A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Avançada Suplementar de Ciência e Tecnologia Marcelo Damy da PUC/SP Escola Avançada Suplementar de Ciência e Tecnologia Marcelo Damy da PUC/SP Que.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Avançada Suplementar de Ciência e Tecnologia Marcelo Damy da PUC/SP Escola Avançada Suplementar de Ciência e Tecnologia Marcelo Damy da PUC/SP Que."— Transcrição da apresentação:

1 Escola Avançada Suplementar de Ciência e Tecnologia Marcelo Damy da PUC/SP Escola Avançada Suplementar de Ciência e Tecnologia Marcelo Damy da PUC/SP Que movimento é esse? Autores:Profa. Marcia Nobue Sacay; alunos; Eduarda Santana; Gabriel Bilesky; Karina Moura; Vivian Hage ; Supervisão: Profas. Marisa Almeida Cavalcante e Cristiane R. C. Tavolaro

2 Escola Avançada Suplementar de Ciência e Tecnologia Marcelo Damy da PUC/SP Escola Avançada Suplementar de Ciência e Tecnologia Marcelo Damy da PUC/SP Olá estudante, este é o... Desafio do dia Descobrir que tipo de movimento esta sendo realizado em cada filmagem. Vamos lhe dar uma explicação bem simples dos tipos de movimento, ok?

3 Escola Avançada Suplementar de Ciência e Tecnologia Marcelo Damy da PUC/SP Escola Avançada Suplementar de Ciência e Tecnologia Marcelo Damy da PUC/SP Dicas importantes Movimento Uniforme: Quando um móvel se desloca com uma velocidade constante, diz-se que este móvel está em um movimento uniforme (MU). Principalmente no caso em que ele se desloca com uma velocidade constante em trajetória reta, tem-se um movimento retilíneo uniforme. Não haverá variação na velocidade em nenhum momento do percurso.

4 Escola Avançada Suplementar de Ciência e Tecnologia Marcelo Damy da PUC/SP Escola Avançada Suplementar de Ciência e Tecnologia Marcelo Damy da PUC/SP 2. Movimento Uniformemente Variado: Também conhecido como movimento acelerado, consiste em um movimento onde há variação de velocidade, ou seja, o móvel sofre aceleração à medida que o tempo passa. Mas se essa variação de velocidade for sempre igual em intervalos de tempo iguais, então dizemos que este é um Movimento Uniformemente Variado,ou seja, que tem aceleração constante e diferente de zero.

5 Escola Avançada Suplementar de Ciência e Tecnologia Marcelo Damy da PUC/SP Escola Avançada Suplementar de Ciência e Tecnologia Marcelo Damy da PUC/SP 3. Movimento Vertical: As vezes, pensamos que quanto mais pesado for o corpo, mais rápido ele cairá. Porém, se colocarmos a pedra e a pena em um tubo sem ar (vácuo), observaremos que ambos os objetos levam o mesmo tempo para cair.Portanto, se desprezarmos a resistência do ar, todos os corpos cairão com uma aceleração constante: a aceleração da Gravidade. Denomina-se Queda Livre o movimento vertical, próximo à superfície da Terra, quando um corpo é abandonado no vácuo ou em uma região onde desprezamos a resistência do ar. A queda livre é também um movimento uniformemente variado, sua aceleração é constante. Veja este vídeo

6 Escola Avançada Suplementar de Ciência e Tecnologia Marcelo Damy da PUC/SP Escola Avançada Suplementar de Ciência e Tecnologia Marcelo Damy da PUC/SP 4. Movimento Oblíquo: Um movimento oblíquo é um movimento parte vertical e parte horizontal. Por exemplo, o movimento de uma bola sendo chutada formando um ângulo com a horizontal. Com os fundamentos do movimento vertical, sabe-se que, quando a resistência do ar é desprezada, o corpo sofre apenas a aceleração da gravidade.O móvel se deslocará para a frente em uma trajetória que vai até uma altura máxima e depois volta a descer, formando a chamada trajetória parabólica. Veja este simulador !! Tente acertar o alvo

7 Escola Avançada Suplementar de Ciência e Tecnologia Marcelo Damy da PUC/SP Escola Avançada Suplementar de Ciência e Tecnologia Marcelo Damy da PUC/SP 5. Movimento Circular Uniforme Um corpo está em Movimento Circular Uniforme, se sua trajetória for descrita por um círculo com um "eixo de rotação" a uma distância R, e sua velocidade for constante, ou seja, a mesma em todos os pontos do percurso. No cotidiano, observamos muitos exemplos de MCU, como uma roda gigante ou um carrossel. Embora a velocidade linear seja constante, ela sofre mudança de direção e sentido, logo existe uma aceleração, mas que não influencia na velocidade.

