A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capítulo 03 O Veneno que Causou a Reforma. Que tipos de venenos Satanás tem colocado diante dos homens? O inimigo usa livros, revistas, alguns programas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo 03 O Veneno que Causou a Reforma. Que tipos de venenos Satanás tem colocado diante dos homens? O inimigo usa livros, revistas, alguns programas."— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 03 O Veneno que Causou a Reforma

2 Que tipos de venenos Satanás tem colocado diante dos homens? O inimigo usa livros, revistas, alguns programas de tv, vídeos, propagandas comerciais, diversões, drogas e outros vícios para destruir as pessoas. O inimigo usa livros, revistas, alguns programas de tv, vídeos, propagandas comerciais, diversões, drogas e outros vícios para destruir as pessoas. Anda em derredor, como um leão que ruge, procurando alguém para devorar. (I Pedro 5:8). Anda em derredor, como um leão que ruge, procurando alguém para devorar. (I Pedro 5:8). Satanás não quer que os homens e as mulheres deste mundo venham a reconhecer Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas. Satanás não quer que os homens e as mulheres deste mundo venham a reconhecer Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas.

3 O Cristianismo também tem sofrido ataques de Satanás em todas as épocas

4 Quais algumas tentativas que o inimigo tem usado para destruir o povo de Deus? 1. Herodes tentou matar Jesus quando Ele nasceu. 2. Após o batismo de Cristo, Satanás tentou enganá-lO. 3. Jesus morreu na cruz, uma vitória aparente para Satanás, mas que se transformou na grande vitória para os cristãos e na derrota total do inimigo. 4. Saulo e outros perseguiram os primeiros cristãos.

5 5. Nero, imperador romano, se tornou grande perseguidor dos cristãos. O decreto de Nero contra os templos cristãos durou cerca de 250 anos (de 64 a 313 AD), O objetivo do decreto era impedir a construção de templos e as reuniões públicas dos cristãos. O decreto de Nero contra os templos cristãos durou cerca de 250 anos (de 64 a 313 AD), O objetivo do decreto era impedir a construção de templos e as reuniões públicas dos cristãos. Durante esse período a igreja se reunia nos lares e o seu crescimento foi muito maior. Durante esse período a igreja se reunia nos lares e o seu crescimento foi muito maior. O que parecia uma maldição tornou-se uma grande bênção. O que parecia uma maldição tornou-se uma grande bênção. 6. Outros imperadores continuaram perseguindo a igreja.

6 Quando terminou a perseguição aos cristãos? Terminou em 313 AD, quando Constantino, o imperador, transformou o cristianismo na religião oficial do Império Romano. Terminou em 313 AD, quando Constantino, o imperador, transformou o cristianismo na religião oficial do Império Romano. A partir daquele momento um grande número de igrejas foram construídas por ele. A partir daquele momento um grande número de igrejas foram construídas por ele.

7 O que aconteceu no tempo de Constantino? A teologia e a história começaram a mudar o papel dos leigos que deixaram de ser participantes para serem apenas expectadores. A teologia e a história começaram a mudar o papel dos leigos que deixaram de ser participantes para serem apenas expectadores. Doutrinas errôneas se espalharam no seio do cristianismo. Doutrinas errôneas se espalharam no seio do cristianismo. A conversão de Constantino não foi genuína, interiormente ele ainda era pagão. A conversão de Constantino não foi genuína, interiormente ele ainda era pagão. Wesley disse que a falsa conversão de Constantino causou mais mal ao cristianismo do que dez perseguições juntas. Wesley disse que a falsa conversão de Constantino causou mais mal ao cristianismo do que dez perseguições juntas.

