A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Óptica. Óptica Física: estuda a natureza da luz Óptica Geométrica: estuda a trajetória da luz LuzLuz: Agente responsável pela sensação visual.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Óptica. Óptica Física: estuda a natureza da luz Óptica Geométrica: estuda a trajetória da luz LuzLuz: Agente responsável pela sensação visual."— Transcrição da apresentação:

1 Óptica

2 Óptica Física: estuda a natureza da luz Óptica Geométrica: estuda a trajetória da luz LuzLuz: Agente responsável pela sensação visual

3 Luz Monocromática Vermelho (R) Verde (G) Azul (B) Luz Policromática Amarelo Magenta Ciano Branco

4

5

6 Representação da luz Raio de luz

7 Feixe de luz Cônico convergente Cônico divergente Cilíndrico e paralelo

8 Fenômenos Ópticos Reflexão Refração Absorção

9 Fontes de luz Corpo luminoso ou fonte primária de luz Corpo iluminado ou fonte secundária de luz IncandescenteLuminescente

10 Cones e Bastonetes Cor de um corpo

11 Meios de propagação da luz Transparente Translúcido Opaco

12 Princípios da óptica geométrica Propagação retilínea da luz Reversibilidade dos raios luminosos Independência dos raios luminosos

13 Sombra e Penumbra

14 Exercícios 01. Um quadro de madeira, de 1m de lado, está totalmente pendurado a 1,20m do teto de uma sala. Na mesma vertical do centro do quadrado está fixa, no teto, uma pequena lâmpada acesa. Sendo 3m o pé direito da sala, determine: a)Tamanho da sombra b)Área da sombra 02. Se trocarmos a lâmpada do exercício anterior por uma lâmpada extensa com 20 cm de comprimento, alinhada da mesma maneira, centros coincidentes, determine: a)Tamanho das penumbras b)Tamanho da sombra.

15 Câmara Escura

16

17 01. No mundo artístico, as antigas “câmaras escuras” voltaram à moda. Uma câmara escura é uma caixa fechada, de paredes opacas, que possui um orifício em uma de suas faces. Na face oposta à do orifício fica preso um filme fotográfico, onde se formam imagens dos objetos localizados no exterior da caixa, como mostra a figura a seguir. Suponha que um objeto de 3 m de altura esteja a uma distância de 5 m do orifício, e que a distância entre as faces seja de 6 cm. Calcule a altura h da imagem. Exercícios 03. A altura da imagem de um objeto, projetada em uma câmara escura, é de 6cm. Determine a distância do objeto à câmara, sabendo que, se o afastarmos 1m de sua posição original, a imagem será diminuída para 1/6 de sua altura inicial 02. Um objeto de altura 40cm é colocado a 20cm de uma câmara escura de orifício, de comprimento iguala 15cm. Determine a altura da imagem projetada.

18 04. Mediante a uma câmara escura de orifício obtém-se a imagem de um prédio, a qual se apresenta com altura de 5cm. Aumentando em 1m a distância entre o edifício e a câmara, a imagem reduz-se a 4cm de altura. Calcule a distância original entre a câmara e o edifício. 05. Uma pessoa de 1,80m de altura encontra-se a 2,4m do orifício de uma câmara escura de 20cm de comprimento. a)Qual a altura da imagem formada? b)De quanto diminuirá o tamanho da imagem quando a pessoa se afastar de 0,6m da câmara?

19 Ângulo Visual

20 Exercícios 01. Com um teodolito mede-se o ângulo de elevação de um prédio, conforme a figura. Determine a altura do prédio. ( Dado: tg 28º = 0,53 ) h = 0,8m d = 65 m 02. Uma torre de altura igual a 12m é vista sob ângulo de 30º por uma pessoa que se encontra a uma distância x da sua base e cujos olhos estão no mesmo plano horizontal dessa base. Determine a distância x.

