A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Scrum Samuel Crescêncio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Scrum Samuel Crescêncio."— Transcrição da apresentação:

1 Scrum Samuel Crescêncio

2 Agenda Scrum Reuniões Visão Geral Scrum e Eng. de Software Ferramentas
- Estimation Meeting - Sprint Planning 1 - Sprint Planning 2 - Daily Scrum Meeting - Sprint Review Meeting - Retrospective Meeting - O Que é Scrum? - Benefícios do Scrum - Gestão da Complexidade - Esqueleto - Papéis - Product Owner - Time - Scrum Master Projetos & Software Estórias Story Points - Dashboard - Burndown Chart

3 O Que é Scrum? Um processo iterativo e incremental para o desenvolvimento e controle de projetos! Características: - Adaptativo e evolucionário Wrapper para práticas de engenharia existentes Baseado em equipes multidisciplinares Controla conflitos de interesse e necessidades Permite a detecção e remoção de impedimentos Permite o desenvolvimento de diferentes tipos de projeto - É um processo escalável para o gerenciamento de organizações inteiras

4 Benefícios do Scrum Vantagem competitiva Maior gerenciabilidade
- Maximização do ROI - Respostas mais rápidas às mudanças - Geração de valor antecipada - Maior qualidade - Aumento significativo da produtividade - Maior adaptabilidade e assertividade - Maior visibilidade  evolução e impedimentos visíveis - Motivação, auto-estima, comunicação, cooperação, autonomia, sustentabilidade - Gerenciamento da complexidade

5 Gestão da Complexidade
- Requisitos - Tecnologia - Pessoas Pilares da complexidade em desenvolvimento de software “Scrum ataca a complexidade através de seu processo empírico e suas práticas e regras simples”

6 Scrum Visão Geral

7 O Esqueleto e o Coração de Scrum
Visão Geral - Esqueleto O Esqueleto e o Coração de Scrum

8    Visão Geral - Papéis Compromisso Product Owner Time Scrum Master
- Representa os stakeholders - Foco no négocio - Planeja os releases - Elabora e prioriza funcionalidades - Feedback & aprovações - Maximiza o ROI Time - Entrega - É auto-organizado - É multi-disciplinar - Estima as estórias - Reporta progressos - Reporta impedimentos Scrum Master - Inspeção e adaptação - Age como facilitador - Define limites - Proteje o time SM PO Time Equipe Scrum completa

9 Scrum Ferramentas do Scrum

10 Ferramentas - Estórias
Geradas pelo Time ou pelo Product Owner Contém Normalmente não são dependentes de outras estórias Não são designadas à uma pessoa Armazenadas em story cards e fixadas na parede - Funcionalidades descritas de forma extremamente simples - Não são especificações - Condições de aceite que possam ser testadas na revisão - Todo o time é responsável pela estória

11 Ferramentas - Story Points
Indica o tamanho de uma estória em termos de esforços Seguem a escala Fibonacci Estimativas são acordadas pelo time - São base para medir a velocidade - São base para priorizar estórias - 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34... - A unidade mínima (1 sp.) é definida pelo time

12 Ferramentas - Dashboard
Controle da visão do produto - Product Backlog - Selected Product Backlog Controle do Sprint - Sprint Backlog - To do - Under working - Done - Impediments Backlog Benefícios - Gerenciamento das estórias - Visibilidade - Noção visual de progresso e impedimentos - Participação colaborativa

13 Ferramentas - Burndown Chart
Benefícios - Visibilidade - Noção de velocidade - Evita surpresas

14 Scrum Reuniões do Scrum

15 Reuniões - Ciclo de Reuniões Oficiais
Estimation Planning 2 Planning 1 Daily Meetings Sprint Review Retrospective DIA 1 DIA 30

16 Reuniões - Fluxo do Scrum
Product Backlog Vision

17 Reuniões – Estimation Meeting
Objetivos - Product Owner - Scrum Master - Time Estimar as próximas estórias relevantes Ter estimativas como base para o planejamento Estórias previamente priorizadas por valor Compartilha a visão de negócio Time-boxed: 4 horas Participantes Estima em Story Points PO SM Time

