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8°SENAED – Seminário Nacional ABED de Educação a Distância Mini-curso Competência em Educação a Distância Integrando saberes Prof a Dr a Léa Depresbiteris.

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1 8°SENAED – Seminário Nacional ABED de Educação a Distância Mini-curso Competência em Educação a Distância Integrando saberes Prof a Dr a Léa Depresbiteris

2 Temas - questões O que são competências? Que relações existem entre competências, capacidades e habilidades? Como integrar os recursos cognitivos para mobilizar competências? Que estratégias de ensino e recursos podem tornar mais significativa a aprendizagem no EaD? Como lidar com atitudes e valores como dimensões das competências?

3 Desenho original de Bridget Riley.

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6 Zenit Polar é um código, no qual algumas letras são trocadas por outras. Esse tipo de codificação foi utilizada na Segunda Grande Guerra Mundial. POLAR corresponde a ZENIT. Logo, cada letra de uma palavra de Zenit corresponde cada letra de Polar. Veja se você consegue decifrar essa mensagem em Zenit Polar. Osctovi e sou celcoare de cemzorolcai Ebtagidi, Noi JOGO DO ZENIT POLAR

7 Competência Saber-fazer Saber- saber Saber-ser Saber- agir Saber- conviver

8 Competências? Habilidades? Atitudes? Aptidão?

9 Quino

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11 Abordagem de aprendizagem Transmitir Informações Construir Competências ExposiçãoMediação Ensinar para acumular conhecimento Ensinar para agir de modo consciente e ético

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15 competências trabalhosaúdeeducação Fonte: Maria Auxiliadora C.Christófaro Auxiliar de enfermagem Competências e natureza do trabalho

16 Competências identificadas para o auxiliar de enfermagem – eixos da prática Promoção da saúde e prevenção de agravos Comunicação e registros Bases tecnológicas para o cuidado de enfermagem em diferentes situações clínico-cirúrgicas Prontidão em ações e procedimentos de enfermagem nas situações de urgências e emergências Organização do próprio trabalho Organização coletiva do trabalho

17 Competência Orientar-se espacialmente, de modo a localizar-se física e mentalmente, por meio de referenciais e comunicação adequada.

18 Saber-fazer (ações)Saberes (conhecimentos)Saber-ser (atitudes, valores) Orientar-se quanto às posições relativas: esquerda, direita, atrás, na frente, em cima, embaixo, acima Conceitos de esquerda, direita, atrás, na frente, em cima, embaixo, acima Zelar pela precisão na orientação Respeito a quem se comunica Comunicação clara e pertinente Orientar-se quanto às posições absolutas: pontos cardeais e colaterais Pontos cardeais: Norte, Sul, Leste e Oeste Pontos colaterais: Nordeste, Noroeste, Sudeste, Sudoeste. Ler e interpretar mapas.Mapas, esquemas Interpretar bússolasBússola Orientar espacialmente outras pessoas Cálculos matemáticos simples (graus, frações) Transcender a orientação espacial para outras situações escolares e de vida. Localização de idéias em um texto.

19 IMPLEMENTAR HÁBITOS DE SEGURANÇA CONTRA ATOS DE INTERFERÊNCIA ILÍCITAS EM AEROPORTOS

20 Orienta-se quanto às posições relativas:frente, atrás, direita, esquerda, acima e abaixo Orienta-se com relação aos pontos cardeais: Norte, Sul, Leste e Oeste. Orienta-se com relação aos pontos colaterais: Nordeste, Noroeste, Sudeste, Sudoeste Tem clareza na comunicação espacial Mostra respeito ao que está sendo orientado Apresenta respostas precisas. Indicadores de avaliação

21 MEDIADOR capacidades já existentes capacidades novas e mais complexas Mediação

22 ZDP ANTES DA MEDIAÇÃO

23 ZDP APÓS MEDIAÇÃO

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25 INTENCIONALIDADE RECIPROCIDADE SIGNIFICADO TRANSCENDÊNCIA Critérios de mediação de Feuerstein AB

