A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Não há Crescimento sem Mudança

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Não há Crescimento sem Mudança"— Transcrição da apresentação:

1 Não há Crescimento sem Mudança

2 Se você continuar a fazer o que sempre fez, continuará alcançando o que sempre alcançou.
Não há crescimento sem mudança. Quando você começar a mudar será o momento que começará a crescer.

3 A Bíblia nos mostra isto, em Êxodo 18:13-27, na história de Moisés:
Verso 13 No dia seguinte assentou-se Moisés para julgar o povo e o povo estava em pé diante de Moisés desde a manhã até o pôr-do-sol.

4 Verso 14 Vendo o sogro de Moisés tudo o que ele fazia com o povo disse-lhe: Que é isto que fazes ao povo, porque assentas e o povo em pé diante de ti, desde a manhã até o pôr-do-sol? Verso 15 Respondeu Moisés a seu sogro: É porque o povo me vem a mim para consultar a Deus.

5 Deus usou Jetro para despertar Moisés:
“Não é bom o que fazes. Sem dúvida desfalecerás, tanto tu como este povo que está contigo; pois isto é pesado demais para ti; tu só não o podes fazer.”

6 Moisés era alguém que trabalhava muito, ele pensava que estava fazendo o bem, mas na verdade estava destruindo a si mesmo e ao povo. “Os ministros não devem fazer a obra que pertence a igreja, fatigando-se assim, e impedindo que outros cumpram seu dever” SC, 69.

7 Alguns pastores e líderes de hoje estão agindo da mesma maneira que Moisés.
Estão estressados e sobrecarregados, e a maioria da igreja não está participando. “A idéia de que o ministro deve arcar com todos os encargos e fazer todo o trabalho, é grande erro.” SC, 68.

8 Deus usou o sogro de Moisés para que o fizesse mudar.
Ele jamais poderia crescer em sua liderança sem mudar. Ninguém pode crescer sem mudar.

9 Jetro disse a Moisés: Verso 19 Verso 24
Ouve, pois, as minhas palavras e eu te aconselharei, e Deus seja contigo, representa o povo perante Deus, leva as suas causas a Deus. Verso 24 Moisés atendeu a voz de seu sogro e fez tudo o que este lhe dissera. Crescimento implica em mudança.  

10 As grandes mudanças de Moisés:

11 1. Moisés mudou a sua maneira de pensar.
A primeira mudança deve ser na forma de pensar. Você trabalha da maneira que trabalha porque você pensa que é a maneira correta de trabalhar. Eu trabalho da maneira que trabalho, porque penso que esta é a melhor maneira. Agimos assim porque pensamos que esta é a maneira correta de agir.

12 Mas a Bíblia diz que ele estava destruindo o povo.
Moisés fazia o trabalho achando que era daquela maneira que deveria ser feito. Mas a Bíblia diz que ele estava destruindo o povo. Entretanto ele não acordava de manhã pensando: “A vida de quantas pessoas eu vou destruir hoje!?” Mesmo pensando que estava trabalhando corretamente, não estava. O mesmo pode estar acontecendo com muitos pastores e líderes de hoje.

13 Ellen White ilustra bem esta situação ao contar a história de um superintendente de Moinho que fazia um pequeno reparo numa roda enquanto seus operários o observavam.

14 O proprietário o demitiu dizendo:
“Empreguei-o para manter seis homens ocupados. Achei os seis ociosos, e o senhor fazendo o trabalho de um apenas. Seu trabalho poderia ter sido feito por qualquer dos seis. Não posso pagar ordenado de sete para o senhor ensinar os seis a serem vadios.” SC, 70 

15 2. Moisés tornou-se um homem de oração.
Verso 19 ...representa o povo perante Deus, leva as suas causas a Deus. Moisés trabalhava o dia todo, de manhã até o pôr-do-sol e não tinha tempo para orar. O conselho de Jetro foi: Leve o problema do povo para Deus. Você não tem que resolver tudo sozinho.

16 Jamais esqueça que o primeiro princípio na vida de quem trabalha para Deus é a oração.
Sem oração não haverá crescimento. Mas, se você não planeja fazer grandes coisas para Deus, então não precisa orar.   Moisés não estava sendo um bom líder e precisava mudar. Toda mudança começa com oração.

17 3. Moisés deveria Ensinar e Comunicar
Verso 20 “...ensina-lhes os estatutos, as leis.” Deus estava pedindo que ensinasse o povo. Muitos estão prontos a ajudar se forem ensinados.

18 “Muitos teriam boa vontade de trabalhar, se lhes ensinassem a começar
“Muitos teriam boa vontade de trabalhar, se lhes ensinassem a começar.” SC, 59 “O maior auxílio que se pode prestar a nosso povo é ensiná-lo a trabalhar para Deus, e a confiar nEle, e não nos ministros.” SC, 58

19 4. Moisés tornou-se um homem de Visão
Verso 20 “faze-lhes saber o caminho em que devem andar...” Isto é liderança! Um dos princípios da liderança é a visão!!!

