A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educomunicação propõe a construção de ecossistemas comunicativos abertos, dialógicos e criativos Educomunicação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educomunicação propõe a construção de ecossistemas comunicativos abertos, dialógicos e criativos Educomunicação."— Transcrição da apresentação:

1 Educomunicação propõe a construção de ecossistemas comunicativos abertos, dialógicos e criativos Educomunicação

2 Os recentes estudos desenvolvidos sobre a inter-relação comunicação e educação apontam para o surgimento de um campo de intervenção social caracterizado por oferecer um suporte teórico-metodológico que permite aos agentes sociais compreenderem a importância da ação comunicativa para o convívio humano, a produção do conhecimento, bem como para a elaboração e implementação de projetos colaborativos de mudanças sociais. O conceito e as práticas educomunicativas vêm somar-se às propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais no que se refere especialmente à área das linguagens e suas tecnologias. O conceito da educomunicação propõe, na verdade, a construção de ecossistemas comunicativos abertos, dialógicos e criativos, nos espaços educativos, quebrando a hierarquia na distribuição do saber, justamente pelo reconhecimento de que todos as pessoas envolvidas no fluxo da informação são produtoras de cultura, independentemente de sua função operacional no ambiente escolar. Em resumo, a educomunicação tem como meta construir a cidadania, a partir do pressuposto básico do exercício do direito de todos à expressão e à comunicação. A educomunicção nescessariamente passa pelo uso das TIC´s O que são as TIC´s, como podemos utiliza- las no contexto de ensino aprendizagem?

3 TIC´s As Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC correspondem a todas as tecnologias que interferem e medeiam os processos informacionais e comunicativos dos seres. Ainda, podem ser entendidas como um conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si, que proporcionam, por meio das funções de hardware, software e telecomunicações, a automação e comunicação dos processos de negócios, da pesquisa científica e de ensino e aprendizagem. hardwaresoftwaretelecomunicações

4 TIC´s Data show DVD Televisão Computador Tablets Celulares Notebooks Filmadoras Maquinas fotográficas

5 TIC´s Podemos utilizar os recursos expostos para produzir material didático e democratizar o acesso a cultura e informação: – Videos – Blogs – Grupos de discussão e criação de conhecimento e cultura

6 Perguntas norteadoras A educação e a comunicação social são diferentes? Podemos utilizar ferramentas de comunicção midiática pra educar? Como as ferramentas de comunicação de massa podem ser utilizadas no contexto educativo?

7 A educação e a comunicação social são diferentes? Em sua essência são diferentes. Porém atualmente tem estreitado os vínculos e compartilhado muitos instrumentos. Com o surgimento da rede mundial de comunicação tivemos um salto nos recursos educativos. Além disso, a educação e aprendizado podem ocorrer em espaços informais de ensino, e até mesmo em espaços virtuais, como televisão e internet.

8 Podemos utilizar ferramentas de comunicação midiática pra educar? Com toda certeza, recursos como documentários com temas regionais, redes sociais, propagandas, blogs, sites, podem ser utilizados como ferramentas didaticas. Além disso, as novas gerações sentem grande atração por esse tipo de recurso e dominam sua utilização de maneira quase instintiva.

9 Como as ferramentas de comunicação de massa podem ser utilizadas no contexto educativo? Apresentação e produção de documentários com temas locais Pesquisas na internet sobre temas relacionados Criação de grupos de discussão on line (fóruns, blogs, redes sociais) Tirar duvidas a distancia (telefone e internet)

10 Hiperlink Um hiperlink é a ligação de dois temas ou grupos através de semelhanças, assim uma foto ou outro objeto virtual pode levá-lo, com um clique, a um novo documento estabelecendo ligações entre elementos diversos. Link significa ligação, quem nunca observou num texto de internet uma palavra sublinhada, que ao ser clicada leva a um novo documento com mais informações relacionadas. O hiperlink é a alma da comunicação atual e destaca o papel de rede ou teia do conhecimento humano, com todos os conhecimentos e pessoas interligados por algum ponto em comum.