8 Quais as mudanças causadas pelo decreto de Constantino? Antes do decreto de Constantino: Antes do decreto de Constantino: Os cristãos se reuniam nos lares para os encontros religiosos. Os cristãos se reuniam nos lares para os encontros religiosos. Os anciãos e diáconos cuidavam das necessidades dos membros da igreja. Os anciãos e diáconos cuidavam das necessidades dos membros da igreja. As Escrituras se referem às igrejas dos lares e mencionam que os discípulos iam de casa em casa. As Escrituras se referem às igrejas dos lares e mencionam que os discípulos iam de casa em casa. O ministério era responsabilidade dos anciãos, diáconos e outros membros. O ministério era responsabilidade dos anciãos, diáconos e outros membros. Os pastores eram os evangelistas, treinadores, administradores e responsáveis por fundar novas igrejas. Os pastores eram os evangelistas, treinadores, administradores e responsáveis por fundar novas igrejas.

9 Depois do decreto: Depois do decreto: As pessoas freqüentavam os grandes templos uma vez por semana, onde o pastor ou sacerdote dirigia o culto. As pessoas freqüentavam os grandes templos uma vez por semana, onde o pastor ou sacerdote dirigia o culto. O sacerdote passou a atender as necessidades espirituais dos membros. O sacerdote passou a atender as necessidades espirituais dos membros. Alguns membros passaram a entender que a adoração pública substituia a sua obrigação de ser um ministro e testemunhar. Alguns membros passaram a entender que a adoração pública substituia a sua obrigação de ser um ministro e testemunhar. Desde Constantino, a igreja nunca mais foi a mesma porque os membros deixaram de participar do ministério. Desde Constantino, a igreja nunca mais foi a mesma porque os membros deixaram de participar do ministério.

10 Algumas doutrinas errôneas que se espalharam durante a idade média produziram as sementes para a Reforma. Algumas doutrinas errôneas que se espalharam durante a idade média produziram as sementes para a Reforma. Diante disso os reformadores reagiram contra o veneno que estava insidiosamente penetrando na igreja cristã, e convidaram os cristãos para um retorno às Escrituras. Diante disso os reformadores reagiram contra o veneno que estava insidiosamente penetrando na igreja cristã, e convidaram os cristãos para um retorno às Escrituras.

11 Que modelo de igreja foi seguido pelos pioneiros adventistas? Nos primeiros 60 anos de sua existência a Igreja Adventista seguiu os métodos da igreja primitiva. Nos primeiros 60 anos de sua existência a Igreja Adventista seguiu os métodos da igreja primitiva. Quase todos os membros eram missionários ativos e realizavam algum tipo de trabalho. Quase todos os membros eram missionários ativos e realizavam algum tipo de trabalho. O Pr. G. B. Starr declarou: O Pr. G. B. Starr declarou: Não temos pastores estabelecidos. Nossas igrejas são ensinadas em grande parte para tomarem conta de si mesmas, enquanto quase todos os ministros trabalham como evangelistas nos campos novos. Não temos pastores estabelecidos. Nossas igrejas são ensinadas em grande parte para tomarem conta de si mesmas, enquanto quase todos os ministros trabalham como evangelistas nos campos novos. O crescimento da igreja foi muito grande nesse período. O crescimento da igreja foi muito grande nesse período.

12 Que afirmação de Ellen White confirma que o plano de Deus é que cada membro esteja envolvido no trabalho para o crescimento da igreja? A cada um foi determinada sua obra, e ninguém pode substituir o outro. (Serviço Cristão, 10) A cada um foi determinada sua obra, e ninguém pode substituir o outro. (Serviço Cristão, 10)

