A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LIGUE O COMPUTADOR. CRIE UMA PASTA DO NOME DA TURMA EM ARQUIVO D: ABRA MEU COMPUTADOR Botão iniciar – (Clique em meu computador) ABRA ARQUIVO D: Duplo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LIGUE O COMPUTADOR. CRIE UMA PASTA DO NOME DA TURMA EM ARQUIVO D: ABRA MEU COMPUTADOR Botão iniciar – (Clique em meu computador) ABRA ARQUIVO D: Duplo."— Transcrição da apresentação:

1 LIGUE O COMPUTADOR

2 CRIE UMA PASTA DO NOME DA TURMA EM ARQUIVO D: ABRA MEU COMPUTADOR Botão iniciar – (Clique em meu computador) ABRA ARQUIVO D: Duplo clique em cima da pasta Botão direito na área de trabalho do arquivo D:/Novo/Pasta digite o nome da turma e tecle enter, Feche a janela.

3 ABRA EXCEL Botão Iniciar / Todos os programa / Microsoft office / Microsoft Excel

4 O que é o MICROSOFT EXCEL: Microsoft Excel é um planilha com 256 colunas e linhas nas quais podemos armazenar textos e números. Mas a grande vantagem do Excel está no fato de que os valores e textos armazenados nele pode ser manipulados da forma que o usuário achar melhor para o seu propósito, através de um grande número de fórmulas disponíveis para serem usadas a qualquer momento que se fizer necessário.

5 TELA DO EXCEL 1 Barra de Título 2 Botões de controle 3 Botão office 4 Barra de acesso rápido 5 Guia de opções 6 Grupos 7 Comandos 8 Células 9 Colunas 10 Linha 11 Barra de Status 12 Planilha 13 Barra de Menu

6 INCLUINDO E OCULTANDO COMANDO DA BARRA DE ACESSO RÁPIDO Clique na setinha na barra de acesso rápido e clique em cima do comando que deseja colocar na barra. Caso o comando não esteja na lista do menu apresentado clique em MAIS COMANDO. Aparecerá a tela ao lado, selecione o comando e clique em adicionar, depois clique em OK. Faça o mesmo processo para remover um comando

7 Quando você cria uma planilha nova, a tela do computador é dividida em linhas e colunas, formando uma grade. A interseção de uma linha e de uma coluna é chamada de célula. As linhas são numeradas seqüencialmente, as colunas são identificadas por letras também seqüenciais. Para mover dentro de uma planilha usa-se o mouse ou usa-se o teclado. Para que possamos introduzir informações em uma célula, temos que torná-la ativa. Para identificar a célula ativa é só observar aquela que tem a sua borda mais grossa. Sendo que esta também pode ser identificada ao lado esquerdo da barra de fórmulas. A notação A1 representa a célula ativa. Todas as informações que você introduzir serão apresentadas na Barra de Fórmulas. Para que uma célula se torne ativa, dê um clique com o botão esquerdo do mouse ou use as teclas de direção, até que a borda da célula esteja destacada. O Excel consegue diferenciar um número de um texto, pelo primeiro caractere que está sendo digitado. Como padrão, ele alinha um número à direita e um texto à esquerda da célula.

8 Uma célula pode conter números, texto ou fórmulas. Obs.: Observe que ao começar a digitar, a Barra de Fórmulas muda e exibir três botões, sendo que tudo que você digita aparece ao lado destes botões. Construa a planilha abaixo: Para inserir número com valores fracionários, você deve usar a vírgula como separador.

9 Observe que no exemplo anterior, o texto “Média dos alunos da 1° série”, está digitado somente na célula A1, mas o texto é maior que a largura da célula, assim ele se apropria da célula vizinha para ser totalmente exibido. Se a célula B1 tivesse algum conteúdo, o texto exibido pela célula A1 seria apenas aquele que cabe na largura da célula. Neste caso, você teria que aumentar a largura da célula A1 para que seja exibido todo o texto ou usar o recurso Retorno Automático de Texto. Retorno Automático do Texto: Esse recurso faz com que a célula seja tratada como uma linha de um processador de textos, ou seja, ao atingir a margem direita da célula, a palavra é deslocada para alinha seguinte, mudando a altura da célula de forma que acomode mais de uma linha de texto. Para utilizar este recurso, selecione a célula em que você deseja digitar o texto, e ative o comando “formatar células”, clique sobre a guia Alinhamento, e marque a opção “Retorno automático de texto” e pressione o botão de Ok. Podemos usar esse recurso antes de digitar ou após digitação do texto. Outra forma de ativa esse recurso e usando o ALT ENTER no final da primeira linha. Ou selecionar o célula e clicar o comando do lado:

