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Inês Nascimento WORKSHOP ANUAL DE INOVAÇÃO E PARTILHA PEDAGÓGICA A formação em Ética e Deontologia em Psicologia como experiência de.

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1 Inês Nascimento WORKSHOP ANUAL DE INOVAÇÃO E PARTILHA PEDAGÓGICA A formação em Ética e Deontologia em Psicologia como experiência de fruição da aprendizagem 3 de fevereiro 2015 |ICBAS/FFUP

2 ENQUADRAMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA Designação da UC:Ética e Deontologia em Psicologia (EDP) Código:P404 Período de Aulas:1.º Semestre Ano:1.º ano Curso:Mestrado Integrado em Psicologia Tipo de UC:Teórica – 2 horas/semana Nº de Turmas:2 Turmas Nº de aulas14 aulas Nº inscritos167 estudantes WORKSHOP ANUAL DE INOVAÇÃO E PARTILHA PEDAGÓGICA DA U.PORTO A formação em Ética e Deontologia em Psicologia como experiência de fruição da aprendizagem | FPCEUP | IN_2015

3 Interiorizar e mobilizar princípios/valores éticos e regras/normas deontológicas (a) em situações e contextos específicos de desempenho do futuro papel do psicólogo e (b) no contexto imediato da sua formação académica enquanto estudantes universitários, OBJETIVOS E FOCOS DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM Reconhecer e compreender a dimensão ética como central no exercício profissional competente da Psicologia; A formação em Ética e Deontologia em Psicologia como experiência de fruição da aprendizagem | FPCEUP | IN_2015 WORKSHOP ANUAL DE INOVAÇÃO E PARTILHA PEDAGÓGICA DA U.PORTO Ética Profissional Ética Académica Ética Pessoal

4 A formação em Ética e Deontologia em Psicologia como experiência de fruição da aprendizagem | FPCEUP | IN_2015 WORKSHOP ANUAL DE INOVAÇÃO E PARTILHA PEDAGÓGICA DA U.PORTO Incorporação do paradigma da educação estética na formação em EDP MODELO PEDAGÓGICO DA UNIDADE CURRICULAR Compreender em que medida e de que forma é possível: (1) Entender a relação professor-estudante à luz de uma perspetiva estética; (2) Fruir da experiência estética no contexto do ensino-aprendizagem em domínios de conhecimento académico não artísticos (e.g., ciências sociais e humanas). Que benefícios? Promover a orientação PARA a aprendizagem PELA aprendizagem

5 A formação em Ética e Deontologia em Psicologia como experiência de fruição da aprendizagem | FPCEUP | IN_2015 WORKSHOP ANUAL DE INOVAÇÃO E PARTILHA PEDAGÓGICA DA U.PORTO MODELO PEDAGÓGICO DA UNIDADE CURRICULAR Incorporação do paradigma da educação estética na formação em EDP Ensinar/educar como arte – o professor como artista, autor ou criador Aprender como experiência de fruição – o estudante como fruidor e co-autor  Projeto pedagógico enquanto projeto relacional de natureza dialógica com preocupações estéticas e éticas onde se negoceiam equilíbrios de poder (Bingham & Sidorkin, 2001)  Educar o estudante para as complexidades da relação através do modo de estruturação da própria relação pedagógica Cruzamento dos eixos: Eixos de análise: As melhores oportunidades para desenvolver a empatia parecem ser criadas pelo modo como os conteúdos são ensinados mais do que pelos conteúdos em si mesmos (e.g., Hickman, 2013)

6 A formação em Ética e Deontologia em Psicologia como experiência de fruição da aprendizagem | FPCEUP | IN_2015 WORKSHOP ANUAL DE INOVAÇÃO E PARTILHA PEDAGÓGICA DA U.PORTO MODELO PEDAGÓGICO DA UNIDADE CURRICULAR (1) … tolerar uma certa perda de controlo sobre o que sabe para permitir que possa ser aprendido mais do que o que é transmitido (2) … se deixar surpreender por insights, questões ou realizações inesperadas por parte dos estudantes (3) … admitir a imprevisibilidade dos resultados da atividade pedagógica desenvolvida (4) … imaginar criativamente quem é e o que interessa a cada estudante e em que pessoa /profissional poderá ele/ela vir a tornar-se mediante a pedagogia desenhada Ensinar/educar como arte – o professor como artista, autor ou criador Pressupõe a capacidade e a disponibilidade do professor para: 1 1 Princípio da “back formation” da criação artística (Bingham & Sidorkin, 2001)

