A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EaD e Educação de Adultos TEORIAS ADEQUADAS fazem diferença...

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EaD e Educação de Adultos TEORIAS ADEQUADAS fazem diferença..."— Transcrição da apresentação:

1 EaD e Educação de Adultos TEORIAS ADEQUADAS fazem diferença...
14º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância MAPEANDO O IMPACTO DA EAD NA CULTURA DE ENSINO/APRENDIZAGEM Santos/SP – setembro 2008 EaD e Educação de Adultos TEORIAS ADEQUADAS fazem diferença... Maria Isabel Ferraz Rodriguez MPS/Dataprev Rosângela Ferreira Mendes Salgado MPS/Escola da Previdência Social

2 EaD e Educação de Adultos: Teorias Adequadas fazem toda a diferença...
Considerando o tema do 14º CIAED... um dos desafios seria identificar FATORES que impactam positivamente no processo educacional que ocorre a distância A crença que queremos compartilhar é que teorias adequadas facilitam ensino e aprendizagem a distância realizada por adultos Vejamos por que...

3 EaD e Educação de Adultos: Teorias Adequadas fazem toda a diferença...
Durante séculos e séculos EDUCAÇÃO= CRIANÇAS e JOVENS recebendo ENSINO PRESENCIAL As primeiras lembranças nos remetem a Sócrates, na Grécia antiga... E de lá para cá (mais de 15 séculos), a imagem predominante da EDUCAÇÃO foi SEMPRE a mesma...

4 EaD e Educação de Adultos: Teorias Adequadas fazem toda a diferença...
Porém...”tempos atuais marcados por severas mudanças. transformação decorrente é planetária, veloz e ocorre em tempo real” (Lévy) Em tempos de GLOBALIZAÇÃO e na ECONOMIA DO CONHECIMENTO, TUDO o que é aprendido se torna OBSOLETO a cada segundo... Tapscott (2000): uma sociedade movida pela INFORMAÇÃO fornece indícios de que está em curso um REPENSAR da Educação e da relação entre trabalho, aprendizagem e vida diária: ...Educação... ou se torna permanente e vitalícia ou será INEFICIENTE...

5 EaD e Educação de Adultos: Teorias Adequadas fazem toda a diferença...
O grande desafio educacional de nossos tempos apresenta SITUAÇÕES NOVAS ADULTOS acostumados a serem “alunos” mas já desacostumados a estudar agora necessitam APRENDER o tempo todo e em todo lugar (novo papel: APRENDIZES VITALÍCIOS e AUTÔNOMOS) e . MESTRES/INSTRUTORES/PEDAGOGOS acostumados ao ensino presencial de crianças agora necessitam rever estratégias de ENSINO para atender um contingente CRESCENTE DE ADULTOS aprendendo o tempo todo e em todo lugar... (novo papel: FACILITADORES DESSA NOVA MANEIRA DE ATUAR/DE APRENDER DE UM NOVO PÚBLICO)

6 EaD e Educação de Adultos: Teorias Adequadas fazem toda a diferença...
...o que nos leva a 2 QUESTÕES ESSENCIAIS... Nós, mestres/instrutores/pedagogos e outros profissionais atuando como educadores: COMO PODEMOS APOIAR/FACILITAR A APRENDIZAGEM DESSE CONTINGENTE CRESCENTE DE ADULTOS APRENDIZES?  como ENSINAR melhor (de hoje em diante).... Nós, indivíduos buscando competência profissional como aprendizes/educandos: COMO PODEMOS APRENDER COM MAIS EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E AGILIDADE?  como APRENDER melhor (de hoje em diante)...

7 EaD e Educação de Adultos: Teorias Adequadas fazem toda a diferença...
Chegamos, assim, aos 3 FOCOS ESSENCIAIS da apresentação: . Educação a Distância . Adultos que aprendem . Teorias de Ensino e de Aprendizagem ainda NOVIDADE para MUITOS no Brasil.....

8 EaD e Educação de Adultos: Teorias Adequadas fazem toda a diferença...
EaD - pouco tempo de existência mas tendência a ser o formato educacional mais usado na aprendizagem vitalícia permanecem barreiras culturais - 1ª geração de EaD convive com a 3ª (e-learning), vendo o despontar da 4ª ... Adultos aprendendo pela vida afora - mudanças culturais e sociais, exigindo novas práticas de ensino e de aprendizagem às gerações X e Y... Antes de mais nada, é preciso APRENDER A APRENDER, COLABORAR, COMPARTILHAR CONHECIMENTO – Competências e Capacidades.... Teorias e Perspectivas Teóricas sobre Ensino e Aprendizagem - desconhecimento dificulta redução de incertezas e alcance de sucesso (...qualidade)...

