Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
ALGUMAS DAS PRINCIPAIS REFORMAS DO PODER JUDICIÁRIO no contexto da EC 45/2004
2
RAZOÁVEL DURAÇÃO DO PROCESSO
CRISE DO SISTEMA JUDICIÁRIO CRIAÇÃO DO CNJ NECESSIDADE DE REFORMAS CRIAÇÃO DA ENFAM RAZOÁVEL DURAÇÃO DO PROCESSO INGRESSO NA MAGISTRATURA – SÓ APÓS 3 ANOS DE ATIVIDADE JURÍDICA – Art.93 EC 45/2004 ALTERAÇÕES SÚMULA VINCULANTE
3
CRITÉRIO OBJETIVO NEGATIVO: REQUISITO PARA PROMOÇÃO NA MAGISTRATURA
CRISE DO SISTEMA JUDICIÁRIO JUSTIÇA ITINERANTE NECESSIDADE DE REFORMAS REPERCUSSÃO GERAL FEDERALIZAÇÃO CRIMES DIREITOS HUMANOS EC 45/2004 ALTERAÇÕES CRITÉRIO OBJETIVO NEGATIVO: REQUISITO PARA PROMOÇÃO NA MAGISTRATURA
4
A EMENDA CONSTITUCIONAL 45/2004 E A CRIAÇÃO DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA CNJ
5
CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA – ART.103B NECESSIDADES PREOCUPAÇÕES
6
COMPOSIÇÃO: 9 MEMBROS DO PODER JUDICIÁRIO 4 MEMBROS DAS FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA 2 MEMBROS DA SOCIEDADE ESCOLHIDOS PELO PODER LEGISLATIVO
7
9 MEMBROS DO PJ 1 Ministro STF 1 Ministro do STJ 1 Ministro do TST INDICADOS PELOS SEUS RESPECTIVOS TRIBUNAIS
8
9 MEMBROS DO PJ 1 Desembargador dos Tribunais de Justiça dos Estados 1 Juiz estadual INDICADOS PELO STF
9
9 MEMBROS DO PJ 1 Juiz de Tribunal Regional Federal - TRF 1 Juiz federal INDICADOS PELO STJ
10
9 MEMBROS DO PJ 1 Juiz de Tribunal Regional do Trabalho - TRT 1 Juiz do trabalho INDICADOS PELO TST
11
4 MEMBROS DAS FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA 2 Membros do MP 2 Membros da Advocacia
12
4 MEMBROS DAS FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA Dos dois membros do MP um é da União, indicado pelo Procurador Geral da República; o outro é estadual indicado pela Procuradoria da Justiça e escolhido pelo Procurador Geral da República
13
4 MEMBROS DAS FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA Os dois advogados são indicados pelo Conselho Federal da OAB
14
2 MEMBROS DA SOCIEDADE dentre cidadãos de notável saber jurídico e reputação ilibada, ESCOLHIDOS PELO PODER LEGISLATIVO: UM PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS E OUTRO PELO SENADO FEDERAL
15
ATRIBUIÇÕES art. 103-B, § 4º da CR - Zelar pela autonomia do PJ - Zelar pela observância do art. 37 da CR - Elaborar relatórios estatísticos
16
ATRIBUIÇÕES e preocupações
ATRIBUIÇÕES e preocupações Conhecer das reclamações contra membros do PJ... Podendo avocar processos disciplinares e determinar remoção, disponibilidade, aposentadoria...
17
ENFAM FORMAÇÃO INICIAL FORMAÇAÕ CONTINUADA
CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO COM APROVEITAMENTO: VITALICIAMENTO E MERECIMENTO DEFINIÇÃO DE CRITÉRIOS OBJETIVOS PARA PROMOÇÃO NA CARREIRA DA MAGISTRATURA
18
ENFAM RESOLUÇÃO 01 INSTRUÇÃO 01 FORMAÇÃO INICIAL
19
ENFAM RESOLUÇÃO 02 INSTRUÇÃO 02 FORMAÇAÕ CONTINUADA
20
GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO DO PODER JUDICIÁRIO – ART.39 § 7º - EC 19/1998
21
ELEIÇÃO DO FOCO ONDE O SISTEMA JUDICIÁRIO QUER CHEGAR?
OS SERVIÇOS JUDICIÁRIOS DESTINAM-SE A QUEM? QUAL A MISSÃO DO SISTEMA JUDICIÁRIO? QUAIS OS VALORES DO SISTEMA JUDICIÁRIO? COMO ELEGER AS METAS A SEREM ALCANÇADAS PELO JUDICIÁRIO?
