A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 La producción de conocimiento em la investigación acción pedagógica(IAPE) : balance de una experimentación.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 La producción de conocimiento em la investigación acción pedagógica(IAPE) : balance de una experimentación."— Transcrição da apresentação:

1 1 La producción de conocimiento em la investigación acción pedagógica(IAPE) : balance de una experimentación.

2 2 Resumo Aborda sobre uma metodologia de trabalho cooperativo desenhada para operacionalizar a modalidade da Pesquisa Ação Pedagógica(IAPE). Princípio principal da IAPE é a reflexividade, ou seja, gerar condições de possibilidades para a reflexão. Cria condições para que a subjetividade individual dos professores esteja incluída em uma subjetividade coletiva, que é responsável pela construção do sentido.

3 3 Resumo Destaca quatro condições p/ a reflexão: Exercício intensivo para objetivação do discurso por meio de práticas escritas. Exercício intensivo para objetivação da prática pedagógica, por meio de auto-observação, com a ajuda de vídeo. Exercício intensivo do trabalho em equipe com responsabilidades individuais definidas. Exercício intensivo de argumentação e interlocução crítica entre os pares, mediada por textos escritos.

4 4 O Projeto Esta experimentação faz parte do projeto DSI , Las prácticas pedagógicas en la formación de lectores y escritores. Desenvolvido no Centro de investigações da Universidad Pedagógica Nacional(CIUP) em Bogotá, Colômbia. A preocupação permanente deste grupo gira em torno dos problemas metodológicos para a produção de Conhecimento Social.

5 5 O Projeto Este projeto tem como objetivo por a prova um Artefato Cultural desenvolvido para gerar condições de reflexão sobre as práticas pedagógicas a partir de um conjunto de exercícios, organizados como uma sequência metodológica.

6 6 A Reflexão: Vetor principal da IAPE A pesquisa social está desenhada para um tipo de investigação na qual o sujeito e o objeto da investigação se sobrepõe. Desta maneira, a pesquisa sobre as práticas pedagógicas não é translúcida, ao contrário, é cheia de obscuridades. Seu princípio principal é a reflexividade.

7 7 Aspectos relacionados ao Professor. Diferenciação entre o professor e o pesquisador, sobre o aspecto de que o professor narra, discute, relata, conta e o pesquisador escuta. Enfatiza a importância do saber escutar, diferenciando o ouvir e o escutar.

8 8 Aspectos relacionados ao Professor. Não é possível focar o sujeito da prática sem focar a linguagem do sujeito. A linguagem é então uma parte do problema que é preciso resolver no exame da prática. Para formar um profissional reflexivo é preciso habituá-lo a usar a linguagem para refletir sobre a própria linguagem.

9 9 Quatro Insuficiências, quatro estratégias. O Artefato Cultural vem para sanar as seguintes insuficiências: Insuficiente formação para trabalhar em equipe; Insuficiente formação para escrever sobre suas experiências; Insuficiente formação teórica no campo de ensino; Insuficiente formação para refletir sobre sua linguagem e sua prática.

10 10 Insuficiente formação para trabalhar em equipe. Para esta insuficiência foi desenhado um modo interativo de cooperação, linguisticamente mediado, seja pela palavra oral seja pelo texto escrito. A prática de Construcción del informe de ciclo é de sistematizar e avaliar as atividades desenvolvidas, e principalmente retornar as lições que se modificam a partir da retroalimentação das discussões nos cenários de interlocução.

11 11 Insuficiente formação para escrever sobre suas experiências. Para sanar esta insuficiência foi desenhado um exercício intensivo em práticas escritas sobre os processos pedagógicos Uma delas é a Prática de la elaboración del Paper, pois a escrita a partir do vídeo, ajuda o trânsito entre o consciente e o inconsciente, e em conseqüência ao trânsito entre a experiência e o saber.

12 12 Insuficiente formação teórica no campo de ensino. Para suprir esta insuficiência foi desenhado um exercício intensivo de práticas de leitura, trabalhadas individualmente, mas discutidas coletivamente.

13 13 Insuficiente formação para reflexão. Para esta insuficiência foi desenvolvido um exercício intensivo de práticas de observação e auto-observação a partir de vídeos. Como o professor não pode observar a si mesmo durante sua classe, a análise do vídeo permite ao professor focar em aspectos como sua gesticulação, seu corpo, sua linguagem e os modos de interação com os estudantes.

14 14 A Especificidade do Modelo. Este modelo foi desenvolvido para trabalhar cooperativamente. Foi para um grupo de professores que trabalhavam sobre o mesmo objeto de estudos de maneira sinérgica. As práticas pedagógicas, apesar das especificidades, eram as mesmas, assim como, o objeto de estudo, a metodologia e as orientações teóricas.

15 15 PENAGOS, Rafael. La produción de conocimiento en la investigación acción pedagógica (IAPE): balance de una experimentación. Educação e Pesquisa, São Paulo, V. 31, n. 3, p , REFERÊNCIA

16 16. Muito Axé pra todos!!


Carregar ppt "1 La producción de conocimiento em la investigación acción pedagógica(IAPE) : balance de una experimentación."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google