8 Escola Avançada Suplementar de Ciência e Tecnologia Marcelo Damy da PUC/SP Escola Avançada Suplementar de Ciência e Tecnologia Marcelo Damy da PUC/SP Agora é com vocês! Vídeo 1O que é mostrado neleTipo de movimento Clique na figura para assistir o vídeo

9 Escola Avançada Suplementar de Ciência e Tecnologia Marcelo Damy da PUC/SP Escola Avançada Suplementar de Ciência e Tecnologia Marcelo Damy da PUC/SP Vídeo 2O que é mostrado neleTipo de Movimento Clique na figura para ver o vídeo.

10 Escola Avançada Suplementar de Ciência e Tecnologia Marcelo Damy da PUC/SP Escola Avançada Suplementar de Ciência e Tecnologia Marcelo Damy da PUC/SP Vídeo 3O que é mostrado neleTipo de Movimento Clique na figura para assistir o vídeo

11 Escola Avançada Suplementar de Ciência e Tecnologia Marcelo Damy da PUC/SP Escola Avançada Suplementar de Ciência e Tecnologia Marcelo Damy da PUC/SP Vídeo 4O que é mostrado neleTipo de Movimento Clique na figura para assistir o vídeo

12 Escola Avançada Suplementar de Ciência e Tecnologia Marcelo Damy da PUC/SP Escola Avançada Suplementar de Ciência e Tecnologia Marcelo Damy da PUC/SP Vídeo 5O que é mostrado neleTipo de movimento Clique duas vezes para ver o vídeo. E aí, acertou?

13 Escola Avançada Suplementar de Ciência e Tecnologia Marcelo Damy da PUC/SP Escola Avançada Suplementar de Ciência e Tecnologia Marcelo Damy da PUC/SP... Mas a aula não termina por aqui Você já ouviu falar em velocidade? Lembra da fábula da Tartaruga e a Lebre? Quem era o animal mais veloz?

14 Escola Avançada Suplementar de Ciência e Tecnologia Marcelo Damy da PUC/SP Escola Avançada Suplementar de Ciência e Tecnologia Marcelo Damy da PUC/SP E na corrida do dia 7 de novembro em que Fernando Alonso ficou em sexto no primeiro treino liderou o segundo por boa parte do tempo, cravando 1 minuto, 41 segundos e 314 milésimos, mas preferiu ir para os boxes em seguida e viu o inglês da McLaren passar na frente, com 1 minuto, 40 segundos e 888 milésimos Quem fez a volta mais rápida?

15 Escola Avançada Suplementar de Ciência e Tecnologia Marcelo Damy da PUC/SP Escola Avançada Suplementar de Ciência e Tecnologia Marcelo Damy da PUC/SP Então, ser mais veloz significa fazer um mesmo percurso em um tempo menor. Preste atenção: Sempre que falamos em velocidade precisamos da distancia e do tempo.Por exemplo: 80 km/hora

16 Escola Avançada Suplementar de Ciência e Tecnologia Marcelo Damy da PUC/SP Escola Avançada Suplementar de Ciência e Tecnologia Marcelo Damy da PUC/SP Mas como posso medir a velocidade?

17 Escola Avançada Suplementar de Ciência e Tecnologia Marcelo Damy da PUC/SP Escola Avançada Suplementar de Ciência e Tecnologia Marcelo Damy da PUC/SP Agora é a sua vez!! Dê exemplos de como podemos medir velocidades.

18 Escola Avançada Suplementar de Ciência e Tecnologia Marcelo Damy da PUC/SP Escola Avançada Suplementar de Ciência e Tecnologia Marcelo Damy da PUC/SP Webgrafia: jurema/ficha_movimento.htm futebol_4.jpg

19 Escola Avançada Suplementar de Ciência e Tecnologia Marcelo Damy da PUC/SP Escola Avançada Suplementar de Ciência e Tecnologia Marcelo Damy da PUC/SP Iniciação Científica Junior da PUC/SP Colégio São Francisco Xavier Profa. Marcia Nobue Sacay ( ) Alunos: Eduarda Santana; Gabriel Bilesky; Karina Moura; Vivian Hage Supervisão: Profas. Marisa Almeida Cavalcante e Cristiane R. C. Tavolaro (GOPEF-PUC/SP)GOPEF-PUC/SP)


Carregar ppt "Escola Avançada Suplementar de Ciência e Tecnologia Marcelo Damy da PUC/SP Escola Avançada Suplementar de Ciência e Tecnologia Marcelo Damy da PUC/SP Que."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google