10 Primeiramente, é preciso posicionar o ponte sobre a célula a ser alterada. Em seguida, ou você digita o valor/texto novamente, ou você edita a célula em questão para alterar o seu conteúdo. Caso opte pela edição, pressione a tecla F2, ou clique na barra de fórmulas sobre o conteúdo da célula que ali está sendo mostrado e altere-o. Para confirmar a alteração, você deve pressionar a tecla ENTER ou clicar no botão de entrada (  ) na barra de fórmulas. Como alterar o conteúdo de uma célula:

11 Faça a tabela ao lado: Posicione o ponteiro do mouse na moldura da planilha (onde estão as letras das colunas), sobre a borda direita da coluna cuja largura você deseja modificar. Quando o ponteiro assumir o formato de uma seta de duas pontas apontando para a direita e para a esquerda, clique e arraste a borda direita da coluna até ajustá-la à largura que você deseja. Para alterar a largura através da caixa de diálogo, selecione o número da coluna e clique com o botão DIREITO do mouse em cima de largura da coluna, digite a largura desejada, e clique em OK. O Menu Inserir, clique na setinha do lado do comando formatar, clique em largura da coluna, digite a largura desejada, e clique em OK O recurso Auto Ajuste é a forma mais rápida e prática de ajustar a largura de uma coluna. Este recurso ajusta a largura da coluna baseando-se na largura do maior elemento contido em uma célula da coluna. Para utilizar este recurso, selecione a coluna dando um clique sobre a sobre a sua letra e ative o comando formatar /clique em autoajuste da largura da coluna”. Como alterar a largura de uma coluna e a altura de uma linha:

12 Obs.: Para voltar à largura padrão, clique no comando formatar e clique em largura padrão. Alterando a Altura da Linha: Para você alterar a altura da linha, o processo é semelhante com a alteração da largura da coluna. Posicione o ponteiro do mouse na moldura da planilha (onde estão os números das linhas), sobre a borda a cima da linha cuja largura você deseja modificar. Quando o ponteiro assumir o formato de uma seta de duas pontas apontando para a cima e para baixo, clique e arraste a borda da linha até ajustá-la à largura que você deseja. As outras opções são iguais a da coluna. Selecionando Intervalos (Grupos) de células: Para selecionar células utilizando o mouse: Primeiro, posicione o ponteiro na célula, clique o botão esquerdo do mouse e, mantendo pressionado, arraste-o na diagonal até chegar à última célula do grupo a ser selecionado, e então solte o botão do mouse. Usando o teclado: Primeiro, usando as teclas de seta, posicione o ponteiro na células do grupo a ser selecionado. Depois, pressione a tecla Shift e não solte. A seguir, usando as teclas de seta desloque o ponteiro de células em célula do grupo de células a ser selecionado. Então solte a tecla Shift. Obs.: Para cancelar a seleção basta selecionar uma outra célula isolada com o mouse ou com o teclado.

13 FORMANTADO UMA PLANILHA Basta selecionar a(s) célula(s) e clicar nos comandos desejado. Ou usar a MINI BARRA DE FERRAMENTAS que aparece quando selecionamos um grupo de células e clicamos com o botão direito