13 Treinamento Treinamento O maior auxílio para o nosso povo é ensiná-lo a trabalhar para Deus e a nEle confiar, e não nos pastores. TS, vol. III, pág. 83 O maior auxílio para o nosso povo é ensiná-lo a trabalhar para Deus e a nEle confiar, e não nos pastores. TS, vol. III, pág. 83 Participação dos Membros no Ministério Participação dos Membros no Ministério Logo que seja organizada uma igreja, ponha o pastor os membros a trabalharem. Terão eles que ser ensinados a trabalhar com êxito. Ellen G. White, Testemunhos Seletos, vol. 3, p. 82. Logo que seja organizada uma igreja, ponha o pastor os membros a trabalharem. Terão eles que ser ensinados a trabalhar com êxito. Ellen G. White, Testemunhos Seletos, vol. 3, p. 82. Quando os membros não trabalham e são atendidos e ajudados pelo pastor, se tornam fracalhões religiosos. TS, vol. III, pág. 81 Quando os membros não trabalham e são atendidos e ajudados pelo pastor, se tornam fracalhões religiosos. TS, vol. III, pág. 81 Seguir os Métodos Divinos Seguir os Métodos Divinos Deus tem retido Suas bênçãos porque Seu povo não tem trabalhado em harmonia com as Suas diretrizes. TS, vol. III, pág. 81 Deus tem retido Suas bênçãos porque Seu povo não tem trabalhado em harmonia com as Suas diretrizes. TS, vol. III, pág. 81 Organização e Planejamento do Trabalho Organização e Planejamento do Trabalho Devem-se organizar igrejas e elaborar planos para que a obra seja feita pelos membros das igrejas recém-organizadas. OE, 26 Devem-se organizar igrejas e elaborar planos para que a obra seja feita pelos membros das igrejas recém-organizadas. OE, 26 Quais os fundamentos pelo qual o crescimento da nossa igreja foi baseado?

14 Que idéias errôneas a respeito do serviço cristão, Satanás tem conseguido colocar na mente de muitos membros? Devolvemos o dízimo para que o pastor possa cuidar dos perdidos, e essa é a nossa parte na obra. Devolvemos o dízimo para que o pastor possa cuidar dos perdidos, e essa é a nossa parte na obra. Isso não é bíblico e deve ser mudado! Isso não é bíblico e deve ser mudado! Essa idéia faz os cristãos perderem a paixão por aqueles que precisam conhecer a Jesus. Essa idéia faz os cristãos perderem a paixão por aqueles que precisam conhecer a Jesus.

15 Que acontecerá com a igreja que depende somente do pastor e dos líderes escolhidos pela comissão de nomeações para realizar o ministério? Começará a enfraquecer, a perder seu vigor e espiritualidade, e ficará paralisada e fossilizada. Começará a enfraquecer, a perder seu vigor e espiritualidade, e ficará paralisada e fossilizada. Uma igreja que é inativa no evangelismo é uma igreja morta ou que está morrendo. Uma igreja que é inativa no evangelismo é uma igreja morta ou que está morrendo. A igreja que somente espera pelo pastor, não está em harmonia com a vontade de Deus. A igreja que somente espera pelo pastor, não está em harmonia com a vontade de Deus. O plano de Deus envolve cada cristão atuando no ministério em todos os momentos. O plano de Deus envolve cada cristão atuando no ministério em todos os momentos.

16 Quais os métodos de evangelismo do Novo testamento?

17 Pregação. Pregação. I Cor. 1:21 – Alguns são salvos pela loucura da pregação. I Cor. 1:21 – Alguns são salvos pela loucura da pregação. Pequeno Grupo. Pequeno Grupo. Os 12 apóstolos eram um Pequeno Grupo de homens a quem Ele devotou Sua vida, Seu tempo e Sua energia. Os 12 apóstolos eram um Pequeno Grupo de homens a quem Ele devotou Sua vida, Seu tempo e Sua energia. Visitação Pessoal. Visitação Pessoal. Cristo enviou Seus discípulos de dois em dois. Em nossos esforços deveríamos seguir o plano do Mestre. Cristo enviou Seus discípulos de dois em dois. Em nossos esforços deveríamos seguir o plano do Mestre. Estudos Bíblicos. Estudos Bíblicos. Os evangelhos estão cheios de relatos de Jesus sentado com uma multidão ou discutindo temas espirituais com alguém. Os evangelhos estão cheios de relatos de Jesus sentado com uma multidão ou discutindo temas espirituais com alguém.

18 Literatura e Publicações. Literatura e Publicações. João 20:31 Estes porém, foram escritos para que creiais que Jesus Cristo é o Filho de Deus, e para que crendo tenhais vida em seu nome. João 20:31 Estes porém, foram escritos para que creiais que Jesus Cristo é o Filho de Deus, e para que crendo tenhais vida em seu nome. Testemunho Pessoal. Testemunho Pessoal. Os cristãos perceberam que ninguém poderia refutar a experiência pessoal de uma pessoa. Os cristãos perceberam que ninguém poderia refutar a experiência pessoal de uma pessoa. Evangelismo nos Lares. Evangelismo nos Lares. Este foi um dos métodos mais usados na igreja primitiva. Este foi um dos métodos mais usados na igreja primitiva.

