A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

São forças de atração (interação) entre as moléculas Quando uma substância muda de estado físico, o que se rompe são as forças intermoleculares, ou seja,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "São forças de atração (interação) entre as moléculas Quando uma substância muda de estado físico, o que se rompe são as forças intermoleculares, ou seja,"— Transcrição da apresentação:

1

2 São forças de atração (interação) entre as moléculas Quando uma substância muda de estado físico, o que se rompe são as forças intermoleculares, ou seja, quanto menos intensa forem as forças intermoleculares, mais volátil será a substância. TIPOS DE INTERMOLECULARES: A)FORÇAS DE VAN DER WAALS dipolo induzido-dipolo induzido(forças de London) dipolo - dipolo B) PONTE DE HIDROGÊNIO OU LIGAÇÂO DE HIDROGÊNIO

3 FORÇAS DE DISPERSÂO DE LONDON (DIPOLO INDUZIDO-DIPOLO INDUZIDO) Ocorre em moléculas apolares Quando os elétrons se movem em torno de um átomo, existe uma probabilidade de que, em algum instante, os elétrons estejam mais de um lado do núcleo do que do outro, e que, por um breve momento,exista um dipolo em virtude do desequi- líbrio de cargas (dipolo induzido). Exemplos: H 2, O 2, CO 2, CH 4, etc.

4 FORÇA S DIPOLO PERMANENTE-DIPOLO PERMANENTE ou DIPOLO-DIPOLO Esse tipo de interação é característico de moléculas polares. As moléculas polares agem como se fossem dipolos elétricos reais ! Então, quando duas moléculas polares se aproximam uma da outra, tendem a se alinhar de tal modo que a extremidade positiva de um dipolo é dirigida para a extremidade negativa do outro. Quando isso acontece, existe uma atração eletrostática entre os dipolos moleculares. Exemplos: HCl, HI, CO, Cl 2 O, etc.

5 PONTE DE HIDROGÊNIO OU LIGAÇÃO DE HIDROGÊNIO A ponte de hidrogênio é uma interação dipolo-dipolo muito intensa. Ela ocorre entre moléculas que apresentam átomos de hidrogênio ligados a átomos de flúor, de oxigênio ou de nitrogênio, que são os mais eletronegativos,e por isso, originam dipolos muito acentuados.

6 FORÇAS INTERMOLECULARES E TEMPERATURA DE EBULIÇÃO Dois são os fatores que influem na temperatura de ebulição: o tipo de força intermolecular - quanto mais intensas forem as interações intermoleculares, maior será a TE; o tamanho das moléculas - quanto maior for o tamanho de uma molécula, maior será sua superfície, o que propicia maior número de interações, acarretando uma TE maior. Para comparar as TE de várias substâncias, devemos considerar esses dois fatores da seguinte maneira:


Carregar ppt "São forças de atração (interação) entre as moléculas Quando uma substância muda de estado físico, o que se rompe são as forças intermoleculares, ou seja,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google