Brazil2007,96,240,617,812,7 344UFRJ153Brazil30008,238,616, U.Estadual Paulista194Brazil40002,23213,68,2 Institute of Higher Education TOP 500 Shanghai Jiao Tong University Shanghai Jiao Tong University

9 Top 100 North & Latin American Universities Shanghai Regional Rank 2005 Regional Rank 2004 Institution World Rank 2005 World Rank 2004 Country National Rank Harvard Univ11USA1 22Stanford Univ32USA2 33U. California - Berkeley44USA3 44MIT55USA4 55California Inst Tech66USA5 67Columbia Univ79USA6 76Princeton Univ87USA7 88Univ Chicago910USA8 7578USP139155Brazil U. Nacl Autonoma Mexico Mexico U. Buenos Aires278295Argentina UNICAMP289319Brazil UFRJ344370Brazil U. Chile393383Chile UNESP489475Brazil4 Shanghai

10 PROJETOS DA PRÓ-REITORIA Projeto de Aperfeiçoamento de Desempenho Acadêmico dos Programas de Pós-Graduação. - Programas com conceito 3 e 4 - Monitorar os programas através do projeto de metas acadêmicas, por comissão de Avaliação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação. - Discussão Acadêmica (Diálogo comunidade x Pró-Reitoria). Projeto de Internacionalização da Pós-Graduação. - Programas com conceito 5, 6 e 7

11 AVALIAÇÃO INTERNA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DA PRÓ-REITORIA Monitorar os programas através do Projeto de Metas Acadêmicas, visando definir ações que permitam o aperfeiçoamento acadêmico desses programas.

12 Normas Específicas das CPGs Critérios de Seleção Prazos Créditos mínimos Língua Estrangeira Disciplinas Exame de Qualificação Passagem de Mestrado para Doutorado Direto Desempenho acadêmico e científico insatisfatório Orientadores (critério) Procedimentos para depósito de teses / dissertações Comissão julgadora Outras normas

13 Requisitos mínimos para Credenciamento e Recredenciamento de orientadores Caracterizar as modalidades de produção científica, tecnológica ou artística consideradas; Explicitar os critérios qualitativos e quantitativos para o credenciamento; Explicitar de que forma a participação docente em projetos de pesquisa financiados será considerada Estabelecer o número máximo de alunos por orientador. Limite de 10 na USP; Estabelecer se o curso exige responsabilidade em disciplina de pós; Estabelecer se o nº de titulados, tempo de titulação e publicação derivada das teses e dissertações serão considerados no credenciamento ou recredenciamento; Explicitar se o curso aceita a figura do co-orientador (só doutorado), definindo em que situações serão aceitos e critérios específicos; Explicitar critérios para docentes de outras unidades da USP ou externas à USP.

14 AVALIAÇÃO INTERNA Programas 3 e 4 PROJETO DE METAS ACADÊMICAS Análise por membro da Comissão Reuniões da Comissão de Avaliação com: - Presidente da CPG - Coordenador do Programa

15 Vinculo - IES Tipo OrientaçõesProdução Intelectual Projeto de Pesquisa Em 31/12 Publicações Total Perió -dicoPeriódico Completo Respon- sável MPMS DS IC RC A-IB-I C-I A-NB-N C-N A-LB-L C-L S/ Qualis Sim Não Servidor Público/CLT P P P P P P P Produção Intelectual do Programa Perió- dico AnaisLivros RC Com- pleto Resumo Expan- dido Resu- mo Cap. Texto Integral Cole- tânea Ver- bete Ou- tro To- tal Programa P: Permanentes 24: 80% C: Colaboradores 0: 15% V: Visitantes 0: 5%

16 DIAGNÓSTICO Baixa produção científica docente e discente Falta de massa crítica (pesquisadores) Baixo fluxo de dissertações e teses Tempo médio de titulação elevado Baixa produção científica docente e discente Falta de massa crítica (pesquisadores) Baixo fluxo de dissertações e teses Tempo médio de titulação elevado ESTRUTURA DO PROGRAMA Preenchimento inadequado do coleta CAPES ACOMPANHAMENTO DOS PROGRAMAS 3 E 4 RESULTADOS

17 MODALIDADES DE APOIO AUTONOMIA DOS PROGRAMAS

18

19 MODALIDADES DE APOIO DA PRÓ-REITORIA RECURSOS HUMANOS TREINAMENTO DOS SERVIDORES NÃO-DOCENTES DA PÓS-GRADUAÇÃO LEGISLAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO PREENCHIMENTO DO COLETA CAPES

20 Projeto de Metas Análise da ComissãoFormas de Internacionalização Workshop: Internacionalização da Pós-Graduação Modalidades de apoio PROJETO DE INTERNACIONALIZAÇÃO AVALIAÇÃO INTERNA Programas 5, 6 e 7

21 12% 13% 6% 67% 27% 74% 5% 24% 82% 94% Internacionalização da Produção Intelectual Interação Divulgação Internacional Participação em associações científicas Co-tutela Estágio docente e discente Organização de eventos Colaboração em pesquisa e docência Mobilidade de discentes e docentes Patentes Comitês editoriais Produção intelectual FORMAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO ANÁLISE DOS PROJETOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO

22 WORKSHOP INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO FORMAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO - SISTEMATIZAÇÃO ACADÊMICAS Estímulo ao intercâmbio Estímulo ao Doutorado Sandwich Estímulo à co-tutela AVALIAÇÃO INTERNA ADMINISTRATIVAS Agilidade Apoio logístico Apoio financeiro

23 AVALIAÇÃO EXTERNA CAPES WORLD RANK

24 Modalidades de apoio: - Programa Professor Visitante – até 3 meses - Estimular o doutorado sanduíche Bolsas PDEE (CAPES) - Complementação de auxílio aos doutorandos para estágio de pesquisa no exterior máximo 6 meses. - Mobilização de professores e doutorandos para participação em evento científico. - Estabelecer convênios internacionais. PROJETO DE INTERNACIONALIZAÇÃO

25 INTERNACIONALIZAÇÃO Intercâmbio bilateral Reciprocidade alunos pesquisadores co-financiamento co-tutela Competências estabelecidas como contrapartida nos convênios. Incentivo ao pós-doutoramento dos recém-doutores contratados na USP em áreas que não têm grande inserção internacional.

26 TOTAL DE BOLSAS SANDUÍCHE RECEBIDAS PELA USP * até agosto de 2006 TOTAL

27 EVOLUÇÃO Nº DE PROJETOS - COOPERAÇÃO INTERNACIONAL CAPES Projeto CAPES COFECUB-França * PROBRAL-Alemanha * GRICES - Portugal *18 * MECD – Espanha ** SECyT – Argentina * MES - CUBA8 *6* Total por ano ** prazo de inscrição aberto * encaminhados

28 Avaliação CAPES Avaliação Externa Círculo Virtuoso da Gestão de Qualidade da Pós-Graduação Avaliação Interna PRPG Aperfeiçoamento do Projeto de Metas Acadêmicas Avaliação Interna PRPG Correção de rumos Maior nível de exigência das ações

29 Muito obrigado pela atenção!


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