A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 SISTEMATIZAÇÃO DAS PROPOSTAS COMPLETAS DE REDESENHO INSTITUCIONAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 SISTEMATIZAÇÃO DAS PROPOSTAS COMPLETAS DE REDESENHO INSTITUCIONAL."— Transcrição da apresentação:

1 1 SISTEMATIZAÇÃO DAS PROPOSTAS COMPLETAS DE REDESENHO INSTITUCIONAL

2 2 Introdução Como previsto no calendário aprovado pelo Conselho Universitário, em 14 de setembro terminou o prazo de encaminhamento de propostas sobre o Redesenho Institucional. Os debates realizados em agosto e a mobilização de diversas unidades acadêmicas e grupos da comunidade redundou em um rico dossiê de propostas gerais ou pontuais e de reflexões sobre a universidade.

3 3 Inicialmente a CORI promoveu a classificação e a divulgação de todo o material no site do Redesenho para ciência da comunidade universitária. O segundo passo foi a elaboração de um exame das propostas gerais (Faculdade de Economia e Administração, Centro de Educação e Reitoria) com o objetivo de verificar as semelhanças e divergências para instruir o Conselho Universitário no sentido da definição de método para o debate e a deliberação sobre a matéria.

4 4 Em paralelo, a CORI prepara a realização de Audiência Pública, prevista para o dia 5/11 às 19:30 h, no TUCA, na qual as propostas serão apresentadas e discutidas pela comunidade universitária. Esse evento deve ser o coroamento do processo, que contou com inúmeros debates setoriais, conduzidos pelos proponentes dos projetos em sua fase de construção, além da discussão da matéria no Conselho Universitário em diversas reuniões.

5 5 Apesar da variedade e da heterogeneidade das propostas apresentadas, a CORI avalia que o processo revelou grande maturidade da comunidade universitária, que progressivamente tomou para si a tarefa de repensar as estruturas e as rotinas da universidade para projetar seu futuro. O fato de haver grandes convergências entre as propostas apresentadas, indica a existência de diagnósticos firmados e compartilhados em diversos níveis sobre os principais problemas do modelo atualmente em vigor.

6 6 A CORI considera que a PUC-SP, por meio do Conselho Universitário, está preparada para a nova fase, em que terá início o processo de deliberação sobre o Redesenho Institucional. Em 24 de outubro o CONSUN tomará conhecimento da sistematização das propostas e deliberará sobre metodologia de tramitação e decisão sobre o novo desenho institucional.

7 7 GESTÃO SUPERIOR

8 8 Componentes da proposta ReitoriaCEDUCFEACompatibilida de entre as propostas Composição da Reitoria Reitor Vice-Reitor Eleição direta Reitor Vice-Reitor Eleição direta Reitor Vice-Reitor Eleição direta Compatível. GabineteChefe de Gabinete Compatível. Setores diretamente ligados à reitoria e vice-reitoria CTI – Coord. de Tecnologia de Informação CAJ – Coord. de Assessoria Jurídica CCM – Coord. de Comunicação e Marketing Assessoria de Planejamento Secretaria Geral da Universidade Divisão de Recursos Humanos Divisão de Logística Assessoria de Comunicação Institucional Coordenadorias: COGEAE CGE Coordenadoria de Estudos e Projetos Especiais Coordenadoria de Vestibulares e Concursos CEDIC Nada constaParcialmente compatível entre Reitoria e CEDUC. Ambas prevêem órgãos, mas de naturezas distintas. Reitoria: + administrativo CEDUC: + acadêmico. Setores que fazem a gestão de projetos e atividades acadêmicas e científicas para o conjunto da Universidade em assuntos específicos, subordinados à Vice-Reitoria. A coordenação deve ser exercida por um docente e eleita pelo CEPE.

