A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Anna Karina Alencar Mestranda no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Urbano – UFPE, 2010/2011 Título “atual” da pesquisa: Estratégias dos Movimentos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Anna Karina Alencar Mestranda no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Urbano – UFPE, 2010/2011 Título “atual” da pesquisa: Estratégias dos Movimentos."— Transcrição da apresentação:

1 Anna Karina Alencar Mestranda no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Urbano – UFPE, 2010/2011 Título “atual” da pesquisa: Estratégias dos Movimentos da RMR para acessar os programas de Habitação de Interesse Social na década de 2000.

2 Interseção com Pesquisa INCT: Estudo sobre as formas de provisão de moradia e seus impactos na reconfiguração espacial da Metrópole. Item 2 – Estudo sobre as formas de provisão da moradia na década de d) A autogestão na produção da moradia popular: experiências de mutirões e cooperativas habitacionais nas metrópoles de Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza e Recife. Tema: PNHIS que propicia a Produção Social do Habitat

3 Inquietação: Os programas da nova PNHIS que se propõem a viabilizar PSH atingem seu público-alvo? Efetivação? Pressupostos: -Com a nova PNHIS, há orçamentos anuais disponíveis, mas não acessíveis; -Poucos movimento de moradia conseguem implementar / efetivar estes programas; - Há alguns entraves p/ efetivação desta política. É necessário conhecer as possibilidades e limites dos programas e a relação com seu público-alvo para contribuir com a eficácia desta política; -A luta pelo direito à moradia e por política pública de habitação no Brasil vem sendo impulsionada pelos Movimentos de Luta por moradia e pelo FNRU; - Os movimentos vem adotando novas formas de acesso à moradia: PSH, autogestão

4 PNHIS – PSH / Autogestão Movimentos Urbanos de Luta por Moradia DIFICULDADE p/ efetivação da PNHIS – PSH na RMR Na década de 2000 Os movimentos de Moradia tem conseguido acessar e efetivar? distância ACESSO/RELAÇÃO Na RMR: que Movimentos? Como? Que resultados: PSH, qualidade arquitetônica e urbanística, pós- ocupação.

5 Algumas Questões norteadoras: - Como tem se inserido os Movimentos de Moradia da RMR? - Quais as condições e barreiras impostas pela nova PNHIS para a difusão de formas de produção autogestionária? Objeto de estudo: Formas de acesso a PNHIS assumidas pelos movimentos na década de 2000 na RMR. Objetivo geral da pesquisa: -Analisar se os movimentos de moradia da RMR têm conseguido acessar e efetivar a nova PNHIS. Objetivos específicos: -Identificar e mapear que experiências autogestionárias na RMR conseguiram acessar os programas da PNHIS na década de 2000; -Analisar as condições de possibilidade e limites (contexto sócio- político, que outros atores...) -Identificar que resultados foram obtidos na efetivação do financiamento nos assentamentos.

6 Atividades, Produtos e Prazos Etapas / Atividades 1° Semt ° Semt ° Semt ° Semt 2011 Levantamento revisão bibliográfica a nível nacional: política urbana e democracia; política habitacional; inserção dos movimentos na construção das políticas e estratégias de ocupações dos movimentos diante da falta de terra e financiamento. —— Participação no CIAPA com interlocução entre o objeto empírico – Conjunto Dom Helder Câmara, a universidade e outros atores. ———— Elaboração de 03 artigos – 01 apresentação seminário em Natal e 01 apresentação no encontro Uruguai. — Levantamento revisão bibliográfica a na RMR sobre o processo: política urbana, da democratização e participação dos movimentos; política habitacional implementadas na RMR desde a década de 1980; inserção dos movimentos na construção das políticas e estratégias de ocupações dos movimentos diante da falta de terra e financiamento. — Visita ao Uruguai no Red ULACAV e pesquisa do modelo de cooperativismo. — -Identificação e mapeamento das experiências autogestionárias na RMR; -Identificação dos atores que apóiam os movimentos na RMR; -Levantamento das ações dos orgãos públicos e outros p/ apoiar os movimentos; — Análise documental : Mcidades, CAIXA, orgãos públicos e movimentos; Entrevistas semi-estruturadas com assessores técnicos de ONGs, universidade, técnicos da CAIXA e movimentos. —— Pesquisa de campo no conjunto Dom Helder Câmara – MLB. (PSH, qualidade arquitetônica e urbanística). —— Análise dos dados, elaboração de relatórios, elaboração de artigos, publicação dos resultados e revisão de textos p/ elaboração da dissertação. —


Carregar ppt "Anna Karina Alencar Mestranda no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Urbano – UFPE, 2010/2011 Título “atual” da pesquisa: Estratégias dos Movimentos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google