14 1.Altere o tamanho da fonte de letra das células A2, B2, C2 e D2 para 18, cor da letra vermelho, o tipo de fonte para arial e o alinhamento para centralizado, Negrito e Itálico. 2.Altere o tamanho da fonte de letra das células A4, B4, C4 e D4 para 16, cor da letra azul, o tipo de fonte Times New Roman e Itálico. EXCLUA O VALOR DE D4 Clique em D4 para selecionar e tecle delete no teclado. FORMANDO VALORES MONETÁRIOS Selecione C4 e D4 e clique no comando monetário e clique em R$ Português (Brasil). 1.Unidade Monetária (Brasil, Dólares, Euro e outros 2.Porcentagem 3.Separador de milhar 4.Aumentar casa decimal 5.Diminui casa decimal Como Desfazer e Repetir alterações: Quando você quiser desfazer a sua última entrada de dados ou o último comando executado, selecione o comando Desfazer na barra de acesso rápido do lado do botão office. Caso você quiser repetir a ação desfeita selecione o comando repetir na barra de acesso rápido do lado o botão office.

15 FAÇA O EXEMPLO ABAIXO: Na planilha a seguir, o preço total de uma venda é calculado multiplicando-se o preço unitário pela quantidade vendida de produtos do mesmo tipo. Em nosso exemplo, a coluna A registra a quantidade de produtos e a coluna C traz o preço unitário do produto. A coluna D mostra o preço total. O conteúdo de cada célula é calculado multiplicando-se os valores da coluna A pelos valores da coluna C. Para que esse cálculo seja feito automaticamente, devemos digitar a fórmula =A4*C4 na célula D4. Quando modificamos o valor de A4, o valor de D4 é recalculado automaticamente de acordo com a fórmula registrada na célula. FAZENDO FÓRMULAS

16 SALVANDO UMA PASTA Clique no Botão Office, clique em SALVA COMO, em NOME DO ARQUIVO digite PLANILHA 1 em SALVA EM escolha a pasta da turma e clique no BOTÃO SALVAR.

17 USANDO OUTRA PLANILHA NA MESMA PASTA Clique em Plan2 na parte inferior da área de trabalho. Para criar uma nova Planilha clique na pastinha depois de Plan3.

18 Alça de preenchimento Alça de preenchimento é aquele pequeno pontinho preto que existe no canto inferior direito da célula selecionada. Ela é bastante útil em muitas tarefas. Dentre elas: Copiar: Selecione a célula (ou grupo de células) que deseja cópias, clique na alça de preenchimento e arraste na direção desejada indicando o número de cópias. Seqüências: Você pode poupar muito trabalho em criação de seqüências de datas, números, meses, etc. fazendo uso da alça. Para isso, digite os dois primeiros valores da seqüência (um ao lado do outro ou um sobre o outro) por exemplo: A1 = janeiro A2 = Fevereiro. Depois selecione as duas células e arraste a alça de preenchimento indicando a direção e a extensão da seqüência. Obs.: Caso queira seqüências não consecutivas (1, 2, 4, 6 ou janeiro, abril, julho, outubro) deve digitar os dois primeiros valores com a diferença desejada entre cada item da seqüência. ALÇA DE PREENCHIMENTO

19 DIGITE A PLANILHA A SEGUIR

20 USANDO MAIS FÓRMULAS O faturamento mensal de cada produto. O faturamento anual de cada produto. EM F4 DIGITE: =B4+C4+D4+E4 Isso indica para o programa de planilha que o valor de F4 será a soma dos valores das células B4, C4, D4 e E4. Como seria bastante trabalhoso digitar essa mesma fórmula 12 vezes, vamos copiá-la. Posicione o cursor sobre a célula F4. Abra a guia Início e escolha o comando Copiar (CTRL + C); o computador copiará o conteúdo de F4. Selecione da célula F5 à F15. Para isso, clique sobre a célula F5 e, mantendo o botão do mouse pressionado, arraste-o até a célula F15. Pressione a tecla ENTER. A fórmula da célula F5 é muito parecida com a fórmula da célula F4 e o mesmo acontece com todas as células, até F15.

21 O procedimento para calcular o faturamento anual de cada produto é bastante parecido com o anterior: o faturamento anual de engrenagens é a soma do seu faturamento em cada mês. Na célula B17, poderíamos digitar a seguinte fórmula: =B4+B5+B6+B7+B8+B9+B10+B11+B12+B13+B14+B15

22 Quando a fórmula for muito grande, usaremos a função SOMA do Microsoft Office Excel 2007, que facilita o cálculo, somando todas as células especificadas. Na célula B17, a fórmula será: =Soma(B4:B15) A notação B4:B15 indica que devem ser utilizadas todas as células no intervalo de B4 até B15. Assim, essa fórmula irá somar os valores em todas essas células e exibir o resultado na célula B17.