9 9 Componentes da proposta ReitoriaCEDUCFEACompatibilida de entre as propostas PRÓ-REITORIAS: DIVISÕES Graduação Pós-Graduação Pesquisa Educação Continuada Cultura e Serviços Comunitários Administração Graduação Pós-Graduação Comunitária Planejamento, Desenvolvimento e Gestão Graduação Pesquisa e Pós-Graduação Extensão e Assuntos Comunitários Administrativa Compatível quanto a pró- reitorias. Diferem parcialmente quanto ao número e atribuições. PRÓ-REITORIAS: PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES E CARACTERÍSTICAS GERAIS Articuladas por um projeto geral sob a liderança do Reitor, são unidades executivas e funcionais respaldadas por corpos administrativos permanentes e pela interação com as Câmaras que trazem as demandas da base. Órgãos executivos das políticas e deliberações dos colegiados superiores. Os Pró-Reitores são indicados pelo Reitor e aprovados pelo Conselho Universitário. Tem por atribuição o planejamento, a supervisão, a coordenação e o fomento das atividades sob sua responsa- bilidade. Compatível quanto às atribuições gerais. Divergente na forma de aprovação dos Pró- Reitores e relação com os colegiados.

10 10 DETALHAMENTO DAS PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES DE CADA PRÓ-REITORIA

11 11 Componentes da proposta ReitoriaCEDUCFEACompatibilidade entre as propostas Pró-Reitoria de Graduação Implementar as políticas de ensino, pesquisa e extensão, destinadas aos cursos de Graduação, aprovadas pelo CEPE Propor e acompanhar o processo de revisão curricular dos cursos de Graduação Propor a criação de novos cursos de Graduação e assessorar a elaboração dessas propostas Implementar as políticas de avaliação interna e externa dos cursos de Graduação e a de professores, aprovadas pelo CEPE Propor ações para ampliar a qualidade acadêmica dos Cursos de Graduação. Propor e implementar a formação continuada dos professores dos Cursos de Graduação Implementar a política de vagas para o Vestibular dos cursos de Graduação, definida pelos Órgãos Colegiados Superiores Elaborar e propor políticas de ensino, pesquisa e extensão para a Graduação e acompanhar a implementação. Assessorar os Diretores Acadêmicos das Faculdades na elaboração do plano acadêmico da unidade Supervisionar a execução dos planos de ensino. Planejar, supervisionar e coordenar as atividades de graduação e dos cursos seqüenciais. Compatível.

12 12 Componentes da proposta ReitoriaCEDUCFEACompatibilidade entre as propostas Pró-Reitoria de Pós-Graduação Implementar as políticas aprovadas pelo CEPE, destinadas aos Programas de PG Propor e acompanhar o processo de revisão curricular dos programas e diretrizes CAPES Propor a criação de novos Programas PG e assessorar a elaboração dessas propostas Implementar as políticas de avaliação de Programas de PG, interna e externa, e a de professores, aprovadas pelo CEPE Elaborar e propor políticas de ensino, pesquisa e extensão para a PG e acompanhar sua implementação Assessorar os Diretores Acadêmicos na elaboração do plano acadêmico da unidade e supervisionar sua execução no que se refere ao ensino, pesquisa e extensão na PG Assessorar e acompanhar a avaliação nacional dos Programas de PG. Pró-Reitoria de PG e Pesquisa Planejar, supervisionar, coordenar e fomentar o ensino de PG, bem como das atividades de pesquisa acadêmica e de pesquisa voltada ao desenvolvime nto educacional sob o ponto de vista tecnológico e didático- pedagógico. Compatível.

13 13 Componentes da proposta ReitoriaCEDUCFEA Compatibili-dade Pró-Reitoria Comunitária Pró-Reitoria Cultura e Serviços Comunitários Zelar pela dimensão comunitária e cultural da Universidade e promover a interação entre a comunidade interna e externa. Promover políticas filantrópicas. Coordenar estratégias de articulação dos setores de prestação de serviços. Responder perante o Grão- Chanceler pelas atividades relacionadas à fé e moral. Promover e supervisionar os trabalhos de pastoral universitária e de outros movimentos apostólicos e dar- lhes assistência. Assessorar o reitor em assuntos de fé e moral de relações eclesiásticas. Supervisionar os serviços de segurança comunitária e cuidar da disciplina interna. Pró-Reitoria Comunitária Propor e executar políticas e ações comunitárias de lazer, esporte, cultura e outras formas de convívio e relacionamento nos campi da Universidade e com as comunidades do entorno. Propor e executar políticas de bolsas de estudo. Propor e coordenar políticas e ações de segurança. Acompanhar a gestão e as ações das direções de campus nos assuntos de sua competência. Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários Planejar, supervisionar coordenar; fomentar; gestão dos cursos de extensão e de outras atividades no domínio da extensão e das atividades artístico- culturais, desportivas e recreativas, bem como do apoio e promoção social, profissional e humana interna e externa. Compatível em sua essência. A diferença está na FEA que inclui os cursos de extensão como atribuição dessa Pró-Reitoria e a da Reitoria que inclui a extensão /serviço entre suas atribuições. CEDUC coloca a extensão como atribuição das Pró-Reitorias de Graduação e Pós- Graduação.

