A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalhando com Banco de Dados Prof. Marcelo da Silveira Siedler SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalhando com Banco de Dados Prof. Marcelo da Silveira Siedler SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA."— Transcrição da apresentação:

1 Trabalhando com Banco de Dados Prof. Marcelo da Silveira Siedler SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS

2 Objetivos o Criar banco de dados, tabelas, inserir e exibir registros usando o phpMyAdmin, PHP e MySql. o Instalação e configuração com o EasyPHP

3 phpMyAdmin o phpMyAdmin é uma aplicação de fácil utilização que serve para controlar seu bancode dados MySql. Você pode utilizá-lo para criar, copiar, deletar, renomear e alterar tabelas, deletar, editar e adicionar campos, exportar ou importar um banco de dados e muito mais. o Para que o mesmo funcione corretamente é necessário ter inicializado o servidor Apache e o banco de dados MySQL

4 Acessando o phpMyAdmin via EasyPHP o A configuração padrão do EasyPHP, considerando o apache instalado o servido da porta padrão (80) é: ohttp://localhost/home/mysql ouhttp://localhost/home/mysql ohttp:// /home/mysqlhttp:// /home/mysql oPara tanto é necessário que os serviços Apache e MySql estejam rodando.

5 Criando um banco de dados

6 Criação de tabelas e campos

7

8 o Nome do campo: Geralmente colocamos um nome que lembre o que desejamos armazenar o Tipo do campo: Nessa parte você escolhe qual tipo de dados deseja armazenar, os mais usados são: oInt – Inteiro, para guardar número interiores (1,2,4,67,89,105) oVarchar – variáveis com caracteres, ou seja texto não número, você pode guardar texto também no varchar mas ele não reconhecerá como um número e sim como um caractere qualquer (hermes alves). oText – Para guardar grandes quantidades de texto, geralmente utilizamos para guardar mensagem de ou textos tipo carta no banco de dados. oDate – Para guardar datas, ai você pensa porque não guardo a data num varchar? Você tem que guardar datas no tipo DATE para você conseguir manipular datas com o banco dados, por exemplo: Exibir apenas o registros deste mês. o Hora – Para guardar hora na tabela

9 Criação de campos e tabelas o Tamanho do campo: Tamanho que seu registro irá ter, por exemplo no campo | id_mensagem | ele está com o tamanho 5, ou seja, ele só poderá alcançar o tamanho máximo de 5 digitos. Ex: No campo | nome | ele só aceitará um nome de até 50 dígitos, no campo mensagem, data e hora, que possuem respectivamente o tipo text, date, time não precisa definir tamanho pois o tipo text já vem por padrão com o tamanho ilimitado, data e hora no formato conhecido: dd/mm/aaaa e hh:mm:ss. o Extra: Colocamos auto_increment para informar que o campo id_mensagem vai ser automaticamente auto incrementado toda vez que registrar um novo registro, ou seja se o valor atual do campo for 1 e for registrado um novo valor ele ficará com 2 o Primária: Temos que informar ao banco de dados qual o campo principal, então marcamos ele como primário.

10 Criação de campos e tabelas

11 Relacionamento entre as tabelas o O conceito de Chave estrangeira em uso de banco de dados se refere ao tipo de relacionamento entre as tabelas de dados do banco de dados. o Uma chave estrangeira é chamada quando há o relacionamento entre duas tabelas. o Sempre em chave estrangeira vai haver relacionamentos entre tabelas, por exemplo, se uma tabela que tem uma chave primária de outra tabela.

12 Adicionando chave estrangeira Clicar em Ver Relações

13 Adicionando chave estrangeira Montar as relações de chaves com as correspondentes na tabela relacionada


Carregar ppt "Trabalhando com Banco de Dados Prof. Marcelo da Silveira Siedler SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google