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Pesquisa com varejistas Pesquisa de Natal com varejistas Apresentação Este relatório apresenta os resultados da pesquisa de opinião realizada pela CDL/BH.

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Apresentação em tema: "Pesquisa com varejistas Pesquisa de Natal com varejistas Apresentação Este relatório apresenta os resultados da pesquisa de opinião realizada pela CDL/BH."— Transcrição da apresentação:

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2 Pesquisa com varejistas

3 Pesquisa de Natal com varejistas Apresentação Este relatório apresenta os resultados da pesquisa de opinião realizada pela CDL/BH com 200 empresários do comércio varejista de Belo Horizonte no período de 3 a 12 de novembro de 2014.

4 Expectativa de crescimento para o Natal em 2014 (%) 2014 Melhor em relação a 201335,86 Pior em relação a 2013 34,3 Igual em relação a 2013 29,84

5 Tíquete médio esperado pelos varejistas (%) 20142013 De R$ 75 a R$ 10035,83 8,33 De R$ 30,01 a R$ 5015,516,67 De R$ 50,01 a R$ 7513,0 23,33 De R$ 100,01 a R$ 15012,5 23,33 De R$ 150,01 a R$ 20011,676,67 De R$ 200,01 a R$ 3004,510,0 De R$ 300,01 a R$ 4004,171,67 Acima de R$ 4002,05,0 Até R$ 300,835,0

6 20142013 Parcelado no cartão de crédito69,4371,67 A vista no cartão de crédito13,38- Parcelado no carnê / Crediário7,643,33 Cartão de débito5,111,67 Dinheiro3,828,33 Parcelado no cheque0,64- Cheque pré-datado-3,33 Cartão da própria loja-1,67 Forma de pagamento que mais será utilizada de acordo com os varejistas (%)

7 Produto com melhor desempenho na visão dos varejistas (%) 20142013 Roupas 53,0156,9 Calçados / Acessórios 19,2812,07 Joias / Bijuterias 4,821,05 Brinquedos 4,823,31 Cama, mesa e banho 4,221,51 Artigos de decoração / Casa 4,22- Perfumes / Cosméticos 3,012,05 Papelaria e livraria 1,811,8 Eletrodomésticos 1,28,32 Eletroeletrônicos 1,25,17 Alimentos e bebidas 1,24,82 Instrumentos musicais 0,6- Celular 0,6- Artigos esportivos -1,2 Bicicletas -0,91 Outros -0,89

8 Estratégias que os varejistas utilizarão para estimular as vendas neste Natal (%) 20142013 Atendimento qualificado18,72 12,17 Ofertas / Promoções 16,8419,13 Propaganda / Publicidade 10,7 21,74 Preço / Valor dos produtos 10,75,22 Facilidades de pagamento 9,3611,3 Ambiente agradável / Decoração 9,0916,52 Qualidade / Mix de produtos 6,683,48 Ofertas de serviços diferenciados4,282,61 Acesso / Estacionamento3,48 Sorteio de produtos / Brindes2,94- Segurança2,941,74 Outros 2,41- Grife / Marca1,870,87 Kit presentes-1,74

9 20142013 Recebimento do 13º salário53,2142,37 Aumento da renda real dos trabalhadores13,4616,95 Nada9,62- Mercado de trabalho aquecido8,335,08 Promoções e descontos4,49- Qualificação da mão de obra3,85- Outros 3,8511,86 Não sabe1,92- Mídia / Propaganda1,28- Taxas de juros em patamares menores-13,56 Crédito facilitado para pessoas físicas-10,17 Para os varejistas o que pode estimular as vendas (%)

10 20142013 Inflação29,9427,12 Endividamento19,76- Inadimplência10,7813,56 Concorrência com produtos importados10,7816,95 Desemprego8,9810,17 Impostos elevados6,59- Taxa de juros alta5,395,08 Escassez de crédito4,19- Outros 2,9911,86 Desqualificação da mão de obra0,6- Crise internacional-8,47 Não citou-6,78 Para os varejistas o que pode prejudicar as vendas (%)

11 Expectativa de crescimento para o comércio varejista em 2015 (%) Melhor em relação a 201443,67 Pior em relação a 201428,48 Igual em relação a 201427,85