14 14 Componentes da proposta ReitoriaCEDUCFEA Compatibili- dade Pró-Reitoria Comunitária Pró-Reitoria Cultura e Serviços Comunitários Dinamizar e coordenar atividades pedagógicas e culturais para dinamizar a vida comunitária. Responder pela capela universitária e promover a Universidade como centro cultural, social e espiritual. Gerir o orçamento das suas unidades. Contribuir para a indissocialibilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Articular os setores culturais e prestadores de serviços à comunidade interna e externa. Fomentar os serviços de extensão e as atividades culturais da universidade; Promover a interface com a coordenadoria de comunicação e marketing para a divulgação das iniciativas PUC-SP. Pró-Reitoria Comunitária Fazer a interlocução, propor e coordenar ações comunitárias junto as pastorais e a outras instâncias comunitárias da Arquidiocese de São Paulo. Propor e executar políticas de inclusão. Propor, executar e acompanhar orçamento em sua área de atuação. Realizar em sua área de atuação, a integração das políticas comunitárias com as de ensino, pesquisa e extensão da Universidade.

15 15 Componentes da proposta ReitoriaCEDUCFEA Compatibilidade entre as propostas Pró-Reitoria Administrativa Planejar, controlar e executar a área administrativa e financeira baseado no orçamento aprovado pela reitoria. Responsável pela infraestrutura física e otimização dos recursos imobiliários da Universidade. Controlar e proteger o patrimônio físico da Universidade Identificar novas oportunidades de expansão (Plano Diretor) Responsável pelo Planejamento Administrativo e Organizacional Pró-Reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão Divisão de Planejamento e Desenvolvimento Propor e executar políticas para o desenvolvimento institucional. Planejar as ações da Universidade a curto, médio e longo prazo em sua área de competência. Propor metas orçamentárias, elaborar e acompanhar a execução do orçamento. Propor políticas de gestão de pessoas. Propor, acolher e controlar fluxos de informações administrativas e financeiras. Propor, acolher e implementar políticas tecnológicas. Fazer a captação e gestão de convênios e contratos. Propor, acolher e implementar políticas de captação de recursos. Pró-Reitor de Administração Planejar, supervisionar e coordenar o que se refere à política de recursos humanos docentes e ao desenvolvimento e avaliação dos recursos humanos tecno- administrativos Responsável pela consolidação orçamentária da Universidade, pela logística e acompanhamento dos serviços prestados pela Mantenedora, promovendo a integração da Universidade e Mantenedora no estrito âmbito de sua competência. Há diferenças de estrutura, natureza do cargo e atribuições.

16 16 Componentes da proposta ReitoriaCEDUCFEA Compatibilida de entre as propostas Pró-Reitoria Administrativa Controladoria, tesouraria, administração e controle financeiro, controles internos, planejamento de processos administrativos, relatórios gerenciais, serviços gerais, compras, almoxarifado. Interação com entidades de serviço da Prefeitura de São Paulo Segurança física dos campi Controle patrimonial. Pró-Reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão DIVISÃO DE GESTÃO ADMINISTRATIVA Gestão de pessoas, logística, suprimentos e patrimônio. Elaborar e propor políticas para maximizar a eficiência e eficácia dos processos administrativos, administrativos-acadêmicos e operacionais..