21 Leis da Reflexão Ângulo de incidência Ângulo de reflexão

22 Incidência perpendicular ao espelho

23 30° 60° 30° 60° 30° 60° e1e1 e2e2 e3e3

24 Ponto de intersecção d objeto d imagem Obs: Objeto e imagem são simétricos ao espelho plano, ou seja, estão a uma mesma distância da face refletora. d objeto = d imagem Imagem de um espelho plano Imagem

25

26 Tamanho de um espelho

27 Altura de um espelho ao chão

28 Exercícios 01. Uma pessoa que está encostada em um poste de 5m de altura tem diante de si um espelho plano, muito grande, colocado verticalmente a 2m dele. Sendo de 1,60m a altura do seu globo ocular em relação ao solo horizontal, calcule o tamanho mínimo x do espelho que ele necessita para ver por inteiro o tamanho do poste. 02. Uma pessoa deseja observar por completo um prédio de 101m de altura num espelho plano de 1m, situado a 50 m do prédio. A que distância do espelho, no mínimo, a pessoa deverá ficar?

29 Deslocamento e velocidade de uma imagem x e1e1 x i1i1 o e2e2 dede i2i2 x2x2 x2x2 didi

30 Exercícios 01. Um espelho plano vertical conjuga a imagem de um observador parado, situado a 2m do espelho. Afastando-se o espelho de 3m, numa direção perpendicular ao seu próprio plano, que distância passa a separar a primeira da segunda imagem? 02. Um motorista vê, no espelho retrovisor do seu automóvel, a imagem de uma árvore à beira do asfalto. Sabendo-se que o velocímetro está marcando 80km/h, pergunta-se: a)Qual a velocidade da imagem em relação ao asfalto? b)Qual a velocidade da imagem em relação ao motorista? 03. Uma moto e um automóvel estão se movendo numa mesma estrada, ambos no mesmo sentido, respectivamente, com velocidades 20m/s e 7m/s, constantes. Com que velocidade o motociclista vê a sua imagem, através do espelho retrovisor do automóvel?

31

32 Campo visual

33 Rotação de um espelho plano Para o triângulo ABC Para o triângulo DBC Então:

34 Exercícios 01. Um raio luminoso incide sobre um espelho plano. Se o espelho gira 30º em torno de um eixo contido em seu plano, qual é o ângulo de rotação dos raios refletidos? 02. Um espelho plano sofre uma rotação de 20º em relação a um eixo que está contido em seu próprio plano. Qual é o ângulo de rotação dos raios refletidos, de um mesmo raio incidente, naquele ângulo de giro do espelho?

35 Associação Paralela de espelhos planos Infinitas imagens

36 Associação Angular e espelhos planos

37 Exercícios 01. Um lustre com 4 lâmpadas está suspenso no teto, próximo a uma parede de uma sala. O teto e a parede são espelhos planos. Uma pessoa olhando para esse diedro reto, verá no total, quantos lustres e quantas lâmpadas? 02. Para uma propaganda na televisão, pretende-se obter uma tomada onde deverão aparecer no máximo 18 canetas. Para a filmagem, tem-se 3 canetas e dois espelhos planos. Qual deve ser o ângulo entre os espelhos para se ter o efeito desejado?

38 Espelhos Esféricos Espelhos Côncavos Aplicações

39 Espelhos Convexos Aplicações Os espelhos convexos ampliam o campo visual

40 Espelhos esféricos

41 Foco

42

43 Raio incide paralelo, reflete passando pelo foco

44 Incide pelo vértice, reflete pelo vértice

45 Incide pelo centro de curvatura, reflete passando pelo centro de curvatura

46 Elementos de um espelho esférico R f EP: eixo principal do espelho C: centro de curvatura do espelho F: foco do espelho V: vértice do espelho R: raio de curvatura do espelho f: distância focal do espelho EP C F V Equação de Gauss ou Aumento Linear

47 Condições Espelho côncavo: Foco real: f > 0 Espelho convexo: Foco real: f < o o > 0: Objeto acima do eixo principal o < 0: Objeto abaixo do eixo principal i i < 0: imagem abaixo do eixo principal i > 0: imagem acima do eixo principal

48 + + - o i p p´ - p > 0: Objeto real p´ > 0: imagem real p < 0: Objeto virtual p´ < 0: imagem virtual

49 Aumento Linear Transversal o i i Exemplo A < 0: imagem invertidaA > 0: imagem direita o i i A < 0: imagem invertidaA > 0: imagem direita