12 O que pode afetar negativamente o comércio varejista em 2015 (%) Inflação14,33 Mudanças no governo14,33 Endividamento das famílias13,72 Desemprego9,15 Juros altos8,54 Inadimplência8,23 Falta de mão de obra qualificada7,01 Concorrência do mercado7,01 Alta carga tributária5,49 Falta de regulamentação dos cartões de crédito2,13 Burocracia excessiva1,83 Custo da mão de obra1,83 Crédito / Capital de giro limitado1,52 Dólar alto1,22 Nada1,22 Ser um pequeno empresário0,91 Legislação trabalhista0,91 Outros0,61

13 Áreas de investimento para 2015 (%) 20142013 Não vou investir21,3 8,47 Divulgação / Marketing18,723,73 Processo de vendas10,876,78 Ampliação / Melhoria das instalações10,0 28,81 Treinamento de mão de obra9,573,39 Contratação de mão de obra6,525,08 Formação e ampliação de estoques5,225,08 Não sabe4,35- Desenvolvimento de produtos / Processos3,9118,64 Formação de capital de giro3,48- Varejo eletrônico3,04- Aquisição de máquinas e equipamentos1,74- Financiamento da produção1,3-

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15 Pesquisa com consumidores

16 Pesquisa de Natal com consumidores Este relatório apresenta os resultados da pesquisa de opinião realizada pela CDL/BH com 300 consumidores de Belo Horizonte no período de 4 a 21 de novembro de 2014. Apresentação

17 20142013 Feminino57,9760,06 Masculino42,0339,94 Sexo (%)

18 20142013 Profissional com carteira assinada / Empresa privada 58,555,26 Profissional liberal / Autônomo 16,3314,33 Funcionário público 5,787,31 Desempregado 5,446,43 Profissional sem carteira assinada / Informal 5,446,73 Aposentado / Pensionista 5,16,43 Empresário 3,43,51 Ocupação (%)

19 Renda mensal (%) 20142013 Até 2 salários mínimos43,84 29,12 De 2 a 4 salários mínimos34,59 38,82 De 4 a 10 salários mínimos19,1827,94 De 10 a 25 salários mínimos2,053,53 Mais de 25 salários mínimos0,340,59

20 20142013 Dezembro44,2250,0 Semana do Natal25,8519,01 Novembro22,1115,79 Já comprei4,425,85 Janeiro3,42,05 Estou comprando-7,31 Quando o consumidor iniciará as compras de Natal (%)

21 Quantidade de presentes que o consumidor comprará (%) 20142013 De 1 a 3 presentes 49,66 44,21 De 4 a 7 presentes 37,76 44,51 De 8 a 10 presentes8,167,72 Acima de 10 presentes 4,423,56

22 20142013 Pai / Mãe23,7223,2 Filho (a)21,422,96 Marido / Esposa18,2919,23 Namorado (a)10,78,89 Afilhado(a)10,399,5 Outros 7,137,45 Não sabe / Não definiu ainda3,11,92 Avô / Avó2,953,49 Primo (a)1,41,2 Tio (a)0,932,16 Quem o consumidor presenteará (%)

23 20142013 De R$ 30,01 a R$ 50 25,17 24,27 De R$ 75,01 a R$ 100 21,4317,84 De R$ 50,01 a R$ 75 17,35 24,85 De R$ 100,01 a R$ 150 13,6113,74 Até R$ 30 9,188,19 De R$ 150,01 a R$ 200 6,85,56 De R$ 200,01 a R$ 300 3,062,63 Acima de R$ 400 2,040,88 De R$ 300,01 a R$ 400 1,361,75 Ainda não definiu -0,29 Qual o valor médio (por presente) que o consumidor está disposto a gastar neste Natal (%)

24 Forma de pagamento que o consumidor mais utilizará (%) 20142013 Dinheiro44,3736,95 Parcelado no cartão de crédito30,0331,67 Cartão de débito12,6315,84 A vista no cartão de crédito7,5110,85 Parcelado no cartão da própria loja2,051,17 Parcelado no carnê / Crediário1,371,17 A vista no cheque1,020,88 Parcelado no cheque0,680,88 A vista no cartão da própria loja0,34- Cheque pré-datado-0,59