7 A formação em Ética e Deontologia em Psicologia como experiência de fruição da aprendizagem | FPCEUP | IN_2015 WORKSHOP ANUAL DE INOVAÇÃO E PARTILHA PEDAGÓGICA DA U.PORTO MODELO PEDAGÓGICO DA UNIDADE CURRICULAR (5) … modelar/transformar o outro exercendo sobre ele o seu poder mas permitindo que os estudantes possam desenvolver-se e afirmar-se na sua autonomia e individualidade (6) … criar acontecimentos pedagógicos que favoreçam a expressão idiossincrática dos estudantes – o contexto de ensino como “polyphonic space” (Bingham & Sidorkin, 2001) (7) … questionar, desafiar, argumentar de forma sensível às condições de poder dos estudantes (8) … garantir que o projeto pedagógico, enquanto projeto criativo e de autor se reveste de uma preocupação responsável com os seus efeitos no desenvolvimento dos estudantes Pressupõe a capacidade e a disponibilidade do professor para: Ensinar/educar como arte – o professor como artista, autor ou criador 1 1

8 A formação em Ética e Deontologia em Psicologia como experiência de fruição da aprendizagem | FPCEUP | IN_2015 WORKSHOP ANUAL DE INOVAÇÃO E PARTILHA PEDAGÓGICA DA U.PORTO MODELO PEDAGÓGICO DA UNIDADE CURRICULAR Vygotsky (1971; 1998)  A arte como “técnica social das emoções” com uma função prospetiva relativamente à resposta a ativar  A obra de arte enquanto sistema de estímulos organizados de forma consciente e deliberada com o objetivo de desencadear uma dada resposta estética  A resolução do conflito entre forma e conteúdo como o principal mecanismo subjacente à criação de uma obra de arte  A resposta estética do fruidor pode ser compreendida através da análise das relações complexas entre as emoções que ela faz emergir e os significados que evoca. Pressupõe pensar o projeto pedagógico como uma obra de arte Ensinar/educar como arte – o professor como artista, autor ou criador 1 1 #26 As aulas foram das mais interessantes e motivadoras. Não sei se é pela matéria em si ou pela forma como a professora nos cativa a entender tudo o que diz. #40 A interação e participação dos alunos, e flexibilidade na ordem da matéria dada. A matéria em si é muito passionante também.

9 A formação em Ética e Deontologia em Psicologia como experiência de fruição da aprendizagem | FPCEUP | IN_2015 WORKSHOP ANUAL DE INOVAÇÃO E PARTILHA PEDAGÓGICA DA U.PORTO Chen (2013): Interatividade, Dinamicidade & Multiplicidade enquanto fontes da experiência estética holística Elementos da experiência estética holística Abertura da mente Interesse e atenção Inspiração imaginativa Exploração e descoberta Criação de e por insights “ (…) holistic aesthetic experience serves the crucial nexus connecting theoretical knowledge and practical knowledge.” (p. 137) “[aesthetic experience] guides students to see through the ordinaries and appreciate the extra-ordinaires of knowledge culminating in holism of beauty.” (p.138) MODELO PEDAGÓGICO DA UNIDADE CURRICULAR Pressupõe pensar o projeto pedagógico como uma obra de arte Ensinar/educar como arte – o professor como artista, autor ou criador 1 1

10 A formação em Ética e Deontologia em Psicologia como experiência de fruição da aprendizagem | FPCEUP | IN_2015 WORKSHOP ANUAL DE INOVAÇÃO E PARTILHA PEDAGÓGICA DA U.PORTO Interatividade, Dinamicidade & Multiplicidade em EDP (1)Reflexão escrita acerca da relação pessoal com a Psicologia e com a Ética; (2)Exercícios de significação de imagens ; (3)Participação em palestra e discussão/integração dos temas mais significativos; (4)Abordagem dialogada dos conteúdos programáticos; (5)Debates em sala de aula (planeados ou espontâneos); (6)Fóruns de discussão assíncrona na plataforma Moodle; (7)Conceção e implementação de um projeto de campanha no âmbito da Integridade Académica; (8)Construção, exploração e discussão de problemas/dilemas da intervenção e da investigação psicológicas e do saber estar e comportar-se em meio académico; (9)Recriação imaginada de situações e cenários hipotéticos de ação de base narrativa… MODELO PEDAGÓGICO DA UNIDADE CURRICULAR Pressupõe pensar o projeto pedagógico como uma obra de arte Ensinar/educar como arte – o professor como artista, autor ou criador 1 1 #16 O que mais me agradou nestas aulas nem foram os debates de que gosto tanto, mas sim a necessidade de termos de pensar por nós. (…) Eu pensei para mim: "Isto obriga-me a pensar! Obriga-me a desenvolver as minhas capacidades não só cognitivas, mas também criativas!" #17 Foram aulas bastante interessantes daquelas que dá gosto frequentar. Há muita comunicação entre professora e alunos e isso facilita muito o processo de aprendizagem. É um prazer realmente estar presente. #43 (…) as aulas decorreram de uma forma muito natural e intimista, (…) o que nos motiva a querer e procurar saber mais sobre os assuntos. #50 O dinamismo e o diálogo permitiram uma discussão em cada aula, que no final de cada aula nos deixava a saber um pouco mais sobre a Ética e Deontologia em Psicologia, e às vezes nos levava a mais tarde, em casa, refletir sobre o que se tinha dito. #22 Gostei que fossem aulas em que eram discutidos problemas, ao invés de ser "despejada matéria". Acho que desta maneira os conteúdos são mais facilmente absorvidos, e isto permite que nós, alunos, fiquemos muito mais entusiasmados nas aulas.

