A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CESUSC CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES II JUST-IN-TIME Prof. Dr. Ricardo Cury

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CESUSC CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES II JUST-IN-TIME Prof. Dr. Ricardo Cury"— Transcrição da apresentação:

1 CESUSC CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES II JUST-IN-TIME Prof. Dr. Ricardo Cury

2 JUST-IN-TIME Surgimento: Japão década de 70; Toyota Motor Company. Objetivo da Toyota: Encontrar sistema de administração que pudesse coordenar a produção com a demanda específica de diferentes modelos e cores de veículos com mínimo atraso.

3 JUST-IN-TIME Objetivos da filosofia: Melhoria Contínua do Processo Produtivo; Redução dos Estoques. Problemas de produção que os estoques protegem: Problemas de qualidade; Problemas de quebra de máquina; Problemas de preparação de máquina.

4 O Papel dos Estoques Os estoques dão independência a cada fase produtiva, de modo que os problemas de uma fase não atinjam as fases subsequentes ( VISÃO TRADICIONAL); Na filosofia JIT os estoques são considerados nocivos, também por ocuparem espaço e pelos altos investimentos em capital, mas principalmente por esconderem problemas de produção que resultam em baixa qualidade e baixa produtividade; Quando num processo produtivo há grande quantidade de estoque entre duas operações seqüenciais, um problema gerado na operação anterior A demora para ser identificado pela operação posterior B, fazendo com que seja produzida uma quantidade de peças defeituosas.

5 O Papel dos Estoques Com a redução dos estoques entre fases, o problema gerado pela operação A é rapidamente identificado pelo operador da operação posterior B, o qual não podendo prosseguir seu trabalho por falta de peças boas, é forçado a demandar do seu companheiro a resolução do problema ocorrido. Manter a continuidade do fluxo de produção com pouco estoque em processo não é uma tarefa fácil. É necessário exercer uma certa pressão sobre os trabalhadores para que produzam, sistemática e consistentemente, segundo as taxas de produção e os níveis de qualidade esperados, para que nenhuma etapa do fluxo seja interrompida por falta de material.

6 Tamanho dos Lotes de Produção e de Compra A administração de materiais indica que se determine o tamanho dos lotes de produção e de compra através do balanço entre os custos da manutenção dos estoques e os custos fixos referentes a obtenção do lote. O custo de manutenção do estoque aumenta proporcionalmente ao tamanho do lote, pois produzindo- se ou comprando-se lotes maiores, um estoque será formado para que seja consumido ao longo do tempo. O custo de obtenção, sendo fixo, diminui com o tamanho do lote, pois é rateado pelo número de unidades produzidas ou compradas.

7 Fim aos Desperdícios e Melhoria Contínua Desperdício de Superprodução; Desperdício de Espera; Desperdício de Transporte; Desperdício de Processamento; Desperdício de Movimento; Desperdício de Produzir Produtos Defeituosos; Desperdício de Estoque.

8 Projeto para Manufatura JIT Características: Mercado alvo limitado; Opções de produtos limitadas; Ênfase no fluxo de materiais  velocidade de passagem dos materiais pela fábrica; Produtos relativamente padronizados e produzidos em grandes quantidades; Aumentar variedade de produtos sem aumentar variedade de processos; Projeto adequado a manufatura; Projeto adequado a montagem; Equipamentos flexíveis;

9 Projeto para Manufatura JIT Mão-de-obra flexível; Dispositivos para redução do tempo de preparação de máquinas; Redução da variedade e complexidade do processo; Projeto inteligente do produto; O JIT dá ênfase a esses tópicos e o projeto do produto e o projeto do processo tem igual importância e trabalham efetivamente juntos no processo de desenvolvimento. Projeto modular; Projeto visando a simplificação; Projeto adequado à automação.