23 Copiando Fórmulas ou dados em uma planilha Copiando e Movendo células ou faixas de células: Para movimentação ou cópia de grupos de células, você pode usar tanto os botões da barra de ferramentas, e as opções do menu de Atalho, que pode ser acessado com um clique no botão direito do mouse sobre a área da planilha. Para copiar ou mover (tirar de onde está e colocar em outro lugar) células, ou seja,, você deve primeiramente selecioná-las da maneira que foi vista anteriormente. Em seguida, clique no botão Copiar ou Recortar. Uma moldura de tracinhos luminosos envolverá a área selecionada. Depois, clique na célula a partir da qual o grupo terá que será copiado ou movido. Em seguida, clique no botão Colar e o grupo de células será copiado ou transferido para a nova posição. Obs.: Após ter clicado no botão Recortar, pressione Esc, se quiser cancelar o processo. É possível, também, copiar o conteúdo de apenas uma célula para uma faixa com várias células, utilizando o mesmo procedimento. A única diferença é que você selecionará apenas uma célula para copiar selecione uma faixa com várias células para Colar.

24 Posicione o cursor sobre a célula B17. Abra a guia Início e escolha o comando Copiar (CTRL + C); o computador copiará o conteúdo de B17. Selecione da célula C17 à E17. Para isso, clique sobre a célula C17 e, mantendo o botão do mouse pressionado, arraste-o até a célula E17. Pressione a tecla ENTER. Preencha a planilha

25 INSERINDO E EXCLUINDO LINHA E COLUNA EM UMA TABELA Selecione uma coluna ou uma linha e clique sobre com o BOTÃO DIREITO em cima da linha ou coluna selecionada, e clique em inserir, aparecerá uma coluna ou uma linha anterior a selecionada. Inclua um coluna antes da coluna A e uma linha antes da linha 1. E faça conforme o modelo a seguir.

26

27 FORMATANDO TÍTULO MESCLAR E CENTRALIZADAR Em A1 digite a frase VENDA NO ANO 2008 Selecione de A1 até G1 / Clique em Mesclar Centralizado Digite em A3: Nº Usando a Alça de preenchimento número de 1 a 12 as células A3 a A16. FORMATANDO O PLANILHA TÍTULO Selecione e formate: Tamanho da fonte 22 / Cor Azul / Negrito / Itálico / Fonte Castellar / cor do fundo verde claro SUBTÍTULO Selecione as células A3 até G3, coloque tamanho da fonte 16 / Cor Vermelha / Itálico / Fonte Arial / cor do fundo amarela / Centralizado. DADOS Selecione as células A5 até G16, coloque tamanho da fonte 14 / Cor Preta / cor do fundo azul claro TOTAIS Selecione as células A18 até G18, coloque tamanho fonte 16 / Cor Vermelha / Negrito / cor do fundo azul claro.

28 FAZENDO BORDA EM UMA PLANILHA Para colocar borda em uma planilha use o comando ao lado: COLOQUE BORDA NA PLANILHA Selecione o Titulo, clique no comando Borda e clique em borda superior espessa. Selecione as células A2 até G3, clique no comando borda e clique em todas as bordas. Selecione as células A5 até G16, clique no comando borda e clique em todas as bordas. Selecione as células A18 até G18, clique no comando borda e clique em todas as bordas. Selecione as Células A1 até G18, clique no comando borda e clique em borda superior espessa.

29 AO FINAL SUA PLANILHA FICARÁ ASSIM:

30 EXERCÍCIO 1 (RESULTADO FINAL)


Carregar ppt "LIGUE O COMPUTADOR. CRIE UMA PASTA DO NOME DA TURMA EM ARQUIVO D: ABRA MEU COMPUTADOR Botão iniciar – (Clique em meu computador) ABRA ARQUIVO D: Duplo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google