17 17 Componentes da proposta ReitoriaCEDUCFEA Compatibilidade entre as propostas Pró-Reitoria de Pesquisa Estabelecer as políticas e diretrizes de pesquisa articulando com o CEPE para graduação, pós-graduação e educação continuada. Propor e acompanhar os projetos de pesquisa e convênios voltados para pesquisa. Elaborar processo de avaliação dos projetos de pesquisa, consolidando os resultados para auxiliar na proposição dos novos projetos e convênios. Prospectar novos campos de pesquisa levando-se em conta a missão da PUC/SP e a sua vocação acadêmica. Interagir com o ambiente externo do mundo acadêmico de Pesquisa, servindo de elo entre os pesquisadores PUC/SP com a comunidade de pesquisa nacional e internacional. Não propõe. Pesquisa está integrada com ensino e extensão nas Pró-Reitorias de Graduação e Pós-Graduação. Propõe como atribuição da Pró-Reitoria da Pós- Graduação e Pesquisa Não compatível Reitoria e CEDUC. Parcialmente compatível entre Reitoria e FEA.

18 18 Componentes da proposta ReitoriaCEDUCFEA Compatibilidade entre as propostas Pró-Reitoria de Educação Continuada (EC) Definir políticas de difusão do conhecimento produzido pela Universidade, intermediando a Universidade e a Sociedade. Manter canais de divulgação das demandas sociais para análise das unidades acadêmicas, visando o desenvolvimento de propostas. Divulgar para a sociedade as propostas gestadas pelas unidades acadêmicas. Fortalecer os canais internos de produção de atividades de EC. incentivando a proposição de cursos, articulando a EC à Graduação e à PG. Criar uma sistemática de relacionamento com a Comissão de Pesquisa do CEPE para obter acesso à produção de pesquisa com potencial de produção de atividades de EC. Assessorar a elaboração de projetos de atividades de EC. Incentivar a constante atualização dos cursos propostos, bem como instituir maior dinamismo à emergência de novas propostas. Promover a avaliação constante das atividades de EC. Não propõe. Educação Continuada está integrada ao ensino e extensão nas Pró- Reitorias de Graduação e Pós- Graduação do ponto de vista acadêmico e do ponto de vista de sua gestão, relacionada à Pró- Reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Não propõe. Aborda cursos de extensão ligados à Pró- Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários. Não compatível Reitoria e CEDUC/FEA.

19 19 COLEGIADOS SUPERIORES

20 20 Componentes da proposta ReitoriaCEDUCFEACompatibilida de entre as propostas CONSUN Presidido pelo Reitor Composição 6 pró-reitores Diretores dos Institutos 1 representante docente por Instituto 1 representante discente por Instituto 1 funcionários por Instituto, 1 representante externo 1 representante da FUNDASP Vice-Reitor, 4 Pró-Reitores 8 ou 9 diretores de Faculdade 8 ou 9 represen- tantes docentes 8 ou 9 represen- tantes discentes 8 ou 9 represen- tantes administra- tivos 4 Pró-Reitores Diretores das Unidades Acadêmicas Representantes discentes Representantes de funcionários, Representantes docentes (proporcional as unidades) Estrutura: Câmara de Graduação, Câmara de Pesquisa e Pós- Graduação, Câmara de Extensão e assuntos Comunitários, Câmara de Assuntos Administrativos (não especifica a composição das câmaras) Elimina CEPE, CECOM e CAF, sendo substituídos pelas Câmeras do CONSUN Compatível quanto aos segmentos. Reitoria inclui represen- tante externo e represen- tante da FUNDASP. Não compatível entre FEA e as outras propostas. A FEA estrutura o CONSUN em câmaras e é o único colegiado.

21 21 Componentes da proposta ReitoriaCEDUCFEACompatibilida de entre as propostas CEPE Composição Presidente designado pelo Reitor Pró-Reitores de Graduação de PG Pró-Reitor, de Ed. Cont., e de Pesquisa Representante das Câmaras de Graduação, de PG, de Educação Continuada e de Pesquisa Representantes docentes(1 por Instituto) 1 representante funcionário 1 representante discente por Instituto Presidentes: Pró-Reitor de Graduação e Pró-Reitor de Pós- Graduação Vice-Diretores de Faculdades Coordenadores Gerais das Coordenadorias Representantes docentes da graduação (1 por Faculdade) Representantes discentes das Faculdades (1 por Faculdade) Diretores de campus (sem voto) Não propõeParcialmente compatível entre Reitoria e CEDUC quanto à segmentos. Não compatível entre FEA e as outras duas propostas, pois a FEA não propõe CEPE.

