A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Reforma Trabalhista: Custos e Consequências. Legislação Trabalhista Brasileira A legislação trabalhista brasileira, baseada na Consolidação das Leis.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Reforma Trabalhista: Custos e Consequências. Legislação Trabalhista Brasileira A legislação trabalhista brasileira, baseada na Consolidação das Leis."— Transcrição da apresentação:

1 1 Reforma Trabalhista: Custos e Consequências

2 Legislação Trabalhista Brasileira A legislação trabalhista brasileira, baseada na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), de 1943, necessita de uma profunda reformulação; Ela foi instituída quando o Brasil era um país eminentemente agrícola e o mundo vivia o período de maior protecionismo do século XX; Com as mudanças experimentadas pelo Brasil e pelo mundo nos últimos 60 anos e, apesar das pequenas modificações introduzidas ao longo do tempo, a legislação trabalhista brasileira se tornou obsoleta e ineficiente.

3 3 Custos Trabalhistas no Mundo Fonte: José Pastore.

4 4 Custos Trabalhistas no Brasil Fonte: José Pastore.

5 5 Custo do Trabalho Industrial (US$ por hora) Fonte: Bureau of Labor Statistics (USA).

6 6 Salário Direto x Encargos do Trabalho Industrial em 2009 (US$ por hora) Fonte: Bureau of Labor Statistics (USA).

7 7 Grau de Informalidade Brasileira (% do total de empregados) Fonte: IPEADATA.

8 Efeitos da atual legislação trabalhista Elevada informalidade no mercado de trabalho –Baixa propensão a contratar trabalhadores formais, mesmo com crescimento econômico; –Maior informalidade nos estados mais pobres do Norte e Nordeste; –Menor potencial de arrecadação da Previdência Social, contribuindo para aumentar seu déficit. Redução da competitividade das empresas que atuam no país –Os salários mais baixos no país refletem a nossa menor produtividade do trabalho, enquanto os encargos trabalhistas não.


Carregar ppt "1 Reforma Trabalhista: Custos e Consequências. Legislação Trabalhista Brasileira A legislação trabalhista brasileira, baseada na Consolidação das Leis."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google