19 Evangelismo nas Igrejas. Evangelismo nas Igrejas. Atos 2:46 – Os crentes iam evangelizando no templo e de casa em casa. Atos 2:46 – Os crentes iam evangelizando no templo e de casa em casa. Oração Intercessória. Oração Intercessória. Somente quando os discípulos se uniram em oração é que o Espírito Santo veio sobre eles e ficaram cheios de poder para evangelizar. Somente quando os discípulos se uniram em oração é que o Espírito Santo veio sobre eles e ficaram cheios de poder para evangelizar. Implantação de Igrejas, Novos Lugares. Implantação de Igrejas, Novos Lugares. Quando um grupo de crentes se estabelecia, uma igreja em casa era iniciada. Quando um grupo de crentes se estabelecia, uma igreja em casa era iniciada.

20 Quais são algumas das várias maneiras de testemunhar por Jesus? Fortalecer a amizade com vizinhos, amigos, parentes e colegas de trabalho. Fortalecer a amizade com vizinhos, amigos, parentes e colegas de trabalho. Dar seu testemunho pessoal. Dar seu testemunho pessoal. Convidar estas pessoas para participarem de seminários. Convidar estas pessoas para participarem de seminários. Curso Como Deixar de Fumar em 5 Dias Curso Como Deixar de Fumar em 5 Dias Seminários sobre Saúde e Família Seminários sobre Saúde e Família Controle de Estresse e outros... Controle de Estresse e outros...

21 Convidar amigos para as reuniões da igreja. Convidar amigos para as reuniões da igreja. Semanas de colheita, Séries de evangelismo, Classes bíblicas, Cultos e outras... Semanas de colheita, Séries de evangelismo, Classes bíblicas, Cultos e outras... Envolver os interessados em duplas missionárias para visitação, distribuição de literatura, serviços de comunidade, séries de evangelismo, semanas de colheita, etc., onde possam desenvolver os seus dons espirituais. Envolver os interessados em duplas missionárias para visitação, distribuição de literatura, serviços de comunidade, séries de evangelismo, semanas de colheita, etc., onde possam desenvolver os seus dons espirituais. Levar amigos e interessados a fazerem parte de um pequeno grupo. Levar amigos e interessados a fazerem parte de um pequeno grupo. Fazer discípulos para que comecem a se reproduzir espiritualmente ao envolver outros no evangelismo. Fazer discípulos para que comecem a se reproduzir espiritualmente ao envolver outros no evangelismo.

22 Qual o plano de Deus para combater o veneno de satanás? Envolver cada membro no ministério ativo. Envolver cada membro no ministério ativo. Há sinais de um ressurgimento do movimento leigo. Há sinais de um ressurgimento do movimento leigo. Há relatórios de todas as partes do mundo de envolvimento dos membros da igreja adventista no evangelismo de relacionamento, estabelecendo classes bíblicas, visitando de casa em casa, participando das reuniões de colheita via satélite, se tornando pioneiros da Missão Global, e implantando igrejas. Há relatórios de todas as partes do mundo de envolvimento dos membros da igreja adventista no evangelismo de relacionamento, estabelecendo classes bíblicas, visitando de casa em casa, participando das reuniões de colheita via satélite, se tornando pioneiros da Missão Global, e implantando igrejas. Há também um forte movimento de oração. Há também um forte movimento de oração. Uma busca de Deus em oração, pedindo o Espírito Santo. Uma busca de Deus em oração, pedindo o Espírito Santo. Está se iniciando a chuva refrescante – a chuva serôdia do Espírito Santo. Está se iniciando a chuva refrescante – a chuva serôdia do Espírito Santo.


Carregar ppt "Capítulo 03 O Veneno que Causou a Reforma. Que tipos de venenos Satanás tem colocado diante dos homens? O inimigo usa livros, revistas, alguns programas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google