9 EaD e Educação de Adultos: Teorias Adequadas fazem toda a diferença...
Vejamos então como as teorias e perspectivas teóricas (primeira “tarefa” é esclarecer termos e conceitos confusos) servem ao ENSINO DE ADULTOS A DISTÂNCIA Situação escolhida: cenário corporativo identificado PROBLEMA que requer SOLUÇÃO EDUCACIONAL Por onde começamos? Pelo começo  levantando informações (para identificar OBJETIVOS APRENDIZAGEM e PÚBLICO) (a destacar: vantagens em formar e avaliar aprendizagem na empresa)

10 EaD e Educação de Adultos: Teorias Adequadas fazem toda a diferença...
...informações que servirão para o PLANEJAMENTO DA SOLUÇÃO EDUCACIONAL  ...partindo de uma “Filosofia” (= atribuir sentido e realizar ação engajada no mundo) para nortear nossa ação... É então que Piaget, Vygotsky, Freire, Knowles, Freire, Weiner, Papert, Gardner e outros podem nos ajudar a criar uma base sólida para que nosso plano seja efetivo

11 EaD e Educação de Adultos: Teorias Adequadas fazem toda a diferença...
Ex: se para você, educador, ensinar NÃO É transmitir conhecimento mas, sim, criar possibilidades para a sua construção e para a autonomia do educando... ...o trabalho de Paulo Freire deverá ser um dos principais alicerces teóricos de sua prática educativa...  Lembrando: Na EaD, a AUTONOMIA é essencial para êxito do processo de ensino-aprendizagem. Considerada RECURSO VALIOSO do aprendiz (Moore)

12 EaD e Educação de Adultos: Teorias Adequadas fazem toda a diferença...
Com consistente base teórica é possível: . Selecionar metodologias adequadas para se CONHECER OS APRENDIZES e suas necessidades . Identificar estratégias gerais para alcançar OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM (e não de ENSINO...) . Definir como APRESENTAR OS CONTEÚDOS . Propor DIDÁTICA DIFERENCIADA (para atender aos diferentes estilos de aprendizagem) . Prever atividades para APRENDIZAGEM INDIVIDUAL e APRENDIZAGEM COLABORATIVA . Instituir amplo PROCESSO DE AVALIAÇÃO e DIVULGAÇÃO dos resultados do processo avaliativo

13 EaD e Educação de Adultos: Teorias Adequadas fazem toda a diferença...
E ainda... . Estabelecer um processo de educação flexível, o suficiente para cada um escolher o seu . Fornecer diferentes recursos para que o aprendiz se interesse pelo seu auto desenvolvimento . ...Além de possibilitar explicar suas ações aos interessados / envolvidos e desenvolver ciência com sua prática educacional...

14 EaD e Educação de Adultos: Teorias Adequadas fazem toda a diferença...
No PROJETO educacional, essas e outras teorias podem nos ajudar a projetar soluções com estratégias eficazes para facilitação da aprendizagem de adultos, a distância e sua avaliação Tomemos Gagné (Condições internas e externas de Aprendizagem), Bandura (Modelamento), Ausubel (Organizadores Prévios)

15 EaD e Educação de Adultos: Teorias Adequadas fazem toda a diferença...
Apoiamos nossa ação educacional em Bandura (Teoria dos Modelos), ao fornecermos feedback imediato nos exercícios aplicados . Gagné (Condições de Aprendizagem), ao organizarmos o conteúdo do mais simples para o mais complexo e dizendo logo para os aprendizes o que se espera deles, para que possam planejar e controlar seus processos de aprendizagem...

16 EaD e Educação de Adultos: Teorias Adequadas fazem toda a diferença...
E mais, em.... . Ausubel (Aprendizagem Significativa), quando descrevemos situações ou um caso; quando propomos comparações; quando exigimos uma participação ativa do aprendiz, até quando solicitamos um resumo a ser apresentado em um fórum, como forma de se apresentar e participar...

17 EaD e Educação de Adultos: Teorias Adequadas fazem toda a diferença...
Na fase de REALIZAÇÃO do evento, quando o implementamos... Nesta etapa, vamos tornar real o que projetamos, sempre avaliando nossa ação e processo de aprendizagem dos aprendizes (avaliação formativa). Importante esclarecer como é fundamental o processo de realização ser coordenado para que possa sofrer a adaptação / ajuste que a situação ou o tipo de aprendiz o exija. A palavra de ordem é : FLEXIBILIZAR – ESTIMULAR - FACILITAR A APRENDIZAGEM – (Gardner)

18 EaD e Educação de Adultos: Teorias Adequadas fazem toda a diferença...
Ao mesmo tempo, instituímos o processo de AVALIAÇÃO, como um todo ...Kirkpatrick, Scriven e outros devem ser consultados.. . Formativa (durante todo o processo, até o final do evento) . Auto-avaliação (possibilita controle do aprendizado pelo aprendiz) . Sumativa (ao final do evento) . Confirmativa (algum tempo após término do evento – vantagem das empresas!) . Meta-avaliação (comprometa interessados também pela avaliação) . Divulgação dos resultados – a todos os interessados/envolvidos do processo de avaliação, para melhoria contínua do esforço educacional (capacidades, produtos e resultados)

