A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MÓDULO 3 – SAÚDE MENTAL E ESPIRITUALIDADE 03/out - Tirando a história espiritual do paciente (O questionário FICA do American College of Physicians) 10/out.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MÓDULO 3 – SAÚDE MENTAL E ESPIRITUALIDADE 03/out - Tirando a história espiritual do paciente (O questionário FICA do American College of Physicians) 10/out."— Transcrição da apresentação:

1 MÓDULO 3 – SAÚDE MENTAL E ESPIRITUALIDADE 03/out - Tirando a história espiritual do paciente (O questionário FICA do American College of Physicians) 10/out - Efeitos negativos da religiosidade 17/out – Bem-estar, felicidade e religiosidade 24/out - Crença na vida após a morte e a influência na saúde mental 31/out - Depressão 07/nov - Suicídio 21/nov - Transtornos de Ansiedade 28/nov - Dor 05/dez - Tabagismo / álcool e drogas 12/dez – Confraternização e Encerramento das atividades da AME-SP em 2007

2 BIBLIOGRAFIA Espiritualidade no cuidado com o paciente Harold Koenig, MD FE Editora Handbook of Religion and Health

3 CRENÇA NA VIDA APÓS A MORTE E SAÚDE MENTAL

4

5 Interesse em religião na psiquiatria e outras áreas da medicina Bem-estar e religiosidade correlacionam positivamente Diversos estudos mostram religiosidade como importante no enfrentamento, coping em transtornos mentais. Utilizam menos sistema de saúde Impacto como preventivo / protetivo

6 CRENÇA NA VIDA APÓS A MORTE E SAÚDE MENTAL Frequência ao templo religioso (auto-relatada) medida mais comum e mais relacionada a medidas de saúde mental Frequência de preces medida de religiosidade privada mais utilizada Pouco se sabe sobre as crenças e seu impacto na saúde

7 CRENÇA NA VIDA APÓS A MORTE E SAÚDE MENTAL Crença na vida após a morte: presente na maioria das religiões >75% Americanos acreditam Promove significado para a vida presente e promessa de recompensa para proxima vida.

8 CRENÇA NA VIDA APÓS A MORTE E SAÚDE MENTAL Crença na vida após a morte : HIPÓTESE – 1. Frequência ao templo inversamente correlacionada com saúde mental. 2. Frequência de preces inversamente correlacionada com saúde mental. 3. Crença em vida depois da morte inversamente correlacionada com saúde mental.

9 CRENÇA NA VIDA APÓS A MORTE E SAÚDE MENTAL METODOLOGIA

10

11 CRENÇA NA VIDA APÓS A MORTE E SAÚDE MENTAL DISCUSSÃO Religiosidade gera significado na vida e uma forma para se entender o mundo. Coloca a experiência em um contexto mais amplo. Traumas podem ser vistos como meramente temporários e etéreos. Problemas se tornam menos ameaçadores, Aceita melhor adversidades, promessa de recompensa após a morte

12 CRENÇA NA VIDA APÓS A MORTE E SAÚDE MENTAL DISCUSSÃO Sentido de que a vida tem significado, é de mais fácil manejo Permite pessoas a ver as experiências mais contextualizadas, menos graves Pacientes lidam melhor com elas.


Carregar ppt "MÓDULO 3 – SAÚDE MENTAL E ESPIRITUALIDADE 03/out - Tirando a história espiritual do paciente (O questionário FICA do American College of Physicians) 10/out."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google