A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HISTÓRIA DA BIOMECÂNICA Prof°. Thomaz Marquez. HISTÓRIA DA CINESIOLOGIA E DA BIOMECÂNICA A história da biomecânica é parcialmente a história da cinesiologia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HISTÓRIA DA BIOMECÂNICA Prof°. Thomaz Marquez. HISTÓRIA DA CINESIOLOGIA E DA BIOMECÂNICA A história da biomecânica é parcialmente a história da cinesiologia."— Transcrição da apresentação:

1 HISTÓRIA DA BIOMECÂNICA Prof°. Thomaz Marquez

2 HISTÓRIA DA CINESIOLOGIA E DA BIOMECÂNICA A história da biomecânica é parcialmente a história da cinesiologia. A palavra cinesiologia foi usada no final do século XIX e tornou-se popular no século XX, enquanto a palavra Biomecânica se popularizou somente no fim dos anos 60.

3 Pesquisadores da cinesiologia/biomecânica do movimento humano têm estado ativos em todo o século XX, embora a mecânica do movimento humano e animal tenha intrigado os cientistas desde, pelo menos, a época de Aristóteles (384 – 322 a. C.) que escreveu os tratados Partes de Animais, Movimentos dos Animais e Progressão dos Animais, que descreveram pela primeira vez as ações dos músculos.

4 → Aristóteles foi o primeiro a analisar e descrever o complexo processo da deambulação (marcha), no qual o movimento de rotação se transforma em movimento de translação. → Arquimedes (287 – 212 a. C.) determinou princípios hidrostáticos que governam corpos flutuantes.

5 → Galeno (131 – 201 d. C.), cidadão romano, é considerado o primeiro médico de equipe na História, cirurgião de gladiadores, acumulou conhecimentos substanciais do movimento humano. Em seu ensaio De Motu Muculorum distinguiu entre nervos motores e sensitivos e entre músculos agonistas e antagonistas. Foi denominado o “pai da medicina desportiva”.

6 → Leonardo da Vinci (1452 – 1519) artista, engenheiro e cientista, interessava-se particularmente pela estrutura do corpo humano. Foi o primeiro a registrar dados científicos sobre a marcha humana. Antes do século XVIII poucos músculos tinham nomes, Galeno usava números e da Vinci letras em suas ilustrações. Estudo da gravidezAnatomia do tronco

7 → Galileo Galilei (1564 – 1643) estudou medicina na Universidade de Pisa por três anos e ficou convencido de que “a natureza está escrita em símbolos matemáticos”. Também provou que a trajetória de um projétil através de um meio sem resistência é uma parábola. → Alfonso Borelli (1608 – 1679) desenvolveu a teoria que os ossos servem como alavancas.

8  Hunter( ) - Origem e inserção, o problema biarticular e disposição mecânica das fibras.

9 → Issac Newton (1642 – 1727) descreveu a dispersão da luz, lei da gravitação universal, descreveu as 3 leis do movimento : 1ª lei da inércia, 2ª lei da massa e aceleração (F=m.a) 3ª lei da ação e reação. Issac Newton

10 Nas últimas décadas do séc. XIX, Étienne Jules Marey ( ) escreveu Le Mouvement, no qual descreveu uma variedade de dispositivos, incluindo câmeras e instrumentos sensíveis à pressão para medir e gravar forças e movimentos produzidos pelo homem e animais, em várias atividades.

11 Estudo de imagens sequênciadas

12 Roupas especiais para as análises

13 Aparelho elaborado para registrar pressão plantar

14 Estudo de imagens sequênciadas

15 Arma (fuzil) fotográfico

16  Em 1912, um exemplo antigo da biomecânica do esporte apareceu no The Baseball Magazine, onde os editores encomendaram um trabalho para determinar o velocidade da bola arremessada por Walter Johnsom, o “rei dos arremessadores”.  Nos anos 20, Archibald V. Hill conduziu estudos da mecânica da corrida de velocidade. Nos anos 30 este trabalho foi continuado por Wallace Fenn.

17  Em 1930, Thomas Cureton escreveu sobre a mecânica da natação e vários aspectos das pistas de atletismo.  Em 1935, Arthur Steindler escreveu um dos primeiros livros-textos de biomecânica.  Na década de 40, com a II Guerra Mundial, a pesquisa em biomecânica não foi prioridade.  Em 1967, o Primeiro Seminário Internacional de Biomecânica ocorreu em Zurique, na Suíça.

18  Em 1968, foi publicado o primeiro Journal of Biomechanics.  Em 1973, formou-se a International Society of Biomechanics.  No início dos anos 80, formou-se a International Society of Biomechanics in Sport.

19  Em outubro de 1988, a Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul organizou, em Porto Alegre, a I Reunião Nacional de Professores de Biomecânica e Cinesiologia, com 70 participantes.  Em 1992, fundou-se a Sociedade Brasileira de Biomecânica (SBB), e a realização regular dos Congressos Brasileiros de Biomecânica.  Em 2000, foi lançado o Jornal Brasileiro de Biomecânica.


Carregar ppt "HISTÓRIA DA BIOMECÂNICA Prof°. Thomaz Marquez. HISTÓRIA DA CINESIOLOGIA E DA BIOMECÂNICA A história da biomecânica é parcialmente a história da cinesiologia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google