A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Moderna Cartografia – parte 2 Prof. Me. Juliano Ricardo Marques FACCAMP.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Moderna Cartografia – parte 2 Prof. Me. Juliano Ricardo Marques FACCAMP."— Transcrição da apresentação:

1 A Moderna Cartografia – parte 2 Prof. Me. Juliano Ricardo Marques FACCAMP

2 Projeção de Mercátor

3 Como já vimos a projeção cilíndrica de Mercátor (1512 – 1594) tornou-se a preferida dos navegantes, desde o século XVI, por ser a única em que as distâncias entre os diversos pontos da Terra são proporcionais a realidade. Isso por quê? Trata-se de uma projeção conforme, pois os paralelos e meridianos formam ângulos retos (90º), desta forma não deforma os ângulos entre as paralelas e meridianos, mantendo assim as distâncias proporcionais a realidade.

4 Projeção de Mercátor A projeção de Mercátor mantém a a forma dos continentes e países, mas distorce o tamanho de suas áreas a medida que aumenta a latitude seja para o Norte ou para o Sul. No século XX, a projeção de Mercátor acabou recebendo muitas críticas de caráter político, pois nela os países ricos e desenvolvidos, que situam exatamente nas latitudes médias e altas, aparecem com dimensões ampliadas, predominado no espaço mundial, o que foi associado ao seu expansionismo e domínio mundial

5 Projeção de Mercátor

6 Além disso, nessa projeção, o centro do mundo é a Europa, foi a partir de então que surgiu o Europocentrismo ou Eurocentrismo. Foi a partir do Eurocentrismo que se adotaram expressões como Oriente Próximo, Oriente Médio e Extremo Oriente para indicar as regiões da Ásia, respectivamente Ásia Ocidental, Península Arábica e Ásia Oriental.

7 Projeção de Peters Com a finalidade de dar aos países em desenvolvimento o seu real tamanho e posição, Peters propôs uma nova projeção cilíndrica, mas equivalente, ou seja, uma projeção em que as áreas da Terra conservam o tamanho proporcionalmente correto, porém suas formas aparecem esticada, por meio de uma deformação dos ângulos das coordenadas geográficas.

8 Projeção de Aitoff Nessa projeção a América ocupa o centro do planisfério. Essa projeção apresenta uma inconveniência cartográfica. Qual será? A massa continental da Ásia apresenta-se descontinua, ou seja, cortada em duas partes

9 Projeção Interrompida de Goode Essa projeção tem a finalidade de mostrar a equivalências das massas continentais e oceânicas, por isso, elas estão interrompidas ou descontinuas. Essa projeção é muito utilizada na confecção de globo terrestre

10 Anamorfoses Para converter números e estatísticas em mapas, pode-se utilizar as anamorfoses, planisférios em que as áreas de um país ou de um continente assumem o tamanho proporcional ao dados ou ao fenômeno geográfico que se quer representar.

11 Anamorfoses Por exemplo, para que se possa mostrar a população mundial, a China e a Índia passam a ser as maiores áreas, pois têm maior contingente populacional.

12 Atividade Identificar os tipos de projeção cartográfica e as suas propriedades.


Carregar ppt "A Moderna Cartografia – parte 2 Prof. Me. Juliano Ricardo Marques FACCAMP."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google