A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PARA GERENCIAR O TEXTO NA INTERNET Produção e distribuição de conteúdo jornalístico na Web.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PARA GERENCIAR O TEXTO NA INTERNET Produção e distribuição de conteúdo jornalístico na Web."— Transcrição da apresentação:

1 PARA GERENCIAR O TEXTO NA INTERNET Produção e distribuição de conteúdo jornalístico na Web

2 Revisão PUBLICAÇÃO DE CONTEÚDO ONLINE PUBLICAÇÃO DE CONTEÚDO ONLINE –Incompreensão do ambiente digital  Mídias convencionais apenas “espelham” conteúdo  Reaproveitamento integral do conteúdo offline  Transposição de plataforma tecnológica –Sai o papel/ondas eletromagnéticas, entra bit –Muda o meio, muda a mensagem  Quando muda a mídia, nos tornarmos analfabetos  Conteúdo web: forma específica de publicação  Construção de nova gramática de comunicação –Profissional com a percepção do lugar de onde publica

3 Revisão CONTEÚDO WEB: CARACTERÍSTICAS CONTEÚDO WEB: CARACTERÍSTICAS –Uso de HIPERTEXTO como principal elemento  Conteúdo não-linear, que permite a conexão com outros conteúdos (textuais ou audiovisuais)  Conexão de arquivos no próprio computador ou em outros computadores (link para fora do site) –Reconstrução do contexto da notícia  Oferecer a possibilidade de mergulhar no assunto  Sites das mídias convencionais deixam explorar –Elaboração do texto por camadas de interesse  Links de interesse: conexões notícias anteriores  Links laterais: conexões com assuntos correlatos

4 Revisão PERCEPÇÃO DO AMBIENTE DIGITAL PERCEPÇÃO DO AMBIENTE DIGITAL –Tela  Espaço pequeno para expor informações relevantes  Dificuldade de leitura em tela (perda de eficiência)  Movimentos possíveis são bastante limitados –Para cima ou para baixo; direita ou esquerda –Concentrar informações relevantes na 1ª tela  Menu, interações, texto principal, ilustrações, links  Preocupação com o caminho de retorno do usuário  Conteúdo de tamanho ideal: duas rolagens de tela  Texto longo dificulta uso de links no bloco final –Usuário: percorrerá todo o conteúdo para achar links –Possibilidade: box com os principais links ao lado do texto

5 CONSUMO DE INFORMAÇÃO DIGITAL CONSUMO DE INFORMAÇÃO DIGITAL –Cresce uso da Web para leitura de notícias  Aumento de 35% nos últimos quatro anos (EUA)  26% dos adultos preferem usar a Internet para acessar notícias ao invés da televisão e revistas  50% dos pesquisados acessam diariamente a Web –Blogs estão roubando audiência do jornalismo  Jornalismo convencional x modelos alternativos –Aumento de 58% da audiência: 32 milhões blogs –Blogs: mais rápidos, baratos e menos precisos –Filosofia: publique primeiro, verifique depois –Meios tradicionais precisam encontrar alternativas  Projeto de Excelência em Jornalismo, da Columbia University

6 O QUE INFLUENCIA O TEXTO WEB O QUE INFLUENCIA O TEXTO WEB –Conteúdo distribuído pela Internet  Escrever para a Web é nada mais do que espelhar a Internet em todos seus atributos  Não se trata apenas de palavras, mas de tudo o que se “lê” na tela do computador (Bruno Rodrigues) CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS 1) Menor velocidade de leitura na tela 2) Não-linearidade do texto na Web 3) Tipos de leitores na Web

7 O QUE INFLUENCIA O TEXTO WEB O QUE INFLUENCIA O TEXTO WEB 1) Menor velocidade de leitura na tela  monitor faz o olho piscar menos – fadiga visual  Olhos tentam se ajustar ao tamanho da letra  Leitura 25% mais lenta; conteúdo 50% menor papel Seis recomendações para texto web Seis recomendações para texto web  Não use mais palavras do que você precisa  Evite palavras longas se existem outras mais curtas  Evite palavras de significado complexo  Use palavras com significado concreto, não abstrato  Seja específico, em vez de usar generalidades  Dê às palavras o seu significado correto

8 O QUE INFLUENCIA O TEXTO WEB O QUE INFLUENCIA O TEXTO WEB –Crie limites visuais para os blocos textuais  Cada tela de computador comporta 29 linhas texto  Utilize este número para colocar intertítulos  Procure criar subtítulos na transição entre telas  Tenha sempre preocupação com a rolagem da tela 2) Não-linearidade da Web  Construção da informação é diferente outros suportes  Navegação hipertextual sem seqüência pré-definida  Consumo depende da relação entre redator-leitor  Redator renuncia ao controle da informação

9 O QUE INFLUENCIA O TEXTO WEB O QUE INFLUENCIA O TEXTO WEB –Construção de um modelo simples hipertexto  Escreva textos pequenos, independentes entre si mas com elementos em comum  Marque palavras que possam servir de conexão  Construa tabelas com indicações de links  Estruture os textos em uma hiper-retórica –Dar a falsa impressão ao usuário de que ele tem controle –Função do planejamento de hipertexto  Visual das páginas com hipertexto deve estimular a curiosidade do internauta a explorar o conteúdo

10 O QUE INFLUENCIA O TEXTO WEB O QUE INFLUENCIA O TEXTO WEB 3) Tipos de leitores na Web  Pesquisa: 79% usuários passam olhos no texto; apenas 16% leram palavra-por-palavra QUATRO TIPOS DE LEITURA QUATRO TIPOS DE LEITURA  Superficial: varre a tela para ver se é relevante  Varrimento: focaliza partes importantes do texto  Intensiva: lê uma pequena quantidade de conteúdo para obter informação mais aprofundada  Extensiva: maior parte dos usuários não gosta de leitura extensiva online; prefere imprimir o texto


Carregar ppt "PARA GERENCIAR O TEXTO NA INTERNET Produção e distribuição de conteúdo jornalístico na Web."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google