22 22 Componentes da proposta ReitoriaCEDUCFEA Compatibilidade entre as propostas CONSELHO COMUNITÁRIO COMPOSIÇÃO Pró-Reitor de Cultura e Serviços Comunitários, Diretores dos campi, Representante da Comissão Comunitária, Representante da Comissão da Cultura, Representante da Comissão de Extensão, 1 representante discente por campus, 1 representante do Conseg local, 1 representante dos funcionários por campus) Pró-Reitor Comunitário, Representantes docentes, discentes e técnico- administrativos das Faculdades para assuntos comunitários, Diretores de campus, Diretor do TUCA, Diretor da TV PUC, Diretor da Educ. Não propõe Parcialmente compatível entre Reitoria e CEDUC quanto aos segmentos. Não compatível entre FEA e Reitoria/CEDUC.

23 23 Componentes da proposta ReitoriaCEDUCFEA Compatibilidade entre as propostas Conselho Administrativo COMPOSIÇÃO CAD : Conselho Administrativo Pró-Reitor Administrativo Representantes das coordenadorias, Controlador Representante da Divisão de Recursos Humanos, Representante da Divisão da Logística, Representante da FUNDASP CEPLAN: Conselho de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão Pró-Reitor de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Assistentes de controle orçamentário das Faculdades, Gerências dos setores administrativos, Representantes técnico-administrativos Representantes discentes por Faculdade Não propõe Parcialmente compatível entre Reitoria e CEDUC quanto aos segmentos. Não compatível entre FEA e Reitoria/CEDUC

24 24 DEMAIS CONSELHOS

25 25 Componentes da proposta ReitoriaCEDUCFEA Compatibilidade entre as propostas Conselho do Instituto ou Faculdade ou Unidade Acadêmica. Composição Conselho de Instituto Diretor do Instituto Chefes de Departamento Coordenadores de curso Coordenadores de Programas de Pós- Graduação Representantes dos grupos de pesquisa Representantes de Educação, Educação Continuada Representantes discentes (doutorado, mestrado e graduação). Conselho de Faculdade Diretor Geral Diretor Acadêmico Coordenadores de cursos de graduação e programas da PG Chefes de departamento Diretor de unidade suplementar 2 representantes docentes por departamento 1 representante discente de graduação 1 representante discente da pós- graduação 1 representante de funcionários, Assistente de pesquisa e extensão Assistente de controle orçamentário (ambos sem direito a voto) Membro necessário e não previsto no modelo (PIF PEB, COREME) Conselho da Unidade Acadêmica Diretor Chefes de departamento, Coordenadores de curso de graduação Coordenadores de curso pós-graduação, Membros eleitos dos departamentos ou comunidade Parcialmente compatível entre CEDUC e Reitoria quanto aos segmentos. Pouco compatível entre ambas e a FEA que não inclui representação discente e de funcionários.

26 26 Componentes da proposta ReitoriaCEDUCFEACompatibilida de entre as propostas Outros Colegiados Composição Câmaras Câmara de Graduação Pró-Reitor de graduação, Coordenadores de curso, Representantes discentes - Tecnológico, Bacharelado e Licenciatura, Representante da coordenadoria de gestão acadêmica Câmara de pesquisa Pró-Reitor de Pesquisa, Representante de lideres de pesquisa por instituto, Coordenador de comitê institucional de IC Representante discentes - IC, mestrado e doutorado, Representante dos pesquisadores com bolsas de agências de fomento Representante da coordenadoria de gestão acadêmica Câmara de Educação Continuada Pró-Reitor, representante de coordenadores de curso por instituto, representantes discentes -especialização e extensão, representante da coordenadoria de gestão acadêmica. Câmara de Pós-Graduação. Pró-Reitor, coordenadores de programa, representantes discentes-doutorado, mestrado e mestrado profissional, representante da coordenadoria de gestão acadêmica). Colegiado do Departamento Chefe do departamento e corpo docente Colegiado dos Programas Coordenadores de programa de pós graduação, Corpo docente Representante discente Fórum Interdisciplinar Representantes das unidades das Faculdades e seu objetivo é articular projetos interdisciplinares e de formação geral da Faculdade. Fórum Geral das Faculdades Representantes do fórum interdisciplinar das Faculdades Comissão Didática dos cursos de Graduação. Não propõe Não compatível