10 Layout para JIT Layout tradicional: por processo ou funcional. Neste tipo de arranjo físico, os fluxos de materiais são variáveis e os roteiros de produção são diversos, correspondendo aos diferentes produtos produzidos pela fábrica. Movimentação intensa de materiais; Recursos agrupados por função; Equipamentos processam vários produtos diferentes; Longo tempo de preparação; Produção em lotes; Filas; Maior estoque de materiais em processo; Maior lead time de produção.

11 Layout para JIT No layout linear os equipamentos estão dispostos segundo o roteiro de produção dos produtos, é o layout mais eficiente, mas destina-se a produzir grandes quantidades com pequenas variações de produtos. Layout celular: O layout celular é uma tentativa de linearização do layout funcional. Associado a tecnologia de grupo procura trazer as vantagens do layout celular sem restringir demais a variedade possível de produtos. As células de manufatura são formadas pelos equipamentos necessários para processar completamente os componentes de determinada família, dispostos segundo o roteiro preferencial característico dessa família.

12 Layout para JIT Vantagens do layout celular: Menos estoques de produtos em processo; Menores custos de movimentação de materiais; Menores lead times de produção; Planejamento da produção mais simplificado; Controle visual das operações; Menos trocas de ferramentas; Maior conhecimento do trabalho por parte dos operadores da célula; Redução de custos; Melhoria da qualidade.

13 Gerência da Linha para JIT O sistema JIT procura transformar o processo de produção aproximando-o do fluxo contínuo, principalmente através aprimoramento do projeto dos produtos, fazendo-os utilizar componentes comuns e padronizados, e da modificação do layout, utilizando-se os conceitos de células de manufatura e linhas. Características: Balanceamento da linha; Flexibilidade da linha; Mão-de-obra flexível; Autonomia dos encarregados para alterarem o balanceamento;

14 Gerência da Linha para JIT Ênfase na manutenção preventiva; Layout em forma de U; Equipamentos menores; Equipamentos mais flexíveis; Equipamentos desenvolvidos na própria fábrica; Manutenção simples.

15 Fornecimento de Materiais JIT Elementos mais importantes: Lotes de fornecimento reduzidos; Recebimentos frequentes e confiáveis; Lead times de fornecimento reduzidos; Altos níveis de qualidade; Relacionamento cooperativo com fornecedores. Redução da base de fornecedores: Estabelecer com fornecedores compromissos de longo prazo; Limitar esforços no desenvolvimento de fornecedores.

16 Fornecimento de Materiais JIT Vantagens: Informações comerciais compartilhadas; Informações de projeto compartilhadas; Redução de custos de aquisição; Localização de fornecedores.

17 Planejamento, Programação e Controle da Produção para JIT Kanban é o termo japonês que pode significar cartão. Este cartão age como disparador da produção de centros produtivos em estágios anteriores do processo produtivo, coordenando a produção de todos os itens de acordo com a demanda de produtos finais. Kanban de produção: dispara a produção de um pequeno lote de peças de determinado tipo, em um determinado centro de produção da fábrica. Kanban de transporte: autoriza a movimentação do material pela fábrica, do centro de produção que produz determinado componente para o centro de produção que consome este componente.

18 Planejamento, Programação e Controle da Produção para JIT O número de cartões Kanban entre dois centros de produção determina o estoque de material entre estes dois centros, pois cada kanban corresponde a um container padronizado de peças. Em geral, o número de cartões kanban de produção e transporte são iguais, distribuindo o estoque entre os postos de armazenagem dos dois centros. O processo de redução gradual do estoque pode ser feito retirando-se cartões do sistema. Sem kanban de produção, o centro de trabalho não é acionado; sem kanban de transporte o material não é movimentado.

19 Comparações JIT X JIC Puxar X Empurrar a produção; Sistema ativo X Sistema passivo; Estoques; Tamanho dos Lotes; Erros; Utilização da Capacidade; Mão-de-obra Direta e Indireta; Organização e Limpeza da Fábrica.


Carregar ppt "CESUSC CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES II JUST-IN-TIME Prof. Dr. Ricardo Cury"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google