11 Assim como os ecossistemas a educomunicação deve favorecer o maior numero de ligações possíveis entre os diversos temas relacionados ao objeto de estudo, formando uma grande rede de conhecimento. O link favorece o intercambio de experiências e eventos, podemos utilizar essa ferramenta para implementar a educação ambiental em nosso município.

12 Cidadania digital e identidade virtual Redes sociais – Twiter – Facebook – Orkut – Baboo – Quepasa – Linkedin Comunidades de fotos – Flickr – Picasa Localizador geografico de amigos – Latitude (google maps) Blogs – Fotolog – Blogspot – Blogger Hospedagem de videos – Youtube – Vimeo Portais educacionais – Clickideia – UOL – Terra – Aprende Brasil

13 Temas locais Baixo Vale do Ribeira Iguape Estuário – Pesca – Manguezal – Espécies do ecossistema – Esgoto – Esportes aquaticos e qualidade de vida Floresta de Restinga e Mata Atlântica – Extrativismo florestal sustentável – Espécies do ecossistema – Degradação do solo – Degradação florestal Cidade – Saneamento básico – História e cultura do povo – Cultura de extrativismo sustentável – Novas tecnologias sustentáveis – Casas ecológicas – Novas fontes de energia

14 Sustentabilidade "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras de suprir as suas". Para ser sustentável uma atividade deve ser: ecologicamente correto economicamente viável socialmente justo culturalmente diverso

15 Sustentabilidade Algumas práticas sustentáveis: Controle biológico Extrativismo florestal controlado Eco vilas Agro floresta Alimentos orgânicos Energia limpa e renovável Casas ecológicas Aplicação dos 3 R´s

16 Podemos trabalhar esses temas locais? Como poderemos utilizar as TIC e o conceito de Educomunicação para desenvolver esses temas com nossos alunos?

17 Redes sociais Twiter Facebook Orkut Baboo Quepasa Linkedin Comunidades de fotos Flickr Picasa Data show DVD Televisão Computador Tablets Celulares Notebooks Filmadoras Maquinas fotográficas Localizador geografico de amigos Latitude (google maps) Blogs Fotolog Blogspot Blogger Hospedagem de videos Youtube Vimeo Portais educacionais Clickideia UOL Terra Aprende Brasil Estuário –Pesca –Manguezal –Espécies do ecossistema –Esgoto –Esportes aquaticos e qualidade de vida Floresta de Restinga e Mata Atlântica –Extrativismo florestal sustentável –Espécies do ecossistema –Degradação do solo –Degradação florestal Cidade –Saneamento básico –História e cultura do povo –Cultura de extrativismo sustentável –Novas tecnologias sustentáveis –Casas ecológicas –Novas fontes de energia Controle biológico Extrativismo florestal controlado Eco vilas Agro floresta Alimentos orgânicos Energia limpa e renovável Casas ecológicas Aplicação dos 3 R´s

18 Proposta de trabalho A turma será dividida em 15 grupos, é importante que pelo menos um dos participantes do grupo tenha um equipamento de filmagem (basta uma maquina fotográfica digital ou uma filmadora simples) Cada grupo será responsável por elaborar um roteiro e um filme de curta duração (3 a 10min) com alguma (s) (ou todas) das temáticas desenvolvidas (ambiental, patrimonial e de cultura de nossa cidade, Iguape). Esse roteiro deverá ser produzido e editado e entregue junto com o FILME produzido. Cada roteiro deve ser inédito, ou seja cada grupo deve produzir um roteiro diferente dos demais e que não tenha sido produzido anteriormente pela mídia em geral (porém antigos trabalhos podem servir de inspiração). O FILME produzido, juntamente com seu roteiro escrito será considerado o TCC (trabalho de conclusão de curso) e contará como atividade das horas não presenciais (25 horas) para fins de emissão de certificado. Duvidas, sugestões e contribuições poderão ser encaminhadas pelos canais virtuais ( , facebook, orkut, twitter, youtube, blog)

19 Gmail Blog Blogger Orkut Facebook Twitter Youtube Identidade Virtual


Carregar ppt "Educomunicação propõe a construção de ecossistemas comunicativos abertos, dialógicos e criativos Educomunicação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google