A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formação Docente Mediada em Ambiente Virtual de Aprendizagem: uma experiência formativa com professores-tutores na Amazônia France Fraiha Martins - NEAD/CESUPA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formação Docente Mediada em Ambiente Virtual de Aprendizagem: uma experiência formativa com professores-tutores na Amazônia France Fraiha Martins - NEAD/CESUPA."— Transcrição da apresentação:

1 Formação Docente Mediada em Ambiente Virtual de Aprendizagem: uma experiência formativa com professores-tutores na Amazônia France Fraiha Martins - NEAD/CESUPA e NPADC/UFPa Jackson Costa Pinheiro - NPADC/UFPa Larissa Sato Dias - NEAD/CESUPA Marcos Douglas da Silva Gomes - NEAD/CESUPA Sheila Costa Vilhena Pinheiro - NPADC/UFPa

2 Para início de conversa
Por que investigar uma experiência com formação de professores-tutores em AVA? EAD com AVA’s tende a provocar mudanças de atitude nos alunos e professores envolvidos; Azevedo (2005): a quase totalidade dos professores que atua hoje como tutores teve sua formação básica e profissional de forma exclusivamente presencial; Essa realidade gera dificuldades de superar os desafios de uma educação online; Necessidade de formação específica para compreender as diferenças de papéis e realizar ação mais efetiva no novo contexto.

3 Para início de conversa
Nossa questão de investigação... Que questões vinculadas a perspectivas diferenciadas de EAD emergem das experiências interativas de professores-tutores em formação em um curso de tutoria em ambiente virtual de aprendizagem?

4 Nosso Contexto Investigativo
Centro Universitário do Pará – CESUPA / NEAD Contexto Amazônico Curso de pós-graduação a distância em Práticas Pedagógicas em Educação Infantil e Séries Iniciais Investimento em formação do corpo docente - autoria e tutoria Foco da investigação: Curso de Formação de Tutoria em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (TelEduc)

5 Nossas Opções Metodológicas
Pesquisa qualitativa – Investigação narrativa Opção metodológica: valorização das vozes dos sujeitos como caminho para obter como fonte de dados as impressões, emoções, dúvidas e aspirações dos sujeitos (CONNELLY e CLANDININ, 1995; McEWAN e EGAN, 1995). JOSSO (2004, p.38): As narrativas de formação nos servem de material para compreender os processos de formação, de conhecimento e de aprendizagem.

6 Nossas Opções Metodológicas
Instrumento de coleta de dados Vozes capturadas na forma de depoimentos escritos. Manifestações registradas em um dos fóruns de discussão proposto: ‘Reflexões de um Futuro Tutor’, escolhido em função da ênfase reflexiva presente nos depoimentos. Critérios identificadores dos sujeitos Maior nível e freqüência de manifestações reflexivas ao longo dos depoimentos. Sujeitos Professores-tutores em formação, identificados por codinomes.

7 Nossas Opções Metodológicas
Organização dos dados coletados Duas categorias de análise definidas com base nas recorrências de idéias manifestadas pelos sujeitos. Categorias de análise Relação Ensino-Aprendizagem a Distância: possibilidades e desafios Proposta Pedagógica de Ensino a Distância: apontamentos para um debate.

8 Relação Ensino-Aprendizagem a Distância: possibilidades e desafios
Os sujeitos consideraram as experiências vividas em AVA não usuais – desencadeadoras de reflexões; Necessidade de confrontar a EDUCAÇÃO PRESENCIAL com a EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA em aspectos considerados relevantes; Preocupação com o AFETO e a SUBJETIVIDADE. Ellen: ‘Será que há mais espaço para o afeto e para a subjetividade na relação ensino-aprendizagem no ambiente virtual do que nos encontros presenciais?’

9 Relação Ensino-Aprendizagem a Distância: possibilidades e desafios
Território de inquietações como formadora de um curso a distância voltado para a formação de professores da educação infantil e séries iniciais; Necessidade de compreender como esses elementos podem ser construídos numa outra perspectiva espaço-temporal, diferente da presencial.

10 Relação Ensino-Aprendizagem a Distância: possibilidades e desafios
Almeida (2003, p. 202): “A educação com o uso da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) e a EAD permitem aproximar elementos percebidos como irreconciliáveis à primeira vista, tais como digital e analógico, interior e exterior, proximidade e distância”. Confrontar o ‘irreconciliável’: virtual e construção do afeto. Crença que a simples presença de professores e alunos numa sala é capaz de assegurar o desenvolvimento do afeto e da subjetividade entre esses atores do processo educativo (PINHEIRO, 2006).