25 20142013 Três42,8639,67 Quatro18,4917,36 Cinco15,9719,83 Duas11,769,09 Seis7,568,26 Dez2,521,65 Mais de dez0,843,31 Oito-0,83 Número de parcelas segundo o consumidor (%)

26 20142013 Na região onde mora33,11 22,58 Shopping Center23,99 34,31 Região central / Hipercentro13,8512,32 Savassi9,89,97 Na região onde trabalha8,11- Centros comerciais5,0711,14 Internet3,045,57 Shopping popular1,692,05 Barro Preto1,351,76 Não tem preferência-0,29 Onde o consumidor realizará suas compras (%)

27 Produto preferido para presentear (%) 20142013 Roupas 43,331,64 Calçados / Acessórios16,4922,27 Brinquedos14,4912,9 Perfumes / Cosméticos11,057,53 Livros3,263,99 Eletrônicos2,172,0 Joias / Bijuterias2,173,53 Artigos de decoração / Casa1,452,46 CDs / DVDs1,092,3 Celular1,091,38 Eletrodomésticos0,914,76 Outros 0,910,31 Alimentos e bebidas0,361,23 Viagens0,360,46 Instrumentos musicais0,360,15 Carros / Motocicletas0,180,15 Cama, mesa e banho0,182,92 Bicicletas0,18-

28 O que mais atrai o consumidor na hora das compras (%) 20142013 Preço / Valor dos produtos24,1827,24 Atendimento qualificado22,1613,54 Ambiente agradável18,139,81 Promoções e descontos10,2610,83 Qualidade / Mix de produtos7,144,74 Facilidades de pagamento4,767,28 Segurança4,588,12 Acesso / Estacionamento3,39,31 Proximidade de casa3,33,89 Vitrine atrativa0,920,51 Grife / Marca0,730,68 Sorteio de prêmios0,372,2 Brindes temáticos0,180,34 Não sabe-1,52

29 20142013 Preço elevado42,2650,87 Lojas cheias18,1516,21 Atendimento desqualificado13,6913,47 Juros altos11,615,24 Falta de estacionamento7,448,48 Nenhum3,872,74 Formas de pagamento1,49- Crédito escasso1,191,75 Tempo curto0,3- Número pequeno de parcelas-1,0 Dificuldade de escolha-0,25 Principais desafios na hora das compras (%)

30 Pretende consumir mais que em 2013 (%) 20142013 Não, pretendo economizar 32,217,89 Pretendo consumir a mesma quantidade 24,0715,25 Sim, pois a renda aumentou 10,859,09 Não, estou endividado 6,14,4 Não sabe 5,769,09 Sim, vou dar presentes melhores 5,427,62 Sim, vou presentear mais 4,757,92 Sim, economizei ao longo do ano 2,712,93 Não, tive redução na minha renda 2,374,11 Não, o presente que vou comprar é mais barato 1,692,35 Não, minha situação financeira piorou 1,364,69 Não, estou desempregado 1,024,4 Não, pois não consegui economizar 1,022,64 Sim, as taxas de juros estão menores 0,682,35 Sim, a economia está mais favorável -4,11 Sim, consegui crédito no banco -1,17

31 20142013 Não 96,9694,07 Sim, dinheiro emprestado de amigos / Parentes 2,360,59 Cartão de crédito de terceiros 0,34- Dinheiro doado pelos pais 0,34- Sim, cheque especial -4,75 Sim, empréstimos (Banco / Financeira) -0,59 Utilizará recursos de terceiros para as compras (%)

32 20142013 Estão mais altos, devido à inflação54,7629,73 Não sei18,0326,73 Estão na mesma faixa de preço13,616,91 Estão mais altos, devido à crise econômica fora do Brasil 9,187,81 Estão mais altos, devido à alta do dólar2,3825,23 Estão mais baratos2,040,6 Estão mais altos, pois muitas pessoas estão procurando o mesmo produto -3,0 Percepção do consumidor quanto aos preços dos produtos em relação a 2013 (%)

33 20142013 Sim, em casa38,78 22,35 Sim, na casa dos pais25,85 36,76 Sim, na casa de outros parentes16,6725,29 Não sabe / Não definiu ainda8,165,59 Não5,783,82 Sim, na casa de amigos2,383,24 Sim, viajando2,041,47 Sim, na casa do namorado (a)0,34- Sim, jantar fora-1,47 Pretende comemorar o Natal (%)

