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Responsabilidade Social e Ambiental na Petrobras Ana Paula Grether Coordenadora do Balanço Social e Ambiental Orientações e Práticas de Responsabilidade.

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1 Responsabilidade Social e Ambiental na Petrobras Ana Paula Grether Coordenadora do Balanço Social e Ambiental Orientações e Práticas de Responsabilidade Social Ana Paula Grether Coordenadora do Balanço Social e Ambiental Orientações e Práticas de Responsabilidade Social

2 Atuação se destacará por: -Forte presença internacional -Referência mundial em Biocombustíveis -Excelência operacional, em gestão, recursos humanos e tecnologia -Rentabilidade -Referência em responsabilidade social e ambiental -Comprometimento com desenvolvimento sustentável Atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades dos clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua. Atributos da Visão 2020 Missão 2020 Planejamento Estratégico – 2008 a 2020

3 Estratégia Corporativa Crescimento Integrado Rentabilidade Responsabilidade Social e Ambiental Ampliar a atuação nos mercados-alvo de petróleo, derivados, petroquímico, gás e energia, biocombustíveis e distribuição sendo referência mundial como uma empresa integrada de energia Crescer produção e reservas de petróleo e gás, de forma sustentável e ser reconhecida pela excelência na atuação em E&P Expandir a atuação integrada em refino, comercialização, logística e distribuição com foco na Bacia do Atlântico Desenvolver e liderar o mercado brasileiro de gás natural e atuar de forma integrada nos mercados de gás e energia elétrica com foco na América do Sul Ampliar a atuação em petroquímica no Brasil e na América do Sul, de forma integrada com demais negócios do Sistema PETROBRAS Atuar globalmente, na comercialização e logística de biocombustíveis liderando a produção nacional de biodiesel e ampliando a participação no negócio de etanol Excelência operacional, em gestão, recursos humanos e tecnologia

4 Governança Corporativa Aprimoramento do Modelo de Governança da Petrobras 11 Comitês de Gestão: Tecnologia da Informação, Abastecimento, E&P, Gás e Energia, Recursos Humanos, Segurança, Meio Ambiente e Saúde, Análise de Organização e Gestão, Controles Internos, Risco, Tecnologia, Responsabilidade Social e Ambiental.

5 Organograma da Responsabilidade Social

6 Criar um diferencial de políticas empresariais que se traduzam em resultados sociais e ambientais, aliados à busca pela RENTABILIDADE Gestão Ambiental Responsabilidade Social Prática do Desenvolvimento Sustentável Atitude da Petrobras

7 Para a Petrobras, responsabilidade social é a forma de gestão integrada, ética e transparente dos negócios e atividades e das suas relações com todas as partes interessadas, promovendo os direitos humanos e a cidadania, respeitando a diversidade humana e cultural, não permitindo a discriminação, o trabalho degradante, o trabalho infantil e escravo, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e para a redução da desigualdade social. O que é Responsabilidade Social?

8 Política de Responsabilidade Social 2. Gestão Integrada Garantir uma gestão integrada em Responsabilidade Social no Sistema Petrobras 3. Desenvolvimento Sustentável Conduzir os negócios e atividades do Sistema Petrobras com responsabilidade social, implantando seus compromissos de acordo com os princípios do Pacto Global da ONU e contribuindo para o desenvolvimento sustentável. 4. Direitos Humanos Respeitar e apoiar os direitos humanos reconhecidos internacionalmente, pautando as ações do Sistema Petrobras a partir da promoção dos princípios do trabalho decente e da não discriminação. 6. Princípios de Trabalho Apoiar a erradicação do trabalho infantil, escravo e degradante na cadeia produtiva do Sistema Petrobras. 7. Investimento Social Sustentável Buscar a sustentabilidade dos investimentos sociais para uma inserção digna e produtiva. 8. Compromisso da Força de Trabalho Comprometer a força de trabalho com a Política de Responsabilidade Social do Sistema Petrobras. 1. Atuação Corporativa Assegurar que a governança corporativa do Sistema Petrobras esteja comprometida com a ética e transparência na relação com as partes interessadas. 5. Diversidade Respeitar a diversidade humana e cultural de sua força de trabalho e dos países onde atua.