27 27 NATUREZA DAS UNIDADES ACADÊMICAS E DE GESTÃO

28 28 Componentes da proposta ReitoriaCEDUCFEA Compatibilidade entre as propostas Integração na unidade acadêmica Integração vertical (graduação, educação continuada, pós- graduação) no Instituto Integração vertical (graduação, educação continuada, pós- graduação) na Faculdade Integração vertical (graduação, educação continuada, pós- graduação) na Unidade Acadêmica Compatível Integração na unidade acadêmica Integração de ensino, pesquisa e extensão no Instituto Integração de ensino, pesquisa e extensão na Faculdade Integração de ensino, pesquisa e extensão na Unidade Acadêmica Compatível Número de unidades acadêmicas Definição de limite (7) para o número de Institutos. Institutos definidos por grandes áreas de conhecimento. Definição aproximada do número (8 a 9) de Faculdades. Definição histórica e política por campo de conhecimento. A Faculdade não deve corresponder a um curso respeitando-se as especificidades Definição prévia do número (6) das Unidades Acadêmicas. Definição de sua natureza pelas áreas tais como: Ciências Empresariais, Ciências Jurídicas, Ciências Humanas. Pouco compatível entre FEA e CEDUC Parcialmente compatível entre CEDUC e Reitoria Parcialmente compatível entre FEA e Reitoria

29 29 Componentes da proposta ReitoriaCEDUCFEA Compatibilidade entre as propostas Pós- Graduação Supressão da Pós- graduação como unidade autônoma com estatuto de Centro no âmbito da representação em CEPE e CONSUN. Manutenção das funções da CGPG na Câmara de Pós- graduação Supressão da Pós- graduação como unidade autônoma com estatuto de Centro no âmbito da representação em CEPE e CONSUN Compatível Departamentos Departamentos como unidades acadêmicas elementares (revisão dos atuais no processo de adequação às grandes áreas dos Institutos) Departamento (organizados por campos de conhecimento) como unidade alocação, gestão e avaliação docente Departamento como unidade funcional (não há definição de critério ou indicação de mudança nos atuais) Compatível Grupos de pesquisa Coordenador de pesquisa no organograma dos Institutos Grupos de pesquisa dentro das Faculdades Grupos de pesquisa dentro das Unidades Acadêmicas Compatível Reitoria e CEDUC Pouco compatível FEA e Reitoria/CEDUC

30 30 Componentes da proposta ReitoriaCEDUCFEA Compatibilidade entre as propostas Outras estruturas da Faculdade Unidades Suplementares São unidades complexas, com organização administrativa própria, que realizam atividades em múltiplos campos e que complementam as ações fins da Universidade (ensino, pesquisa e extensão), integradas às Faculdades pertinentes ao seu campo de atuação. Núcleos Extensionistas São organizações que se constituem em campos de realização de estágios, ou de outras atividades de extensão e prestação de serviços. Sua atividade é focal e deve ser administrada pela Faculdade Não compatível

31 31 Componentes da proposta ReitoriaCEDUCFEA Compatibilidade entre as propostas Cargos nas unidades acadêmicas INSTITUTO (cargos em organograma) Diretor Vice-diretor + Chefes de departamentos, Coordenadores de cursos de graduação, Coordenadores de programas de pós- graduação, Coordenadores de cursos de educação continuada, Líderes de grupos de pesquisa FACULDADES (cargos em organograma) Diretor Geral, Diretor Acadêmico, Assistente de controle orçamentário, Assistente de organização de pesquisa e extensão + Coordenador de estágio, Diretor de unidade suplementar, Chefes de departamentos, Coordenadores de programas de pós- graduação, Coordenadores de cursos de graduação, Coordenadores de educação continuada, Líderes de grupos de pesquisa, Coordenadores de projetos extensionistas UNIDADE ACADÊMICA (cargos em organograma) Diretor Vice-diretor + Chefes de departamentos, Coordenadores de cursos (graduação e lato sensu), Coordenadores de programas de pós- graduação, Coordenador de pesquisa (1) Parcialmente compatível.


Carregar ppt "1 SISTEMATIZAÇÃO DAS PROPOSTAS COMPLETAS DE REDESENHO INSTITUCIONAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google