20 Deus estava mostrando a Moisés como ser um líder e ele deveria mostrar ao povo o caminho em que deviam andar. Isto é passar a visão. Muitas congregações não sabem o que fazer e nem o rumo que devem seguir. Isto acontece por falta de visão.

21 É possível saber de uma maneira bem clara se o pastor é um líder ou não:
Se a igreja vai bem mesmo que o pastor não esteja lá, então ele é um líder; mas se a igreja não funciona sem o pastor, então ele não é um líder.

22 Um líder não precisa estar ali dia-a-dia para que as coisas funcionem.
O que ele precisa é manter a visão e mostrar o rumo que a igreja deve seguir. O povo precisa saber qual é o rumo a seguir.

23 5. Moisés precisava desenvolver um plano.
Verso 20 “Ensina-lhes... a obra que devem fazer”. Moisés tinha que dar tarefas ao povo e mostrar como realizá-las. Qual é a função do pastor hoje? Dar tarefas para os membros e ensinar como fazer. Quase tudo o mais pode ser feito pelos anciãos e outros líderes da Igreja.

24 “Aqueles a cujo cargo se encontram os interesses espirituais da igreja devem formular planos e meios pelos quais se dê a todos os seus membros alguma oportunidade de fazer uma parte na obra de Deus.” SC, 61 É muito triste ver um pastor sobrecarregado fazendo o trabalho que poderia ser feito pelos membros.

25 6. Moisés se comprometeu em selecionar líderes.
Verso 21 “Procure dentre o povo, homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade que aborreçam a avareza; e põe-nos sobre eles por chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinqüenta e chefes de dez.”

26 O sucesso está na escolha de líderes.
É preciso ter habilidade para escolher pessoas capazes. Se o pastor escolher pessoas incapazes ao invés de aliviar a sua carga, vai sobrecarregá-lo ainda mais.

27 “Como saber quem será um bom líder?”
Se você é um líder saberá quem pode ser um líder. Só um líder pode descobrir outro líder!  Se você não se sente assim, não desanime; pois os princípios de liderança podem ser aprendidos.

28 Moisés aprendeu que ser líder não é fazer tudo sozinho, mas é preparar colaboradores para auxiliar no trabalho. Então ele foi orientado a formar grupos, e grupos de grupos.

29 A Bíblia diz exatamente isto, para mostrar que Moisés precisava de lideres para ajudar no cuidado do povo. Há pessoas que podem liderar 1000, Há pessoas que podem liderar 100 e outros que podem liderar 50 e outros que podem liderar 10. Alguns podem liderar 100 mais facilmente do que aquele que consegue liderar somente 10. Tudo depende de liderança.

30 A melhor coisa que o pastor pode fazer por si mesmo é preparar-se para ser um bom líder.
E quanto melhor líder ele for, mais sucesso alcançará no ministério. Se uma igreja não está crescendo, é porque a liderança parou de crescer, mas se ela crescer, a igreja também crescerá.

31 A igreja pode crescer até o limite de sua liderança.
Jamais crescerá além da capacidade de seus lideres. Por isso é importante o líder crescer.

32 7. Moisés delegou um ministério para o povo
Verso 22 “para que julguem este povo em todo o tempo. Toda a causa grave eles trarão a ti, mas todas as causas pequenas eles mesmos julgarão; será assim mais fácil para ti, eles levarão as cargas contigo.”

33 Deus disse a Moisés: “Eu estou lhe ensinado a ser um líder e eu te dei responsabilidades para dar ao povo, dê a eles e deixe que eles as desempenhem em todo o tempo”. Ocorreu uma grande mudança no ministério de Moisés: antes ele fazia tudo sozinho, depois treinou líderes e deu tarefas para cada um realizar parte do trabalho.

34 Nenhuma força para o crescimento da igreja vem através do grande sermão do pastor, ou de programas especiais. O crescimento da igreja está relacionado com o esforço do pastor em treinar e formar líderes para ajudarem no ministério.

35 8. Moisés faria somente o que o povo não podia fazer.
Verso 22 “Toda a causa grave trarão a ti, mas toda a causa pequena eles mesmos julgarão; será assim mais fácil para ti, eles levarão as cargas contigo.” Aqui está uma grande lição de liderança! O líder só deveria fazer aquilo que ninguém mais sabe fazer.

36 Há igrejas onde o pastor quer fazer tudo.
“O ministro não deve sentir ser seu dever fazer todas as pregações e todos os trabalhos e todas as orações; cabe-lhe preparar auxiliares, em todas as igrejas.” SC, 69

37 “Deles se espera que vejam que os homens sobre quem se acham colocados façam a obra que lhes é designada, pronta e corretamente, e só em caso de emergência precisam executar os detalhes.” SC, 70

38 “Se os pastores dessem mais atenção a pôr e manter seu rebanho ativamente ocupado na obra, haveriam de realizar mais benefícios, ter mais tempo para estudar e fazer visitas missionárias, e também evitar muitas causas de atrito.” SC, 70,71


Carregar ppt "Não há Crescimento sem Mudança"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google