9 Adesão da Petrobras ao Pacto Global em Pacto Global Petrobras ocupa a vice-presidência empresarial do Comitê Brasileiro do Pacto Global. Presidente José Sérgio Gabrielli passa a compor o Conselho 2006.

10 Aperfeiçoamento do Modelo de Governança Corporativa Criação, em dezembro de 2004, do Comitê de Gestão de Responsabilidade Social e Ambiental. Constituição da Comissão do Balanço Social e Ambiental – Coordenação da Gerência de Responsabilidade Social. Metodologia participativa na confecção do BSA: rede de 287 colaboradores internos no processo. Sistema Informatizado Corporativo para consolidação de dados. Matriz de Integração - atendimento a todas as demandas: GRI, Dow Jones Sustainability Index, Ibase, Indica-dores Ethos e Ethos/IBP e CEBDS.

11 O Balanço Social e Ambiental Petrobras foi indicado pelo segundo ano consecutivo como Relatório Notável no site do Pacto Global da ONU. Balanço Social e Ambiental 2006

12 Pacto Global Compromisso com Unicef na América Latina Compromisso com ANDI na América Latina Statement of G-8 Climate Change Roundtable Protocolo de Quioto Declaração do Milênio Partnering Against Corruption Initiative (PACI) Extractive Industry Transparency Initiative (EITI) World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) IPIEA ARPEL ISO 26000: expert em Indústria da Delegação Brasileira Compromissos e Representações Internacionais

13 Petrobras e a Disseminação da ISO Realização do 1º Ciclo de Seminários em Normalização em RS (parceria com ABNT) em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Porto Alegre (setembro 2006 a janeiro 2007) Realização do 1º Workshop Temático sobre Normalização em RS (parceria ABNT) em São Paulo (agosto de 2007) Realização do Workshop ISO para Redes do Pacto Global na América Latina: México e Brasil (Setembro e Outubro de 2007) Participação no Seminário Internacional da ISO26000 (Outubro 2007) Realização do 2º Ciclo de Seminários em Normalização em RS (parceria com ABNT) em Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza e Manaus (novembro 2007 a fevereiro 2008)

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15 Programa Petrobras Fome Zero Linhas de Atuação 1 - Geração de Trabalho e Renda 2 - Educação e Qualificação Profissional de Jovens e Adultos 3 - Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente 4 – Empreendimentos Sociais 5 – Voluntariado Corporativo Período 01/09/2003 a 31/12/2006 Meta Investir R$ 303 milhões Atender o total de 4 milhões de pessoas Resultados Investimento de R$ 385,7 milhões Atendimento direto a 2,4 milhões de pessoas Atendimento total de 10,7 milhões de pessoas Formação de 18 mil parcerias Projetos em 2,3 mil municípios

16 Programa Petrobras Ambiental Tema selecionado: ÁGUA Corpos Dágua Doce e Mar, Incluindo a Sua Biodiversidade

17 Programa Petrobras Ambiental LINHAS DE ATUAÇÃO Recuperação e conservação de ambientes relacionados com os corpos hídricos superficiais e subterrâneos, ambientes costeiros e marinhos; Recuperação e conservação de ambientes relacionados com os corpos hídricos superficiais e subterrâneos, ambientes costeiros e marinhos; Implementação da gestão integrada de recursos hídricos; Implementação da gestão integrada de recursos hídricos; Promoção e prática de uso racional de recursos hídricos; Promoção e prática de uso racional de recursos hídricos; Integridade ambiental dos corpos hídricos nas áreas de influência de unidades da Petrobras. Integridade ambiental dos corpos hídricos nas áreas de influência de unidades da Petrobras.

