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PLANEJAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CONCEPÇÃO, CONCEITOS E CONSTRUÇÃO DE EAD.

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Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CONCEPÇÃO, CONCEITOS E CONSTRUÇÃO DE EAD."— Transcrição da apresentação:

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2 PLANEJAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

3 CONCEPÇÃO, CONCEITOS E CONSTRUÇÃO DE EAD

4 CONTEXTUALIZAÇÃO Segundo Georges Anderla: –De 50 mil a 1 d. C. - 1 unidade de conhecimento humano; –Em 1500, a humanidade duplica seu conhecimento; –Em 1750, nova duplicação; –Em 1900, 8 unidades; –Em 1973, 128 vezes; e –Hoje, estima-se uma duplicação a cada 8 meses (Ex: computadores )

5 A SITUAÇÃO PÓS-MODERNA novo grau de fragmentação, pluralismo e individualismo. mudanças no mundo do trabalho e na tecnologia. declínio do estado nação e das culturas nacionais dominantes. a vida política, econômica e cultural influenciada por fatos que ocorrem em nível global. renovada importância do local e uma renovada importância do local e uma tendência para estimular culturas subnacionais e regionais. KUMAR, Krishan. Da sociedade pós-industrial à sociedade pós-moderna. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.

6 As identidades coletivas de classe e experiências compartilhadas dissolvem-se em formas mais pluralizadas e específicas. Sociedades multiculturais e multiétnicas. A política da diferença a identidade não é unitária nem essencial, mas fluida e mutável, alimentada por fontes múltiplas e assumindo formas múltiplas. Associação do global e do local. Um novo ambiente que exige uma nova epistemologia social. Uma nova sociedade, uma nova época?

7 HISTÓRICO DA EAD SUÉCIA - Curso de Contabilidade / 1856 / Ing, Fra e EUA. Destaques no mundo: Open University ( Ing ), Venezuela, Costa Rica, Espanha, Portugal e EUA Brasil - 1º Curso por Correspondência.

8 Conceitos Amplos em EAD Segundo Romiszowski, EAD é qualquer metodologia de ensino que elimina as barreiras da comunicação criadas pela distância ou tempo Para Willis, A EAD ocorre quando o professor e o aluno estão separados por distância e meios tecnológicos são utilizados para facilitar a comunicação.

9 IDÉIAS PRINCIPAIS Distintas formas de estudo: permanente e continuada; Sem imediata supervisão do professor; Exigência de planejamento, guia e acompanhamento; Distância superada pelos meios; e Comunicação de dupla via.

10 Caracteriza-se a educação a distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. Conceito de EAD - DECRETO Nº 5.622, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2005.

11 Conceitos Clássicos Tutoria Equipe de professores que atende às questões e dúvidas pedagógicas dos alunos. É também a responsável pela elaboração de trabalhos, avaliações e outros materiais didáticos que sejam necessários. Tutor Professor que atua na tutoria de EAD. Coordenador É o responsável pela condução administrativa e pedagógica dos trabalhos de uma equipe de EAD. Monitor Profissional ou estudante capacitado para atuar em Cursos de EAD, facilitando a ação da tutoria e reforçando a interatividade entre tutor e aluno.

12 Facilitador Pessoal voluntário ou contratado cujo objetivo é prestar apoio sobre o conteúdo a ser trabalhado nas diferentes disciplinas, complementando a ação da tutoria. Normalmente, ocorre quando há projetos de ação que pretendam atingir grandes parcelas da população e pessoas da própria comunidade se dispõem a auxiliar. Conteudista Profissional de todas as ciências e especialidades que, sendo conhecedor dos princípios básicos da EAD, produz material didático apropriado para o uso em curso a distância. Conceitos Clássicos

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14 1ª Geração - Ensino por Correspondência - Aluno e professores separados pela distância geográfica; - Material impresso, distribuído pelo correio; - Modelo fechado possibilitando maior controle do sistema, sem opções para os alunos ( Ex. provas de múltipla escolha); - Interação lenta, infreqüente e inadequada; - Medido por tarefas resolvidas

15 2ª Geração - Educação pela TV - Alunos e professores separados pela distância; - Centros ou núcleos de recepção organizada e/ou controlada; - Módulos impressos, TV; - Medido pelo número de participantes.