34 Pretende participar de amigo oculto (%) 20142013 Não37,1632,94 Sim, na família37,16 32,65 Não sabe / Não definiu ainda13,5110,59 Sim, no trabalho8,7817,94 Sim, entre amigos3,385,88

35 Cruzamentos Consumidores

36 FemininoMasculino Até R$ 3012,944,07 De R$ 30,01 a R$ 5030,0 18,7 De R$ 50,01 a R$ 7516,4718,7 De R$ 75,01 a R$ 100 17,65 26,83 De R$ 100,01 a R$ 15013,5313,01 De R$ 150,01 a R$ 2004,719,76 De R$ 200,01 a R$ 3002,354,07 De R$ 300,01 a R$ 4001,181,63 Acima de R$ 4001,183,25 Tíquete médio X Sexo (%)

37 Até 2 salários mínimos De 2 a 4 salários mínimos De 4 a 10 salários mínimos De 10 a 25 salários mínimos Acima de 25 salários mínimos Até R$ 3015,752,975,45-- De R$ 30,01 a R$ 5031,529,7 7,27-- De R$ 50,01 a R$ 7519,6916,8314,55-- De R$ 75,01 a R$ 100 14,9621,78 32,7333,33 - De R$ 100,01 a R$ 150 7,8718,8116,36 33,33 - De R$ 150,01 a R$ 200 7,093,969,09 33,33 - De R$ 200,01 a R$ 3000,793,967,27-- De R$ 300,01 a R$ 4001,570,991,82-- Acima de R$ 400 0,790,995,45- 100,0 Tíquete médio X Renda (%)

38 FemininoMasculino De 1 a 3 presentes 48,8251,22 De 4 a 7 presentes 33,5343,09 De 8 a 10 presentes 11,763,25 Acima de 10 presentes 5,882,44 Número de presentes X Sexo (%)

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40 Comparativos Consumidores x Varejistas

41 Forma de pagamento (%) ConsumidorVarejista Dinheiro44,37 3,82 Parcelado no cartão de crédito30,03 69,43 Cartão de débito12,635,1 A vista no cartão de crédito7,5113,38 Parcelado no cartão da própria loja2,05- Parcelado no carnê / Crediário1,377,64 A vista no cheque1,02- Parcelado no cheque0,680,64 A vista no cartão da própria loja0,34-

42 Tíquete médio (%) ConsumidorVarejista De R$ 30,01 a R$ 50 25,17 15,5 De R$ 75,01 a R$ 100 21,43 35,83 De R$ 50,01 a R$ 75 17,3513,0 De R$ 100,01 a R$ 150 13,6112,5 Até R$ 30 9,180,83 De R$ 150,01 a R$ 200 6,811,67 De R$ 200,01 a R$ 300 3,064,5 Acima de R$ 400 2,042,0 De R$ 300,01 a R$ 400 1,364,17

43 Produto (%) ConsumidorVarejista Roupas 43,3 53,01 Calçados / Acessórios16,49 19,28 Brinquedos14,494,82 Perfumes / Cosméticos11,053,01 Livros3,261,81 Eletrônicos2,171,2 Joias / Bijuterias2,174,82 Artigos de decoração / Casa1,454,22 CDs / DVDs1,09- Celular1,090,6 Eletrodomésticos0,911,2 Outros 0,91- Alimentos e bebidas0,361,2 Viagens0,36- Instrumentos musicais0,360,6 Carros / Motocicletas0,18- Cama, mesa e banho0,184,22 Bicicletas0,18-

44 Atrativo das lojas (%) ConsumidorVarejista Preço / Valor dos produtos24,18 10,7 Atendimento qualificado 22,16 18,72 Ambiente agradável18,139,09 Promoções e descontos10,2616,84 Qualidade / Mix de produtos7,146,68 Facilidades de pagamento4,769,36 Segurança4,582,94 Acesso / Estacionamento3,33,48 Proximidade de casa3,3- Vitrine atrativa0,92- Grife / Marca0,731,87 Sorteio de prêmios / Brindes0,552,94 Propaganda / Publicidade-10,7 Oferta de serviços diferenciados-4,28 Segurança-2,94 Outros-2,41