18 Programa Petrobras Ambiental 36 projetos contemplados de abrangência nacional Municípios atendidos: 158 Parcerias institucionais: 161 Investimento: R$ 48 milhões em 2 anos Seleção Pública 2004 Inscrição: projetos Investimento: R$ 40 milhões em 2 anos 30 projetos em todas as regiões do país Formação de 432 parcerias institucionais Envolvimento de 19 Estados e mais de 250 municípios Atendimento direto a mais de 3 milhões de pessoas Atendimento total a 20 milhões de pessoas Seleção Pública 2006

19 Principais compromissos Defender e valorizar a cultura brasileira por meio de uma política de patrocínios de alcance social, focada na afirmação da identidade brasileira; Contribuir para a ampliação das oportunidades de criação, produção e difusão da cultura brasileira e do acesso dos cidadãos aos bens culturais; Incentivar a formação de novas platéias; Contribuir para a construção da memória cultural do país, por meio de ações de resgate, recuperação e organização do acervo material e imaterial da cultura brasileira. Programa Petrobras Cultural Preservação e Memória (acervos de todas as artes) Produção e Difusão (Cinema, Música, A. Cênicas, Literatura) Formação / Educação para as Artes Linhas de atuação Verba 75% - seleções públicas 25% - Escolha Direta Conselho R$ 60 milhões (em 2003) R$ 61 milhões (em 2004) R$ 62 milhões (em 2005) R$ 80 milhões (2006)

20 Reconhecimento Benchmark Gestão da Marca Relacionamento com Clientes Cidadania Corporativa/Filantropia Desenvolvimento de Capital Humano Eco-Eficiência Petrobras integra o Índice Dow Jones de Sustentabilidade desde 2006

21 Reconhecimento Petrobras se destacou entre as cinco líderes no Global Energy Environmental, Social and Governance 2006 report da Goldman Sachs Membro do Índice de Sustentabilidade da BOVESPA desde 2006

22 Reconhecimento Petrobras é empresa-exemplo em responsabilidade social. 1º lugar no Monitor de Responsa- bilidade Social 2007 do instituto de pesquisa Market Analysis, estudo que aponta as dez melhores corporações em Responsabilidade Social atuantes no Brasil. 800 entrevistados nas 8 principais capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Porto Alegre, Curitiba e Brasília. Fonte: Market Analysys, Março 2007

23 Reconhecimento Petrobras é a oitava empresa mais respeitada do mundo. Pesquisa para medir a reputação corporativa das 600 maiores empresas do mundo. Modelo RepTrak mede o nível de estima, confiança, respeito e admiração que os consumidores têm em relação às empresas. Entrevista com mais de 60 mil pessoas, de janeiro a fevereiro de 2007, em 29 países. Petrobras: salto do 83º para o 8º lugar e 1º lugar entre as empresas de energia e entre as brasileiras. Fonte: Reputation Institute,

24 Anúncio – Petrobras Fome Zero Ações de Comunicação

25 Anúncio – Auto-Suficiência Ações de Comunicação

26 Anúncio – DJSI e ISE Ações de Comunicação

27 Ao disponibilizar aos brasileiros os recursos energéticos indispensáveis à sua autonomia e desenvolvimento, a Petrobras se sente orgulhosa de estar participando de uma nova etapa na história do País. Atingida esta meta, consolidar a atuação da companhia internacionalmente apresenta-se como um novo desafio, assegurando paralelamente a preservação do patrimônio ambiental, que é uma das nossas maiores riquezas, e contribuindo para a inclusão e redução das desigualdades sociais, rumo à construção de uma sociedade global mais justa e consciente de seus direitos. José Sergio Gabrielli de Azevedo Presidente da Petrobras Mensagem do Presidente

28 Obrigada! Ana Paula Grether Telefone: (21) Obrigada! Ana Paula Grether Telefone: (21)


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