A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Evasão na Educação a Distância: um Estudo sobre a Evasão em uma Instituição de Ensino Marcelo Cristian Vieira – Bruno Jorge –

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Evasão na Educação a Distância: um Estudo sobre a Evasão em uma Instituição de Ensino Marcelo Cristian Vieira – Bruno Jorge –"— Transcrição da apresentação:

1 Evasão na Educação a Distância: um Estudo sobre a Evasão em uma Instituição de Ensino Marcelo Cristian Vieira – Bruno Jorge – Fabrício R. Lazilha – Viviane Marques Gói – Fabiane Carniel – Carolina Zavadzki Martins –

2 Agenda Contextualização Evasão IES objeto de estudo Dados levantados Conclusões

3 LDB 9.394/96 –Reconhece a EAD como modalidade de ensino –Crescimento da oferta de cursos –2010: estimativa de 3 milhões de estudantes Contextualização

4 Favero (2006), define evasão como a desistência do curso, incluindo os que, após terem se matriculado, nunca se apresentaram ou se manifestaram de alguma forma para os colegas e mediadores do curso, em qualquer momento. Evasão

5 Levantar números referentes a evasão; Traçar o perfil do aluno evadido; Análise dos dados para tomada de decisões; Objetivo

6 A IES objeto de estudo CESUMAR: –20 anos; –45 cursos de graduação; –12 mil alunos; NEAD: –5 anos; –8 cursos de graduação + 10 pós-graduação; –7 mil alunos;

7 A amostra Dados coletados corresponde ao período de outubro de 2006 a setembro Caracterização dos evadidos: –Alunos matriculados que nunca acessaram o AVA; –Alunos que iniciaram seus estudos e deixaram de acessar o AVA por período maior que 6 meses, sem manifestação; –Alunos que solicitaram cancelamento;

8 A amostra Gênero TOTAL DE INGRES. % SOBRE O TOTAL DE INGRES. TOTAL DE CANCEL. TOTAL DE CANC./TOTAL DE INGRES. Masc ,36%7368,08% Fem ,64%93210,23% Total % ,31%

9 Análise por faixa etária

10 Análise por curso – Graduação CURSOCANCEL.%INGRESSO% % EVASÃO ADM 804,8%5035,57%15,9% AGRO 1156,9%6056,7%19,01% GCOM 18110,86%99811,05%18,14 GFIN 1519,06%7177,94%21,06% GIMOB 1277,62%6827,55%18,62% PED 30918,54%155417,2%19,88% PGER 1146,84%103111,41%11,06% GRH 24714,82%135414,99%18,24%

11 Análise por curso – Pós-Graduação CURSOCANCEL.%INGRESSO% % EVASÃO AGRO 382,28%2072,29%18,36% DOC. E.S. 1046,24%4705,2%22,13% MBA 16810,08%7658,47%21,96

12 Análise por Período

13 PERÍODO DE CANCELAMENTO TOTAL CANCELAMENTO % SOBRE TOTAL Antes de iniciar1107,0% 1º Mês26716,98% 2º Mês24215,39% 3º Mês16810,69% 4º Mês1318,33% 5º Mês17511,13% 6º Mês895,66% 7º ao 12º28718,26% 13º ao 24º996,30% 25º ao 33º40,25%

14 Ferramentas de Gestão

15

16 Conclusões/Trabalhos Futuros Identificação do perfil do aluno que evade; –Gênero feminino, –Faixa etária dos 18 aos 30 anos –Gestão Financeira –Docência no Ensino Superior –65,20% evadem antes dos 6 primeiros meses

17 Conclusões/Trabalhos Futuros Identificar os motivos da evasão permitem identificar e corrigir falhas no processo; Necessidade de Ferramentas de Gestão Proatividade O grande desafio não está em captar os alunos, mas em mantê-los.

18


Carregar ppt "Evasão na Educação a Distância: um Estudo sobre a Evasão em uma Instituição de Ensino Marcelo Cristian Vieira – Bruno Jorge –"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google