45 Volume aproximado de recursos injetados com o pagamento do 13º salário R$ 158 bilhões no Brasil R$ 14,2 bilhões em Minas Gerais R$ 2,56 bilhões em Belo Horizonte Injeção do 13º salário

46 Ano Contratações temporárias do comércio no período do Natal (números aproximados) Variação em relação ao ano anterior (%) 20025.6004,0 20035.7683,0 20046.0565,0 20056.2383,0 20066.5815,5 20077.0427,0 20087.4996,5 20097.6492,0 20108.0855,7 20118.5706,0 20129.0415,5 20139.2672,5 20149.359 a 9.406 (P) 1,0 a 1,5 (P) Contratação temporária (P) Previsão

47 Ano Variação em relação ao mesmo mês do ano anterior (%) Vendas - Valor aproximado (em reais de setembro de 2014) 2001- 6,51,43 bilhão 2002+ 3,41,48 bilhão 2003+ 5,01,56 bilhão 2004+ 9,71,71 bilhão 2005+ 4,01,78 bilhão 2006+ 2,81,82 bilhão 2007+ 15,62,1 bilhões 2008+ 5,62,22 bilhões 2009+ 6,12,35 bilhões 2010+ 10,42,59 bilhões 2011+ 6,092,74 bilhões 2012+ 7,662,95 bilhões 2013+ 5,043,1 bilhões 2014+ 1,5 a 3,0 (P) Entre 3,15 e 3,19 bilhões (P) Vendas para o mês de dezembro (P) Previsão

48 201320142015 Taxa Selic (% a.a.) + 10,0 + 11,5 (*)+ 12 (*) IPCA (%) + 5,91 + 6,45 (*)+ 6,32 (*) Dólar (R$) 2,35 2,45 (*)2,55 (*) PIB (%) + 2,3 + 0,24 (*)+ 1,0 (*) Produção industrial (%) + 1,2 - 2,17 (*)+ 1,42 (*) Balança comercial (US$ bi) 2,56 2 (*)7,24 (*) Comércio varejista do Brasil (%) + 4,3 + 3,3 (*)+ 3,5 (*) Comércio varejista de BH (%) + 4,61 + 2,0 / 2,5 (*)- Indicadores (*) Previsão

49 Sugestão de horário de funcionamento do comércio Hipercentro e bairros DiaHorários De segunda a sexta-feira De 9h às 22h Sábados e domingos De 9h às 18h 24 e 31/12/2014 25/12/2014 e 01/01/2015Fechado

50 Sugestão de horário de funcionamento do comércio Savassi Dia da semanaDataHorário De segunda a sexta-feira01 a 12/12/2013 De 9h às 21h De segunda a sexta-feira15 a 23/12/2013 De 9h às 22h Sábados- De 9h às 18h Domingos- De 10h às 16h Quartas-feiras 24 e 31/12/2014 De 9h às 18h Quintas-feiras 25/12/2014 e 01/01/2015 Fechado

51 Sugestão de horário de funcionamento do comércio Barro Preto DiaHorário De segunda a sexta-feiraDe 9h às 20h Sábados e domingosDe 9h às 18h 24 e 31/12/2014De 9h às 18h 25/12/2014 e 01/01/2015Fechado

52 Anúncio de vagas

53 Canal de vagas CDL/BH Espaço para que as empresas associadas à CDL/BH divulguem as vagas disponíveis nos setores de comércio e serviços. Site da CDL/BH: www.cdlbh.com.br www.cdlbh.com.br Objetivo: Recrutar mão de obra com mais agilidade.

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55 Formulário de cadastro de vaga Este formulário está localizado na área restrita do site da CDL/BH. Basta o associado logar para encontrá-lo e cadastrar suas vagas.

56 Canal de vagas CDL/BH benefício também para os candidatos Os interessados em trabalhar nos setores de comércio e serviços poderão pesquisar no site vagas em diversas categorias como: vendas, financeiro, cobrança, estoque, administrativo, logística, entre outros. E ao se interessar por alguma vaga, basta encaminhar o currículo direto para a empresa anunciante. O site da CDL/BH recebe mais de 150 mil visitas mensalmente, e é mais uma oportunidade gratuita para os interessados conseguirem uma recolocação no mercado de trabalho.

57 Muito obrigado!

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