19 EaD e Educação de Adultos: Teorias Adequadas fazem toda a diferença...
Vejamos agora como teorias e perspectivas teóricas influem qualitativamente na APRENDIZAGEM DO ADULTO A DISTÂNCIA Somos responsáveis pela FACILITAÇÃO do processo de aprendizagem (do público-aprendiz) e também temos que ser aprendizes vitalícios e autônomos... ... devemos lembrar que pessoas são diferentes (diversidade) e aprendem de modo distinto temos que projetar para todos (design universal) possibilitando identificação do ESTILO DE APRENDIZAGEM preferencial, para facilitarmos a aprendizagem (deles e nossa...) Reveja a teoria das Múltiplas Inteligências (Gardner) e outras ao planejar a ação educacional (educando...). Identifique o estilo cognitivo (aprendendo e ensinando...), de modo a permitir e controlar o processo de aprendizagem

20 EaD e Educação de Adultos: Teorias Adequadas fazem toda a diferença...
...mas, o começo ainda não acabou... pois Informação sem ESTRUTURAÇÃO não se transforma em CONHECIMENTO... Organize o SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM e apoie o público-aprendiz na realização de uma Aprendizagem Significativa (Ausubel) Não “empilhe” informação e nem deixe que isso ocorra com os aprendizes sem que se programem para usá-la quando necessário...

21 EaD e Educação de Adultos: Teorias Adequadas fazem toda a diferença...
Outras situações de uso de teorias no Processo de Aprendizagem... . Proposição de problemas (Bruner); . Interação das pessoas e a descoberta compartilhada (Papert – Construcionismo) . Conceitos e aspectos da realidade que conhece e convive (Piaget – Epistemologia Genética) . Uso de fóruns, chats, s (Vygotsky- Construtivismo Social) e interação de grupo

22 EaD e Educação de Adultos: Teorias Adequadas fazem toda a diferença...
Vamos falar, agora, da experiência da Escola da Previdência Social (EPS) com EaD, com apoio da Dataprev (universo corporativo) A PS optou por adotar, preferencialmente, a EaD, sobretudo devido ao seu contexto... A proposta da EPS é formar/aperfeiçoar competências e capacidades dos cerca de servidores, de modo a contribuir para melhoria do atendimento aos cerca de 60 milhões de segurados da Previdência Social, bem como para valorização da categoria previdenciária

23 EaD e Educação de Adultos: Teorias Adequadas fazem toda a diferença...
A utilização da plataforma Moodle (sw livre) permite uma significativa redução de custo e otimização de investimentos. Em estudos comparativos, um evento de capacitação/formação presencial custa hoje para a Previdência Social cerca de R$ 700,00/aprendiz enquanto que o investimento/aprendiz em um curso a distância custaria em torno de R$ 33,00.

24 EaD e Educação de Adultos: Teorias Adequadas fazem toda a diferença...
Resumindo os objetivos e diretrizes da EPS Formação continuada de pessoas para o constante aperfeiçoamento do sistema previdenciário e melhor atendimento ao cidadão Democratizar o acesso ao conhecimento a todos os servidores e colaboradores, à integração de saberes e ao desenvolvimento de competências/capacidades Ações de formação com qualidade e abrangência nacional Implementação da gestão por competências Facilitação do processo de auto-aprendizagem (estudo independente)

25 EaD e Educação de Adultos: Teorias Adequadas fazem toda a diferença...
Em todas as suas ações educacionais, a EPS primeiro identifica os objetivos de aprendizagem, as características e necessidades do público-alvo e depois, identifica as teorias e perspectivas teóricas que podem fundamentar os projetos, para seu êxito. Enfim, praticamos o que advogamos...

26 EaD e Educação de Adultos: Teorias Adequadas fazem toda a diferença...
Bibliografia/Referências . FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia – Saberes Necessários à Prática Educativa São Paulo: PAZ E TERRA (Coleção Leitura) . NUNES, Cesar Aparecido. Aprendendo Filosofia – Coleção Educar Aprendendo SP: Papirus Editora . GREDLER, Margaret. Learning and Instruction – Theory into Practice. 4th Edition New Jersey: Merrill Prentice Hall . MOORE, Michael e KEARSLEY, Greg. Educação a Distância – Uma Visão Integrada São Paulo: THOMSON Learning . PROFFM, Samuel. Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.... . MORRISON, Gary; ROSS, Steven e KEMP Jerrold. Designing Effective Instruction. 3rd Edition . SANDERS, James ed.The Program Evaluation Standards – How to assess Evaluations of Educational Programs. 2nd Edition Thousand Oaks: SAGE Publications . MACHADO, André. Informação Empilhada. Revista Informática. Jornal O Globo. 14/07/2008 . RODRIGUEZ, M. I. F.Teoria x EaD x Tempos Velozes. In Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância. Publicada em 03/01/2005

27 EaD e Educação de Adultos: Teorias Adequadas fazem toda a diferença...
GRATAS PELA ATENÇÃO! Esperamos ter colaborado para reflexão sobre a adequação do uso de TEORIAS no Ensino e na Aprendizagem a distância Maria Isabel Ferraz Rodriguez MPS/Dataprev – RJ – tel Rosângela Ferreira Mendes Salgado MPS/Escola da Previdência – DF – tel


Carregar ppt "EaD e Educação de Adultos TEORIAS ADEQUADAS fazem diferença..."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google