16 3ª Geração - Sistemas Integrados - Os alunos estudam nos locais em que os meios necessários estejam disponíveis; - Utilizam-se Multi-meios ( material impresso, software e vídeo) e Multimídia ( CD-ROM, interação eletrônica via rede); - Centrado no aluno ( aberto, pois permite decisões do aluno) ; - Medido pelo desempenho profissional.

17 4ª Geração - Escolas Virtuais - A interação aluno/ prof. pode ser feita de maneira convencional, mas é controlada pelo aluno; - A telecomunicação é feita mediante internet, redes locais, Tv interativa; - Trabalhos em grupos colaborativos em rede; - Medido pelo valor/benefício do trabalho.

18 POSSIBILIDADES DA EAD Liberdade ampla para que o aluno estude de acordo com suas possibilidades. Superação das dificuldades impostas pela distância e pelo tempo. Interatividade. Democratização do acesso ao conhecimento.

19 A EAD não deve estar ligada a uma idéia de separação, mas a uma forma peculiar de presença. O EAD requer habilidades para o estudo independente e o trabalho responsável. A personalização do processo de aprendizagem deve obedecer ao ritmo de cada aluno. Uma logística adequada é muito importante para a viabilidade do processo( impressos ou outros meios). BARREIRAS À QUALIDADE DA EAD

20 Improvisação versus previsão: RH e Mat. Didático; Programas inadequados ( fora das necessidades); Insuficiente visão de limites ( gigantismos ); Estrutura curricular inflexível (avaliações e conteúdos nos mesmos moldes do presencial ); Resistência conservadora. BARREIRAS À QUALIDADE DA EAD

21 CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

22 CED (CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA) ASPECTOS BÁSICOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS DIDÁTICOS ADMINISTRATIVOS

23 Concepções Diagnóstico da realidade Utopia / Futurições Cursos Legislação

24 MATERIAL DE ESTUDO AUTÔNOMO TUTORIA ENCONTROS PRESENCIAIS AVALIAÇÃO

25 ESTRUTURA MATERIAL E FINANCEIRA EQUIPE DE PROFISSIONAIS GERENCIAMENTO

26 SISTEMA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Segundo R. Erdos PROGRAMA EDUCACIONAL GERENCIAMENTO AVALIAÇÃO ATENDIMENTO AO ESTUDANTE MATERIAL DE ENSINO FINANÇAS E A D

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28 ASPECTOS IMPORTANTES KLimitações Orçamentárias KQuantidade de profissionais KLogística para se atingir toda a Amazônia KPouca experiência de EAD KCultura Local x Necessidade Real KAcesso Tecnológico KInteresses na Amazônia

29 Segundo Armengol (1986), o tutor realiza as seguintes atividades: COMENTAR TRABALHOS ESCRITOS; COLABORAR PARA A COMPREENSÃO DO MATERIAL INSTRUCIONAL, ATRAVÉS DA DISCUSSÃO E LEVANTAMENTO DE QUESTÕES; ESCLARECER PONTOS OBSCUROS; RESPONDER ÀS PERGUNTAS DOS ESTUDANTES; E

30 ESTIMULAR O PLANEJAMENTO DE ESTUDOS; ORIENTAR TRABALHOS PRÁTICOS E PROJETOS; PARTICIPAR DE ENCONTROS PRESENCIAIS; FAZER DEVOLUÇÕES SOBRE O PROGRESSO DOS ESTUDANTES; INTERMEDIAR RELAÇÕES ENTRE OS ESTUDANTES E O CED.

31 Quem sonha o absurdo, alcança o impossível !!! (autor)


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