A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IBAD – PINDAMONHANGABA/SP O equilíbrio entre a justiça e a misericórdia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IBAD – PINDAMONHANGABA/SP O equilíbrio entre a justiça e a misericórdia."— Transcrição da apresentação:

1 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP O equilíbrio entre a justiça e a misericórdia

2 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  Nesta unidade, “Inimizade, preconceito e formalismo em tempos de solidão”, serão analisadas as mensagens de mais três profetas menores: Obadias, Jonas e Miquéias, profetas que trabalharam na mesma linha de preocupação dos demais mensageiros analisados neste livro, entretanto, nas circunstâncias diferenciadas que exigiam uma palavra específica da parte de Deus, palavras que seriam provisões para as necessidades presentes.

3 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  Neste capítulo será estudada a profecia de Obadias. Apesar de breve, é uma mensagem profunda, pois trata de um tema em que todos os tempos esteve presente no relacionamento entre as nações: a inimizade. A mensagem de Obadias é o veredicto de Deus dirigido aos edomitas, por não terem permitido o tratamento de Deus à área de seus relacionamentos.

4 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  1.1 – Um breve histórico das nações irmãs  A história é uma excelente ferramenta para a compreensão da mensagem do profeta Obadias. Como já foi sinalizado, este profeta fez pronunciamentos acerca do modo hostil dos edomitas se relacionarem com os israelitas.

5 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  1.2 – As causas da inimizade entre os edomitas e os israelitas  O profeta Obadias fez um levantamento das causas da inimizade existente no modo de sentir e de agir dos edomitas. È provável a existência de outras razões que convergiram para o florescimento de sentimentos maus no coração daquele povo.

6 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  1.3 – Os funestos resultados do relacionamento marcado pela inimizade  O juízo divino seria manifestado no sentido de condenar a maldade praticada pelos edomitas, semeadura feita ao longo da convivência com os irmãos israelitas, até a ponto de fazer a desintegração total da Nação.

7 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  Neste capítulo, será estudada a vida e a obra do profeta Jonas, profeta intrigante que foi chamado por Deus para pregar Sua palavra aos antigos assírios e que pôde cumprir essa missão em meio a muitas dificuldades.  2.1 – O chamado para compartilhar a Palavra com os povos estrangeiros  Jonas foi um poderoso porta-voz de Deus, preparado para anunciar a Sua palavra na Antiga Aliança.

8 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  2.2 – A oração pela desobediência à missão espiritual  O grande peixe enviado por Deus para engolir Jonas foi parte da solução elaborada por Yahweh para corrigir o Seu profeta. Esse peixe, provavelmente o Cachalote, próprio das águas marítimas européias, que dispõe de uma garganta do tamanho que permite a passagem de um corpo humano ( PAPE, 1983, p.53,54 ), transformou-se em apropriado ambiente de oração.

9 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  2.3 – A pregação que sensibilizou os pagãos  O sermão que Jonas pregou foi um tanto sucinto, constituído de apenas sete palavras e dito várias vezes por diferentes partes da grande cidade.  2.4 – O ressentimento advindo da conversão dos pecadores  O capítulo quatro, última parte do livro de Jonas, discorre sobre um terrível sentimento de frustração que invadiu o coração do obstinado profeta, por ele ter visto que aqueles pecadores foram perdoados de seus pecados pela manifestação da graça de Deus.

10 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  Miquéias foi um mensageiro do Senhor que realizou sua missão na parte final do oitavo século antes de Cristo. Morador de uma cidade de Judá chamada Moresete-Gate, cidade próxima do território dos palestinos, teve sua vida revolucionada depois que recebeu visões de Deus, nas quais tomou ciência acerca do futuro de seu país, bem como do tipo de mensagem que tinha que falar à Nação.

11 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  3.1 – Os problemas entre o povo de Deus  Fez parte do ministério profético, na Bíblia, relacionar e denunciar os pecados cometidos pelo povo de Deus. Este procedimento ocorria porque Deus intencionava tratar a vida de seu povo, perdoando seus pecados e restaurando seus corações. ▪ – Os pecados religiosos e espirituais do povo de Deus ▪ – Os pecados de ordem social do povo de Deus

12 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  3.2 – As soluções para os problemas do povo de Deus  O Deus apresentado na profecia de Miquéias é um Deus que trata com o seu povo ( Miquéias 1.3,4 e ), pois não apenas indicou suas fraquezas, mas acima de tudo propôs soluções, com a finalidade de perdoá-lo e restaurá-lo. ▪ – A pessoa de Cristo na profecia de Miquéias ▪ – O verdadeiro culto recomendado por Miquéias

13 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  Os desafios enfrentados por Israel, na distante realidade daqueles servos do Senhor (há quase três mil anos), são muito parecidos com os problemas enfrentados pela Igreja na atualidade.  4.1 – A inimizade em nosso mundo  A Bíblia reporta muitos casos de inimizade, como estudado em Obadias, no capítulo um dessa unidade. Além do caso de Esaú e Jacó, muitas outras histórias foram contadas.

14 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  4.2 – O preconceito em nosso mundo  A exposição feita no capítulo 2 desta unidade, sobre a mensagem do profeta Jonas, destacou um sério problema daquela época, o qual tem proliferado consideravelmente na atualidade: trata-se do preconceito. Este mal se manifestou na marginalização de alguns indivíduos, como o pobre, o negro, o estrangeiro, o iletrado, os doentes, etc.

15 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  4.3 – O culto sem vida  A nota ressaltada pelo profeta Miquéias foi a formalidade excessiva, em detrimento da baixa espiritualidade nos cultos daqueles dias. Esse ritualismo tinha como suporte a idolatria, as profecias falsas e a exploração da fé, base pagãs que tinham se misturado com interpretações errôneas da Lei do Senhor.


Carregar ppt "IBAD – PINDAMONHANGABA/SP O equilíbrio entre a justiça e a misericórdia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google