18 Reuniões - Fluxo Scrum Product Product Backlog Backlog priorizado
Estimation Vision

19 Reuniões - Sprint Planning 1
Objetivos - Product Owner - Scrum Master - Time Definir o objetivo da iteração Selecionar as estórias para a iteração Compartilha a visão de negócio Define objetivo da iteração Time-boxed: 4 horas Disponibiliza resultados da iteração anterior Agenda todos os meetings e tamanho da iteração Participantes Ajuda a definir objetivo da iteração Coleta informações sobre as estórias PO SM Time

20 Reuniões - Fluxo Scrum Product Backlog Product Backlog priorizado
Estimation Planning 1 Vision Selected Backlog

21 Reuniões - Sprint Planning 2
Objetivos - Product Owner - Scrum Master - Time Dividir estórias em tarefas Firmar compromisso com o objetivo da iteração Participação opcional Deve estar acessível para responder questões Aprova eventuais mudanças no selected backlog Time-boxed: 4 horas Participantes Desmembra estórias em tarefas - Tarefas menores que 1 dia - Multi-disciplinares (code, review, doc, tests, learn, design) PO SM Time acessível

22 Reuniões - Fluxo Scrum Product Backlog Product Backlog priorizado
Estimation Planning 1 Vision Selected Backlog Planning 2 Sprint Backlog

23 Sem telefones, teclados ou interrupções
Reuniões - Daily Meeting Que tarefas foram realizadas? Que tarefas pretende realizar? O que está no seu caminho? Caso haja uma discussão: agenda-se um meeting específico O time responde às questões 15 minutos todos os dias mesmo horário mesmo local Sem telefones, teclados ou interrupções Tarefas - Adicionar, remover e ordenar no sprint backlog - Mover tarefas do “In Progress” para o “Done” Impedimentos Andamento  Burndown Chart Participantes Sincronização e visibilidade SM Time

24 Reuniões - Fluxo Scrum Product Backlog Product Backlog priorizado
Estimation Planning 1 Vision Selected Backlog Planning 2 Sprint Backlog Daily Meetings

25 Reuniões - Review Meeting
Objetivos - Product Owner - Scrum Master - Time Validar o objetivo da iteração Validar finalização das estórias Valida os resultados Reavalia situação do produto Time-boxed: 2 horas Prepara ambiente para demonstração Demonstra cada estória selecionada Participantes PO SM Time

26 Reuniões - Fluxo Scrum Product Backlog Product Backlog priorizado
Estimation Planning 1 Vision Selected Backlog Planning 2 Sprint Backlog Sprint Review Daily Meetings

27 Reuniões - Retrospective Meeting
Objetivos - Product Owner - Scrum Master - Time Avaliar e aprender com a experiência da iteração visando aumentar a produtividade Participação Opcional Time-boxed: 2 horas Atitude positiva - Procurar soluções, não culpados Avaliar pontos positivos e negativos Análise SWOT Quem está no controle dos pontos negativos? Participantes SM Time

28 Reuniões - Fluxo Scrum Product Backlog Product Backlog priorizado
Estimation Planning 1 Vision Selected Backlog Retrospective Planning 2 Sprint Backlog Sprint Review Daily Meetings

29 Engenharia de Software
Scrum Engenharia de Software com Scrum

30 Engenharia - Projetos & Software
Nova Curva de Valor

31 Ciclo de Vida das Estórias

32 Escalabilidade Sprints 1 2 3 4 - O projeto inicial com uma
Integrantes após crescimento Sprints 1 SM 2 3 4 Meeting dos Scrum Masters SM PO SMs PO Time SM Integrantes iniciais Meeting dos Product Owners PO POs - O projeto inicial com uma equipe pequena - Como ocorre o crescimento Time inicial torna-se time de Product Owners Divisão por funcionalidade não por camada Possibilidade de se criar um time de integração Gerenciamento global e local Burndown chart global Cada equipe tem seu burndown e dashboard

33 Adoção Scrum Projetos isolados Tipo A Projetos escalados e programas
Tipo B Programas integrados Scrum atuando na VISÃO da empresa Tipo C

34 Muito Obrigado! Samuel Crescêncio


Carregar ppt "Scrum Samuel Crescêncio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google