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PROGRAMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIREITO À DIVERSIDADE

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Apresentação em tema: "PROGRAMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIREITO À DIVERSIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIREITO À DIVERSIDADE
Implementação 2011

2 Documento Orientador do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade 2011/2012
Objetivo: Estabelece como objetivo a construção de sistemas educacionais inclusivos. Contempla as áreas temáticas: Educação Especial Educação Ambiental Educação em Direitos Humanos e Cidadania Educação para as Relações Étnico-raciais Educação Escolar Indígena Educação do Campo e Quilombola Educação de Jovens e Adultos

3 Documento Orientador do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade 2011/2012
Especificamente no campo da EJA, tem como objetivo promover ações voltadas à: Superação do analfabetismo e elevação da escolaridade de jovens e adultos, ao longo da vida, garantindo igualdade de condições com os demais estudantes da educação básica. Ampliação e qualificação da oferta da Educação de Jovens e Adultos, considerando os princípios da modalidade e as especificidades do público a ser atendido.

4 Adesão dos Municípios Polos ao Programa - 2011

5 Áreas contempladas nos Planos de Curso – 2011

6 Principais Indicadores dos polos – Educação de Jovens e Adultos
População com 15 anos ou mais: Não alfabetizados: Taxa de analfabetismo: 5,6% Matrículas na EJA: Escolas com EJA: 7.297

7 Programas MEC/SECADI implementados nos polos:
PDDE Escola Acessível: escolas SRM: (5.131 Tipo I e 409 Tipo II) Adesão PBA (ciclo 2010): 117 polos Alfabetizandos PBA (ciclo 2010): Adesão ao Projovem Urbano: 73 polos Projovem Campo: 33 polos PDDE Água: 9 escolas PDDE Campo: 563 escolas

8 Principais estratégias:
Formação de gestores/as e educadores/as. Disponibilização de referenciais pedagógicos. Acompanhamento dos indicadores de desenvolvimento inclusivo dos sistemas de ensino. Seminário Nacional: Brasília, 2 a 4 de julho de 2012. Envio dos Planos de Curso para Formação de Gestores/as e Educadores/as.

9 Principais estratégias:
Formação de gestores/as e educadores/as. Disponibilização de referenciais pedagógicos. Acompanhamento dos indicadores de desenvolvimento inclusivo dos sistemas de ensino. Seminário Nacional: Brasília, 2 a 4 de julho de 2012. Envio dos Planos de Curso para Formação de Gestores/as e Educadores/as.

10 Planos de Curso em EJA: Políticas para a alfabetização de adultos;
EJA no projeto político pedagógico: ampliação da oferta e melhoria da qualidade; Políticas Educacionais para a Juventude; Oferta de EJA no Sistema Prisional; Formação de Mediadores/as de Leitura

11 Ações para continuidade em 2012
Efetivação dos convênios 2011/2012 Realização do Seminário Nacional de Gestores Repasse de Recursos 2011/2012 Realização dos Seminários Regionais de Formação Encaminhamento do Relatório Final da Formação Consolidação dos Dados pela SECADI.


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