50 Aumento Linear

51 Exercícios 01. Um objeto real, que está a 20 cm de um espelho esférico, conjuga uma imagem real a 30 cm do mesmo. Determine: a)A distância focal b)A natureza do espelho 02. Um espelho esférico convexo, de 30cm de distância focal, conjuga uma imagem a 5cm do seu vértice. Calcule a distância do objeto ao espelho. 03. Um objeto colocado diante de um espelho esférico côncavo, de distância focal 45 cm, tem conjugado uma imagem invertida e altura igual ao dobro da do objeto. Calcule: a)Distância do objeto ao espelho b)Distância da imagem ao espelho 04. Um espelho esférico côncavo tem raio de curvatura igual a 1m. Uma lâmpada de 2cm de tamanho é colocada a 60 cm do espelho. Determine: a)Aumento linear transversal da imagem b)Tamanho da imagem 05. Um estudante quer projetar num anteparo, a imagem de um objeto colocado diante de um espelho esférico. Sabe-se que o anteparo e o objeto estão separados de 30 cm e que a imagem é duas vezes maior que o objeto. Qual o tipo de espelho e que distância focal ele deverá ter?

52 06. Dois espelhos esféricos, um convexo E1 ( foco 20cm )e um côncavo E2 ( 40 cm ) estão separados de 140cm um do outro e seus eixos principais coincidem. Um objeto o está colocado entre os espelhos e a 60cm do espelho 2. Pede-se determinar a distância que separa as imagens i1 e i2 conjugadas, respectivamente, por E1 e E2, do mesmo objeto.

53 Refração

54 Definição Passagem da luz de um meio para outro.

55 Considerações

56 Índice de refração relativo 1 2

57

58 Leis da Refração 1 2

59 1ª lei O raio incidente, o raio refratado e a normal são coplanares. 2ª lei: Lei de Snell - Descartes Razão entre o seno do ângulo incidente e o seno do ângulo de refração. 1 2

60 Verificações: 1 2 -O raio de luz ao incidir sobre a superfície que divide os meio 1 do meio 2, deveria seguir em linha reta se os dois meios fossem iguais. -Como são meios diferentes, o raio refratado sofrerá um desvio em sua trajetória que será determinada pela lei de Snell-Descartes. -A conclusão é que o raio refratado, aproxima-se da normal.

61 1 2 -A conclusão é que o raio refratado, se afasta da normal.

62

63 Lentes: no ar Lentes convergentes Lentes divergentes

64 O Olho

65 Doenças do olho - miopia Problema: enxergar objetos distantes - Visão normal

66 Correção da miopia Correção é realizada com uma lente Divergente

67 - Hipermetropia Correção: lente convergente

68 Problema Correção: lente convergente

69 - presbiopia: Conhecida como vista cansada, a imagem se forma após a retina Problema: enxergar objetos próximos

70 - Astigmatismo: formato irregular da córnea ou do cristalino Correção: lentes de contato rígidas esféricas

71 - Astigmatismo: formato irregular da córnea ou do cristalino Correção: lentes de contato rígidas esféricas

72 Estrabismo O Estrabismo consiste no desalinhamento dos olhos. A maioria dos casos tem início na infância, mas também pode ocorrer durante a vida adulta. Observa-se que pacientes com estrabismo podem ter problemas psicológicos, sociais e econômicos relacionados ao desvio ocular. Sintomas de Estrabismo: A maioria dos pacientes estrabicos são assintomáticos. Em alguns tipos de estrabismo o paciente pode apresentar dores de cabeça, dor nos olhos e sonolência durante as tarefas visuais. A queixa de visão dupla é geralmente observada em pacientes adultos. Tratamentos de Estrabismo: Há tratamentos diferentes para os diversos tipos de estrabismo. Alguns são corrigidos com o uso de óculos, outros com uso de óculos e cirurgia de correção de estrabismo e há aqueles que são corrigidos apenas com a cirurgia de correção de estrabismo.

73 - Catarata

74 - Ceratocone Correção: transplante de córnea

75 Lasik – Cirurgia a laser


Carregar ppt "Óptica. Óptica Física: estuda a natureza da luz Óptica Geométrica: estuda a trajetória da luz LuzLuz: Agente responsável pela sensação visual."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google