Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Reflexões sobre o Censo.EAD.BR 2009
2
Introdução Saber agir Acadêmico Poder agir Administrativo
Querer agir Tecnologia de Informação
3
Metodologia e Amostra - ABED
Estudo quantitativo Questionário estruturado Entrevistas de auto-preenchimento Acadêmicos (139) Administrativos (142) Tecnologia de Informação (130)
4
Qualificação de docentes em EAD
5
Número de profissionais de apoio na elaboração dos cursos EAD
Quantidade de profissionais % Funções de Apoio Professores conteudistas 71 Designer Instrucional 8 Produtores de vídeo 4 Designer Ilustrador Programadores de WEB 5 Administradores de suporte tecnológico 6 OUTROS 1
6
Quantidade de profissionais
Número de profissionais da área técnica e administrativa nos cursos EAD Quantidade de profissionais % Funções Administrativas Administração geral 24 Atendimento Acadêmico 19 Direção 13 Central de atendimento e telemarketing 12 Administração de Suporte Tecnológico 10 Biblioteca 9 Call-center 8 Help desk 4 Outros 1 Os cursos de EAD mobilizaram cerca de profissionais distribuídos em diversas áreas as quais destacam-se a administração geral (24%) e atendimento acadêmico (19%).
7
Elaboração de conteúdo em EAD - 2009
Responsável pela elaboração Forma de elaboração
8
Tipos de vagas ofertadas – 2009 - Pólos
Total % Tipo de vagas oferecidas a) Nº total de vagas nos cursos próprios da Instituição oferecidos sem convênios/ parcerias/ acordos (vagas oferecidas diretamente na instituição em 2009) 71 b) Nº total de vagas nos cursos próprios da Instituição oferecidos por meio de convênios/ parcerias/ acordos 29 8
9
Avaliação dos indicadores de desempenho
Entre os atributos avaliados pelas instituições, destaca-se a satisfação do discente com 63% de importância. Em segundo lugar encontra-se a preocupação com a conclusão do curso pelos alunos com 53% e, com 51%, o controle da evasão. A satisfação do docente aparece na quarta colocação com 49% de importância. Base: 128 Fonte: Total da Amostra
10
Evasão EAD - 2009 Total % Evasão EAD 14,37 5,39 2,67 2,15
Do total geral de matrículas em cursos a distância, qual foi o índice percentual de evasão (alunos que descontinuaram ou desistiram de seus cursos) em 2009 no primeiro ano do curso? 14,37 Do total geral de matrículas em cursos a distância, qual foi o índice percentual de evasão (alunos que descontinuaram ou desistiram de seus cursos) em 2009 no segundo ano do curso? 5,39 Do total geral de matrículas em cursos a distância, qual foi o índice percentual de evasão (alunos que descontinuaram ou desistiram de seus cursos) em 2009 no terceiro ano do curso? 2,67 Do total geral de matrículas em cursos a distância, qual foi o índice percentual de evasão (alunos que descontinuaram ou desistiram de seus cursos) em 2009 a partir do quarto ano do curso? 2,15 10
11
Mídias utilizadas em EAD
Média Ponderada Informação dispensável, redundante com a P2 – Slide 4 11
12
Discussão ≠ Número de credenciadas pelo MEC Número de respondentes
(correspondem a mais de 50% da oferta real de cursos) Extensível cenário atual brasileiro
13
Processo de Desenvolvimento e Qualidade Educacional em EAD
Digo o que faço Faço o que digo Provo Melhoro PDCA P - Plan (planejar) D – Do (executar) C – Check (conferir) A – Act (agir)
14
Profa. Dra. Angela Maria Pizzo
Muito obrigada ! Profa. Dra. Angela Maria Pizzo
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.