A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRÁTICAS DA EAD NA ÁREA DA SAÚDE Prof. Dr. Luis Otoni Meireles Ribeiro Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSul (Pelotas) Jorn.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRÁTICAS DA EAD NA ÁREA DA SAÚDE Prof. Dr. Luis Otoni Meireles Ribeiro Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSul (Pelotas) Jorn."— Transcrição da apresentação:

1 PRÁTICAS DA EAD NA ÁREA DA SAÚDE Prof. Dr. Luis Otoni Meireles Ribeiro Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSul (Pelotas) Jorn. Dra. Maria Isabel Timm Centro de Supercomputação da UFRGS Mesa Redonda 32

2

3 Identificar padrões = perceber interpretar

4 colher comer sopa talher spoon comer sorvete o presente que ganhei (memórias afetivas) Processo adaptativo e cumulativo: culturas e indivíduos abastecem seu repertório representacional de elementos perceptivos, produzindo memória individual e/ou cultural Indivíduos comparam objeto percebido com repertório individual e cultural Percepção – identificação – interpretação Qual o perfil cognitivo do estudante da área de saúde na EAD?

5 Múltiplos focos de atenção Estímulo visuais e auditivos simultaneamente Múltiplas opções de ações Múltiplas camadas de informação Convergência de funções (comunicação, interação, conteúdo, lazer...) Possibilidades de pesquisa...

6 Múltiplos focos de atenção Estímulo visuais e auditivos simultaneamente Múltiplas opções de ações Múltiplas camadas de informação Convergência de funções (comunicação, interação, conteúdo, lazer...) Competição de elementos: atenção, percepção, tomada de decisão Redundância: apoio à aquisição de informações Diferentes níveis de interatividade Diferentes tipos de memória para identificar caminhos percorridos) Motivação para aprendizado pelo lúdico, pela interação social, pelo compartilhamento Possibilidades de pesquisa de questões cognitivas

7 No conteúdo: precisam se relacionar a conhecimentos prévios dos alunos, sobre o tema

8 Na forma: precisam reproduzir a linguagem conhecida pelo aluno

9 Série de vídeos para aulas demonstrativas - Neurofarmacologia Efeitos de hipnóticos, ansiolíticos e anticonvulsivantes sobre o SNC Apresentado pela profa. Elaine Elizabetski Método Psicofarmacológico na investigação do comportamento (aprendizado-memória) Apresentado pelo prof. Roberto Thaddeu Ação farmacológica sobre o SNC Apresentado pelo prof. Roberto Thaddeu

10 Exemplo de vídeo educacional: - Bons recursos de captação -Planejamento de recursos áudio-visuais - Edição (prof. + técnico) -Apoio cognitivo - uso de legendas em imagens ou vídeos: 0'52" - 1'51" - 2'56" - - demonstração de peça anatômica: 4'45" (com legenda em 5'10") - uso de vídeo pelo professor: 7'58" – 915 Vídeo para área da saúde

11

12 Game educacional: Diagrama Metabólico Virtual (premio PAPED ) (Tese de Doutorado PGIE – Ana Maria Ponzio Azevedo para ensino de Bioquímica na FFFCMPA)

13 Pulse!! Virtual Learning Space Project

14 Game educacional Projeto financiado com recursos do Edital Jogos Eletrônicos Educacionais 02/2006 (MCT/FINEP/MEC)

15

16 Tecnologia educacional emergente: celular

17

18

19

20

21 Função de todas as mídias Representar conhecimento de diferentes maneiras Apresentar conteúdo de acordo com necessidades: público, dificuldade, linguagem, formato, enfoque, etc. Destacar as partes relevantes do conteúdo (ativar atenção) Motivar alunos com diferentes estilos de aprendizagem e preferência por formas de acesso ao conteúdo Acessar conhecimentos prévios (acervos para revisão)

22 Obrigado! Prof. Dr. Luis Otoni Meireles Ribeiro Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSul (Pelotas) Chefe do Departamento de EAD As conexões vão surgindo sem determinações precisas incorporando o acaso, a indeterminação, a diversidade, a ambigüidade e a incerteza. (Edgar Morin)


Carregar ppt "PRÁTICAS DA EAD NA ÁREA DA SAÚDE Prof. Dr. Luis Otoni Meireles Ribeiro Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSul (Pelotas) Jorn."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google