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27 PROVOCAR DISPOR INTERAGIR

28 Historicidade dos produtos humanos

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34 janela porta Lousa professo r Descubra onde senta cada pessoa na sala de aula. O Sol entra todas as manhã pela janela; O professor está a Norte de Amanda; Pedro está a Oeste de Amanda; Julia está a Sul de Pedro e Oeste da carteira vaga; André está a Sudoeste da carteira vaga e ao Sul de Julia; Antonio está a Leste de André e ao Sul da carteira vaga; Bia está a Noroeste de André e a Oeste de Pedro; Mário está a Sul de Bia e a Oeste de André e de Antônio. Onde está sentado João Carteira vaga

35 janela porta Lousa professor Parede BiaPedroAmanda JoãoJulia Carteira vaga MárioAndréAntônio Orientação espacial

36 O problema estava claro para mim? Resolvi impulsivamente, por ensaio e erro? Explorei sistematicamente todos os dados e informações? Possuía vocabulário e conceitos prévios para a solução do problema? Minha orientação espacial e temporal foi eficiente? Planejei estratégias para a resolução do problema? Escolhi outras estratégias no caminho? Levantei hipóteses e as comprovei? Auto-avaliação e metacognição Estabeleci relações entre as informações?

37 Proposta de Maguerez Método do Arco (Bordenave) REALIDADE Observação da realidade (problema) Aplicação à realidade (prática) Pontos ChavesHipóteses de Solução Teorização

38 Aprendizagem significativa - Resolução de problemas Fonte:Senai,2003 Tarefas autênticas Problemas com várias soluções possíveis

39 XX X X imitativa heurística criativa X X X Fonte Antonio Simão Neto Tipos de respostas a solução de problemas

40 Casos de deontologia O chefe da unidade de saúde é procurado por um adolescente de 14 anos, desacompanhado dos pais ou responsáveis. Esse jovem deseja se consultar no programa de saúde mental da unidade, pois tinha informações de amigos sobre a qualidade desse serviço. Diz ser usuário de drogas, mas quer garantia que o serviço não comunique o fato a seus pais. O que você faria nesse caso? Comunicaria ou não os pais ou responsáveis? Que orientações daria ao rapaz? (Fortes, P.A.C. Ética e saúde, EPU, 1998)

41 Auto-estima X Desafios Auto-estima Desafio Sentimento de incapacidade Não ocorre aprendizagem significativa Fonte- Julio Furtado

42 Auto-estima X Desafios Auto-estima Desafio Desinteresse Não ocorre aprendizagem significativa Fonte- Julio Furtado

43 Auto-estima X Desafios Auto-estima Desafio Sentimento de possibilidade O desafio é encarado e ocorre aprendizagem significativa Fonte- Julio Furtado

44 aluno a aluno b aluno c aluno n... CRITÉRIOS ESPERADOS Abordagem referenciada em critérios

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46 CompetênciaExcelenteBomEm progresso Necessita de apoio Rubricas da avaliação

47 Rubricas de avaliação para aplicação de medicação... NíveisDesempenhos Domina e integra o saber-fazer, os saberes e o saber-ser da aplicação de medicação de rotina, verificação de sinais vitais e transporte para o leito. Os problemas apresentados em alguns dos saberes, do saber fazer e do saber-ser podem ser prejudiciais ao usuário. Apresenta leves problemas na integração do saber-fazer, dos saberes e do saber-ser da aplicação de medicação de rotina, verificação de sinais vitais e transporte para o leito. Demonstra alguns problemas em alguns dos saberes, saber- fazer ou saber-ser da aplicação de medicação de rotina, verificação de sinais vitais e transporte para o leito. Demonstra ainda não ter desenvolvido essa competência

48 COGNITIVA AFETIVA Duas faces de uma moeda transparente

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50 Relações entre razão e emoções Phineas Gage

51 Atitudes, valores, comportamentos Cooperar Respeitar Dialogar Interagir Comprometer-se

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