A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reflexões sobre o Censo.EAD.BR 2009

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reflexões sobre o Censo.EAD.BR 2009"— Transcrição da apresentação:

1 Reflexões sobre o Censo.EAD.BR 2009

2 Introdução Saber agir  Acadêmico Poder agir Administrativo
Querer agir Tecnologia de Informação

3 Metodologia e Amostra - ABED
Estudo quantitativo Questionário estruturado Entrevistas de auto-preenchimento Acadêmicos (139) Administrativos (142) Tecnologia de Informação (130)

4 Qualificação de docentes em EAD

5 Número de profissionais de apoio na elaboração dos cursos EAD
Quantidade de profissionais % Funções de Apoio Professores conteudistas 71 Designer Instrucional 8 Produtores de vídeo 4 Designer Ilustrador Programadores de WEB 5 Administradores de suporte tecnológico 6 OUTROS 1

6 Quantidade de profissionais
Número de profissionais da área técnica e administrativa nos cursos EAD Quantidade de profissionais % Funções Administrativas Administração geral 24 Atendimento Acadêmico 19 Direção 13 Central de atendimento e telemarketing 12 Administração de Suporte Tecnológico 10 Biblioteca 9 Call-center 8 Help desk 4 Outros 1 Os cursos de EAD mobilizaram cerca de profissionais distribuídos em diversas áreas as quais destacam-se a administração geral (24%) e atendimento acadêmico (19%).

7 Elaboração de conteúdo em EAD - 2009
Responsável pela elaboração Forma de elaboração

8 Tipos de vagas ofertadas – 2009 - Pólos
Total % Tipo de vagas oferecidas a) Nº total de vagas nos cursos próprios da Instituição oferecidos sem convênios/ parcerias/ acordos (vagas oferecidas diretamente na instituição em 2009) 71 b) Nº total de vagas nos cursos próprios da Instituição oferecidos por meio de convênios/ parcerias/ acordos 29 8

9 Avaliação dos indicadores de desempenho
Entre os atributos avaliados pelas instituições, destaca-se a satisfação do discente com 63% de importância. Em segundo lugar encontra-se a preocupação com a conclusão do curso pelos alunos com 53% e, com 51%, o controle da evasão. A satisfação do docente aparece na quarta colocação com 49% de importância. Base: 128 Fonte: Total da Amostra

10 Evasão EAD - 2009 Total % Evasão EAD 14,37 5,39 2,67 2,15
Do total geral de matrículas em cursos a distância, qual foi o índice percentual de evasão (alunos que descontinuaram ou desistiram de seus cursos) em 2009 no primeiro ano do curso? 14,37 Do total geral de matrículas em cursos a distância, qual foi o índice percentual de evasão (alunos que descontinuaram ou desistiram de seus cursos) em 2009 no segundo ano do curso? 5,39 Do total geral de matrículas em cursos a distância, qual foi o índice percentual de evasão (alunos que descontinuaram ou desistiram de seus cursos) em 2009 no terceiro ano do curso? 2,67 Do total geral de matrículas em cursos a distância, qual foi o índice percentual de evasão (alunos que descontinuaram ou desistiram de seus cursos) em 2009 a partir do quarto ano do curso? 2,15 10

11 Mídias utilizadas em EAD
Média Ponderada Informação dispensável, redundante com a P2 – Slide 4 11

12 Discussão ≠ Número de credenciadas pelo MEC Número de respondentes
(correspondem a mais de 50% da oferta real de cursos) Extensível cenário atual brasileiro

13 Processo de Desenvolvimento e Qualidade Educacional em EAD
Digo o que faço Faço o que digo Provo Melhoro PDCA P - Plan (planejar) D – Do (executar) C – Check (conferir) A – Act (agir)

14 Profa. Dra. Angela Maria Pizzo
Muito obrigada ! Profa. Dra. Angela Maria Pizzo


Carregar ppt "Reflexões sobre o Censo.EAD.BR 2009"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google