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O IMPACTO DA GESTÃO DE PESSOAS NO DESENVOLVIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES Clarice Martins Costa.

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1 O IMPACTO DA GESTÃO DE PESSOAS NO DESENVOLVIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES Clarice Martins Costa

2 As principais tendências estratégicas que terão impacto nas organizações do século XXI Competitividade e concorrência acirrada. Aumento na taxa acumulada de mudança. Grandes avanços tecnológicos. Gestão das empresas inteiramente modificada Grande movimento de volta a essência, agregar valor.

3 As principais tendências estratégicas que terão impacto nas organizações do século XXI A empresa será cada vez mais enfocada como uma realidade humana. O comportamento será considerado como atributo estratégico. O confronto capital/trabalho será cada vez mais substituído por uma relação de parceria adulta. O aprendizado fará parte, cada vez mais forte, das atitudes e ações organizacionais. Forte preocupação com a ética. Sólida compreensão e disseminação de crenças, valores e princípios.

4 O Novo Líder Entusiasta Comprometido Humano Motivador Vontade de aprender Prazer de ensinar Visão estratégica Assertivo Ético Empreendedor

5 O Perfil do Profissional do Século XXI Vocação para vitória/triunfo Flexibilidade Vontade de aprender Gosto pelo trabalho de equipe Capacidade de assumir riscos Persistência Estar de bem com o mundo Estar energizado

6 AGREGAÇÃO DE VALOR Liderança Cliente Investidor Funcionário Organização

7 Criação de Valor no Novo Contexto Empresarial Criar Valor Transformando Potencial em Desempenho Superior Criar Valor Transformando Potencial em Desempenho Superior Acionista Valor e Perpetuidade Minimização de riscos Maximização de dividendos Credibilidade e reconhecimento Indivíduo Conhecimento Experiência Relacionamento Recompensa Carreira Comunidade Atendimento das expectativas do cliente Integridade, ética e segurança Equilíbrio no eco-sistema Qualidade de vida Sustentação, Continuidade e Transformação Diferenciação Aprendizado Inovação Conhecimento coletivo Resultado Organização PricewaterhouseCoopers

8 Empresas de Alta Performance São voltadas ao mercado, ouvem à exaustão a voz do cliente Definem claramente sua filosofia empresarial (Missão, Visão, Valores, Princípios) Estabelecem suas estratégias de negócio Analisam constantemente o mercado Buscam líderes que se identifiquem com sua filosofia Investem no time Aprendem a gerir momentos de crise (aprendizado contínuo)

9 Empresas de Alta Performance Cultura da Execução

10 Executar não é apenas algo que se consegue ou não se consegue fazer. É um conjunto específico de comportamentos e técnicas que as empresas precisam dominar para ter vantagem competitiva. Larry Bossidy e Ram Charam

11 Cultura da Execução Execução é uma disciplina e parte integrante da estratégia. Execução é o principal trabalho do líder. Execução deve ser um elemento-chave na cultura da organização.

12 Novas Perspectivas e Expectativas Desafio, aprendizado e contribuir Ambiente empreendedor Reconhecimento e recompensas competitivas Sentir-se importante Grandes oportunidades de desenvolvimento Equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal Plano de carreira Resultado sustentado Alta produtividade Competência, compromisso e confiança Remuneração conforme desempenho Poucas promessas à respeito da manutenção de empregos Reter e motivar os melhores empregados Proteger seu capital intelectual PricewaterhouseCoopers PESSOASEMPRESAS

13 Gestão de Pessoas É conduzir a equipe com alto nível de motivação na busca do atingimento dos objetivos

14 PESSOAS FELIZES GERAM RESULTADOS MOTIVAÇÃO ALTA PERFORMANCE

15 Revista Exame (setembro/2005) Rentabilidade das 500 maiores empresas do país 11,31% Rentabilidade das 150 melhores empresas para trabalhar 17,82% Rentabilidade das 10 melhores empresas para trabalhar 26,21%

16 O que garante o sucesso Cultura empresarial Processos que garantam a filosofia Pessoas comprometidas

17 Como gerir as pessoas para garantir o sucesso de amanhã Escolher as pessoas certas Definição clara dos papéis Investimento em treinamento e desenvolvimento Processo de comunicação estruturado Avaliação de desempenho Remuneração lincada à resultados e performance Plano de retenção de talentos Plano de sucessão Valorização e reconhecimento dos heróis

18 Os líderes são os grandes responsáveis pela definição e manutenção da cultura empresarial e pelo comprometimento do time

19 Sete pecados que podem destruir o clima da sua empresa 1 - Não Comunicar 2 - Não escutar 3 - Não liderar 4 - Tratar o indivíduo com indiferença 5 - Agir com parcialidade 6 - Não reconhecer e recompensar 7 - Não comemorar

20 COMPETÊNCIA X SUCESSO NAS ORGANIZAÇÕES Liderança Trabalho em Equipe Criatividade e inovação Comunicação

21 VERDADEIROS LÍDERES Segundo Stephen R. Covey: Estão continuamente aprendendo Estão voltados ao serviço Irradiam energia positiva Acreditam nas outras pessoas Suas vidas são equilibradas Encaram a vida como uma aventura São sinérgicos Exercitam-se pela auto-renovação

22 DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES NA RENNER Programa de Trainees Convenção anual Universidade Corporativa Treinamentos virtuais e presenciais MBA em Gestão em Varejo

23 COMUNICAÇÃO Principal instrumento para o comprometimento do time - foco Dar e receber feedback Ensinar (papel de educador) Endomarketing Motivação = comunicação constante

24 COMUNICAÇÃO INTERNA NA RENNER

25

26 EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE Clareza na definição de objetivos/metas Papéis claramente definidos Comunicação clara Participação equilibrada Consciência do processo de trabalho em equipe

27 EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE NA RENNER * Seleção por competências * Avaliação 360 o * Treinamentos de time – Magia Renner * PPR – comprometimento com os objetivos * Plano de Benefícios * Cases do Cotidiano

28 CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO Quebra de paradigmas Liberdade de pensar e agir Encorajar a troca das melhores práticas Empowerment Grupos multifunção PARTICIPAÇÃO

29

30 5Ss Padronização Gerenciamento da Rotina Poupou Ganhou

31 Pode-se comprar o tempo de um homem; pode-se comprar o material que é necessário para ele trabalhar e as instalações para ele se acomodar; mas não se pode comprar entusiasmo; não se pode comprar dedicação, não se pode comprar o desejo de fazer uma coisa bem feita. Estas coisas têm-se que conquistá-las. Pierre Weil


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