11 Relação Ensino-Aprendizagem a Distância: possibilidades e desafios
Pinheiro (2006, p. 69): “A modalidade presencial ainda mantém a prevalência da prática tradicional de ensino, na qual a interação entre os sujeitos do processo se dá em termos superficiais ou quase nulos, ainda que a proximidade física possa oferecer o contrário”. Potencial interativo da TIC

12 Relação Ensino-Aprendizagem a Distância: possibilidades e desafios
Sara: “Pela experiência que tenho com o virtual... já construí com meus alunos relações afetivas tão fortes ou até mais fortes do que presencialmente. Não sei se é mais fácil ou mais difícil, pois acho que isso varia de pessoa para pessoa.” Relações de compreensão mais amplas - a construção de relações afetivas nesse âmbito é inerente à natureza de cada pessoa, independe da opção por uma ou outra modalidade de ensino.

13 Relação Ensino-Aprendizagem a Distância: possibilidades e desafios
Sara: “Considero que os recursos dos ambientes virtuais nos permitem nos aproximar muito mais dos nossos alunos do que a sala de aula presencial.” Almeida (2003, p. 203): O potencial interativo das TIC´s que estão em voga no ato pedagógico “se revela na possibilidade de criação dialógica e intersubjetiva propiciada pelas interações entre pensamentos, conceitos, imagens, mídias e idéias, nas quais o sujeito atua de forma consciente com os objetivos de conhecimento”.

14 Proposta Pedagógica de Ensino a Distância: apontamentos para um debate
Preocupação com proposta pedagógica de formação a distância que se preparavam para construir. Sara: “Nosso desafio na construção desse projeto formativo está em torná-lo o mais transparente, atraente e sedutor possível. Para isso é fundamental que primeiro cada um de nós, como formador, vença seus medos, suas dificuldades e partilhe todas as angústias.”

15 Proposta Pedagógica de Ensino a Distância: apontamentos para um debate
A construção de uma proposta diferenciada, atraente e sedutora passa pela superação das limitações formativas dos profissionais que a concebem e realizam. Ações de formação continuada devem transcender a simples atualização científico-pedagógica PINHEIRO (2006, p. 64): Criação de espaços de participação, reflexão e formação para que as pessoas aprendam e se adaptem para poder conviver com a mudança e a incerteza.

16 Proposta Pedagógica de Ensino a Distância: apontamentos para um debate
Ellen: “Talvez o medo e a insegurança estejam em como trazer para o curso aqueles alunos que mostrem desinteresse. Por exemplo, marco um fórum e poucos participam... penso que tem a ver em como envolvê-lo melhor.” Construir uma proposta pedagógica onde seja possível envolver o aluno numa perspectiva de ressignificação do seu próprio processo de aprendizagem.

17 Proposta Pedagógica de Ensino a Distância: apontamentos para um debate
Pinheiro (2006) e Azevedo (2005): O estar junto virtual (VALENTE, 2003) pode ser ressignificado na perspectiva da construção do estar junto pedagógico; Além da redução das distâncias em função da disponibilização das TIC´s; Efetivação da relação de ajuda pedagógica como condição de interação favorável a uma aprendizagem eficiente.

18 Considerações Finais Parâmetro de ação do curso de tutoria: formação contextualizada dos participantes. Intenção: envolver professores-tutores em formação em experiências interativas que partissem da realidade prática de um curso online – pudessem refletir sobre a dinâmica e a complexidade do curso de pós-graduação no qual atuarão. A maioria dos sujeitos manifestou dificuldade em conceber um processo de ensino-aprendizagem a distância – falta de experiências com a EAD.

19 Considerações Finais Comparação entre ensino presencial e EAD.
Preocupação com o desenvolvimento da relação de proximidade entre professores e alunos a distância. TIC´s Não asseguram per si a qualidade da proposta pedagógica de um curso online Favorecem a interação Via de interlocução entre os sujeitos em formação Contribui para potencializar a qualidade de propostas pedagógicas de cursos online.

20 Formação Docente Mediada em Ambiente Virtual de Aprendizagem: uma experiência formativa com professores-tutores na Amazônia France Fraiha Martins - NEAD/CESUPA e NPADC/UFPa Jackson Costa Pinheiro - NPADC/UFPa Larissa Sato Dias - NEAD/CESUPA Marcos Douglas da Silva Gomes - NEAD/CESUPA Sheila Costa Vilhena Pinheiro - NPADC/UFPa


Carregar ppt "Formação Docente Mediada em Ambiente Virtual de Aprendizagem: uma experiência formativa com professores-tutores na Amazônia France Fraiha Martins - NEAD/CESUPA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google