11 A formação em Ética e Deontologia em Psicologia como experiência de fruição da aprendizagem | FPCEUP | IN_2015 WORKSHOP ANUAL DE INOVAÇÃO E PARTILHA PEDAGÓGICA DA U.PORTO (1) … pode usar a sua sensibilidade e subjetividade estética para otimizar de forma autónoma a sua própria experiência de aprendizagem; (2) … participa ativamente, na construção e no refinamento fenomenológico e hermenêutico da obra pedagógica do professor; (3) … é protagonista e espectador de si próprio no processo de organização e apropriação cognitiva e emocional dos (novos) saberes tendo a possibilidade de apreciar de que forma opera nesse processo; (4) … tendo a oportunidade de usufruir do contexto de formação enquanto espaço de construção de sentidos individuais e coletivos para o conhecimento pode modificar a sua relação com o aprender. MODELO PEDAGÓGICO DA UNIDADE CURRICULAR Aprender como experiência de fruição – o estudante como fruidor e co-autor 2 2 Princípio da “obra aberta” (Eco, 1989) Pressupõe reconhecer que o estudante…

12 A formação em Ética e Deontologia em Psicologia como experiência de fruição da aprendizagem | FPCEUP | IN_2015 WORKSHOP ANUAL DE INOVAÇÃO E PARTILHA PEDAGÓGICA DA U.PORTO RESULTADOS DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM N.º de avaliados: 162 estudantes N.º de aprovados: 100% (época normal) Média das classificações: 15,55 valores Bom nível de investimento e desempenho na UC #7 (…) Este formato de aulas é o ideal, porque faz com que os alunos estejam sempre atentos e capta da melhor maneira a sua atenção. Foi mesmo isto que aconteceu: a participação por parte dos alunos foi sempre incentivada e estes corresponderam e acabaram por ficar a perceber melhor o assunto que se estava a tratar, pois estavam definitivamente interessados naquilo que se falava. # 19 (…) Foram aulas de debate, de livre expressão de pontos de vista, de aprendizagem a ouvir e dar espaço ao outro. Foram aulas em que, mais do que pesquisas externas (reservadas aos trabalhos exteriores ao tempo de aula), se realizaram várias pesquisas internas, no que toca, em particular, à nossa capacidade de lidar com diferentes pontos de vista, à nossa capacidade analítica perante situações do dia-a-dia, ao desmontar de certos mitos e soluções reflexas e intuitivas e, finalmente, aos nossos valores, princípios e afectividade. Discurso dos estudantes… #39 (…) o debate e os aliciantes dilemas concretos chamados à colação propiciaram raciocínio problematizador e reflexão importantíssimos por parte dos estudantes, promovendo o seu desenvolvimento inteletual, "psicológico" e, gosto de acreditar, maturidade e consciencialização ética. … sobre os significados construídos para a UC:

13 A formação em Ética e Deontologia em Psicologia como experiência de fruição da aprendizagem | FPCEUP | IN_2015 WORKSHOP ANUAL DE INOVAÇÃO E PARTILHA PEDAGÓGICA DA U.PORTO BIBLIOGRAFIA Bingham, C., & Sidorkin, A. (2001). Aesthetics and the Paradox of Educational Relation. Journal of Philosophy of Education, 35, 1, Chen, Ling-Jan (2013). An Exploratory Study of the Implications of Holistic Aesthetic Experience for Teaching. Research in Arts Education, 25, Eco, U. (1989). Obra aberta. Lisboa: Difel Hickman, R. (2013). Empathy and Art Education. In B. White & T. Constantino (Eds.) Aesthetics, Empathy and Education (Cap. 14). New York: Peter Lang. Vygotsky, L. (1998). Psicologia da Arte. São Paulo: Martins Fontes.

14 Inês Nascimento WORKSHOP ANUAL DE INOVAÇÃO E PARTILHA PEDAGÓGICA A formação em Ética e Deontologia em Psicologia como experiência de fruição da aprendizagem 3 de fevereiro 2015 |ICBAS/FFUP GRATA PELA V. ATENÇÃO!


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