A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Assessoria Econômica da FEDERASUL Educação e Inovação: Pilares do Desenvolvimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Assessoria Econômica da FEDERASUL Educação e Inovação: Pilares do Desenvolvimento."— Transcrição da apresentação:

1 1 Assessoria Econômica da FEDERASUL Educação e Inovação: Pilares do Desenvolvimento

2 2 Inovação & Educação: Círculo Virtuoso Inovação ou Imitação Tecnológica Aumento de Produtividade Educação Crescimento Econômico Educar é o que importa!!!

3 3 Educação: Importância Educação e desempenho econômico –educação em todos os níveis é uma condição necessária ao bom desempenho econômico de um país, mesmo não sendo condição suficiente para tal Países competitivos e abertos aumentam impactos da educação –Países que mais investiram em educação e adotaram postura mais liberal tiveram melhor desempenho econômico no passado recente (ex: Tigres asiáticos). –a distribuição da educação também importa países em que sua distribuição é iníqua tendem a ter rendas per capita menores.

4 4 Educação: Quantidade x Qualidade Retornos para educação apresentam uma relação positiva com: –Número de anos de escolaridade; –Qualidade da educação. Perpetuação do conhecimento –Diferenças educacionais tendem a se transmitir para geração futuras Pessoas cujos pais tiveram maior nível de educação tendem a ter retornos mais elevados.

5 5 Educação no Brasil Brasil apresenta uma das menores médias de anos de escolaridade entre os países emergentes –Chegou a apenas 7,2 anos em Qualidade da educação também é fraca –Brasil se mantém como um dos lanternas no exame do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos). País ocupa a 53ª posição em 65 países examinados. –Situação do RS é preocupante Estado foi o que menos investiu em educação com recursos próprios no período

6 Fonte: Nações Unidas (IDH). Escolaridade (média de anos de escolaridade em 2010)

7 Fonte: OCDE. *: PISA é um teste que mede o conhecimento e a qualificação de alunos de 15 anos. Quanto mais elevado o índice melhor é a qualidade da educação do país. Qualidade da Educação (Qualidade do aprendizado baseado no PISA 2009*)

8 Fonte: Ministério da Educação.. Investimentos em Educação em Estados Brasileiros entre 2005 e 2010 (% da RCL)

9 Inovação

10 10 Inovação: Importância De acordo com Schumpeter (1949): –Para que uma economia entre em um processo de expansão é necessário o surgimento de alguma inovação Exemplo: um novo produto ou um novo método de produção. –Uma inovação seria um ato empreendedor realizado por um empresário, visando um lucro extraordinário; –A imitação da inovação por outros empresários levaria a um ciclo de expansão econômica.

11 11 Inovação: Situação Brasileira País investe pouco com pesquisa e desenvolvimento (P&D) –Apenas 1,16% do PIB, em 2010, enquanto maioria dos países desenvolvidos e emergentes investem acima de 2% do PIB. Aumento dos investimentos em P&D tem sido muito pequeno –Passou de 1,04% do PIB, em 2000, para 1,16%, em 2010, um dos menores entre os países desenvolvidos e emergentes. Como resultado, o número de pedidos de patentes nos EUA é muito baixo! Essa situação limita a expansão da produtividade da economia.

12 Gastos com P&D em relação ao PIB (%) Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); *:dados para 2009; **:dados para 2008.

13 Pedidos de Patentes nos Estados Unidos Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

14 Produtividade do trabalhador por ano (em US$ mil) Fonte: Organização Internacional do Trabalho.


Carregar ppt "1 Assessoria Econômica da FEDERASUL Educação e Inovação: Pilares do Desenvolvimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google