22
SÚMULA VINCULANTE
23
JUSTIÇA ITINERANTE
24
RAZOÁVEL DURAÇÃO DO PROCESSO
25
JUSTIÇA E SEU ACESSO SEGURANÇA JURÍDICA VALORES RAPIDEZ EFETIVIDADE
26
PASSOS FORMULAR METAS
27
METAS PROPICIAR UM ATENDIMENTO DE QUALIDADE
PRODUZIR DECISÕES COM CELERIDADE DECISÕES FUNDAMENTADAS E QUE SEJAM ACEITAS PELA SOCIEDADE DIMINUIR O NÚMERO DE PROCESSOS - JULGAR MAIS DO QUE A ENTRADA
28
FORMULAR A META A SER ATINGIDA Robert F. Mager - Análise de metas
COMO REALIZAR AS METAS FAZER ALGO PARA ATINGIR A META RECONHECER QUANDO A META FOI ATINGIDA Robert F. Mager - Análise de metas
29
PASSOS ELEGER AS FERRAMENTAS PARA APLICAÇÃO INICIAL
30
ESCOLHA E APLICAÇÃO DAS FERRAMENTAS INICIAIS PARA FORMULAR O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
31
DE ACORDO COM A BASE INFORMACIONAL DISPONÍVEL
RESGATE DE INFORMAÇÕES ESCOLHA DAS FERRAMENTAS FORMULAÇÃO DE PESQUISAS
32
GESTÃO DO CONHECIMENTO NÍVEIS DE APRENDIZAGEM
GESTÃO DO SISTEMA JUDICIÁRIO BASE INFORMACIONAL PESQUISAS GESTÃO DO CONHECIMENTO APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS NÍVEIS DE APRENDIZAGEM
33
PONTOS FRACOS DEFICIÊNCIAS ORGANIZACIONAIS
FORÇAS RESTRITIVAS
34
FORÇAS RESTRITIVAS 1. Ausência de informatização padronizada e baixa qualidade no atendimento operacional Falta de controle dos procedimentos nas áreas operacionais 2. Alegação de falta de legitimação democrática dos juízes 3. Centralização de poderes nas mãos da cúpula (Presidentes de Tribunais, Juízes Diretores, Secretários de Tribunais, ...) Ausência de Tecnoestrutura 4. Cúpula com pouco conhecimento em administração, resultando: Falta de liderança perante diretorias e assessorias da linha intermediária 5. Magistrados sobrecarregados de processos - sem tempo para administrar
35
FORÇAS RESTRITIVAS 6. Os erros não geram correção e se repetem - baixa aprendizagem 7. Pouca preocupação ou valorização pela integralidade do serviço O caminho é tão importante quanto o resultado final 8. A linguagem do mundo judiciário não é compreendida por grande parte da população Ninguém valoriza o que não entende 9. Os argumentos “positivos” não chegam ao conhecimento do povo Falta de projetos de comunicação e marketing de serviços
36
FORÇAS RESTRITIVAS 10. Falta de previsibilidade das decisões judiciais Volta da clássica expressão do juiz como boca inanimada da lei? 11. Alarmantes índices de congestionamento dos Tribunais Incapacidade de resolver os próprios problemas – CNJ é solução?
37
PONTOS FORTES QUALIDADES ORGANIZACIONAIS
FORÇAS PROPULSORAS
38
FORÇAS PROPULSORAS 1. O volume de julgamentos pelo Poder Judiciário brasileiro é um dos maiores do mundo Enfatizar casos solucionados 2. Há pesquisas que indicam confiança nos operadores e sua importância Aproveitar a informação e trabalhar para manter e potencializar boa imagem Investir em projetos de maior visibilidade - atendimento aos carentes, justiça fluvial, nos bairros, nas escolas, operação litoral, serviços de plantões permanentes... 3. O Poder Judiciário é quem administra seu orçamento e há participa;áo de advogados e promotores de justiça nos Tribunais 4. Há um quadro de servidores de qualidade que podem ser melhor aproveitados - e há cargos em comissão (critérios de qualificação e mérito) 5. Na impossibilidade de auto-superação é possível contratar assessorias técnicas e tecnoestruturas (dentro ou fora dos tribunais)
39
IMPORTÂNCIA E EXPERIÊNCIA DA CRISE
DEFICIÊNCIA DO MODELO GERENCIAL HIERARQUIZADO ALGUNS ADMINISTRADORES CONFUNDEM FUNÇÃO JURISDICIONAL COM AS DESTINADAS A VIABILIZÁ-LA DAR ATENÇÃO AOS ÓRGÃO DE MAIOR VISIBILIDADE PERCEPÇÃO DA IMPORTÂNCIA DE QUALIDADE NA INTEGRALIDADE DOS SERVIÇOS IMPORTÂNCIA E EXPERIÊNCIA DA CRISE O QUE FOI FEITO PARA EVITAR A CRISE? QUE AÇÕES FORAM TOMADAS QUANDO SE PERCEBEU QUE A CRISE ERA IMINENTE? AS DECISÕES ATÉ ENTÃO TOMADAS FORAM EFETIVAS? CRIAÇÃO DE UM BANCO DE DADOS DE BOAS AÇÕES, BOAS IDÉIAS E REALIZAÇÕES
40
IMPORTÂNCIA E EXPERIÊNCIA DA CRISE
ANTECIPAR-SE A NOVAS CRISES INVESTIR EM MARKETING E LEGITIMAÇÃO SOCIAL ASSUMIR A DEMORA NA PRESTAÇÃO JURISDICIOANL IMPORTÂNCIA E EXPERIÊNCIA DA CRISE FORMULAR AGENDA POSITIVA CRIAR, DESENVOLVER OU AMPLIAR PROJETOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL
41
PROJETOS RESPONSABILIDADE SOCIAL
42
CIDADANIA E JUSTIÇA TAMBÉM SE APRENDEM NA ESCOLA
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.