A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CÓDIGO GENÉTICO E SÍNTESE PROTEICA Juliana Mara Stormovski de Andrade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CÓDIGO GENÉTICO E SÍNTESE PROTEICA Juliana Mara Stormovski de Andrade."— Transcrição da apresentação:

1 CÓDIGO GENÉTICO E SÍNTESE PROTEICA Juliana Mara Stormovski de Andrade

2 As Proteínas são as moléculas mais abundantes e funcionalmente diversas nos sistemas biológicos.

3

4 Há 20 aminoácidos diferentes para formar vários tipos de proteínas, as quais diferem pela posição dos aminoácidos. Como no alfabeto, onde há 23 letras e milhares de palavras.

5 DNA Presente em todas as células do organismoNucleotídeos: Um açúcar Base Nitrogenada Um grupo Fosfato

6

7 DOGMA CENTRAL

8 A informação genética, armazenada nos cromossomos, é transferida às células filhas através da replicação do DNA, é expressa através da transcrição em RNAm e tradução subsequente em cadeias polipeptídicas.

9 CÓDIGO GENÉTICO A informação genética é estocada no DNA por meio de um código (o código genético) no qual a seqüência de bases adjacentes determina a seqüência de aminoácidos no polipeptídeo codificado.

10

11 CÓDIGO GENÉTICO 20 aa diferentes e apenas 4 bases diferentes de RNA Em qualquer posição existem 4 possibilidades (A, T, C, G) 4 n = combinações possíveis 4 2 = 16 aa diferentes 4 3 = 64 combinações

12

13 CARACTERÍSTICAS DO CÓDIGO GENÉTICO Especificidade Universalidade Redundância

14 RNA RNAr RNAm RNAt

15 RNAr É encontrado em associação com uma série de proteínas diferentes, como componente dos ribossomos. No citosol eucariótico, existem quatro espécies de RNAr de tamanhos diferentes (28S, 18S, 5,8S e 5S). Juntos constituem até 80% do RNA da célula.

16

17 RNAt É o menor das três prinicipais moléculas de RNA (4S), tem entre 74 e 95 resíduos de nucleotídeos. Existe no mínimo um tipo específico de molécula de RNAt para cada um dos 20 aminoácidos. Cerca de 15% do RNA da célula. pareamento de bases intracadeia.

18 RNAt Cada RNAt serve como uma molécula de "adaptador", que transporta seu aminoácido específico ao sítio de síntese de proteínas.

19

20 RNAm Compreende somente cerca de 5% do RNA da célula O RNAm leva a informação genética do DNA ao citosol, onde é usado como molde para a síntese de proteínas.

21 Complementaridade

22 TRADUÇÃO A tradução é o processo pelo qual o mRNA fornece um molde para a síntese de um polipeptideo

23 TRADUÇÃO os aminoácidos encontrados no produto o mRNA a ser traduzido os RNAt ribossomos funcionais fontes de energia fatores proteicos necessários à iniciação, alongamento e terminação da cadeia polipeptídica.

24 ETAPAS DA TRADUÇÃO INICIAÇÃO ALONGAMENTO TERMINAÇÃO

25 INICIAÇÃO As duas subunidades ribossômicas O RNAm a ser traduzido Aminoacil-RNAt especificado pelo primeiro códon na mensagem GTP (o qual fornece energia ao processo) Fatores de iniciação que facilitam a montagem deste complexo de iniciação.

26

27

28 ALONGAMENTO O alongamento envolve a adição de aminoácidos à extremidade carboxila da cadeia poliptídica em formação. Durante a elongação, os ribossomos movem-se do 5'-terminal ao 3'- terminal do RNAm que está sendo traduzido.

29

30

31 Terminação A terminação ocorre quando um dos três códons de encerramento movem- se ao sítio. A proteína recém sintetizada é liberada do complexo ribossômico e causa a dissociação entre o ribossomo e o RNAm.

32

33 Terminação O polipeptídeo recém sintetizado pode sofrer modificações subsequentes; as subunidades ribossômicas, o RNAm, o RNAt e fatores proteicos podem ser reciclados e usados para sintetizar outro polipeptídeo.

34

35

36

37 Modificações Pós-traducionais Modificação de tamanho Alterações Covalentes: –fosforilação –glicosilação –hidroxilação –outras modificações

38 Mitocôndria A mitocôndria contém moléculas circulares de DNA (DNAmt). Assim como ela tem genes específicos, ela tem um código genético diferente. O DNAmt é herdado maternalmente. O DNAmt possui uma elevada velocidade de mutação (cerca de 10 vezes maior que o DNA).


Carregar ppt "CÓDIGO GENÉTICO E SÍNTESE PROTEICA Juliana Mara Stormovski de Andrade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google